Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos e 443 casos confirmados. A DGS confirmou que foi detetado um surto no Hospital de São José, em Lisboa.

Mais atualizações

23h27 - Brasil ultrapassa 1,7 milhões de infetados e aproxima-se das 68 mil mortes

O país totaliza agora 1.713.160 milhões de infetados e 67.964 óbitos devido à covid-19.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registou 1.223 vítimas mortais e 44.571 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus.

Segundo o executivo, 305 das 1.223 mortes ocorreram nos últimos três dias, mas foram incluídas nos dados de hoje.

O país ultrapassou também a barreira do milhão de recuperados da covid-19 (1.020.901), sendo o segundo país do mundo onde mais pessoas conseguiram superar a doença, apenas atrás dos Estados Unidos.

22h38 - MNE revela esforços para incluir Portugal nos corredores turísticos britânicos

O ministro dos Negócios Estrangeiros acredita que o Reino Unido vai rever em breve a obrigação de quarentena para os turistas que visitarem Portugal. Augusto Santos Silva assume que está a ser feito um intenso trabalho de diplomacia para incluir Portugal nos corredores turísticos.


22h20 - Vírus já matou mais de 545.000 pessoas e infetou quase 12 milhões no mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 545.414 pessoas e infetou quase 12 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

22h05 - Pior está para vir. Estados Unidos ultrapassam 3 milhões de casos de covid-19

Os Estados Unidos ultrapassaram já os três milhões de infeções pelo novo coronavírus. O Texas bateu o recorde diário com dez mil novos casos. Na Florida, 56 unidades de cuidados intensivos esgotaram as camas e os especialistas avisam que o pior está para vir.


21h50 - Número de crianças infetadas em infantário das Caldas da Rainha sobe para sete

O número de crianças infetadas com covid-19 num infantário das Caldas da Rainha aumentou para hoje sete, registando-se igualmente mais dois casos positivos entre os utentes no Lar do Montepio, informou a câmara.

Os resultados de testes à covid-19 revelados hoje pela Câmara das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, "foram todos negativos à exceção de uma criança" que testou positivo, aumentando de seis para sete o número de crianças infetadas relacionadas com o foco detetado há duas semanas num infantário do concelho.

Há ainda três funcionários (duas educadoras e um motorista) e quatro familiares de crianças que frequentam o mesmo infantário infetados com o novo coronavírus e, segundo o município, faltam conhecer os resultados de sete de um total de 40 testes já realizados.

Além deste surto, há um outro detetado no Lar do Montepio Rainha D. Leonor, também nas Caldas da Rainha, onde o número de pessoas infetadas aumentou hoje para 28 (25 idosos, mais dois do que nos dias anteriores, e três funcionários).

O Lar do Montepio Rainha D. Leonor acolhe 59 idosos e emprega 50 pessoas.

21h35 - Coronavírus fecha edifício da Câmara de Paços de Ferreira

Foram detetados mais quatro casos positivos de covid-19, entre eles o próprio presidente da autarquia. São já três os focos de infecção no concelho, num total de 14 infectados.


21h10 - Costa afirma que reuniões no Infarmed continuam e situação do país é estável

O primeiro-ministro afirmou hoje que as reuniões com epidemiologistas no Infarmed, em Lisboa, vão continuar, mas não foi marcada a seguinte porque a situação pandémica no país está estabilizada e não há informação relevante nova para partilhar.

Esta explicação foi transmitida por António Costa final de uma reunião com a presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares, em que também estiveram presentes a ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, que é também o coordenador do Governo para a região de Lisboa e Vale do Tejo para o combate à covid-19.

Questionado pelos jornalistas se vão acabar as reuniões no Infarmed, onde participam o Presidente da República e representantes de partidos, entre outras entidades, para partilha de informação sobre a evolução da covid-19 em Portugal, o primeiro-ministro negou o fim dessas reuniões e admitiu que uma nova possa ter lugar até ao final deste mês.

Depois, justificando a razão de não se saber a data da próxima reunião com os epidemiologistas, António Costa observou que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, "explicou bem" ao fim da manhã de hoje o que se está a passar, adiantando, a este propósito, que, em termos de evolução da pandemia da covid-19, "o país encontra-se numa situação estável".

"Há uma informação já muito partilhada e há dois estudos importantes que estão a decorrer: Um do Instituto Nacional de Saúde Pública centrado na medição do nível de imunização; outro liderado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto para medir a especificidade das cadeias de transmissão, designadamente na região de Lisboa. Até esses estudos estarem concluídos, em princípio no final do mês - salvo haja uma alteração significativa que justifique -, não está prevista nenhuma nova reunião", declarou.

20h55 - Vila Nova de Gaia. Duas das cinco crianças com covid-19 são da mesma família

Os menores infetados têm entre 2 e 5 anos e há ainda uma adolescente de 17 anos também infectada. A Ordem dos Médicos recorda que a generalidade dos casos do novo coronavírus em crianças não são graves.


20h40 - Morreu mais um idoso do lar de Reguengos de Monsaraz

São já 15 as vítimas mortais resultantes do surto de covid-19 neste concelho. O idoso de 73 anos morreu ontem no Hospital do Espírito Santo, onde estava internado. Existem agora 133 casos ativos em Reguengos de Monsaraz: 86 tiveram origem no lar onde começou o surto.


20h30 - MP continua a investigar surto no Politécnico da Guarda

São já 27 os casos positivos de covid-19 com origem na festa que contagiou estudantes do Politécnico da Guarda. O Ministério Público instaurou um inquérito para apurar responsabilidades criminais. Foi entretanto criado um local para vigiar os infetados que tenham alta hospitalar.


19h40 - Alerta preocupante sobre danos cerebrais severos

Alguns médicos do Reino Unido mostram-se preocupados com os efeitos neurológicos da covid-19 em pessoas que apresentam sintomas leves da doença. Há quem apelide a situação de "epidemia oculta". É que, apesar de doença pulmonar ligeira, alguns casos revelam doenças neurológicas graves, tal como a Adem, que tem algumas semelhanças com a esclerose múltipla.

As situações foram registadas no Reino Unido e publicadas, esta quarta-feira, na revista Brain, na qual estão descritas as complicações cerebrais de mais de 40 doentes. São relatados casos de inflamação e delírio cerebral, danos nos nervos e ainda casos de derrames, sendo que, em certos casos, o problema neurológico foi mesmo o primeiro e principal sintoma do novo coronavírus.

