Nobel da Física distingue estudos no campo do laser

por RTP
A Academia Real das Ciências da Suécia atribuiu esta terça-feira o prémio Nobel da Física para os estudos na área de física de laser Fabian Hamacher - Reuters

Os estudos de Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland no campo do laser foram premiados esta terça-feira com o Nobel da Física.

A Academia Real das Ciências da Suécia atribuiu esta terça-feira o prémio Nobel da Física para os estudos na área de física de laser. O prémio será repartido por Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland.



A investigação do norte-americano Arthur Ashkin foi premiada pela criação de “pinças óticas e a sua aplicação em sistemas biológicos”, de acordo com a Academia. As pinças óticas possibilitam a manipulação de vírus, bactérias e células sem as danificar.



O francês Gérard Mourou e a canadiana Donna Strickland foram distinguidos pelo método de criação de pulsos óticos de alta intensidade e curta duração. O método é conhecido como “chirped pulse amplification (CPA)”.


Donna Strickland é a terceira mulher na história dos prémios Nobel da Física a ser distinguida.

O Comité considera as "ferramentas feitas de luz” apresentadas por Ashkin, Mourou e Strickland “invenções inovadoras no campo da física do laser”.

Em 2017 o Nobel da Física foi repartido por Rainer Weiss, Barry C. Barish e Kip S. Thorne, que contribuíram para o estudo de ondas gravitacionais.

Ainda durante esta semana serão anunciados os vencedores do Nobel de Química e Paz.
Tópicos
pub