Associações estão a ser contactadas para vacinar migrantes irregulares

por Lusa
Mário Cruz - Lusa

O coordenador da `task force` para o Plano de Vacinação contra a covid-19 revelou hoje que já estão a ser contactadas associações para vacinar os migrantes irregulares e que os sem-abrigo já estão vacinados.

"Já estamos a contactar associações e a definir um plano para trazer os migrantes irregulares e com alguma desconfiança no contacto com as autoridades para que possam aceder à vacinação", disse o vice-almirante Gouveia e Melo, que respondia aos deputados da Comissão Parlamentar de Saúde, onde foi ouvido hoje de manhã.

Gouveia e Melo disse ainda que os sem-abrigo já tinham sido vacinados, igualmente num "processo atípico".

Explicou que para acelerar o ritmo de vacinação encurtou de 60% para 40% a percentagem de população vacinada em cada faixa etária para poder abrir a vacinação na faixa etária imediatamente abaixo.

O coordenador da `task force` foi ainda questionado sobre o impacto das férias dos profissionais no ritmo de agendamento da vacinação, tendo revelado que está a ser testada uma nova metodologia, chamada `casa aberta` em que as pessoas das faixas etárias contempladas se podem apresentar para vacinação, primeiro na área de residência.

"É através destas soluções que estamos a pensar trabalhar a sazonalidade destes movimentos. Claro que se se deslocarem quatro milhões de pessoas para o Algarve, não vamos conseguir", disse.

Tópicos
pub