19h30 - Finlândia reabre fronteiras a 17 Estados europeus, Portugal excluído da lista

A Finlândia anunciou hoje a reabertura de fronteiras para turismo a 17 Estados europeus com baixas taxas de infeção por covid-19, excluindo dessa lista países como Portugal, Espanha, França ou Luxemburgo.

A medida entra em vigor em 13 de julho, altura em que serão levantadas as restrições para Estados europeus com uma taxa de infeção por covid-19, nos últimos 14 dias, de menos de oito por 100 mil habitantes, revelou o Governo finlandês em comunicado, citado pela agência AFP.

18h57 - United Airlines pode dispensar até 36 mil funcionários

A companhia aérea norte-americana United Airlines, duramente atingida pela crise devido à pandemia de covid-19, advertiu hoje que pode dispensar até 36 mil funcionários em outubro, mais de um terço do total.

"Após meses de reduções de custos agressivas e aumentos significativos de capital, tivemos que discutir hoje com os funcionários um assunto que sempre considerámos como um último recurso: despedimentos", escreveu a empresa num documento citado pela AFP.

"Apesar de a procura no transporte aéreo ter aumentado ligeiramente desde abril, a nossa atividade pode vir a registar em julho uma queda de 75% em relação ao ano passado e prevemos que essa descida seja de 65% em agosto", segundo a empresa.

A United Airlines considera que, tendo em conta o recente aumento de casos de covid-19 (nos Estados Unidos), é "cada vez mais provável que a procura de bilhetes só regresse ao normal quando houver um tratamento ou uma vacina que estejam largamente disponíveis".

"A realidade é que a United não pode simplesmente continuar com o número atual de trabalhadores após 01 de outubro, num ambiente em que a procura é tão reduzida", refere ainda.

18h42 - Reino Unido registou 126 mortes, supera 44.500 no total

O Reino Unido registou 126 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 44.517 desde o início da pandemia, de acordo com o balanço diário de hoje do Ministério da Saúde.

Foram também identificados mais 630 pessoas infetadas desde o dia interior, elevando o número total de casos de contágio confirmados para 44.517.

18h27 - Brasileiros nada surpreendidos com infeção de Bolsonaro

No Brasil, 24 horas depois do Presidente Jair Bolsonaro ter anunciado que está com Covid-19, a notícia não deixou ninguém surpreendido.

A postura em público de Bolsonaro, durante os últimos meses, só podia ter esta consequência.

18h15 - Estado de calamidade mantém-se nas 19 freguesias de Lisboa

No final de uma reunião em Sintra, António Costa disse não antecipar “que haja condições para avançarmos no sentido de diminuir o grau de classificação do estado de exceção”.

“A boa notícia é que, para já, nada indica que tenhamos que elevar o nível de alerta”, acrescentou o primeiro-ministro.

Sobre a situação epidemiológica das 19 freguesias de Lisboa que desde 1 de julho se encontram neste estado de exceção, António Costa disse que “os números indicam que há uma tendência de estabilização”.

"Não podemos desarmar, pelo contrário, é preciso incentivar e ver o que podemos fazer mais em cada um dos concelhos", afirmou o primeiro-ministro.

18h00 - “Os últimos dados sobre o número de casos ativos em Sintra são animadores”

No final de uma reunião com António Costa onde se avaliou a situação epidemiológica de Sintra, o presidente da Câmara Municipal, Basílio Horta, anunciou que os “os últimos dados sobre o número de casos ativos em Sintra são animadores” e que esta é uma tendência “para manter”.

“Estamos a caminhar sobre gelo muito fino mas tudo vamos fazer para combater esta pandemia”, disse o presidente da Câmara de Sintra.

Sintra tem 2850 casos de Covid-19 e é, depois de Lisboa, o segundo concelho com mais casos. Das 11 freguesias, seis mantêm-se em situação de calamidade.

17h30 - EUA ultrapassaram a fasquia dos três milhões de pessoas contaminadas

Os Estados Unidos ultrapassaram hoje a fasquia dos três milhões de contágios com o novo coronavírus, menos de um mês depois de ultrapassar a dos dois milhões, segundo as contas da Universidade de Johns Hopkins.

"Neste momento, testámos mais de 39 milhões de americanos. Entre eles, mais de três milhões estavam positivos e mais de 1,3 milhões recuperaram", disse o vice-Presidente dos EUA, Mike Pence, para justificar o número elevado de casos.

No total, os EUA registam 3.009.611 casos desde o início da pandemia, incluindo 131.521 mortes, de acordo com os dados da Universidade de Johns Hopkins.

Os Estados Unidos continuam com números de pandemia de covid-19 que as autoridades sanitárias consideram preocupantes, mas a Casa Branca tem atribuído os números das estatísticas ao elevado número de testes, assegurando que o seu Governo está a controlar a situação.

Hoje, Mike Pence, que usava uma máscara de proteção ao participar numa conferência de imprensa, disse que as zonas de maior preocupação se encontram no sul do país (Arizona, Florida e Texas), mas que a percentagem de pessoas que testam positivo está a estabilizar.

17h20 - Trump ameaça cortar fundos federais caso escolas não reabram no outono

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou hoje cortar fundos federais caso as escolas no país não reabram no outono, criticando ainda as orientações dos especialistas governamentais de saúde pública sobre a reabertura das instituições de ensino.

Numa mensagem publicada na rede social Twitter, Trump argumentou que vários países, como a Alemanha, Dinamarca e Noruega, reabriram as escolas “sem problemas”.

Também reiterou o argumento que os democratas querem manter as escolas encerradas por motivos políticos e não por causa dos riscos associados ao novo coronavírus.

“Os democratas pensam que poderá ser mau para eles politicamente se as escolas abrirem antes das eleições [presidenciais e gerais] de novembro", afirmou Trump, acrescentando: “Mas é importante para as crianças e famílias. Pode-se cortar o financiamento se não abrirem!”.

O chefe de Estado norte-americano não pormenorizou quais os fundos federais que poderá eventualmente cortar, nem qual é a legislação lhe atribui tal poder.

Estes comentários surgem um dia depois da administração Trump ter tentado pressionar as autoridades estaduais e locais a avançarem com a reabertura de escolas e de universidade no outono.

Numa mesa-redonda realizada na terça-feira na Casa Branca, em Washington, as autoridades governamentais das áreas da saúde e da educação argumentaram que manter os alunos fora das salas de aula durante o semestre do outono iria trazer maiores riscos à saúde pública do que qualquer outro risco associado ao novo coronavírus.

