"O aquecimento global é mais grave do que pensávamos"

por Mário Rui Cardoso

Foto: DR

Mohan Munasinghe, cingalês, nascido no Sri Lanka, é físico, economista especializado na área da energia e investigador nos domínios do desenvolvimento sustentável e das alterações climáticas.

Era vice presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, em 2007, o ano em que esta organização partilhou o Prémio Nobel da Paz com o antigo vice presidente dos EUA Al Gore.

Num momento em que, em Bona, na Alemanha, decorre mais uma conferência da ONU sobre o clima, a COP23, Munasinghe avisa que os objetivos do acordo de Paris estão seriamente ameaçados e lamenta que os governos não passem das palavras aos atos, no que toca às alterações climáticas.

Mohan Munasinghe esteve em Portugal a participar na Web Summit. Em entrevista à Antena 1, destacou o trabalho desenvolvido em Guimarães, cidade candidata a um prémio de Capital Verde Europeia, e elogiou a plataforma Planetiers, projeto do português Sérgio Ribeiro que reúne "online" produtores e consumidores com preocupações ambientais e de sustentabilidade.
pub