Castela Esteves entrou na Emissora Nacional dois anos depois da fundação

| 80 anos rádio pública
Castela Esteves entrou na Emissora Nacional dois anos depois da fundação

A ver: Castela Esteves entrou na Emissora Nacional dois anos depois da fundação

Foto: Pedro A. Pina - Antena 1

Na semana em que a rádio pública comemora 80 anos, ouvimos as memórias de alguém que tem uma longa história de vida dedicada à telefonia.

Joaquim Castela Esteves tem 92 anos. Entrou para a Emissora Nacional aos 11 anos, em 1937. Na altura participou num programa infantil de sábado de manhã lendo um poema.

A partir do Estúdio B da Emissora Nacional na Rua do Quelhas, em Lisboa, tornou-se uma presença habitual nos programas infantis.

Castela Esteves ganhou amor à rádio. Em 1950 tornou-se funcionário. Foi um dos técnicos sonoplastas que gravou as célebres sessões de teatro radiofónico.

A memória de Castela Esteves está bem viva, apesar da idade avançada. Atualmente vive num lar em Oeiras, onde recebeu a Antena 1 para uma entrevista em que recorda o seu passado na rádio desde o primeiro dia.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.