17h12 - Partidos criticam fim das reuniões no Infarmed

O Presidente da República anunciou esta quarta-feira que as sessões com especialistas e políticos no Infarmed terminaram, pelo menos para já. Esta decisão foi fortemente criticada por vários partidos.


17h07 - Reino Unido registou 126 mortes, supera 44.500 no total

O Reino Unido registou 126 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 44.517 desde o início da pandemia, de acordo com o balanço diário de hoje do Ministério da Saúde.

Foram também identificados mais 630 pessoas infetadas desde o dia interior, elevando o número total de casos de contágio confirmados para 44.517.

Na terça-feira tinham sido contabilizadas mais 155 mortes e 581 novos infetados relativamente à véspera no balanço diário do governo, que apenas tem em conta os casos confirmados por teste.

17h00 - Espanha regista quatro mortes e novos casos mais do que duplicam

Espanha registou quatro mortes nas últimas 24 horas com a covid-19 e 257 novos casos de pessoas infetadas, um aumento significativo em relação aos 124 de terça-feira, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

O relatório divulgado hoje com a atualização da situação epidemiológica no país atualizou para 28.396 o número total de óbitos com a pandemia, mais quatro do que terça-feira, havendo nove pessoas que faleceram na última semana.

Por outro lado, o total de pessoas infetadas desde o início da doença é de 252.513, dos quais 257 diagnosticados nas últimas 24 horas, um número que mais do que duplica o de terça-feira e que tem a ver com os surtos que apareceram nos últimos dias em várias comunidades autónomas.

16h50 - Von der Leyen pede que não se negligencie orçamento plurianual da UE

Com a Europa a enfrentar os graves impactos económicos da pandemia, união é a palavra chave proferida por Ursula von der Leyen.

A presidente da Comissão Europeia apelou também a um compromisso rápido em torno do Fundo de Recuperação, mas também de um orçamento ambicioso para 2021-2027, afirmando que o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) não pode ser negligenciado.

"Não negligenciem o Quadro Financeiro Plurianual, o nosso orçamento para sete anos, à custa do 'Próxima Geração UE' (o Fundo de Recuperação proposto pela Comissão). Ambos são importantes. O 'Próxima Geração UE' é para uma crise grave, mas o QFP é para ficar. É o nosso instrumento mais importante para implementar os nossos objetivos de longo prazo", declarou Ursula von der Leyen, num debate no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

16h30 - Centros de saúde do Norte com mais 118 mil consultas em junho face a 2019

Os centros de saúde do Norte realizaram, em junho, mais 118 mil consultas do que em 2019, na sua grande maioria por telefone ou videoconferência devido à covid-19, disse à Lusa o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS).

O aumento das consultas efetuadas deveu-se “essencialmente” ao facto de estas serem feitas sem a presença dos utentes e com recurso às tecnologias e com a retoma dos rastreios, até agora suspensos, afirmou Carlos Nunes.

Nos meses de março e abril, por força da pandemia, a atividade assistencial diminuiu “bastante”, estimando-se uma redução de cerca de 30%, sublinhou, havendo, a partir de então, uma retoma da mesma que tem vindo a “surpreender”.

16h13 - Transmissão é maior em ambientes fechados, pouco arejados e sem luz natural

A DGS afirmou a certeza de que a "transmissão" do vírus é maior "em ambientes fechados, pouco arejados, com uma determinada taxa de humidade e sem luz natural".

Quanto mais confinado for o espaço, maior a probabilidade de transmissão da doença. "Sabemos que muitos dos surtos têm origem em ambientes fechados", disse Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

16h10 - Portugal é o país que "mais deteta doentes assintomáticos"

Graça Freitas começa por afirmar que ainda existem incertezas em muitas áreas. "Todos admitimos e sabemos que as pessoas assintomáticas podem transmitir a doença e que exatamente porque são assintomáticas, constituem um risco acrescido" de transmissão porque não sabem que está infetadas. Dito isto, "não sabemos extamente o grau com que os assintomáticos propagam a doença", afirmou Graça Freitas.

A DGS acrescentou que Portugal é o país que "mais deteta doentes assintomáticos" de acordo com um estudo recente. Isto porque Portugal está a realizar "muitos testes".

16h03 - Futebol e a possibilidade de o FC Porto ser campeão

Questionado sobre essa possibilidade, a DGS volta a recomendar que as pessoas evitem ajuntamentos e reforça a ideia de utilização de máscaras. Graça Freitas recordou que noutros países houve focos de contaminação em momentos de celebrações.

16h02 - Surto no Hospital de São José

DGS confirma que foi "detetado um foco" no Hospital de São José, em Lisboa.

"Neste momento estão a ser feitos testes e sabemos já que foram retirados os doentes das áreas consideradas infetadas. Todos os profissionais de saúde e doentes vão fazer testes", revelou Graça Freitas.


15h56 - DGS coloca de parte cerca sanitária em Reguengos de Monsaraz

"Neste momento a questão das cercads sanitárias têm um contexto diferente daquele como se começou a falar no início.", disse Graça Freitas.

Inicialmente foram encaradas "como noutros séculos, isolando grandes áreas". À medida que a epidemia foi evoluindo, o que se tem feito são atuações "muito mais cirúrgicas", mais viradas para o "nível micro". Para uma cerca mas alargada têm que estar reunidas determinadas "circunstâncias, que não é o caso neste momento em nenhuma das regiões de Portugal". Ou seja, Graça Freitas coloca de parte a possibilidade neste momento de cerca sanitária em Reguengos de Monsaraz.

15h55 - Pesquisa sobre a transmissão nos transportes "carece de outros estudos"

Sobre o estudo realizado sobre as as linhas de comboio na região de Lisboa e o número de casos, Graça Freitas diz que "carece de outros estudos". O estudo indicava que não havia relação entre os casos de pessoas infetadas e os trasnportes públicos.

O estudo foi apenas referente a "linhas de comboio", sublinha a diretora da DGS.

15h54 - É preciso saber a "dimensão" da transmissão aérea, diz Graça Freitas

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, diz que sobre a hipótese de transmissão aérea, a OMS "não rejeita essa hipótese". É preciso saber a "dimensão dessa transmissão aérea", sublinha Graça Freitas.


15h50 - “Está tudo a funcionar na normalidade”, diz Jamila Madeira sobre o acesso a medicamentos

Questionada sobre a notícia de que alguns doentes, nomeadamente com artrite reumatoide, estarão com dificuldades em levantar medicamentos, a secretária de Estado da Saúde anunciou que o centro hospitalar Lisboa Norte, em particular, já emitiu um desmentido relativamente a essa inacessibilidade.

