Conversa Capital com Nelson de Souza

por Antena 1

Foto: Antena1

O governo quer ter 100 por cento do Portugal 2020 aprovado até ao final do ano e uma execução de 50 por cento.

Em entrevista à Antena1 e ao Jornal de Negócios, o ministro do Planeamento nega que se trate de uma decisão eleitoralista, em ano de europeias e legislativas. Nelson de Souza revelou que as aprovações em curso, ao longo de 2019, dos fundos de coesão - sem contar com a agricultura - vão corresponder a um total de 5 mil milhões de euros. Nesta entrevista o ministro revelou ainda que, dos 25 mil milhões de euros do Portugal 2020, 77 por cento já foram aprovados e contratados.

No total foram apreciados 120 mil projetos e, sem adiantar números, o ministro do Planeamento diz que todos os processos que entraram, estão a seguir o seu curso. Ainda assim, admite que há queixas de atrasos no despacho dos processos, estando previsto um aumento dos meios humanos, ao dispor do IAPMEI.

Das diferentes áreas em curso, considera que os maiores atrasos de execução do PT2020 se verificam nos programas operacionais regionais. Acusa a Comissão Europeia de ter tido "um preconceito contra o investimento público" e o anterior governo de ter aceitado as restrições impostas, prejudicando e atrasando, por exemplo, os processos relativos ao parque escolar e a rodovia. Acresce a esta situação o facto dos concursos abertos estarem a ficar vazios porque não há quem queira concorrer. Nelson de Souza revela mesmo que há concursos que foram repetidos duas vezes e continuam sem ter interessados.

Especificamente em relação ao Ferrovia 2020, considera que os atrasos que se verificam são da responsabilidade do operador. Refere o ministro do Planeamento que o Plano Ferroviário Nacional "é vítima da incapacidade do próprio operador em ter desenvolvido os projetos em tempo útil" para apresentar candidaturas permitindo uma execução mais rápida.

Pode ver aqui na íntegra esta entrevista de Nelson de Souza, Ministro do Planeamento, a Rosário Lira (Antena1) e Alexandra Machado (Jornal de Negócios):


pub