Belenenses SAD - Benfica. Liga Portugal convoca Direção e autoridades de saúde para reuniões

por RTP
António Cotrim - Lusa

A Liga Portugal anunciou este domingo que convocou uma reunião extraordinária para segunda-feira "sobre toda a matéria envolvendo os episódios verificados no jogo entre a Belenenses SAD e o SL Benfica". O jogo de sábado terminou aos 47 minutos porque os "azuis" ficaram nessa altura sem o número mínimo de futebolistas para poderem continuar em campo.

Em comunicado publicado na página oficial, a Liga de Clubes anuncia que também soliciou uma reunião, com carácter de urgência, à Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e à Direção-Geral da Saúde, 2com o propósito de obter esclarecimentos claros sobre o protocolo de contingência sanitária em vigor nas competições profissionais de futebol, em concreto quais foram os procedimentos e critérios adotados neste caso pelo Delegado de saúde local para determinar contactos de alto risco dentro do plantel da Belenenses SAD".

Em causa está o jogo de sábado, entre o Belenses SAD e o Benfica, sendo que a equipa dos azuis entrou em campo com apenas nove jogadores devido a um surto da Covid-19. No início da segunda parte, a equipa ficou reduzida a sete jogadores.

Pouco depois, um dos jogadores lesionou-se e o árbitro foi obrigado a dar por terminada a partida, aos 47 minutos. Aquando do final antecipado, o Benfica vencia por 7-0, com golos de Kau (01 minuto), na própria baliza, Seferovic (14 e 39, de grande penalidade), Weigl (27), Darwin (32, 34 e 45), naquele que foi o jogo 600 de Jorge Jesus na I Liga.

O presidente do Benfica, Rui Costa, disse que o clube apenas cumpriu o regulamento e que os dois emblemas não são culpados nesta situação, naquela que Rui Costa considera ser "uma página negra para o futebol" que "envergonha todos".

Por sua vez, o presidente da Belenenses SAD disse que os jogadores "foram dignos" e lamentou que o clube tivesse sido forçado a jogar a partida.
Tópicos
pub