Europeus atletismo: Dia sem surpresas nas finais, portuguesas muito promissoras

por Lusa
Legenda da Imagem

As finais do quarto dia dos Europeus de atletismo de Berlim não renderam surpresas, com todas as medalhas de ouro a serem arrebatadas por atletas que estavam em grande destaque nas listas de previsões.

A nível de portuguesas, a manhã de hoje foi muito promissora, com a qualificação para as finais de Irina Rodrigues e Liliana Cá, no disco, e de Evelise Veiga, no salto em comprimento - Lecabela Quaresma está a meio de um heptatlo regular e Cátia Azevedo teve de se contentar com as 'meias' dos 400 metros.

Destaque para o belo feito do francês Mahedine Mekhissi, a sagrar-se campeão continental pela quinta vez nos 3.000 metros obstáculos. Aos 33 anos, o único europeu que consegue lutar com os quenianos, impôs-se numa corrida tática, em 8.31,66 minutos, à frente do espanhol Fernando Carro e do italiano Yohanes Chiappinelli.

Na lista dos campeões de sempre, passa a ser o quarto a atingir o 'penta', depois do alemão Harald Schmid e dos britânicos Roger Black e Mo Farah.

No lançamento do dardo, antecipava-se um pódio 100% alemão, que só não aconteceu porque o estónio Kirt Magnus se intrometeu e conquistou o bronze.

Thomas Rohler, o atual campeão olímpico, junta ao palmarés o título continental, com 89,47 metros, à frente de Andreas Hofmann. Só Johannes Vetter, o campeão do mundo, fraquejou um pouco e foi quinto.

Ainda no setor masculino, mas nos 200 metros, o turco de origem azeri Ramil Gulyev não deu 'chances' a ninguém, para ganhar em 19,76 segundos, recorde turco e melhor marca europeia do ano. Por quatro centésimos apenas não chegou ao histórico recorde europeu, do italiano Pietro Mennea.

Gulyev, também campeão mundial, não tem rivais no 'velho continente', deixando a razoável distância o britânico Nethaneel Mitchell-Blake e o suíço Alex Wilson, ambos com a boa marca de 20,04.

Campeão mundial e líder da época nos 400 metros barreiras, Karsten Warholm voltou a dar uma medalha de ouro ao seu país, agora com o registo de 47,64, melhorando por um centésimo o seu recorde europeu sub-23.

Yasmani Copello, turco nascido em Cuba, foi segundo, e com o bronze ficou o irlandês Thomas Barr.

'Dobradinha' grega no salto com vara feminino, a tirar o melhor partido de um dia menos bom da russa Anzhelika Sidorova, quarta, atrás da britânica Holly Bradshow.

Ekaterini Stefanidi renovou o título, com 4,85 metros, e continua a deter a 'tripla coroa' - campeã olímpica, do mundo e da Europa. Com menos cinco centímetros ficou Nikoleta Kiriakopoulou.

A jovem bielorrussa Elvira Herman, de 21 anos, arrebatou o título de 100 metros barreiras, com 12,67 - primeira medalha como senior, depois de uma carreira brilhante nos escalões jovens - à frente das alemães Pamela Dutkiewicz e Cindy Roleder, a anterior campeã.

A meio do heptatlo, as superfavoritas Katarine Johnson-Thompson, campeã mundial do pentatlo, e Nafissatou Thiam, campeã olímpica e mundial, 'correm para o ouro, com ligeira vantagem para a britânica. A portuguesa Lecabela Quaresma está a fazer uma prova regular e segue em 18.ª, um pouco abaixo de metade da tabela.

Em grande esteve Evelise Veiga, que com 6,61 metros igualou o recorde luso sub-23 do salto em comprimento, o que deu para a repescagem para a final de sábado. É a segunda portuguesa a este nível, depois de Naide Gomes.

E no lançamento do disco, Portugal apura pela primeira vez duas atletas para a final. Irina Rodrigues (59,22) já era esperada, enquanto que Liliana Cá (58,37) surpreendeu, ao ser a primeira repescada.

Entre as finalistas, apenas a Alemanha estará mais representada, com três concorrentes. Há depois sete nações com uma atleta, entre as quais a grande favorita, a croata Sandra Perkovic.

Também hoje, chegou ao fim a boa prestação de Cátia Azevedo, eliminada nas meias-finais de 400 metros. Com 52,23, 'fecha' como 18.ª, entre 44 participantes.
pub