FC Porto leva folga confortável para o clássico de Alvalade

| 1.ª Liga

O FC Porto avança para a última jornada da primeira volta com uma vantagem confortável sobre os principais adversários
|

Concluída a 16.ª jornada do campeonato da I Liga, de futebol, o FC Porto tem seis pontos de vantagem sobre o SC Braga (2.º classificado). Na próxima jornada há clássico entre "leões" e "dragões" com as equipas separadas por oito pontos.

O FC Porto consolidou a liderança da I Liga portuguesa de futebol, com nova vitória, na segunda-feira, enquanto o Sporting voltou a perder numa deslocação ao norte, caindo para o quarto lugar.

No fecho da 16.ª jornada e a cinco dias do "clássico" entre ambos, sortes diferentes para os dois "grandes", com o FC Porto a derrotar no Dragão o Nacional por 3-1 - 18.º triunfo consecutivo para o campeão nacional - e o Sporting a perder em Tondela por 2-1, resvalando de segundo para quarto lugar.

Esta série vitoriosa de Sérgio Conceição, que só tem igual na que o Benfica fez há oito anos, com Jorge Jesus - poderá ficar ainda mais em destaque no próximo fim de semana, se os azuis e brancos superarem os "leões" em Alvalade.

FC Porto, que dispunha de três pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, segundo classificado, e de quatro sobre o Benfica, terceiro, já com os seus jogos da ronda realizados, entrou em campo a saber que o Sporting falhava o regresso ao segundo lugar e permanecia a cinco pontos.

Volvidos 90 minutos, tudo ficava ainda mais facilitado para o caminho da defesa do título, já que o FC Porto chega aos 42 pontos, com o Braga a seis, o Benfica a sete e o Sporting a oito.

Eis os jogos que envolvem os quatro primeiros do campeonato na próxima jornada (17.ª):

Quinta-feira (10 janeiro):

Portimonense-Sp. Braga, 20h15

Sexta-feira (11 janeiro):

Santa Clara-Benfica, 19h00

Sábado (12 janeiro):

Sporting-FC Porto, 15h30



A informação mais vista

+ Em Foco

Milícias separatistas apoiadas e armadas pelos Emirados Árabes Unidos tomaram a capital do sul, reforçando a sua posição face aos antigos aliados sauditas.

    Dois anos depois do grande incêndio de Pedrógão, a floresta continua por ordenar e o Governo conta com pelo menos uma década para introduzir as mudanças necessárias.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.