Sociedade

«Vacinas são janela de oportunidade»

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, avisou hoje que as vacinas estão a dar “uma janela de oportunidade” para controlar a pandemia de covid-19, que não deve “ser desperdiçada”.

«Vacinas são janela de oportunidade»

© DR

Tedros Adhanom Ghebreyesus falava no encerramento da 148.ª sessão do Conselho Executivo da OMS, quando insistiu na necessidade de as vacinas contra a pandemia terem uma distribuição equitativa no mundo. Na abertura da sessão (dia 18) já tinha dito que o mundo “está à beira de um fracasso moral catastrófico” se os países ricos não partilharem as vacinas com os países pobres.

Na cerimónia de hoje recordou essas palavras quando citou um estudo, divulgado na segunda-feira (da “International Chamber of Commerce Research Foundation), segundo o qual o fracasso será também económico.

O estudo conclui, enfatizou, que o nacionalismo vacinal pode custar à economia global até 9,2 triliões de dólares, e quase metade desse valor - 4,5 triliões de dólares – é imputado às economias mais ricas.

No entanto, disse, financiar o mecanismo da OMS de distribuição equitativa de vacinas custaria este ano 26 mil milhões de dólares.

C/Lusa