Nelson Oliveira persegue título nos nacionais de ciclismo

por Mário Aleixo - RTP
Nelson Oliveira parte como o grande favorito para os nacionais de ciclismo Lusa

O corredor Nelson Oliveira, que procura um quarto título consecutivo, constitui um dos destaques dos Nacionais de ciclismo de estrada, que decorrem de sexta-feira a domingo em Santa Maria da Feira e Gondomar.

Depois de dois anos em Braga, os Nacionais dividem-se em 2017 entre Santa Maria da Feira, para os contrarrelógios, e Gondomar, para as provas em linha.

No domingo, a prova de fundo, em que José Mendes (Bora Hansgrohe) defende o título conquistado no Sameiro, contará com um circuito de 17,7 quilómetros, com dez passagens pela meta, que terá como favoritos os ciclistas todo o terreno do pelotão de elite, num percurso que começa e acaba na Avenida Mário Soares.

José Gonçalves (Katusha Alpecin), recente vencedor do Ster ZLM, na Holanda, é um dos corredores confirmados e candidato à vitória, num pelotão que terá vários nomes em bom plano, como César Fonte (LA Alumínios-Metalusa BlackJack) ou o vencedor da Volta a Portugal Rui Vinhas (W52-FC Porto), além do próprio Nelson Oliveira (Movistar), que, em 2014, unificou os dois títulos, entre outros.

Nuno Bico de fora nas "esperanças"

A prova de fundo das "esperanças" corre-se no sábado, a partir das 15h00, no mesmo circuito gondomarense e ao longo de 159,3 quilómetros, menos uma volta que na elite.

O vencedor de 2015, Nuno Bico (Movistar), está lesionado e falha a prova em linha de sub-23, na qual Ivo e Rui Oliveira, da norte-americana Axeon Hagens Berman, poderão ameaçar a ambição de Rúben Guerreiro (Trek Segafredo) em tornar-se bicampeão.

Nelson e os adversários


Antes das provas de linha, os Nacionais arrancam na sexta-feira, em Santa Maria da Feira, com o "crono" de 33,9 quilómetros, marcado para as 15h30, em que Nelson Oliveira procura o quarto triunfo seguido e o quinto da carreira.

O ciclista da formação espanhola tem no ainda campeão de fundo José Mendes, bem como Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), Sérgio Paulinho (Efapel) ou Ricardo Vilela (Manzana Postobón), os principais opositores.

Três favoritos em sub-23


Nos sub-23, Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/Carglass) vai tentar revalidar o título conquistado em 2016, em Braga, enfrentando a oposição do colega de equipa José Neves e de Jorge Magalhães (Miranda/Mortágua), principais candidatos à vitória.

Programa:

- sexta-feira, 23 jun:

11h00 - Contrarrelógio sub-23, 22,6 km.

15h30 - Contrarrelógio elites, 33,9 km.

- sábado, 24 jun:

15h00 - Prova de fundo sub-23, 159,3 km.

- domingo, 25 jun:

11h30 - Prova de fundo elites, 177 km.
pub