“Está tudo a funcionar na normalidade e todos os canais estão a ser estabelecidos”, garantiu Jamila Madeira.

Relativamente aos dados por concelho que ainda não estão disponíveis no boletim, a secretária de Estado anunciou que o “problema está a ser ajustado”.

15h40 - Lisboa e Vale do Tejo com 74% dos novos casos

No início da conferência de imprensa, Jamila Madeira, secretária de Estado adjunta e da Saúde, anunciou que 74 por cento dos novos casos registados em Portugal são em Lisboa e Vale do Tejo.

A taxa de letalilidade global é agora de 3,6 por cento.

15h20 - Viajantes oriundos de Portugal poderão ter que fazer teste na Bélgica

A Bélgica "desaconselha fortemente" viagens a Portugal. Portugal foi colocado na lista laranja de países, o que significa que os viajantes que cheguem ao país provenientes de Portugal poderão ter de ser testados à covid-19 ou cumprir um período de quarentena por virem de um "país de risco", segundo informação do Ministério dos Negócios Estrangeiros belga.

Em vigor a partir de hoje, a mais recente atualização da lista oficial belga, em estilo de semáforo, inclui Portugal - juntamente com Espanha, Grécia, Chipre, Dinamarca, Reino Unido e Islândia -- no grupo laranja: países para os quais as viagens são autorizadas, mas as pessoas serão sujeitas a teste, terão de cumprir um período de quarentena ou outra medida a adotar pelas autoridades belgas.

As viagens não essenciais estão proibidas para os países do grupo vermelho: Finlândia, Irlanda, Malta e Noruega.

A lista, sujeita a revisões, dá luz verde (viagens sem restrições) à Alemanha, Áustria, França, Hungria, Itália, Luxemburgo, Letónia, Croácia, Holanda, Polónia, Roménia, Eslováquia, Suécia, Liechtenstein, Lituânia, Estónia, Bulgária, República Checa, Eslovénia e Suíça.

15h12 - Estudo afasta ligação entre comboios e novos casos na região de Lisboa

Um estudo apresentado hoje no Infarmed parece afastar uma ligação determinante entre o transporte ferroviário e os novos casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, afirmou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no final da décima reunião entre especialistas e políticos sobre a evolução da covid-19 em Portugal, no Infarmed, em Lisboa.

"Foi apresentado um estudo que parece demonstrar que não há ligação entre o transporte ferroviário, isto é, por comboio, as linhas no quadro desta região, e o surto pandémico. É um dado novo que não era conhecido, mas que foi estudado de forma quantificada", afirmou.

O chefe de Estado referiu que "a região de Lisboa e Vale do Tejo mereceu uma atenção particular" nesta sessão e, no retrato dessa situação, foi assinalado "o peso que veio a ganhar ao longo das últimas semanas" a população que tem entre 20 e 30 anos.

Segundo Presidente da República, os especialistas consideram "que a coabitação é o fator mais importante em termos de explicação causal dos surtos surgidos, logo seguida da convivência social, que tem vindo a ganhar importância".

No que respeita ao transporte ferroviário, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que o estudo apresentado mostra que "linhas que à partida se consideraria de risco maior" para a propagação da doença representam afinal um risco "escassíssimo" e não constituem "um fator causal determinante ou decisivo".

15h05 - Costa defende que países da União Europeia devem sair da crise "todos juntos"

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, deixou hoje um aviso aos parceiros europeus sobre o caminho a seguir na recuperação da pandemia de covid-19, frisando que a única via é uma "resposta global".

"Ninguém da Europa sairá desta crise se não sairmos todos em conjunto. Muitos dizem que se trata de discutir a solidariedade, mas não. É algo puramente racional: todos vivemos e dependemos do mercado interno, que interessa a todos, desde os mais aos menos atingidos. Ou saímos todos juntos ou perecemos todos juntos", sublinhou o primeiro ministro português.

Numa mensagem de vídeo enviada à cimeira global da OIT (Organização Internacional do Trabalho) dedicada ao tema "Covid-19 e o mundo do trabalho", o primeiro-ministro reforçou a importância de ter uma União Europeia (UE) "forte" e capaz de percorrer este caminho.

"Sabemos bem que não é uma missão que cada um possa travar isoladamente, assim como nenhum país o pode fazer isoladamente nesta economia global. É por isso que a reposta tem de ser global, e aí a palavra da OIT é fundamental. Este não é o tempo de romper com as organizações multilaterais, é o tempo de as reforçar, de reforçar a capacidade de coordenação e de resposta económica. Mais do que nunca precisamos de uma UE forte", vincou António Costa.

O líder do executivo considerou que deve ser seguido o exemplo da Comissão Europeia, que através do programa extraordinário de recuperação económica permitirá "legar nas gerações futuras uma Europa reconstruída, recuperada e que seja de novo o motor de uma economia global".

"É por isso que os países se devem unir e trabalhar em conjunto para encontrar soluções justas, tendo sempre presente que o nosso futuro coletivo só se fará com maior igualdade laboral e mais direitos, uma proteção social robusta e mais alargada, e com um olhar diferente para as potencialidades dos diferentes países", acrescentou.

Assumindo que esta crise tem "contornos inéditos", António Costa salientou o caminho feito por Portugal na resposta à pandemia, exaltando os méritos do estado social.

"A crise pandémica tornou inquestionável o valor do estado social. Foi graças ao estado social que conseguimos ter um SNS robusto, capaz de responder às necessidades dos portugueses, foi graças a este estado social que tivemos uma Segurança Social, reformulada nos últimos anos na sua sustentabilidade, capaz de responder prontamente às necessidades de proteção do emprego, do rendimento das famílias e dos trabalhadores, e foi também o estado social que permitiu uma escola pública, que mesmo impedida de funcionar presencialmente, foi capaz de se reinventar em novas formas de trabalho à distância, mas que nunca largou os seus alunos", recordou o chefe de governo.

14h40 - Portugal com mais dois mortos, 443 casos confirmados de infeção e 269 recuperados

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, Portugal regista mais 443 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e mais dois mortos. Há a ainda mais 269 recuperados.

O país tem agora um total de 44.859 casos de infeção, 1.631 óbitos e 29.714 recuperados.

Estão internadas 512 pessoas, das quais 74 em unidades de cuidados intensivos.

