Abel rende Jorge Simão no comando do Sp. Braga

por Mário Aleixo - RTP
Abel Ferreira substitui Jorge Simão no comando da equipa principal de futebol do Sp. Braga Lusa

Jorge Simão e Sp. Braga rescindiram o contrato que os ligava e Abel Ferreira, técnico da equipa B, assume o comando da equipa principal dos "arsenalistas" do Minho.

O Sp. Braga e o treinador Jorge Simão chegaram a acordo para a rescisão do contrato, revelou o clube atual quinto classificado da I Liga de futebol.

Numa curta nota no seu sítio oficial na Internet, a SAD do clube minhoto "informa que o treinador Jorge Simão solicitou, esta terça-feira, uma reunião com a administração desta sociedade, na qual colocou à disposição o seu lugar no comando da equipa técnica".

"A SAD compreendeu e aceitou os motivos invocados pelo treinador, tendo ficado acertada a desvinculação de Jorge Simão e dos seus adjuntos Luís Miguel Vilela, Gilberto Andrade e André São Miguel. O Sporting de Braga agradece a Jorge Simão todo o profissionalismo e empenho colocados ao serviço desta sociedade, desejando-lhe as maiores felicidades", lê-se no comunicado.

Jorge Simão tinha mais um ano de contrato com o Sp. Braga, mas a derrota por 3-1 em Paços de Ferreira, no domingo, na 30ª jornada da I Liga, deixou os bracarenses a cinco pontos do quarto lugar, ocupado pelo rival Vitória de Guimarães, e hipotecou em definitivo a meta dos 65 pontos por si colocada.

Jorge Simão esteve no comando técnico dos "arsenalistas" pouco mais de quatro meses, após ter ingressado a 20 de dezembro de 2016, proveniente do Desportivo de Chaves, para substituir José Peseiro.

Herdou então uma equipa em terceiro lugar e deixa-a em quinto, tendo o Marítimo, sexto classificado, a quatro pontos de distância.

Abel Ferreira, treinador da equipa B e que já orientou a equipa principal dos bracarenses na vitória no terreno do Sporting (1-0), é o nome escolhido para orientar a equipa nas últimas quatro jornadas do campeonato, a próxima das quais com a receção aos "leões".

Apresentação ao fim da tarde

O técnico de 38 anos, que orientava a equipa B dos bracarenses, foi já o responsável do treino desta quarta-feira, sendo apresentado no auditório do Estádio Municipal de Braga, cerimónia com início marcado para as 18h30.

Ex-jogador de Penafiel, Vitória de Guimarães, Sp. Braga e Sporting, clube onde terminou a carreira de atleta e começou a de treinador, no comando dos juniores dos "leões", em 2011.

Duas épocas depois, subiu para a equipa B do Sporting, mas na temporada seguinte seguiu para Braga, também para a equipa secundária.

Na primeira volta da competição, na transição de José Peseiro para Jorge Simão, foi Abel Ferreira que assumiu interinamente o comando técnico da equipa minhota e foi a Alvalade vencer o Sporting por 1-0.

O Sp. Braga venceu esse jogo com um golo de Wilson Eduardo, um dos atuais lesionados do plantel, e apresentou um "onze" com: Matheus; Baiano, André Pinto, Ricardo Ferreira e Goiano; Vukcevic, Xeba e Ricardo Horta; Alan, Wilson Eduardo e Rui Fonte.

Para o desafio com o Sporting estão confirmados os regressos de Baiano, Vukcevic e Rui Fonte que falharam a deslocação a Paços de Ferreira devido a castigo, tal como Marafona recuperado de lesão.





pub