Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Conversa Capital com Nuno Ribeiro da Silva

por Antena 1

Rendas das renováveis: os investimentos previstos estão em causa

O presidente da Endesa Portugal não tem dúvidas que situações de incerteza como as que se viveram com a contribuição das renováveis levam as empresas estrangeiras a ponderar os seus investimentos em Portugal.

Relativamente ao investimento de 5 mil milhões de euros previsto pela italiana ENEL, empresa que integra a Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva não tem duvidas que a manter-se a situação atual, Espanha levará a maior parte do investimento.

Nuno Ribeiro da Silva refere que há por parte do bloco de esquerda uma atitude persecutória as empresas do sector da energia que tem a cumplicidade do governo.

O presidente da Endesa considera que Orçamento do Estado para 2018 é uma evidência disso mesmo com uma matriz ideológica muito forte dos partidos que suportam o governo que penaliza a atividade empresarial.
Nuno Ribeiro da Silva lembra que a energia tem sido "a vaca leiteira" dos sucessivos governos e em particular do atual. Adianta que 50% da fatura da eletricidade porque o Estado se colocou numa posição de "vampiro de impostos" sobre um bem que é essencial.

Refere em concreto o caso da tarifa social que considera não deveria ser paga pelas empresas e admite levar o Estado a tribunal se insistir em exigir à empresa que devolva ao Estado o que o governo insinua terá sido repercutido na tarifa ao consumidor pela cobrança da contribuição extraordinária e a tarifa social. Revelou que em relação à Endesa estão em causa 20 milhões de euros.


Pode ver esta entrevista na íntegra aqui:

pub