14h35 - Governo britânico dá descontos em refeições fora para estimular economia

O ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, anunciou hoje um corte temporário do IVA nos setores da restauração e turismo, de 20% para 5%, e um esquema de descontos para incentivar as pessoas a comer fora.

Sunak disse que o Governo vai oferecer um desconto de 50% em refeições em cafés, restaurantes e pubs em todo o Reino Unido, de segunda a quarta-feira, durante o mês de agosto de 2020 até 10 libras (11 euros) por pessoa.

“Este momento é único, temos de ser criativos: para levar os clientes de novo aos restaurantes, cafés e bares [pubs], e proteger os 1,8 milhões de pessoas que trabalham neles”, justificou, durante a apresentação no parlamento de um conjunto de medidas para estimular a recuperação económica pós-pandemia Covid-19.

Os estabelecimentos que se registem no esquema, intitulado “Coma fora para ajudar” [Eat Out to Help Out], serão reembolsados no espaço de cinco dias úteis, garantiu o ministro.

O governo também vai reduzir o IVA de 20% para 5% nos setores da restauração, turismo e entretenimento, incluindo cinemas, jardins zoológicos, nos próximos seis meses, até 12 de janeiro.

14h20 - Merkel insiste no reforço da coesão e solidariedade

A chanceler alemã propugnou esta quarta-feira, em Bruxelas, que a Europa só sairá mais forte da crise pandémica se reforçar a coesão e solidariedade, apelando ainda ao sentido de compromisso dos 27 no sentido de um rápido acordo sobre o plano de recuperação.

Durante um debate no Parlamento Europeu sobre as prioridades da presidência semestral alemã do Conselho da União Europeia, Angela Merkel reiterou que "a Europa enfrenta o maior desafio da sua história" e defendeu que "uma situação extraordinária, sem precedentes na história da UE", exige uma resposta extraordinária.

A chanceler disse esperar que ainda em julho os 27 cheguem a acordo sobre as propostas de um Fundo de Recuperação e do orçamento plurianual para 2021-2027.

"A Europa só superará com êxito a crise se conseguir ultrapassar as suas diferenças e identificar soluções comuns. A Europa sairá da crise mais forte do que nunca se reforçarmos a coesão e a solidariedade. Ninguém vai ultrapassar a crise sozinho, estamos todos vulneráveis", vincou Merkel.

"A solidariedade europeia não é apenas um gesto humanitário, é um investimento sustentado", concluiu.

14h02 - Irão ultrapassa a marca dos 12 mil mortos

As autoridades do Irão revelaram esta quarta-feira que o país ultrapassou a barreira dos 12 mil mortos por Covid-19 e admitiram voltar a implementar medidas de restrição na capital, Teerão.

A República islâmica, que confirmou oficialmente os seus primeiros casos da covid-19 em fevereiro, é o país mais atingido pela pandemia no Médio Oriente. Debate-se há várias semanas com um aumento dos casos confirmados e das mortes.

O Ministério iraniano da Saúde anunciou hoje 153 novos óbitos, elevando o balanço para um total de 12.084 mortos.

Anunciou igualmente que 2691 pessoas testaram positivo ao coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para um total de 248.379 os casos oficialmente confirmados no Irão.

Nove das 31 províncias iranianas estão classificadas como "vermelhas", a categoria mais elevada na escala de risco do coronavírus no país.

13h43 - Açores sem registo de novos casos desde sábado

Os Açores encontram-se desde sábado sem registo de novos infetados e as análises realizadas nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de Covid-19.

De acordo com a Autoridade de Saúde Regional, "as 842 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de Covid-19".

A Região mantém um total de 154 casos de infeção pelo SARS-CoV-2, verificando-se atualmente seis casos positivos ativos: quatro na Ilha de São Miguel, um na Terceira e um nas Flores.

13h30 - Mais de 11,8 milhões de infetados no mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 544.311 pessoas e infetou mais de 11,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da da agência France Presse, a partir de dados oficiais.

Até às 11h00 de Lisboa, morreram pelo menos 544.311 pessoas e há mais de 11.853.530 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 6.266.100 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que registaram no início de fevereiro a primeira morte associada ao coronavírus, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 131.480 e 2.996.098 casos, respetivamente. Pelo menos 936.476 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 66.741 mortes para 1.668.589 casos, Reino Unido, com 44.391 mortes para 286.349 casos, Itália, com 34.899 mortes para 241.956 caso, e México, com 32.014 mortos para 268.008 casos.

A China - sem as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau - contou oficialmente um total de 83.572 casos (sete novos entre terça-feira e hoje), incluindo 4634 mortes (nenhuma nova) e 78.548 curados.

A Europa totalizou 200.524 mortes para 2.764.140 casos, Estados Unidos e Canadá 140.231 mortes (3.102.205 casos), América Latina e Caraíbas 132.750 mortes (3.036.382 casos), Ásia 39.959 mortes (1.573.249 casos), Médio Oriente 18.716 mortes (856.790 casos), África 11.996 mortes (510.323 casos) e Oceânia 135 mortes (10.443 casos).

13h03 - Encontros técnicos no Infarmed chegam ao fim

A última reunião no Infarmed entre Governo, dirigentes partidários e especialistas sobre a Covid-19 em Portugal realizou-se esta quarta-feira.

No final do encontro, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância do "contacto aberto" entre epidemiologistas e decisores políticos e contou os detalhes da mais recente conversa, que se focou em particular na região de Lisboa e Vale do Tejo.
“Terminamos hoje uma experiência de vários meses, iniciada no final de março, em pleno estado de emergência”, declarou o Presidente da República aos jornalistas. “Foi muito importante, e desde logo na primeira fase, este conjunto de sessões epidemiológicas”, pois “permitiu um contacto aberto entre especialistas e decisores políticos”.

12h44 - Termina a reunião no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fala aos jornalistas no termo da 10ª reunião técnica entre especialistas e políticos na sede do Infarmed, em Lisboa.

12h37 - África supera o meio milhão de casos com perto de 12 mil mortos

África ultrapassou esta quarta-feira o meio milhão de casos de Covid-19 e o número de mortos subiu para 11.955, mais 333 nas últimas 24 horas.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de infetados subiu para 508.086, mais 16.336 nas últimas 24 horas, enquanto que o número de recuperados é de 245.068, mais 8702.

A África Austral regista o maior número de casos (223.824) e conta 3621 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados em todo o continente, com 215.855 casos, e que passou entretanto o Egito, liderando agora também em número de vítimas mortais (3502).

