Giro. João Almeida abandona com covid-19

por Mário Aleixo - RTP
João Almeida deixa o Giro com um teste positivo à covid-19 D.R.-UAE Emirates

O português João Almeida foi forçado a abandonar o Giro, na manhã desta quinta-feira, depois de testar positivo à covid-19.

A notícia revelada nos meios de comunicação social em Itália concretiza o motivo para a desistência: no normal controlo matinal à covid-19, João Almeida testou positivo. 

Os restantes colegas, acrescentam os "media" transalpinos, estão todos negativos - incluindo Rui Costa e Rui Oliveira. 

O ciclista português acordou com febre e dores de garganta. 

O resultado surge poucas horas depois de ter sentido muitas dificuldades na última subida da etapa 17. 

"Desde o início da etapa que não me sentia bem, não estava 100% recuperado de ontem (terça-feira). Foi uma etapa muito difícil e soube imediatamente que minhas pernas não estavam em níveis normais", revelou no final do dia.

"Só não sabia se só eu me sentia assim ou todos os outros também", disse.

João Almeida ocupava o quarto lugar do Giro, mas estava na luta por um lugar no pódio, a 1m54s do líder Richard Carapaz e a 49 segundos de Mikel Landa, terceiro classificado. 

Esta semana Jonathan Caicedo, da EF Education – EasyPost, também desistiu devido a um teste positivo.

Reações negativas

Quarto classificado em 2020, ano em que andou 15 dias vestido de rosa, e sexto no ano passado, Almeida estava na discussão pelo pódio final da 105.ª edição do Giro, que termina no domingo, com um contrarrelógio em Verona.

O diretor, Mauro Gianetti, mostrou-se “profundamente transtornado” com a notícia, porque “o João e a equipa que o apoia estavam a fazer uma excelente corrida”.

Os nossos objetivos eram o pódio do Giro e a camisola branca, de melhor jovem, e estávamos na luta para conseguir ambos”, lamentou.

Segundo Gianetti, esta “realidade com que temos de viver todos os dias há dois anos” tem de significar que a equipa “olhe em frente”, desejando ao português “uma recuperação o mais breve possível”.

O médico da equipa no Giro, Michele de Grandi, explicou que o ciclista de 23 anos, das Caldas da Rainha, começou por testar positivo durante a noite de quarta-feira, após sentir “dores persistentes na garganta”.

Temos regras apertadas de prevenção e, além de desinfetar os ambientes habitualmente usados pela equipa em cada dia, mantemos os atletas em quartos individuais para limitar contactos próximos”, esclareceu.


pub