Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pascal Rossignol - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou mais 13 casos mortais, o número mais elevado das últimas cinco semanas. O número de casos confirmados aumentou em 418 e há mais 335 pessoas dadas como recuperadas.

Mais atualizações

23h36 - Brasil regista 1.220 mortes e 42.619 casos nas últimas 24 horas

No total, o país soma agora 69.184 mortes e 1.755.779 casos confirmados de covid-19.

23h31 - Presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, testou positivo para o novo coronavírus.

22h02 - Faro. Doente de Covid-19 vai ser julgado por violar o confinamento

22h00 - Comerciantes algarvios contestam restrições devidas à pandemia

21h30 - Liga dos Campeões será disputada em Lisboa à porta fechada

21h06 - Estados Unidos. Registaram-se 60 mil novas infeções num só dia

21h04 - Contágio acelera em Espanha

20h42 - Morreu mais um idoso do lar de Reguengos de Monsaraz

20h39 - Défice de 2020 vai ser revisto para 7% - ministro das Finanças

O ministro das Finanças disse hoje que vai rever em alta a estimativa de défice público para um valor próximo dos 7% para acomodar as alterações ao Orçamento do Estado Suplementar aprovadas pelo parlamento durante a votação na especialidade.

"Em função das medidas de alteração do Orçamento do Estado Suplementar aprovadas na Assembleia da República, algumas delas por maioria negativa (de partidos), o Governo vai rever a sua projeção para o défice deste ano para um valor próximo dos 7%", afirmou o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, em declarações à Lusa.

20h36 - Aumenta o número de crianças e jovens infetados

20h21 - País mantém-se a diversas velocidades na luta contra a pandemia###1243744###

20h20 - Concelho de Sintra. Polícia controla observância do estado de calamidade

20h16 - Doze infetados no Hospital de S. José

19h41 - Madeira mantém dois doentes ativos e identifica um caso suspeito no aeroporto

Um caso suspeito de covid-19 foi hoje identificado no Aeroporto da Madeira, indicou o Instituto de Administração da Saúde, sublinhando que a região mantém o total acumulado de 95 infeções, com 93 recuperados e apenas dois doentes ativos.

"O viajante permanece em confinamento numa residência, no concelho do Funchal. Análises laboratoriais e uma investigação epidemiológica estão em curso", refere a entidade em comunicado.

No contexto da operação de rastreio de passageiros à entrada nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, iniciada em 01 de julho, há a reportar um total cumulativo de 3.869 colheitas para teste à covid-19, realizadas até às 18:00 do dia de hoje.

"Até ao dia 08 de julho, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.552 notificações de casos suspeitos de covid-19, 1.457 das quais não se confirmaram", esclarece o IASAÚDE.

19h40 - Mais uma morte na Praia eleva para 19 total em Cabo Verde

Cabo Verde registou hoje mais uma morte associada ao novo coronavírus, na cidade da Praia, elevando para 19 o total de óbitos devido à covid-19 no país, disse fonte oficial.

A informação foi avançada na habitual conferência de imprensa sobre a covid-19, na cidade da Praia, pelo diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, indicando que o óbito foi registado esta tarde.

18h39 - Ministério Público faz "averiguações" sobre surto em Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) indicou hoje que "está a proceder a averiguações" sobre o surto de covid-19 que surgiu num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 16 mortos.

Questionado pela agência Lusa sobre a eventual abertura de um inquérito, o magistrado do MP coordenador da Comarca de Évora respondeu: "O Ministério Público está a proceder a averiguações sobre o assunto e situação em causa".

Com a situação no lar, o concelho de Reguengos de Monsaraz regista o maior surto no Alentejo da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, com um total, segundo dados de hoje, de 131 casos ativos, 16 mortos e 14 pessoas curadas (cinco funcionários do lar e nove pessoas da comunidade).

A Lusa tentou, hoje à tarde, obter um comentário do presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, sobre as "averiguações" do MP, mas as tentativas revelaram-se infrutíferas.

18h23 - Retoma de equipamentos de diversão abrange apenas carrosséis - Governo

O Ministério da Economia esclareceu hoje que o diploma relativo à retoma das atividades de equipamentos de diversão publicado na quarta-feira abrange apenas os carrosséis, sem permitir a abertura de espaços como parques para crianças ou salões de festa.