O Norte de África lidera no número de mortes (4903), tendo 115.556 infeções.

A África Ocidental conta 1470 mortos em 88.120 infetados, a África Oriental regista 1155 vítimas mortais e 41.972 casos, enquanto na África Central há 806 mortos em 38.614 infeções.

12h04 - Protestos na Sérvia

Cerca de seis dezenas de pessoas ficaram feridas, entre as quais 43 polícias, em confrontos entre agentes de segurança e manifestantes ocorridos na última madrugada em Belgrado, depois do anúncio de novas restrições devido à Covid-19.

12h00 - Número de mortes em Reguengos de Monsaraz sobe para 15

A morte de um idoso de 73 anos, utente do lar de Reguengos de Monsaraz, elevou para 15 o número de óbitos relacionados com o surto de Covid-19 naquele concelho alentejano.

De acordo com um comunicado da autarquia, o homem infetado morreu na terça-feira à tarde no Hospital do Espírito Santo, onde estava internado.

Os casos ativos de Covid-19 no concelho são agora 133, dos quais 86 no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, onde teve início o surto, a 18 de junho, e 47 na comunidade.

No edifício do lar não está já nenhum idoso, depois de os infetados terem sido transferidos para o pavilhão multiusos do parque de feiras e exposições. Aqueles que não estão infetados encontram-se em casa de familiares ou noutras instalações de apoio.

O lar vai ser alvo de uma descontaminação geral nas próximas horas.

11h59 - Máscara passa a ser obrigatória na Catalunha

A utilização de máscara passa a ser obrigatória, a partir de quinta-feira, na região da Catalunha, em todo o momento e em todos os espaços, interiores e exteriores, mesmo que haja distância social.

O anúncio partiu do presidente da comunidade autónoma, Quim Torra, numa altura em que as autoridades sanitárias regionais e nacionais estão preocupadas com vários surtos da pandemia.

A conselheira regional da Saúde da Catalunha, Alba Vergés, havia formulado esta proposta na terça-feira, para combater a redução do uso de máscaras de parte da população e evitar a propagação da Covid-19, a doença causada pelo SARS-CoV-2.

11h50 - Autarca de Paços de Ferreira infetado pelo coronavírus

São cinco os casos de infeção pelo SARS-CoV-2 que determinaram o encerramento da Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Entre os infetados está o presidente da autarquia, Humberto Leão de Brito.

11h09 - Recomeço da NBA ameaçado em caso de "disseminação significativa"

A Liga norte-americana de basquetebol, a retomar a 30 de julho na Disney World, pode estar ameaçada no caso de uma "disseminação significativa" da Covid-19 entre jogadores, alerta o comissário da NBA Adam Silver.

"É certo que se tivermos uma disseminação significativa nas instalações, teremos que parar novamente", declarou o responsável à revista Fortune.

O que seria "preocupante", de acordo com o comissário da NBA, era ver jogadores com testes positivos após "colocados em quarentena".

"Tal significaria que existia uma falha na nossa bolha previsivelmente segura no complexo da Disney World", afirmou Adam Silver, aludindo ao local onde as 22 equipas vão disputar o acesso aos play-offs.

10h41 - O impacto da pandemia nas doenças cardiovasculares

Estima-se que 25 por cento dos AVC ocorrem em pessoas jovens, sendo que, por ano, 15 milhões de pessoas no mundo sofrem um acidente vascular cerebral e, destas, seis milhões não sobrevivem.
O Bom Dia Portugal falou com o cardiologista Eduardo Infante de Oliveira, que explicou porquê e abordou também os problemas suscitados pelo receio, entre doentes de cardiologia, da procura de unidades hospitalares durante a pandemia da Covid-19.

10h34 - Câmara de Paços de Ferreira fecha portas

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira anunciou que foram detetados mais quatro casos de Covid-19 entre colaboradores da autarquia, o que levou a autoridade de saúde a encerrar ao público os Paços do Concelho.

Os quatro infetados com o novo coronavírus resultam dos testes realizados na terça-feira a todos os funcionários, depois de ter sido conhecido um caso positivo num colaborador do município do distrito do Porto.

"A partir desta quarta-feira feira, dia 8 de julho, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira estará encerrada ao público", informa a autarquia em comunicado.

Há agora cinco casos confirmados de Covid-19 na autarquia, que acrescenta que são esperados para as próximas horas mais resultados de testes.

10h17 - Guarda promove animação de verão ao ar livre

O município da Guarda vai promover um programa de animação de verão, de sexta-feira até 4 de outubro, que inclui atividades itinerantes e ao ar livre em diversos locais da cidade.

A iniciativa "Isto (não) é um festival!" integra um programa de animação urbana multidisciplinar e terá o espaço público como palco principal, bem como varandas e jardins, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde no contexto da pandemia do SARS-CoV-2.

De acordo com a Câmara Municipal da Guarda, o programa é "bastante eclético" e inclui teatro, música, cinema, arte pública e animação de rua.

10h13 - China restringe importações de carne

O Governo de Pequim decidiu suspender as importações de carne de várias empresas, face a surtos de Covid-19 registados entre funcionários de matadouros em diferentes países. A medida não afeta, por enquanto, Portugal.

Desde meados de junho, Pequim suspendeu as importações de carne de porco, aves e bovina oriunda de matadouros de 14 países, incluindo o Brasil, Estados Unidos ou Alemanha.

10h10 - Primeiro-ministro francês descarta novo confinamento total

O novo primeiro-ministro francês, Jean Castex, descartou a ideia de um novo confinamento total do país, no caso de uma segunda vaga da epidemia do novo coronavírus. Isto, nas suas palavras, para preservar a economia. A preferência irá para medidas "direcionadas".

"Não faremos um eventual novo confinamento como fizemos em março", adiantou Castex em entrevista ao canal BFM TV.

"O confinamento total tem consequências terríveis, humanas e económicas. Portanto, teremos de direcionar", insistiu.

"Não suportaríamos economicamente e socialmente um confinamento total e generalizado como o que já vivemos".

9h52 - Santa Clara. A única freguesia lisboeta em confinamento obrigatório

A pequena freguesia de Santa Clara é a única, em Lisboa, em conjunto com muitas outras nos concelhos limítrofes, a receber ordem de confinamento devido a vários surtos de Covid-19.

É nesta freguesia de com pouco mais de três quilómetros quadrados que vivem 22.500 pessoas, onde os prédios de classe média alta, contrastam com habitações degradadas e bairros sociais.

