China regista mais 46 casos, 31 por contágio local

por Lusa

A China registou hoje 46 novos casos de covid-19, 31 dos quais por contágio local, diagnosticados na província de Fujian, na província de Yunnan, no sudeste da China, informaram as autoridades.

O atual surto em Fujian foi identificado no fim de semana passado e afeta sobretudo as cidades de Putian e Xiamen.

Os restantes 15 casos foram diagnosticados em viajantes oriundos do exterior no município de Xangai (leste) e nas províncias de Yunnan (sul), Guangdong (sudeste) e Liaoning (nordeste).

O balanço do último dia representa uma queda para quase metade do total do dia anterior (84 casos).

A Comissão de Saúde da China indicou que, até à meia-noite local, 49 pacientes tiveram alta, com o total de infetados ativos na China continental a cifrar-se em 913, incluindo oito em estado grave.

A mesma fonte adiantou que o país somou 95.623 casos e 4.636 mortos desde o início da pandemia.

A covid-19 provocou pelo menos 4.667.150 mortes em todo o mundo, entre mais de 226,96 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.895 pessoas e foram contabilizados 1.007.911 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Tópicos
pub