Vila do Sobrado em festa recebeu os vencedores da Volta

por RTP
A W52-Quinta da Lixa juntou a vitória individual e coletiva na Volta a Portugal José Coelho-Lusa

A Vila do Sobrado recebeu em festa os vencedores da Volta a Portugal.

A equipa da W52-Quinta da Lixa, vencedora por equipas da Volta a Portugal em bicicleta e o triunfador individual Gustavo Veloso foram recebidos em festa por centenas de sobradenses que ntupiram as ruas da localidade.

O fogo preso iluminou a chegada da longa comitiva de viaturas afetas à formação da União Ciclista de Sobrado, em que pontificava o autocarro descapotável, de dois andares, que transportava os ciclistas e as pessoas mais próximas da equipa.

O galego Gustavo Veloso, que repetiu o triunfo de 2014, chegou na frente do autocarro, com a camisola amarela vestida e o troféu de vencedor na mão, que repetidamente exibiu a todos os presentes, enquanto os colegas distribuíam champanhe e recolhiam imagens desta festa espontânea que, pelo terceiro ano consecutivo, saiu à rua em Sobrado.

As centenas de pessoas que esperaram a equipa fizeram, depois, um cordão humano que levou os ciclistas até ao coreto, bem no centro da vila, junto a duas tarjas de apoio - "Junta de Freguesia saúda o vencedor da Volta a Portugal em bicicleta" e "Parabéns campeões" -, num trajeto naturalmente mais demorado por parte de Veloso.

Habitualmente reservado, o repetente vencedor da Volta a Portugal foi o mestre da cerimónia dos festejos e um dos ciclistas mais efusivos, chamando de microfone em punho os colegas, distribuindo vivas pelos patrocinadores e pelo debutante diretor desportivo, Nuno Ribeiro.

"Esta vitória é para todos vocês. Obrigado a todos. A Volta é importante, mas vocês todos também", disse Gustavo Veloso, à frente dos colegas e de outros elementos da W52-Quinta da Lixa, cujos pequenos apontamentos destilavam os sinais de uma festa que promete ir pela noite dentro.

Antes da chegada da comitiva, a música de Quim Barreiros ecoava nos altifalantes instalados no centro de Sobrado, "uma terra que ama o ciclismo".

O espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) sagrou-se no domingo vencedor da Volta a Portugal em bicicleta pela segunda vez consecutiva, depois de concluída a décima e última etapa, em Lisboa, ganha pelo italiano Matteo Malucelli (Idea 2010 ASD).

Gustavo Veloso, de 35 anos, foi ainda o vencedor da classificação por pontos, enquanto o prémio da montanha foi conquistado por Bruno Silva, Por (LA-Antarte) e o russo Aleksey Rybalkin (Lokosphinx), 15º da geral, foi o melhor jovem desta edição.

Este ano, a W52-Quinta da Lixa acumulou também a vitória por equipas, repetindo o triunfo de 2014, então com outra designação (OFM-Quinta da Lixa).
pub