Carlos Ruesga dá triunfo ao Sporting frente ao Benfica

por Lusa
Legenda da Imagem Manuel de Almeida - Lusa

O andebolista Carlos Ruesga deu esta quarta-feira a vitória ao Sporting diante do Benfica 24-23, com um golo mesmo ao 'cair do pano', em jogo da sexta jornada da fase regular do campeonato nacional.

Com este resultado, o Sporting ascende ao segundo lugar, agora com 18 pontos, menos um do que o líder Benfica (mais um jogo), fazendo cair o FC Porto para terceiro, com 16.

Os comandados de Hugo Canela, a defender o bicampeonato, entraram melhor no jogo, cometendo menos erros no processo ofensivo e na finalização, embora o guarda-redes do Benfica Borko Ristovski tenha conseguido defender algumas tentativas.

Do lado dos 'encarnados' a pecha estava no capítulo da finalização, já que, por várias vezes, conseguiram aparecer em superioridade junto da área 'leonina', contudo Aljosa Cudic puxou dos galões e tudo fez para que o Benfica não passasse para a frente do marcador, algo que só aconteceu aos 17 minutos e durou poucos segundos, já que na resposta Valentin Ghionea fez o 7-7.

Num jogo em que a tática imperou sobre o espetáculo, a espaços o 'leão' Carlos Ruesga ia dando toques de 'magia', como passes por baixo das suas próprias pernas, mas, a partir do minuto 20, os comandados de Carlos Resende passaram de vez para a frente do marcador (9-8) chegando ao intervalo a vencer por 14-10.

No regresso para o segundo tempo, Hugo Canela fez correções, o bloco apresentou-se mais compacto, a equipa passou a jogar em ataque organizado, o que obrigou o Benfica a ser, por um lado, mais criterioso nas saídas para os lances de golo, e, por outro, apostar na posse de bola, contudo o Sporting foi reduzindo o marcador até chegar a apenas um golo de desvantagem (21-20), muito por 'culpa' de Valentin Ghionea (melhor marcador do Sporting com oito golos).

Nesta fase e numa altura em que tinha dois jogadores a menos, o Benfica abdicou do guarda-redes, estratégia que não teve efeitos práticos. Foi já a jogar contra sete elementos que Fábio Chiuffa igualou o encontro (21-21), dando toda a incerteza no marcador na ponta final do jogo, uma vez que faltavam apenas cinco minutos para jogar.

O Benfica não soube aguentar a pressão e acabou por claudicar na ponta final quando Carlos Ruesga 'selou' o resultado (24-23), depois de Pedro Valdes ter colocado os 'leões' na condição de vencedores e o benfiquista, melhor marcador do encontro com nove golos, Belone Moreira ter conseguido igualar (23-23) num livre de sete metros.
Tópicos
pub