Subida do Larouco faz "vítimas", Gustavo Veloso de amarelo

por RTP
O vencedor do dia, Délio Fernández, e o novo camisola amarela, Gustavo Veloso, no momento da consagração. Lusa/José Coelho

Gustavo Veloso é o novo líder da Volta a Portugal em bicicleta, após ter chegado em terceiro ao Alto do Larouco, a quatro segundos do vencedor do dia, Délio Fernández.

A subida de primeira categoria ao alto da Serra do Larouco, em Montalegre, provocou a primeira "seleção natural" no pelotão desta edição da Volta a Portugal em bicicleta, com o até então líder Gaetan Bille a não conseguir responder às exigências do terreno e aos ataques desferidos nos últimos quilómetros, acabando por se atrasar bastante e perder a camisola amarela que envergava desde o final do prólogo, em Viseu. 

Em resultado de todas as contingências da corrida, o espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) acabou por arrebatar a liderança da Volta a Portugal em bicicleta, após a vitória do companheiro de equipa Délio Fernández, que concluiu os 175,6 quilómetros da tirada, desde Macedo de Cavaleiros, em 5:00,01 horas, menos um segundo do que o português José Gonçalves (Caja Rural) e menos seis segundos do que Veloso, vencedor da corrida em 2014, e Jóni Brandão (Efapel).

Na classificação geral, Veloso detém agora três segundos de diferença sobre Fernández e seis sobre Gonçalves, segundo e terceiro classificados, respetivamente.


Amanhã, cumpre-se a terceira etapa da Volta a Portugal, com os 172,2 quilómetros entre Boticas e Fafe, numa viagem com três subidas, uma de terceira categoria e duas de quarta.

As características gerais do percurso podem ser consultadas imediatamente abaixo.








Altimetria




pub