"O despacho n.º 7006-A/2020, de 08/07/2020, visa o levantamento da suspensão das atividades relativas aos equipamentos de diversão e similares, respeitando aos equipamentos usualmente designados 'carrosséis'", refere uma nota divulgada pela tutela, lembrando que devem ser cumpridas as obrigações do regime de licenciamento dos recintos itinerantes, tal como as normas técnicas e de segurança.

Assim sendo, acrescenta, "permanecem suspensas as atividades relativas aos salões de dança ou de festa, parques de diversões e parques recreativos e similares para crianças".

Todos estes espaços, a par da atividade de diversão itinerante (carrosséis), foram encerrados na sequência da pandemia de covid-19.

18h06 - OMS. Ex-PM da Nova Zelândia e ex-presidente da Libéria vão liderar painel independente para avaliar a atuação da OMS em relação à pandemia

18h00 - São Tomé e Príncipe regista mais um óbito e dois novos casos positivos

Uma adolescente de 14 anos morreu hoje no hospital de campanha, na capital são-tomense, elevando para 14 o número de óbitos por covid-19 em São Tomé e Príncipe, indica fonte do Ministério da Saúde.

De acordo com a porta-voz, Isabel dos Santos, nas últimas 24 horas foram detetados mais dois novos casos novos de infeção pelo novo coronavírus em 18 testes laboratoriais efetuados, totalizando 726 infeções acumuladas no país.

A mesma fonte refere ainda que o número de pessoas recuperadas da doença aumentou para 283, enquanto que os pacientes nos serviços sintomáticos respiratórios baixaram para três.

Um total de 422 pacientes encontram-se em isolamento domiciliar.

17h51 - França com mais 14 vítimas mortais

São agora 29.979 as vítimas mortais da Covid-19.

17h50 - Espanha regista cinco mortes e 241 novos casos nas últimas 24 horas

Espanha registou cinco mortes nas últimas 24 horas com a covid-19 e 241 novos casos de pessoas infetadas com a doença, segundo o relatório divulgado hoje com a atualização da situação epidemiológica no país.

O Ministério da Saúde espanhol atualizou para 28.401 o número total de óbitos com a pandemia, mais cinco do que quarta-feira, havendo 10 pessoas que faleceram na última semana com a doença.

Por outro lado, o total de pessoas infetadas desde o início da doença é de 253.056, dos quais 241 diagnosticados nas últimas 24 horas, uma ligeira descida em relação ao dia anterior.

A comunidade de Aragão é a região com mais novos casos (59), seguida da Catalunha (52), da Andaluzia (32) e de Madrid (22).

Segundo o diretor dos serviços de Alerta e Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde espanhol, Fernando Simón, 70% dos casos detetados nos surtos são de pessoas assintomáticas (com doença, mas sem sintomas).

O relatório diário com a atualização da situação epidemiológica no país informa que já passaram pelos hospitais 125.660 pessoas com a covid-19, tendo dado entrada na última semana 150.

17h47 - Reino Unido regista mais 85 mortes

O Reino Unido registou 85 mortes nas últimas 24 horas, menos do que no dia anterior, tendo o total de óbitos durante a pandemia covid-19 subido para 44.602, informou hoje o ministério da Saúde britânico.

O número de infeção confirmados por teste aumentaram em 642 para 287.621, indicou a mesma fonte.

No balanço diário de quarta-feira, o governo tinha contabilizado 126 mortes e 630 novos infetados.

17h46 - Madeira terá de encontrar "alternativa económica " se Estado não assumir obrigações - Albuquerque

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje, na Assembleia Legislativa, que, se o Estado não assumir os custos de soberania consagrados na Constituição da República, a Madeira terá de encontrar uma alternativa económica.

"O Estado tem um ótimo negócio, tem uma posição geopolítica privilegiada enquanto país atlântico com as ilhas, mas não tem custos nenhuns com as ilhas, nem assume responsabilidades, nem cumpre a Constituição", observou Miguel Albuquerque no encerramento do debate sobre o estado da região.

"Se é isso que os representantes do Estado querem, então temos que encontrar uma alternativa, que é encontrar um conjunto de instrumentos legais que permitam a região seguir o nosso caminho e assegurar as receitas necessárias através de um regime diverso e multifacetado de baixa fiscalidade e de atratividade de empresas e de cidadãos residentes de alto rendimento", apontou, indicando ser necessária mais autonomia e capacidade de decisão para o arquipélago.

