Abel Ferreira quer Braga a valorizar o espetáculo e a vencer em Tondela

| 1.ª Liga

O treinador Abel Ferreira prometeu hoje um Sporting de Braga a valorizar o espetáculo na próxima temporada e garantiu uma equipa para vencer em Tondela, domingo, na 34.ª e última jornada da I Liga de futebol.

Os bracarenses deslocam-se ao terreno do penúltimo lugar que precisa de ganhar para permanecer no principal escalão do futebol nacional e Abel Ferreira está consciente da "responsabilidade do que está em causa, até pela nomeação do árbitro [o internacional Artur Soares Dias]".

"Depois de cumprido o objetivo mínimo, que era o quinto lugar, agora temos a responsabilidade de alguém que representa um clube grande como o Sporting de Braga. Temos que ser profissionais briosos e cumprir com as nossas obrigações e suar até à última gota por um bom resultado", disse o técnico na antevisão da partida.

Abel Ferreira quer uma equipa do Braga "inteligente e astuta", a "jogar com a ansiedade" que a necessidade imperiosa de vencer poderá trazer ao adversário.

Para a próxima época, Abel Ferreira quer uma equipa a jogar para valorizar o espetáculo e, para isso, "uma filosofia de jogo que o promova".

"Não me interessa estar só focado no resultado se não souber o que tenho que fazer. O resultado será sempre consequência do processo e isso não vou alterar. É com isso que me comprometo com os nossos sócios para que se identifiquem com a nossa forma de jogar, quero encher este estádio e só valorizando o espetáculo o posso conseguir", disse.

Raul Silva, defesa central do Marítimo, e Sequeira, defesa esquerdo do Nacional, devem ser reforços para a próxima época, e Abel Ferreira disse que todos os bons jogadores são bem-vindos.

"Vocês sabem como funciona o futebol e, num grupo onde o 'nós' está em força, estamos todos em sintonia. O presidente já faz plantéis há muitos anos, tem muita experiência e eu estou aqui para o ajudar e o aconselhar, mas logicamente que ele, mais do que ninguém, sabe o que é melhor para o clube e as prioridades para reforçar a equipa. Estando entregue ao presidente, as coisas estão bem definidas e vão ser preparadas com calma e muito critério para que todas as contratações tragam qualidade", disse.

Sobre o jovem Pedro Neto, de 17 anos, que se estreou na última jornada, marcando mesmo um golo na goleada ao Nacional (4-0), disse que é "um talento, um prodígio", mas acrescentou que é preciso "ter calma com ele".

Sporting de Braga, quinto classificado, com 54 pontos, e Tondela, 17.º, com 29, defrontam-se às 18:00 de domingo, no Estádio João Cardoso, em Tondela, com arbitragem de Artur Soares Dias, da associação do Porto.

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Um dos mais conceituados politólogos sul-coreanos revelou à RTP o modo de pensar e agir de Pyongyang.

    Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.