2020. Autoeuropa com o terceiro melhor ano de sempre

por Alexandre Brito - RTP
Imagem da fábrica da Autoeuropa Volkswagen Autoeuropa

A Volkswagen Autoeuropa teve em 2020, apesar da pandemia, o terceiro melhor ano de sempre. Foram produzidas em Palmela 192 mil unidades dos modelos T-Roc, Sharan e Seat Alhambra.

Este valor de produção representa uma redução de 59.100 unidades face ao que estava planeado no início de 2020.

Significa também que houve um decréscimo de 62.600 unidades em relação à produção de 2019.

Em ano de pandemia, com as restrições bem conhecidas para todos, tanto em Portugal como no mundo, a Autoeuropa teve o "terceiro melhor ano de sempre", diz a empresa em comunicado, "após o crescimento em 2018 e a consolidação em 2019".

Com este resultado, a Autoeuropa continua a ser a principal exportadora nacional

"Como resultado, o volume de negócios da Volkswagen Autoeuropa em 2020 equivaleu a 1,4% do PIB nacional e a 4,7% do total de exportações do país considerando o seu volume de negócios para o mercado externo", diz a empresa.

Ainda de acordo com comunicado enviado pela Autoeuropa, a fábrica de Palmela tem atualmente "5.282 colaboradores, dos quais 98% com vínculo permanente, o que se traduz num acréscimo de 1.987 colaboradores face ao início do período de cresciemento em 2017".

Miguel Sanches, diretor-geral e presidente do Conselho de Gerência da Volkswagen Autoeuropa, diz que um novo ciclo "inicia-se agora num clima de grande incerteza e vulnerabilidade global devido à pandemia, e num contexto de mudança da indústria automóvel no qual teremos de encontrar argumentos para nos posicionarmos de forma competitiva em relação à concentração de capacidade produtiva existente no centro da Europa e particularmente no norte de Espanha".

Tópicos
pub