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Covid-19. Hoopers e Wilson ajudam clubes de basquetebol

por Mário Aleixo c/Lusa
Oferecer uma bola e ajudar um clube, uma frase que levou a família do basquetebol a ajudar os clubes em dificuldades RTP

Oferecer uma bola para ajudar o clube do coração a superar as dificuldades financeiras agudizadas pela pandemia de covid-19 traduz a campanha solidária da Hoopers, plataforma comunitária de basquetebol, em parceria com a consagrada marca internacional Wilson.

Quem passou pela modalidade, teve em algum momento da vida um clube que lhe deu uma bola para as mãos. Isso fez-nos apaixonar pelo jogo e agora seria simbólico reverter este movimento num momento de dificuldade, devolvendo a bola à instituição que tanto nos apoiou e ajudando-a a enfrentar um custo fundamental para garantir que a prática não se extingue”, explicou à agência Lusa o fundador André Costa.

Inserida no espírito urbano de uma plataforma orientada para jogadores e fãs de basquetebol, assente nas “dimensões de campo, conteúdos e produtos”, a ação solidária nasceu “com naturalidade” na segunda-feira, tentando atenuar “uma situação muito complicada” partilhada por diversos emblemas portugueses com a pausa competitiva.

Os clubes vivem, sobretudo, dos apoios de patrocinadores, federação, atletas e sócios. Perante todos os desenvolvimentos recentes, notámos dentro da nossa comunidade um conjunto de dificuldades sentidas por diversas entidades em relação à construção do futuro desportivo e à manutenção das suas equipas profissionais”, constatou.

O antigo base do Queluz aproveitou o “conhecimento da realidade dos clubes”, que assistiram ao cancelamento da época em 29 de abril, para promover com o sócio e ex-adversário Hugo Domic uma campanha caritativa, na qual os adeptos oferecem uma bola sem custo adicional ao clube do coração por cada caixa mistério da Hoopers adquirida.

É um produto recheado de artigos exclusivos de basquetebol, incluindo uma bola da Wilson, que é nossa parceira e mostrou todo o interesse neste projeto”, elogiou, aludindo à famosa fornecedora de material desportivo, que vai patrocinar o esférico da Liga norte-americana masculina (NBA) e feminina (WNBA) a partir da próxima temporada.

A iniciativa é amparada por “figuras marcantes” do basquetebol luso, como o ex-internacional Carlos Andrade, campeão nacional por FC Porto e Benfica, ou Ticha Penicheiro, eternizada no "Hall of Fame" da WNBA em 2019, após ter sido distinguida quatro vezes no jogo "All Star" e conquistado um título pelas Sacramento Monarchs.

O Carlos disse-nos que ainda hoje se comove a falar do histórico Maria Pia, em Lisboa. Já a Ticha saiu para os Estados Unidos muito nova e ainda tem uma relação estreita com o Ginásio Figueirense, da Figueira da Foz. A ideia é que estas referências inspirem os seus seguidores e outras pessoas a seguir o nosso movimento”, notou.

Com um investimento nulo e um modelo de negócio assente na oferta, a corrente da Hoopers está a recolher “várias encomendas” e “ótima adesão” nas redes sociais, onde André Costa pretende ver as doações fotografadas pelos participantes, no intuito de “partilhar todas essas histórias e saber que clubes estão a ser ajudados”.

Seja por esta via ou por outra, interessa que todos possam ajudar de alguma forma. No final do dia, e quando chegarmos a setembro, queremos sentir que as instituições de basquetebol ultrapassaram este período desafiante, estando em condições idênticas ou melhores àquelas que normalmente teriam para iniciar uma nova época”, afiançou.

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