Biden apela à vacinação numa altura em que casos de covid-19 quase triplicaram

por Lusa
Biden de visita a Cincinnati, no estado do Ohio, lembrou que a vacina é essencial para combater o novo coronavírus Samuel Corum - EPA

O presidente dos EUA, Joe Biden, exortou os norte-americanos a vacinarem-se contra a covid-19, manifestando frustração com o abrandamento da vacinação e o aumento de casos, que quase triplicaram nas últimas duas semanas.

Durante uma visita a Cincinnati, no estado do Ohio, Biden defendeu que a crise de saúde pública se converteu, sobretudo, numa situação difícil para os que não estão vacinados, numa altura em que a propagação da variante Delta levou a um aumento de infeções por todo o país.

"Temos uma pandemia para aqueles que ainda não foram vacinados - é tão básico, tão simples quanto isto", disse Biden, citado pela agência de notícias Associated Press (AP).

O presidente dos Estados Unidos manifestou preocupação por haver tantos norte-americanos relutantes em receber a vacina.

"Se forem vacinados, não vão ser hospitalizados, não vão estar na unidade de cuidados intensivos e não vão morrer", afirmou.

"Portanto, é gigantescamente importante que todos atuemos como americanos que se preocupam com os nossos concidadãos", sublinhou.

Números assustadores

Nos Estados Unidos, os casos de covid-19 quase triplicaram nas últimas duas semanas, mas praticamente todas as hospitalizações e mortes dizem respeito a pessoas que não estavam vacinadas.

Na terça-feira, a média de novos casos diários nos sete dias anteriores aumentou para mais de 37.000, contra menos de 13.700 em 6 de julho, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Os especialistas culpam a variante Delta, mais contagiosa, e o abrandamento da vacinação.

Apenas 56,2% dos americanos receberam pelo menos uma dose da vacina, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças.

Os Estados Unidos são o país com mais casos e mortes desde o início da pandemia, com mais de 34 milhões de infeções acumuladas e mais de 609 mil mortes.


pub