China regista aumento de casos "importados" em 33 dias sem contágios locais

por Lusa
Aly Song - Reuters

A China atingiu hoje 33 dias consecutivos sem infeções locais de covid-19, mas registou 32 casos oriundos do exterior, nas últimas 24 horas, um aumento relativamente a quinta-feira.

A Comissão de Saúde da China indicou que os casos importados foram diagnosticados nos municípios de Xangai (leste) e Tianjin (norte), e nas províncias de Shaanxi (noroeste), Guangdong (sul) e Fujian (leste).

No dia anterior, as autoridades tinham contado nove casos "importados".

As autoridades disseram que, nas últimas 24 horas, oito pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país asiático se fixou em 165, incluindo dois doentes em estado considerado grave.

Desde o início da pandemia, a China registou 85.255 infetados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

As autoridades chinesas referiram que 825.201 pessoas que tiveram contacto próximo com infetados estiveram sob vigilância médica na China, das quais 6.443 permanecem sob observação.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 943.086 mortos e mais de 30 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Tópicos
pub