"Algarvia". Pogacar defende amarela no "crono" de Lagoa

por Mário Aleixo - RTP
Tadej Pogacar, ao centro na foto, é um jovem talento que defenderá a camisola amarela no contrarrelógio de Lagoa Epa-Luís Forra

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) defende esta sexta-feira a camisola amarela de líder da Volta ao Algarve em bicicleta, na terceira etapa, um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, em Lagoa.

O jovem de 20 anos triunfou no alto da Fóia, no segundo dia, e arrebatou a liderança, que pretende segurar, ainda que tenha dito, após a vitória, que não é um especialista no contrarrelógio.

Num exercício a solo que espelha o mesmo "crono" realizado em 2018, e no qual triunfou o britânico Geraint Thomas (Sky), vencedor da Volta a França nesse ano, o jovem esloveno vai tentar segurar a amarela.

A tarefa não será fácil, uma vez que o holandês Wout Poels (Sky) está a apenas um segundo, o espanhol Enric Mas (Deceuninck-Quick Step) é o terceiro, a três, e o holandês Sam Oomen (Sunweb) está em quarto, a cinco.

O quinto classificado, o espanhol David de la Cruz (Sky), está a 21 segundos, e o sexto, o dinamarquês Soren Kragh Andersen (Sunweb), segue a 51.

Pogacar sai para a estrada em Lagoa pelas 16h45, depois de Wout Poels (16h43) e Enric Mas (16h41), sendo que João Rodrigues (W52-FC Porto), sétimo na geral, parte às 16h33, dois minutos depois de Amaro Antunes (CCC), oitavo.

A abrir o contrarrelógio estará o espanhol Jon Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA), último da geral, pelas 13h52, logo seguido do primeiro português, Pedro Paulinho (Efapel).

pub