Pelotão da Volta na terceira etapa com galego Veloso de amarelo

por Carlos Santos Neves - RTP
A festa após a chegada a Montalegre, na sexta-feira José Coelho - Lusa

Uma ligação de 172,2 quilómetros entre Boticas e Fafe, com uma primeira dificuldade em Sabroso de Aguiar, logo ao quilómetro 20,3, é o que o pelotão da Volta a Portugal em bicicleta e o camisola amarela Gustavo Veloso têm por diante, este sábado, na terceira etapa da prova.

A história repetiu-se. Tal como em 2014, o galego Gustavo Veloso passou nesta edição 77 da Volta a envergar a camisola amarela no alto do Larouco, destronando o belga Gaetan Bille, da Verandas Willems.

E repetir a história, capítulo por capítulo, é o que o ciclista da W52-Quinta da Lixa espera fazer em 2015.

“Antes da partida sabíamos que podia acontecer e no final concretizou-se. Estamos contentes e vamos ver se, como no ano passado, conseguimos mantê-la [a amarela] até Lisboa, ainda que saibamos que os adversários são fortes. Mas há que ver o que acontece, dia após dia”, afirmava na sexta-feira o espanhol, em Montalegre.

A vantagem sobre o segundo classificado, o colega de equipa, amigo e conterrâneo Delio Fernández (vencedor da segunta etapa), é de três segundos. A seis segundos do líder está o português José Gonçalves, da Caja Rural.
Meta sobre pedra

Gustavo Veloso pode ter pela frente, em tese, uma etapa sem sobressaltos. A partida é dada pelas 13h00 em Boticas. A primeira provação para as pernas dos ciclistas chega ao quilómetro 20,3, quando os corredores tiverem de enfrentar uma contagem de quarta categoria em Sabroso de Aguiar.

Adiante está a meta voltante de Pedras Salgadas, ao quilómetro 25,1, que antecede a subida a Colonos de Paredes, aos 34,8 quilómetros: é uma montanha de terceira categoria.

Em Vieira do Minho, já ao quilómetro 103,8, surge mais uma meta volante, a anteceder uma quarta categoria em Golães, ao quilómetro 148,2, e nova meta volante à primeira passagem pela meta, em Fafe.


Altimetria


A chegada está prevista para 17h31 na Praça 25 de Abril, de Fafe. Deverá acontecer uma luta ao sprint. Em piso empedrado.
Tópicos
pub