Conversa Capital com Rocha Andrade

| Conversa Capital
Conversa Capital com Rocha Andrade

Foto: Antena1

Não há disponibilidade financeira para satisfazer todas as reivindicações em curso nos diferentes sectores sem aumentar os impostos.


Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, Fernando Rocha Andrade, antigo secretário de Estado dos Assuntos fiscais e atual vice-presidente da bancada parlamentar do PS considerou que seria pior para o país se o governo cedesse a reivindicações sectoriais de uma forma que não fosse sustentável, ou seja, sem ter capacidade de pagar. Os portugueses, segundo Rocha Andrade, "não perdoariam ao PS que tomasse decisões irresponsáveis" e acrescenta: "O PS não tem o direito para ganhar votos de comprometer o futuro do pais".

Não há disponibilidade financeira. Para satisfazer 600 milhões/ano seria preciso aumentar 1 ponto a mais do IVA ou metade da sobretaxa. Por outro lado, apesar de reconhecer que há uma grande carga fiscal na sociedade portuguesa, considera que não há lugar para redução de impostos sem redução da divida, ao mesmo ritmo. Essa deve ser a prioridade diz Rocha Andrade.

Nesta entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, Rocha Andrade adianta ainda que não espera outra coisa que não seja o que foi prometido em matéria de escalões de IRS, ou seja, nas tabelas de 2019 serão introduzidas as alterações que reflitam totalmente as alterações feitas ao imposto. Já quanto ao IVA Rocha Andrade defende que se caminhe para uma taxa única que pode ser de 18%.


Pode ver aqui na íntegra esta entrevista de Rocha Andrade a Rosário Lira (Antena1) e Susana Paula (Jornal de Negócios):


Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Em entrevista à Antena 1, o presidente do PS elogia a chamada "geringonça", mas coloca reservas quanto à hipótese de ter BE e PCP num futuro executivo socialista.

    As famílias já pediram o repatriamento, mas o MNE diz que ainda não tem uma solução.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.