Conversa Capital com Correia de Campos

por Antena 1

Os jornalistas Rosário Lira (Antena1) e Celso Filipe (Jornal de Negócios), entrevistam o presidente do Conselho Económico e Social, António Correia de Campos.

O presidente do Conselho Económico Social considera que do "ponto de vista político não há grande viabilidade" para o salário mínimo passar para os 600 euros já em 2018.

Correia de Campos baseia a sua convicção na existência de um acordo que define que essa meta só será cumprida em 2019. Ou seja, "Há um compromisso que foi estabelecido e os compromissos são para cumprir".

A possibilidade de alcançar um acordo estratégico de concertação social será difícil porque a estabilidade politica que existe não é suficiente para que isso aconteça.

Sobre a instabilidade laboral, nomeadamente ao nível da saúde refere que o Governo errou ao não ter uma estratégia e ao não fazer um escalonamento das reversões dos profissionais de saúde com a criação de pactos sólidos com os diferentes sectores. Agora alterar vai ter mais custos.

Correia de Campos critica ainda o governo por não ter levado a efeito uma verdadeira reforma da Administração Publica e em particular a ausência de formação ao nível dos quadros técnicos do Estado.

Pode ver esta entrevista a Rosário Lira (Antena1) e a Celso Filipe (Jornal de Negócios) aqui:

pub