17h21 - Moçambique regista nona morte e eleva total de infeções para 1.092

Moçambique registou o nono óbito resultante da covid-19, num dia em que as autoridades registaram mais 21 casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h17 - Lar de Reguengos de Monsaraz foi descontaminado e vai ser limpo

O lar de Reguengos de Monsaraz onde surgiu o surto de covid-19 foi alvo de descontaminação geral e, na sexta-feira, decorre uma limpeza e devem arrancar trabalhos de pintura, que se prolongarão por "três a quatro semanas".

"Com certeza que, dentro de três a quatro dias, devemos ter capacidade para ter uma zona do edifício preparada, com 10, 15 ou 20 camas, mas, depois, vamos continuar porque o lar tem cinco alas, duas no rés-do-chão, duas no primeiro andar e outra num edifício contíguo", disse hoje o autarca José Calixto.

16h31 - OMS reconhece a "evidência emergente" de que o novo coronavírus pode infetar por via aérea

A OMS diz que há relatórios que parecem indicar a possibilidade de transmissão aérea em espaços como restaurantes ou aulas de fitness.

16h30 - Mais 10 casos em Santiago e total em Cabo Verde aumenta para 1.552 infeções

16h23 - Ministério Público acusa homem por violar confinamento obrigatório em Lagos

O Ministério Público (MP) de Lagos, no Algarve, acusou um homem pelo crime de desobediência agravada por ter violado o confinamento a que estava obrigado por estar infetado com covid-19, anunciou hoje a Procuradoria.

De acordo com a informação publicada na página da Internet da Procuradoria da Comarca de Faro, o homem, de 20 anos, de uma nacionalidade estrangeira não especificada, estava obrigado ao confinamento no domicílio, imposto pela autoridade de saúde local, depois de lhe ter sido diagnosticada covid-19.

Segundo a acusação citada pela Procuradoria, "o arguido foi detetado no dia 26 de junho pela Polícia de Segurança Pública, a conduzir um veículo automóvel na rua, violando desse modo a obrigação de confinamento obrigatório no seu domicílio e que lhe tinha sido imposta pela autoridade de saúde local".

Face aos factos, o MP da secção de Lagos do Departamento de Investigação e Ação Penal de Faro "deduziu acusação para julgamento em processo abreviado (...) pela prática de um crime de desobediência agravada".

16h10 - Covid-19 já matou mais de 550 mil pessoas em todo o mundo. Mais de 12 milhões foram infetadas. Saiba mais aqui, país por país

16h06 - Mais 1.3 milhões de norte-americanos entraram com os papéis a pedir benefícios pelo desemprego

16H05 - Espanha. Ilhas Baleares vão tornar a partir de segunda-feira obrigatório o uso de máscaras em locais públicos

16h00 - Dois municípios espanhóis exigem encerramento de fronteiras com Portugal por causa do surto em Reguengoz de Monsaraz

Os municípios de Villnueva del Fresno e Valencia del Mombuey pedem o encerramento das fronteiras com Portugal na área junto a Reguengos de Monsaraz.

15h53 - Bélgica coloca Lisboa na lista vermelha

A partir de agora a capital portuguesa é considerada pelos belgas como um área de risco.

Os viajantes que regressarem à Bélgica vindos de Lisboa vão ter que se sujeitar a um despiste da doença e a quarentena.

15h51 - Cerca de 460 polícias envolvidos em operação do regresso à escola

Cerca de 460 polícias estiveram envolvidos no acompanhamento do retorno à escola dos alunos do 11.º e 12.º anos e das creches através da vigilância e sensibilização sobre as normas em vigor devido à covid-19, indicou hoje a PSP.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública refere que acompanhou "atentamente o retorno gradual à atividade letiva das famílias e dos estabelecimentos de ensino do 11.º e 12.º anos de escolaridade e 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e as creches com opção de apoio à família".

Segundo a PSP, esta operações baseou-se na intensificação da vigilância, patrulhamento de visibilidade e de proximidade, realização de ações de sensibilização sobre a situação de saúde pública e fiscalização do cumprimento das medidas de saúde pública previstas no quadro legal especial em vigor devido à pandemia de covid-19.

