Combate à Covid-19. Grécia vai fechar bares e restaurantes

por RTP
Reuters

A Grécia vai impor o recolher noturno obrigatório e encerrar restaurantes e bares nas zonas com maior densidade populacional. As medidas que foram anunciadas este sábado vão ter a duração de um mês.

A Grécia tem registado um número de casos de Covid-19 bastante abaixo da maioria dos países europeus mas, nos últimos dias, tem sofrido um aumento gradual das infeções.

Por essa razão, o primeiro-ministro grego anunciou novas medidas de combate à epidemia na Grécia que passam pelo encerramento, a partir de terça-feira, de restaurantes, bares, cafés, cinemas, museus e academias em várias regiões do país, incluindo a capital Atenas.

O recolher obrigatório - entre a meia-noite e as 05h00-, que já estava em vigor nas zonas mais atingidas, é alargado a todo o país.

"Estas novas regras estão focadas em duas fontes verificáveis de transmissão do vírus: entretenimento e movimento de pessoas", disse o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis.

Lojas, indústria e escolas vão permanecer abertas tal como outros serviços como hotéis e cabeleireiros.

Como muitos outros países europeus, também a Grécia tem tentado evitar, a todo o custo, uma paralisação global como a que aconteceu no inídio da pandemia.

Esta sexta-feira a Grécia registou um pico de novos casos. Foram mais 1690 e cinco mortes.
Tópicos
pub