Pedidos de libertação imediata de José Sócrates dão entrada no Supremo

por Lusa
Hugo Correia, Reuters

Dois pedidos de libertação imediata do ex-primeiro-ministro José Sócrates deram esta terça-feira entrada no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais da equipa de defesa de José Sócrates, segundo a página do STJ na internet.

Um dos pedidos de libertação imediata, que tem como requerente o próprio ex-primeiro-ministro, apresentado pelos seus advogados de defesa, tem como relator o juiz conselheiro Santos Cabral, da 3.ª secção penal do STJ.

O outro pedido de `habeas corpus`, requerido pelo cidadão Alfredo Lopes Pinto, tem como relator o juiz Armindo Monteiro, também da 3.ª secção penal do STJ.

Entretanto, contactado pela Agência Lusa, o advogado de defesa de José Sócrates, João Araújo, disse que se irá pronunciar publicamente na quarta-feira sobre o pedido de libertação apresentado.

Os pedidos de `habeas corpus` foram entregues no Tribunal Central de Instrução Criminal e daqui remetidos para o STJ.

Com estes dois pedidos, passa a seis o número de pedidos de libertação imediata do ex-primeiro-ministro, que se encontra em prisão preventiva desde o dia 25 de novembro do ano passado.

Dos quatro habeas corpus já apresentados, apenas dois foram apreciados tendo sido rejeitados.

José Sócrates está indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que tem também como arguidos João Perna, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro.

Tópicos
pub