Conversa Capital com Pedro Siza Vieira

por Antena 1

Foto: Antena1

O plano que o governo traçou de combate aos incêndios é ambicioso mas continua a ser realista, pode não estar tudo "absolutamente oleado" mas o país vai estar "mais bem preparado".

Os problemas que tem surgido na área da saúde não fragilizam o governo e o ministro Adalberto Campos Fernandes continua a ser a pessoa certa no lugar certo. Esta é a convicção do Ministro-adjunto do Primeiro-ministro em entrevista à Antena1 e ao Jornal de Negócios. Pedro Siza Vieira lembra que o desinvestimento na saúde vai demorar muito tempo a recuperar mas refere que nunca como nos últimos dois anos foi feita tanta despesa na saúde e tanto recrutamento de pessoal.

Já quanto à época de incêndios que se aproxima garante que o plano que o governo traçou é ambicioso mas continua a ser realista. Não assegura que esteja tudo "absolutamente oleado" mas ainda assim garante que o país vai estar "mais bem preparado". Adianta que ao nível da prevenção, multar é secundário, o que importa é fazer passar uma nova consciência do risco e isso aconteceu.

Há recursos para continuar investir na função pública
Pedro Siza Vieira garante que "há recursos para continuar a investir na função pública". Compreende a contestação e a impaciência mas diz que é preciso avaliar como aplicar esses recursos e fazer escolhas.

O ministro, que tem a seu cargo o acompanhamento da política de coesão territorial, revelou que com as medidas de discriminação positivas implementadas foi possível atrair 1840 milhões de euros de investimento empresarial privado para o interior. Estes projetos permitiram criar 8500 postos de trabalho.

Pedro Siza Vieira revela que dentro do Portugal 2020 vai passar a existir um programa específico dedicado aos territórios de baixa densidade, vinculado à criação de emprego.

Pode ver aqui na íntegra esta entrevista de Pedro Siza Vieira, a Rosário Lira (Antena1) e Manuel Esteves (Jornal de Negócios):

pub