Conferência da ONU sobre armas nucleares adiada devido à pandemia

por Lusa

Nova Iorque, 28 mar 2020 (Lusa) -- Os 191 signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear decidiram adiar a conferência de revisão da sua aplicação devido à pandemia da covid-19, anunciaram as Nações Unidas.

O tratado é considerado a pedra angular dos esforços globais para impedir a disseminação de armas nucleares e os 191 signatários realizam uma grande conferência a cada cinco anos para discutir como o tratado está a funcionar.

A reunião estava agendada entre 27 de abril e 22 de maio na sede da ONU, em Nova Iorque.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que a conferência de revisão será realizada "assim que as circunstâncias permitirem, mas o mais tardar em abril de 2021".

A ONU disse no início desta semana que a conferência provavelmente seria adiada, mas o presidente indigitado da conferência, embaixador Gustavo Zlauvinen, da Argentina, queria consultar os Governos que fazem parte do tratado.

O Tratado de Não-Proliferação Nuclear, que chegou aos 50 anos em 05 de março, tem o crédito de ter impedido a disseminação de armas nucleares em dezenas de nações.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500.

Dos casos de infeção, pelo menos 124.400 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Tópicos
pub