Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Noite sem grandes surpresas no Porto com reeleição de Rui Moreira, mas sem maioria absoluta

por RTP
Estela Silva - Lusa

Rui Moreira assegurou a continuidade à frente da Câmara Municipal do Porto, avançando para o seu terceiro e último mandato. No entanto, perdeu a maioria absoluta conquistada nas autárquicas de 2017, segundo dados provisórios do Ministério da Administração Interna.

Com todas as freguesias apuradas (sete), o movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto! obteve 40,72% dos votos e seis mandatos. Em segundo lugar ficou o candidato do PS, Tiago Barbosa Ribeiro, com 18,02% e três mandatos, enquanto o candidato do PSD, Vladimiro Feliz, conseguiu 17,25% dos votos e dois mandatos.

CDU e Bloco de Esquerda conseguiram um mandato cada, depois de obterem 7,51% e 6,25% dos votos, respetivamente.

Em 2017, Rui Moreira obteve 44,46% dos votos e sete dos 13 mandatos, governando assim com maioria absoluta.

“Esta noite, o partido que uma vez mais ganhou foi o Porto”, começou por anunciar o candidato independente no seu discurso de vitória.

“Saberemos interpretar a vontade dos portuenses, ouvindo e envolvendo todos os eleitos, aliás, como sempre fizemos”, sublinhou.

Rui Moreira disse ainda ser “urgente para o bem da democracia” a criação de uma federação de candidatos dos movimentos independentes. “Este projeto político independente que eu tenho a honra de liderar, a par com as centenas de candidatos independentes de todo o país que hoje foram a votos, não pode continuar diluído e submetido ao interesse e ao tacticismo carreirista de muitos dirigentes partidários”, afirmou.
Rui Moreira congratulou-se por o seu partido não ter perdido qualquer Junta de Freguesia independe e salientou que somou ainda a vitória do candidato à Junta de Freguesia de Campanhã, “que muito contribuiu para o reforço da nossa vitória”.

Rui Moreira conquistou a câmara pela primeira vez em 2013, tendo sido reeleito nas eleições seguintes. Nas autárquicas de 2017, o candidato independente conquistou a maioria absoluta com 44,46 por cento dos votos e sete mandatos.
BE elege um vereador
Já com os resultados das freguesias apurados, o BE congratulou-se com a eleição do primeiro vereador na Câmara do Porto, assinalando que tal "se deve" ao partido.

"[É] também o fim do reinado do rei Moreira e da sua `Via Verde´ no executivo municipal. Queria dizer a Rui Moreira uma coisa importante, que afinal o improvável acontece", atirou o cabeça de lista do BE, Sérgio Aires.

Nas eleições deste domingo, o BE que até então tinha apenas representação na assembleia municipal e juntas de freguesia, conquistou 6,25% dos votos, elegendo pela primeira vez um vereador.

Por oposição, o PS perde um mandato comparativamente às eleições de 2017, ao conseguir este domingo 18,02% dos votos, elegendo três vereadores para o executivo.

Em reação aos resultados ainda não consolidados, Tiago Barbosa Ribeiro afirmou que o PS sai como o "maior partido" da cidade, mantendo o segundo lugar nas eleições.

"Só tenho uma palavra. As questões de governabilidade na Câmara do Porto não se colocam", afirmou o socialista, garantindo que continuará a não aceitar nenhuma aliança.

Contrariamente ao PS, o PSD duplicou o número de mandatos, elegendo mais um do que em 2017.

O social-democrata Vladimiro Feliz - que conquistou 17,25% dos votos, elegeu dois vereadores -- assumiu, contudo, que "os resultados deste domingo não foram os ambicionados", sublinhando que, embora o independente Rui Moreira tenha sido reeleito, falhou o objetivo de ter maioria.

Apesar de ser a terceira força política mais votada no Porto, atrás do independente Rui Moreira e do PS, Vladimiro Feliz acredita que o PSD vai ganhar as eleições autárquicas nos próximos quatro anos.

Ainda com freguesias por apurar, a cabeça de lista da CDU Ilda Figueiredo confirmava já a sua reeleição como vereadora, adiantando ter obtido uma subida na votação e de representatividade nas freguesias.

"A luta vai continuar, provavelmente em melhores condições para defender os interesses e os direitos dos moradores e o desenvolvimento da cidade do Porto, uma cidade progressista, mais justa, solidária", disse. Com 7,51% dos votos, Ilda Figueiredo mantém o seu lugar na vereação.

À semelhança da vereação, o independente Rui Moreira obteve 34,51% dos votos para a assembleia municipal, mas também sem maioria e perdendo um deputado. Neste órgão, o PS perdeu três deputados (oito), o PSD ganhou três (oito), CDU, BE e PAN mantém o número de deputados e o Chega elege o primeiro.

Também nas freguesias, o movimento independente Aqui Há Porto conquistou cinco das seis freguesias a que se candidatou, tendo perdido Paranhos para o PSD. Em Campanhã, o independente decidiu apoiar o socialista e atual presidente da junta, Ernesto Santos, que foi reeleito.

Nas autárquicas de 2017, o autarca Rui Moreira foi reeleito para o cargo, com maioria absoluta, tendo conquistado 44,46% dos votos e alcançado sete mandatos, contra seis da oposição: quatro do PS, um do PSD/PPM e um da CDU.

Em 2013, quando foi eleito pela primeira vez, o independente conseguiu conquistar 39,25% dos votos e seis vereadores, contra três do PS, três do PSD/PPM e um da CDU.

c/Lusa
pub