FC Porto obrigado a vencer para garantir a liderança

por Mário Aleixo - RTP
FC Porto e Marítimo preparam-se para mais um confronto que se prevê intenso Epa-José Coelho

O FC Porto precisa vencer esta segunda-feira em casa o Marítimo para passar o Natal na liderança da I Liga de futebol, embora de parceria com o Sporting, que no domingo venceu o Portimonense por 2-0, na 15ª jornada, do campeonato da I Liga, de futebol.

Às 21h00, os "dragões" defrontam o Marítimo, isolado no quinto lugar com 27 pontos, a saber que só o triunfo os manterá no comando, com os mesmos 39 pontos dos "leões" e com mais três do que o Benfica, que no domingo goleou 5-1 em casa do Tondela.

Em casa, os portistas apenas cederam por uma vez (0-0 com o Benfica) em sete desafios, com clara supremacia de 23-3 em golos, enquanto Marítimo, fora, venceu dois encontros, empatou um e perdeu três, com 6-8 em golos.

Na equipa portista há uma única baixa, Otávio está lesionado.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida o treinador dos azuis e brancos, Sérgio Conceição, destacou os cuidados que éw preciso ter com o adversário madeirense.



Na equipa insular há três ausências todas por lesão: Pablo Santos, Coronas e Erdem Sem.

No lançamento da partida o técnico dos verde-rubros, Daniel Ramos, disse que para levar de vencida os portistas é preciso jogar de forma organizada e ter sorte.


Dérbi vimaranense
Duas horas antes, às 19h00, há dérbi vimaranense entre Moreirense e Vitória de Guimarães, com os anfitriões a precisar de ganhar para se libertarem da lanterna-vermelha e os visitantes necessitados dos três pontos para se manterem na corrida a um lugar na Liga Europa.

No estádio comendador Joaquim de Almeida Freitas a equipa do cónegos apresenta-se na máxima força.

Na antevisão do desafio o treinador da equipa de xadrez, Ségio Vieira, recusou falar de crise na equipa e frisou que, mais jogo menos jogo, a sua equipa deixará os lugares do fundo da classificação.

Na equipa vimaranense para lá das lesões de longa duração como a de Celis não há mais impedimentos para o encontro.

No lançamento da partida o técnico Pedro Martins, após a eliminação da Taça de Portugal, disse que a equipa não ficou afetada e a resposta será dada já na noite desta segunda-feira.
Eis os resultados já disponíveis da 15ª jornada da I Liga:
Paços de Ferreira -- Boavista, 1-2.

Estoril-Praia - Desportivo das Aves, 3-2.

Sporting de Braga -- Belenenses, 4-0.

Feirense - Vitória de Setúbal, 1-0 (*).

Desportivo de Chaves - Rio Ave, 1-1.

Sporting -- Portimonense, 2-0.

Tondela -- Benfica, 1-5.

(*): O jogo foi interrompido ao intervalo no sábado devido a falha na iluminação, tendo sido concluído domingo.
pub