Raúl Vaz acredita que sociedade portuguesa ainda depende de imagem de sacralização da política

por Sandra Henriques

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

O comentador da Antena 1 de assuntos políticos Raúl Vaz considera que os resultados da sondagem da Universidade Católica são óbvios na medida em que “é sabido que Mário Soares é indiscutivelmente a figura política mais marcante destes 40 anos de democracia” e que Cavaco Silva tem uma intervenção de vida pública de praticamente 20 anos. Ainda assim, Raúl Vaz surpreende-se a falta de personalidades para além da política no leque de figuras que os portugueses apontam como as mais influentes da vida pública.

O barómetro da Universidade Católica para a Antena 1, RTP, Jornal de Notícias e Diário de Notícias mostra que Cristiano Ronaldo é o único português que não faz parte da política a surgir entre os mais apontados pelos inquiridos no que diz respeito aos atores da vida pública que mais positivamente contribuíram para a vida nacional.

“A sociedade ainda está muito dependente de uma imagem de sacralização da política, os portugueses pensam que a sua vida é construída em função da política e dos decisores políticos”, argumenta Raúl Vaz, que fica surpreendido por não ver os inquiridos apontarem figuras como José Saramago, Herman José, Marcelo Rebelo de Sousa ou até um grande empresário.

O comentador afirma que “os portugueses depositam nos políticos tudo o que é o desenho do seu presente e do seu futuro” e que a “sociedade carece de sair do armário onde viveu durante a ditadura”.

Raúl Vaz observa que Mário Soares tem um suporte positivo assinável e Cavaco Silva está com uma imagem negativa em termos de contributo para a sociedade portuguesa, numa altura em que Cavaco continua no ativo e Soares não está em funções institucionais e é olhado como alguém que influencia de fora – “ainda tem essa força”.

“Os portugueses apreciam esse espírito combativo de Mário Soares”, acrescenta, admitindo que o momento atual da vida portuguesa também influencia os resultados desta sondagem.

pub