Moreirense vence o Vitória de Guimarães

por Lusa
Hugo Delgado - Lusa

O Moreirense conquistou esta segunda-feiar a primeira vitória caseira na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar por 2-1 o vizinho Vitória de Guimarães, num dérbi vimaranense a contar para a 15.ª jornada.

Os golos de Cadiz (17 minutos) e Arsénio (33) deram vantagem ao Moreirense. O Vitória de Guimarães, que terminou reduzido a 10 unidades, por expulsão de Kiko (72), ainda reduziu por Raphinha (76), mas não conseguiu manter a série de três vitórias consecutivas na I Liga, seguindo no sétimo lugar, com 23 pontos.

Já o Moreirense deixou hoje os lugares de despromoção da I Liga portuguesa de futebol, subindo ao 16.º lugar, o primeiro acima da ‘linha de água', com os mesmos pontos do Estoril-Praia e mais um do que o Vitória de Setúbal.

Pedro Martins faz três alterações face ao último jogo - derrota (4-0) no Dragão que ditou o afastamento na Taça de Portugal - fazendo entrar Heldon, Raphinha e João Aurélio. Já Sérgio Vieira mudou cinco elementos no conjunto de Moreia de Cónegos e Tozé, emprestado pelos vitorianos, foi a principal ‘baixa'.

Num encontro entre equipas com objetivos diferentes - uma vez que enquanto o Vitória de Guimarães procura manter-se em lugares de acesso à Europa, e o Moreirense era, à entrada para este jogo, último - adivinhava-se um arranque bem diferente e que fossem os vitorianos a assumir as despesas de jogo.

No entanto, o Moreirense apresentou-se muito concentrado, não evidenciou nervosismo e foi muito objetivo na abordagem à baliza contrária, conseguindo levar para o intervalo uma vantagem de 2-0 graças a um golo de Cadiz aos 17 minutos e outro de Arsénio aos 33.

No primeiro tento o guardião dos visitantes ficou muito mal na fotografia ao bater a bola para frente quando parecia ter tudo controlado, permitindo que o venezuelano se intrometesse e fizesse golo. Já o 2-0 nasceu num contra-ataque perfeito do Moreirense: Cadiz passou a Arsénio que rematou de primeira.

O Vitória de Guimarães mostrava dificuldade em encontrar espaços no terreno perante um Moreirense muito frio e organizado.

Para o conjunto visitante apenas de registar, na primeira parte, um remate de Tallo que obrigou Jhonatan a ‘agigantar-se' para conseguir defender (33 minutos).

Na segunda parte, a equipa da casa entrou focada em gerir a vantagem e tapar os todos os ‘buraquinhos' que permitissem o acesso dos vitorianos à sua baliza, mas ainda esteve perto do terceiro aos 57 quando Moreno se deixou antecipar e permitiu que Neto rematasse para defesa a dois tempos de Douglas.

No minuto seguinte, aos 58, Rafael Martins falhou de forma inacreditável ao deixar Jhonatan defender quando estava sozinho praticamente de frente para a baliza e depois de Raphinha ter corrido mais do que meio terreno de jogo.

E à desvantagem e aos falhanços, Pedro Martins ainda teve de somar nova contrariedade: Kiko recebeu ordem de expulsão, ao ver segundo amarelo por falta dura sobre Alan Schons, ainda faltavam quase vinte minutos de jogo.

O Vitória de Guimarães ainda conseguiu reduzir aos 76 minutos, por Raphinha que rematou após cruzamento de Konan, e tentou o tudo por tudo para chegar ao empate, mas foi incapaz de desmontar a ‘muralha' dos locais.
Tópicos
pub