A repórter Arlinda Brandão percorreu as ruas da freguesia de Santa Clara, a única da capital onde a população está obrigada ao dever cívico de confinamento.
Faz hoje uma semana que o país ficou a andar a duas velocidades, com estas 19 freguesia da Área Metropolitana de Lisboa sujeitas a regras mais apertadas. Uma situação que se mantém por agora e que só será revista na próxima semana.

9h12 - Jovens identificados em Cabo Verde por violarem regras sanitárias

A Inspeção-Geral das Atividades Económicas de Cabo Verde anuncia ter identificado 60 jovens em bares a funcionar ilegalmente no fim de semana. Foram encerrados 30 estabelecimentos comerciais, por incumprimento das regras sanitárias de resposta à Covid-19.

A IGAE refere, em comunicado, que os encerramentos resultaram de operação conjuntas de fiscalização, mobilizando a Proteção Civil, a Polícia Nacional e as Forças Armadas em todo o país, "cujo foco é garantir o cumprimento das normas sanitárias e das restrições impostas na lei".

Foram encerrados 30 estabelecimentos por "incumprimento grave das normas sanitárias", designadamente "distanciamento, sobrelotação, incumprimento de horário de funcionamento", entre outras.

Incumprimentos que colocavam "em sério risco de contaminação os consumidores e população em geral".

8h53 - Médicos solidários com diretora do ACES Alentejo Central

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul solidariza-se com a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central, que se demitiu, e sustenta que esta saída decorre de "medidas arbitrárias" por parte da Administração Regional de Saúde.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a estrutura sindical escreve que a saída dos responsáveis pelo ACES Alentejo surgiu na sequência de "medidas arbitrárias tomadas pela ARS do Alentejo relativamente ao surto de Covid-19 numa Estrutura Residencial para Idosos de Reguengos de Monsaraz" e sublinha a "dignidade e coragem" da decisão.

"Desde logo o SMZ releva a dignidade e a coragem da tomada de posição dos responsáveis do ACES Alentejo Central, ao assumirem a sua recusa em pactuar com os métodos ilegítimos utilizados pela ARS do Alentejo, que constitui um exemplo fortemente contrastante com a prática a que as administrações politicamente nomeadas nos têm habituado", prossegue o comunicado.

O SMZ acrescenta que "esta atitude vem confirmar as denúncias do SMZS quanto à ilicitude da mobilização forçada de médicos para trabalhar numa instituição e concelho diferentes daqueles em que estão colocados e contratados e confirma a gestão casuística e sem critério dos recursos humanos disponíveis em tempo de pandemia".

"É tempo de acabar com a desorganização e com os tiques de autoritarismo que julgávamos já não ter lugar na Saúde", remata.

8h41 - Gasolineiras na Área Metropolitana de Lisboa abertas até às 22h00

Os postos de combustíveis na Área Metropolitana de Lisboa podem funcionar normalmente até às 22h00, caso o horário o permita, e a partir dessa hora exclusivamente para venda de combustíveis e abastecimento de veículos.

Nos termos de um despacho ontem publicado em suplemento em Diário da República, os postos de abastecimento de combustíveis e os estabelecimentos de comércio a retalho situados nas áreas de serviço podem, sempre que o respetivo horário de funcionamento o permita, encerrar às 22h00, quando anteriormente essa proibição era até às 20h00.

"O disposto não prejudica a proibição de venda de bebidas alcoólicas nas áreas de serviço ou nos postos de abastecimento de combustíveis localizados na Área Metropolitana de Lisboa", refere o despacho.

8h38 - México com 850 mortos e mais 6258 infetados

O México registou 895 mortos e 6258 infetados nas últimas 24 horas, informaram as autoridades do país.

O total de óbitos desde o início da pandemia subiu para 32.014 e o de contágios para 268.008.

A Cidade do México é a cidade com o maior número de casos acumulados com 53.423 desde o início da pandemia, seguida pelo Estado do México com 39.108, de acordo com dados divulgados pelas autoridades sanitárias.

As autoridades de saúde mexicanas indicaram que foram recuperados 163.646 pacientes desde 28 de fevereiro

A taxa de ocupação hospitalar para pacientes com Covid-19 é de 45 por cento no país, o que equivale a 13.249 das 29.711 camas que foram disponibilizadas, enquanto 3740 das 9956 camas preparadas para cuidados intensivos estão ocupadas.

8h21 - Alemanha liberta dados

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 297 para um total de 197.341, acumulado desde o início da pandemia.

Ainda segundo os números do Instituto Robert Koch, o número de casos mortais de Covid-19 em território alemão subiu em 12. Há agora registo de 9036 óbitos.

8h03 - Pequim sem novos casos pelo segundo dia consecutivo

Pequim não registou nenhum novo caso da Covid-19 nas últimas 24 horas, pelo segundo dia consecutivo, indicaram as autoridades chinesas.

É a segunda vez que Pequim não regista qualquer caso, desde o início de junho, quando um surto foi detetado num mercado abastecedor no sul da capital chinesa.

Segundo a Comissão Nacional de Saúde da China, no resto do país foram diagnosticados sete novos casos, todos em viajantes oriundos do exterior.

As autoridades de saúde detalharam ainda que, até às 17h00 de segunda-feira em Lisboa, 20 pacientes tiveram alta, fixando o número total de casos ativos no país asiático em 390, seis dos quais se encontram em estado grave.

A Comissão Nacional de Saúde não anunciou novas mortes por Covid-19.

7h46 - América Latina e Caraíbas ultrapassam os três milhões de casos

Mais de três milhões de casos de Covid-19 foram identificados na América Latina e nas Caraíbas desde o início da pandemia, mais de metade no Brasil, onde o novo coronavírus já matou mais de 66 mil pessoas.

De acordo com um balanço da agência France Presse, feito na terça-feira com base em dados de fontes oficiais, um total de 3.023.813 casos de infeção e 139.999 mortes foram registados naquela região, atual foco mundial da epidemia.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 539 mil mortos e infetou mais de 11,69 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (130.813) e mais casos de infeção confirmados (mais de 2,96 milhões).

Seguem-se Brasil (66.741 mortes, quase 1,67 milhões de casos), Reino Unido (44.391 mortos, mais de 286 mil casos), Itália (34.899 mortos e quase 242 mil casos), México (31.119 mortos, mais de 261 mil casos), França (29.936 mortos, mais de 206 mil casos) e Espanha (28.392 mortos, mais de 252 mil casos).

