Empresa de trotinetes elétricas oferece viagens para ir votar em 10 cidades nacionais

por Nuno Patrício - RTP
Direitos Reservados

Votar é um dever cívico, mas muitas das vezes os eleitores arranjam desculpas e algumas com questões de mobilidade para não o fazerem. Mas há quem, a pensar nessas questões, disponibilize soluções "práticas e amigas do ambiente" como a utilização gratuita e pontual de uma trotinete elétrica. A ideia é recuperada pela 'Bird', uma das operadoras que fornece serviços de mobilidade em toda a Europa e está presente em dez cidades portuguesas.

David Bento, diretor de operações da Bird-sul da Europa refere que esta iniciativa procura sensibilizar a população para duas ações cívicas: votar e utilizar veículos práticos e amigos do ambiente.

“Tendo em conta que as eleições autárquicas têm tido uma abstenção significativa nos últimos anos, especialmente neste panorama de Covid (…) vamos oferecer viagens gratuitas para as pessoas exercerem o seu direito de voto”, refere.

Chegar aos e partir dos locais de voto vai, desta forma, tornar-se mais fácil.

A empresa refere em comunicado que este serviço gratuito vai estar disponível em 10 localidades nacionais onde as trotinetes estarão disponiveis, sendo elas Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Coimbra, Tomar, Maia, Évora, Faro e Cascais.
Para usufruir desta iniciativa os utilizadores das trotinetes primeiro têm de descarregar uma aplicação da marca no seu telemóvel e nesse serviço introduzir um código - EUVOTO - disponibilizado pela 'Bird'.

Automaticamente são oferecidas duas viagens, de 30 minutos, para o utilizador usar e se deslocar de e para as mesas de voto, de uma forma segura, sustentável e económica.

E, tendo em conta que nas últimas eleições autárquicas, e de acordo com os dados oficiais, a abstenção rondou os 45 por cento, a empresa relança a campanha no sentido de poder ajudar a diminuir este número.

“Obviamente o nosso objetivo é darmos mais uma opção e lá está, para as pessoas terem menos uma desculpa para não exercerem o seu direito de voto”, refere David Bento.


Trotinetes disponíveis em 10 cidades portuguesas
Espalhadas pelos “quatro cantos” das várias cidades portuguesas, centenas de trotinetes das várias operadoras deste tipo de serviço de mobilidade terrestre fazem a delícia e parte da imagem urbana atual.

No que diz respeito à Bird, David Bento explica que o número de veículos difere de cidade para cidade, sendo que as cidades maiores como Lisboa oferecem um maior número de veículos, comparativamente com outras de menor número populacional.

“Digamos que não há um número fixo de veículos determinado para cada cidade e o que nós fazemos é que temos uma boa disponibilidade em cada cidade e pode ir entre algumas centenas de veículos, nas cidades mais pequenas, como é o caso de Tomar. Mas também oferecemos um conjunto acima de mil veículos como é o caso de Lisboa e Porto”.

Alguns dos utilizadores, menos conscientes, ao fim da utilização do serviço abandonam as viaturas de forma menos ordenada, causando incómodos a outros utilizadores e peões. Apesar destes casos, David Bento refere que quem o faz é uma minoria e que existe cada vez mais uma maior consciencialização na utilização deste tipo de veículo.

“A grande maioria dos utilizadores utiliza as trotinetes elétricas de uma forma muito ordenada e conseguimos controlar isso através da aplicação. Efetivamente ainda existem casos“, mas a empresa diz que disponibiliza tutoriais educativos nesse sentido.

“O importante é oferecer um leque de serviços em colaboração com os municípios” obtendo a “cada dia que passa uma maior consciencialização e uma utilização do serviço de uma forma cada vez melhor.”

Quem, nestas 10 cidades, tinha como justificação para não ir votar "a questão mobilidade", agora não tem desculpa. O voto é um dever cívico e a utilização correta e racional deste tipo de veículo também o é.



pub