Conversa Capital recebe em entrevista Pedro Marques

por Rosário Lira

Foto: RTP

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques é o convidado para a entrevista no programa Conversa Capital, da Antena 1 e Jornal de Negócios e refere que o Governo está a beira" de alcançar um acordo com os três bancos envolvidos na reestruturação do passivo da TAP. No início de 2017 avança da Oferta Publica de Venda para os trabalhadores. Garantia dada pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

O ministro do Planeamento e Infraestruturas mostra-se muito satisfeito com a prestação da companhia e acredita que a TAP vai acabar o ano com resultados positivos.

O Pedro Marques revelou à Antena1 e ao Negócios que iniciou as negociações com a ANA, antecipando em 1 ano o calendário de decisão para a implementação de uma nova solução aeroportuária.

A ANA terá agora de formalizar uma proposta comparando as duas opções que constam do contrato: um novo aeroporto ou uma pista complementar. No entanto Pedro Marques lembra que a ANA no passado já defendeu que a alternativa que prefere é a pista complementar ao aeroporto Humberto Delgado.

Se o Montijo for a opção, o ministro prevê que as obras estejam em curso já em 2019.

Pedro Marques adianta que dada a diferença de custos entre construir um novo aeroporto ou ter uma pista complementar, a opção Montijo esta a ser considerada "com mais intensidade".

Dar mais capacidade ao aeroporto é uma decisão irreversível.

Quanto à negociação com a Força Aérea, o ministro do Planeamento e Infraestruturas não quer acrescentar o tipo de negociação a fazer nem as compensações a dar mas adianta que a questão será resolvida por forma a criar condições para a sua normal operação.

Quanto à greve do Handling decretado pelo SITAVA para o período entre 28 e 30 de dezembro, o ministro acredita e apela a que as negociações cheguem "a bom porto". Rejeita para já pronunciar-se sobre outro tipo de posições que o governo possa vir a tomar.
pub