Volta a Portugal em bicicleta: dia para os sprinters

por Mário Aleixo - RTP
O pelotão continua a percorrer os caminhos de Portugal José Coelho-Epa

A corrida cumpre esta terça-feira a ligação entre Ovar e Oliveira de Azeméis.

Na véspera do dia de descanso a "tirada" do dia vai andar pela Beira Litoral com o pelotão a enfrentar uma etapa plana que se prevê calma e propícia para as fugas dos segundos planos da corrida.

A chegada poderá ser feita em pelotão num reta ligeiramente a subir onde os sprinters mais explosivos podem levar vantagem.

A etapa na distância de 153,1 quilómetros não tem contagens de montanha mas conta com três metas volantes em Esmoriz, Nogueira do Cravo e Oliveira de Azeméis.



 


Altimetria


À entrada para a sexta etapa Gustavo Veloso, da W52-Quinta da Lixa, mantém a camisola amarela com 15 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Délio Fernández.

Na terceira posição está o primeiro português Joni Brandão, da Efapel, a 41 segundos e na quarta posição Amaro Antunes, da La Alumínios-Antarte a 52 segundos.

A classificação por Equipas é comandada pela W52-Quinta da Lixa; a Juventude é liderada por Rybalkin, da Lokos; as camisolas dos Pontos e Combinado estão na posse de Gustavo Veloso enquanto a Montanha é liderada por Bruno Silva, da La Alumínios-Antarte.

No início da etapa de segunda-feira em Braga a caravana foi visitada pela campeã olímpica da maratona Rosa Mota que confessou a sua paixão pelas bicicletas, como testemunhou a reportagem da Antena 1.



Também o melhor ciclista português da atualidade Rui Costa acompanhou os últimos quilómetros da "tirada" no carro da LA Alumínios-Antarte. Na meta em Santa Luzia estavam os antigos árbitros Paulo Paraty e Veiga Trigo.

Já Aurora Cunha, antiga campeã de atletismo, é presença assídua entre a comitiva dado que é embaixadora de um dos patrocinadores.

Na corrida propriamente dita para trás ficaram três chegadas de montanha. Para as contas finais que ditarão o vencedor da prova falta a chegada à Torra na Serra da Estrela e o contrarrelógio individual.

Esta terça-feira Ovar, palco da partida da etapa, não recebia a caravana da Volta há 33 anos.


























pub