A Índia, que contabiliza 20.159 mortos, é o terceiro país do mundo em número de infetados, depois dos EUA e do Brasil, com mais de 719 mil, seguindo-se a Rússia, com mais de 693 mil casos e 10.478 mortos.

Em África, há 11.698 mortos confirmados em mais de 495 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.  

7h37 - EUA registam 1114 mortes e mais de 60 mil infetados em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 60.209 infetados e 1114 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.
O país contabiliza 130.248 óbitos e 2.991.351 casos confirmados desde o início da pandemia, segundo o balanço realizado à 1h00 desta quarta-feira em Lisboa.

Os Estados Unidos são o país no mundo com mais mortos e mais casos de infeção confirmados.

O número de casos diários excedeu os 60 mil como resultado do surto de infeções nos Estados do sul e oeste, como Florida, Texas, Califórnia, Arizona, Geórgia.

Contudo, Nova Iorque continua a ser o Estado mais fortemente afetado pelo coronavírus nos Estados Unidos, com 398.237 casos confirmados e 32.240 mortes, um número apenas inferior ao do Brasil, Reino Unido e Itália.

Segue-se Nova Jérsia, com 15.281 mortos, Massachusetts, com 8213, e Illinois, com 7063.

Em termos de infeções, a Califórnia está atrás apenas de Nova Iorque com 282.258, a Florida em terceiro com 213.773 e o Texas em quarto com 213.767.

6h46 - Ponto de situação

As mais altas figuras do Estado reúnem-se hoje com médicos e especialistas para um ponto de situação sobre a Covid-19 em Portugal.

O encontro acontece, uma vez mais, na sede do Infarmed, em Lisboa, e o início está previsto para as 10h00.

Esta é a 10ª reunião técnica desde que a pandemia de Covid-19 começou a afetar Portugal. Vão estar presentes o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, os partidos com assento parlamentar e os parceiros sociais.

Esta quarta-feira voltará a ser analisada a situação na Área Metropolitana de Lisboa, onde tem surgido a maioria dos novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

A situação de calamidade pública em 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa vigora até à próxima quarta-feira, dia 14 de julho. Situação que terá de ser reavaliada.
Vila Nova de Gaia
Cinco crianças testaram positivo para o novo coronavírus no Hospital de Vila Nova de Gaia.
Desconhece-se, por agora, se há relação entre os cinco menores. Nenhum destes está hospitalizado.

Já em Paços de Ferreira há registo de dez casos.

Um funcionário da Câmara Municipal, com ligações aos casos que já tinham sido identificados nos últimos dias, acusou positivo. Por isso, a autarquia decidiu proceder à despistagem de todos os colaboradores que prestam serviço no edifício sede.Até dia 2 de julho, haviam sido registados 3030 casos de infeção pelos SARS-CoV-2 em menores de 19 anos.



Mesmo assim, os paços do concelho permanecem em funcionamento.

No passado fim da semana passada surgiram dois focos: um na escola básica e outro numa empresa de lacagem de móveis, na freguesia de Eiriz.

Em Cinfães, morreram duas idosas. Tinham 90 e 95 anos e estavam internadas no Hospital de Viseu. Eram utentes do lar da Santa Casa e tinham vários problemas de saúde.

No total, em Cinfães, há registo de 124 casos, dos quais 83 estão em vigilância.

Trinta e quatro pessoas estão dadas como recuperadas.
Reguengos de Monsaraz

Em Reguengos de Monsaraz, morreram também duas idosas do lar local. Ambas estavam internadas no Hospital de Évora.

Subiu assim para 14 o número de vítimas mortais da Covid-19 naquele município alentejano.
No total, há 144 casos ativos e, nas últimas horas, houve uma nova infeção confirmada. A maioria dos casos está relacionado com o lar. Quarenta e sete estão espalhados pela comunidade.
Benavente
Na aldeia de Santo Estêvão, em Benavente, já ha 22 casos, entre os quais três crianças.

Foran testadas, até ao momento, 86 pessoas. Uma das pessoas que realizou o teste diz que houve falhas nas medidas de segurança numa empresa.
O autarca de Benavente garante que o foco está circunscrito e controlado.
Guarda
O Ministério Público está a investigar a alegada festa ilegal na Guarda onde vários alunos do Instituto Politécnico ficaram infetados.

Em causa está a averiguação dos crimes de propagação de doença contagiosa e de instigação pública a um crime.

Estão infetadas 23 pessoas, das quais 16 internadas.

A festa de aniversário decorreu em casa de um estudante e terá juntado cerca de 15 pessoas.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de segunda-feira, refere mais nove casos mortais de Covid-19 em 24 horas, além de acréscimos de 287 casos confirmados de infeção e de 279 pessoas dadas como recuperadas da doença causada pelo SARS-CoV-2.

O total de casos de infeção pelo novo coronavírus fixa-se em 44.416. Desde o início da pandemia, já morreram em no país 1629 pessoas.

Há menos duas pessoas internadas e mais duas em unidades de cuidados intensivos - encontram-se internados 511 doentes, dos quais 76 em cuidados intensivos. Já recuperaram da doença, ao todo, 29.445 pessoas.

O boletim epidemiológico continua sem patentear números atualizados de casos por concelho.
As autoridades sanitárias mantêm sob vigilância 33.134 contactos.

Desde 1 de janeiro deste ano, houve registo de 394.134 casos suspeitos. Não se confirmaram 348.410. Aguardam, atualmente, resultados de testes laboratoriais 1308 pessoas.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 539 mil mortos e infetou mais de 11,69 milhões de pessoas em 196 países e territórios, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Na tarde de terça-feira foi anunciado o diagnóstico positivo do Presidente do Brasil, país que soma 66.741 óbitos e 1.668.589 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.
Jair Bolsonaro gravou na última noite um vídeo a elogiar os efeitos da hidroxicloroquina no tratamento da sua infeção, promovendo, uma vez mais, o fármaco.

"Estou a tomar aqui a terceira dose da hidroxicloroquina. Estou a sentir-me muito bem. (...) Hoje, terça-feira, estou muito melhor do que sábado. Então, com toda a certeza, está a dar certo", disse entre risos.


O vídeo foi partilhado no Facebook, horas depois do diagnóstico de Covid-19.

"Sabemos que hoje em dia existem outros remédios que podem ajudar a combater o coronavírus, sabemos que nenhum tem a sua eficácia cientificamente comprovada, mas mais uma pessoa em que está a dar certo. Então, eu confio na hidroxicloroquina, e você?", rematou.