Toni: “Uma vitória abre caminho para o título”

por Mário Aleixo - RTP
Toni olha para o clássico como um passo importante para chegar ao título de campeão Antena 1

O antigo jogador e treinador do Benfica Toni considera que o vencedor do clássico de sábado entre Benfica e FC Porto, da 27ª jornada da I Liga de futebol, vai sair reforçado na luta pela conquista do título.

Este histórico do clube da Luz recorre à sua larga experiência em embates entre “águias” e “dragões” para defender que a atual vantagem encarnada de um ponto "é muito curta", mas que um eventual triunfo pode abrir as portas do campeonato.



"Quem ganhar fica com o caminho mais aberto, mas sem que este caminho decida o campeão, quando ainda ficamos a sete jornadas do fim. Ainda há um longo caminho para jogar. Quem ganhar sai reforçado do ponto de vista anímico", sublinha o antigo internacional português, sem esquecer o Sporting, que pode voltar a aproveitar um empate dos dois rivais para se aproximar.

Confrontado com o peso que a magra vantagem pontual encarnada pode assumir na estratégia de Rui Vitória para o jogo, Toni defende que um ponto não vai influenciar a abordagem: "O Benfica viveu essa situação o ano passado, mas é uma margem muito curta para um calendário com jogos de dificuldade elevada".

"Não iremos encontrar um FC Porto deliberadamente à procura de ganhar, desequilibrando a equipa, da mesma forma que o Benfica irá manter os seus princípios e processos. É um jogo onde se pode dar esse tal passo para o título. Benfica e FC Porto irão discutir o jogo na perspetiva de cada um deles poder chegar à vitória", acrescentou..

O técnico, de 70 anos reconhece que nos últimos desafios o FC Porto registou um crescimento acentuado, assinalando diversos motivos para a evolução da formação de Nuno Espírito Santo: "Houve alterações na forma de jogar do FC Porto, com o aparecimento do Soares, e também a subida de forma de jogadores determinantes, como o Brahimi, o Óliver e o Corona", explicou.

Toni garante também que o Benfica não vive demasiado dependente da inspiração do médio português Pizzi: "Claro que o Pizzi tem sido uma peça importante na fase de construção de jogo, aparecendo até muitas vezes para finalizar. Mas, se o Jonas estiver bem, acaba por vir jogar entre linhas e ajudar na construção do ataque", sublinhou.

Por fim, o veterano treinador argumentou que a paragem competitiva para os jogos das seleções será prejudicial para as duas equipas: "Tanto um como outro poderão queixar-se de ter dois dias ou apenas um para preparar o jogo. Além de não poderem contar com eles para preparar o jogo, há também o efeito das viagens. Isso acaba por não ajudar em nada os treinadores."

O clássico da 27ª jornada da I Liga entre Benfica, líder do campeonato com 64 pontos, e FC Porto, segundo classificado com 63, está marcado para as 20h30 de sábado, no estádio da Luz.
pub