Conversa Capital com António Sampaio de Mattos

por Antena 1

Foto: Antena1

O encerramento dos centros comerciais ao domingo pode levar a uma perda de 20 por cento dos empregos atuais.

Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o presidente da Associação dos Centros Comerciais admite que se a decisão avançasse alguns centros comerciais poderiam mesmo encerrar porque o domingo é o terceiro melhor dia da semana em vendas. Contudo mostra-se confiante, diz “ter notícia” de que a lei não avança, “nem este governo nem noutros porque o consumidor é que manda e o consumidor não quer”.

Neste entrevista, António Sampaio de Mattos revelou que as vendas nos centros comerciais estão a subir. Em 2018, os centros comerciais faturaram 10 mil milhões de euros, um número que em 2019 deverá aumentar. O ano passado os centros comerciais receberam 580 milhões de visitas, ou seja, em média cada português vai uma vez por semana ao centro comercial. Este setor representa já 100 mil empregos diretos, 200 mil indiretos.

António Sampaio de Mattos considera que o mercado não tem capacidade para mais centros comerciais e por isso adianta que "o aparecimento de novos poderá passar pelo fim de alguns". Atualmente, e no futuro, o que vai acontecer são renovações e ampliações dos centros comerciais existentes. Adianta que não estão previstos novos centros comerciais a curto prazo e que os investimentos nesta área têm sido feitos sobretudo por fundos de investimento. Ainda assim, nos últimos 5 anos transacionaram-se em estruturas deste tipo 3 mil e 200 milhões de euros.

Pode ver aqui na íntegra esta entrevista de António Sampaio de Mattos, Presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, a Rosário Lira (Antena1) e Pedro Curvelo (Jornal de Negócios):

pub