FC Porto e Sporting tropeçam e Benfica pode aproveitar

por Mário Aleixo - RTP
Ainda não foi desta que o FC Porto conseguiu vencer o Marítimo, no Funchal Gregório Cunha - EPA

Benfica quer ganhar em Arouca e aproveitar deslizes de FC Porto e Sporting.

O FC Porto, com um empate (1-1) na Madeira, e Sporting, na receção ao Paços de Ferreira (1-1), falharam os primeiros pontos na I Liga de futebol e podem deixar já fugir o campeão Benfica, na segunda jornada.

No terreno do Marítimo, Edgar Costa deu vantagem aos insulares logo aos cinco minutos, mas o mexicano Hector Herrera conseguiu o golo do empate aos 34.

Depois de na estreia ter vencido em casa o Vitória de Guimarães (3-0), o FC Porto cedeu os primeiros pontos na prova, enquanto o Marítimo somou o primeiro, já que tinha perdido no arranque com o União da Madeira (2-1).

No final da partida Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, lamentou a falta de tranquilidade da equipa: "O cenário foi o pior possível. Nada pior do que começar o jogo a sofrer um golo evitável. Tivemos que ir contra a corrente, conseguimos empatar. Contra uma equipa que deu poucos espaços, tivemos momentos de chegar bem à linha de fundo com a bola.

Na segunda parte, começámos bem mas tivemos, depois, muita precipitação, fizemos o pior possível contra uma equipa organizada".



Antes, no Estádio José Alvalade, o Sporting esteve a vencer o Paços de Ferreira, graças a um golo de André Carrillo, aos 41 minutos, mas Pelé empatou aos 80, na marcação de uma grande penalidade, da qual resultou a expulsão de João Pereira.

As duas equipas, que tinham vencido na estreia, passam a somar quatro pontos.

Terminado o desafio Jorge Jesus, treinador do Sporting, criticou a arbitragem mas admitiu que a sua equipa podia ter estado melhor: "Perdemos dois pontos. Pelo que fizemos durante todo o jogo não merecíamos ser penalizados, nem com a grande penalidade, nem com a expulsão do João [Pereira] quando a bola já estava no Rui Patrício.

O árbitro nos lances duvidosos esteve sempre a favor do Paços de Ferreira.

Hoje a equipa não teve aquela dinâmica que tem quando tem bola".



Este domingo o Benfica entra em acção, no terreno do Arouca, que vai receber o campeão nacional em casa emprestada em Aveiro, a partir das 19h15.

O treinador dos encarnados Rui Vitória, na antevisão da partida disse que "o trabalho está a ser feito de forma consistente e segura" e, por isso, mostrou-se avesso a euforias, após o 4-0 imposto aos estorilistas na primeira jornada.

Ainda assim, o técnico referiu que "trabalhar em cima de vitórias traz outra alegria ao trabalho", razão pela qual se mostrou confiante numa vitória diante do Arouca, no domingo, embora realçando as dificuldades que esperam as 'águias'".



Antes do Arouca-Benfica jogam, às 17h00, o Vitória de Guimarães-Belenenses, Boavista-Tondela, Estoril-Praia-Moreirense e Nacional-União da Madeira.

A jornada completa-se segunda-feira com o desafio Académica-Vitória de Setúbal, a partir das 20h00.
pub