15h50 - Número de mortes em Reguengos de Monsaraz sobe para 16, mas autarca acredita no controlo da doença
 15h21 - Câmara de Lisboa rejeita testes obrigatórios para passageiros que cheguem a Portugal

A Câmara de Lisboa rejeitou hoje uma moção do CDS-PP que pedia a testagem obrigatória para os passageiros que cheguem a Portugal por fronteiras aéreas ou marítimas, no âmbito da pandemia da covid-19.

O documento, apreciado em reunião privada do executivo municipal, teve os votos contra dos socialistas e do BE - que têm um acordo de governação da cidade -, a abstenção do PCP e os votos favoráveis do CDS-PP e PSD.

15h11 -  Voo parte de Maputo no sábado para apoiar regresso a Portugal

A embaixada portuguesa em Moçambique anunciou a realização no sábado de um voo de apoio ao regresso a Portugal de quem tenha sido afetado pelo encerramento de fronteiras provocado pela covid-19.

O voo organizado pelas autoridades portuguesas será feito pela TAP e terá partida de Maputo com destino a Lisboa.

A embaixada confia que "em breve será possível retomar o transporte de passageiros no trajeto Lisboa -- Maputo", lê-se em comunicado, no seguimento do anúncio feito pelo Presidente moçambicano de reativação de voos internacionais em breve.

Entretanto, a representação diplomática diz que da parte do Governo português existe total disponibilidade "para apoiar o regresso a Moçambique de cidadãos e residentes legais, nos termos que forem definidos para o efeito".

Existe "abertura do Governo português para, no quadro das exceções ao encerramento do espaço aéreo atualmente em vigor, manter a possibilidade de voos entre Portugal e Moçambique num regime de reciprocidade", conclui.

O mais recente voo excecional de apoio ao regresso a Portugal foi feito em 27 de junho.

14h59 - Autoridades da Argélia mobilizam-se após aumento do número de casos

O Presidente argelino Abdelmadjid Tebboune preside hoje a uma reunião de trabalho para analisar o aumento dos casos da covid-19, quando o país do Magrebe mais afetado pela pandemia se aproxima da barreira simbólica dos 1.000 mortos.

Cinco ‘walis’ (municípios) das regiões mais atingidas – Argel, Oran (noroeste), Biskra (nordeste), Sétif (leste) e Ouargla (sul) – participam nesta reunião ao lado do primeiro-ministro Abdelaziz Djerad, dos chefes os serviços de segurança e dos membros do comité científico de acompanhamento da evolução da pandemia, que depende do ministério da Saúde, indicou a agência noticiosa oficial APS.

No total, cerca de 17.500 casos da covid-19 foram oficialmente declarados na Argélia desde o registo da primeira infeção em 25 de fevereiro, com 978 mortos.

14h40 - Misericórdia de Évora suspende visitas a lares após surto em Reguengos de Monsaraz

A Misericórdia de Évora voltou a suspender hoje as visitas aos utentes dos dois lares que possui, devido aos casos positivos de Covid-19 na cidade e no concelho vizinho de Reguengos de Monsaraz, informou o provedor.

"Há uns quantos casos de pessoas contagiadas na zona de Évora, especialmente provocados pelo surto de alguma dimensão existente em Reguengos de Monsaraz", disse à agência Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME), Francisco Lopes Figueira.

Nesse sentido, vincou o responsável, a instituição decidiu, por precaução, "aumentar o distanciamento entre os utentes e outras pessoas", tendo suspendido as visitas de familiares.

A medida entrou hoje em vigor e prolonga-se, pelo menos, por um período de 15 dias, abrangendo as duas estruturas residenciais para idosos da instituição, ambas localizadas em Évora, o Recolhimento Ramalho Barahona e o Lar de Nossa Senhora da Visitação.

14h26-  Açores sem novos casos e com menos um caso ativo

Os Açores não registaram novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e o único caso ativo na ilha Terceira regressou a Portugal continental em incumprimento pelas medidas de isolamento, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Em comunicado, aquela autoridade revelou que o homem “diagnosticado com infeção por SARS-CoV-2 na ilha Terceira regressou quarta-feira a território continental, incumprindo as medidas de isolamento profilático determinadas pela Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo”.

“Após ter conhecimento de que a primeira análise de seguimento da doença havia produzido resultado negativo e de que a segunda, realizada a 7 de julho, produziu ainda resultado positivo, e apesar de ter sido informado telefonicamente desse resultado cerca das 12h00 de 8 de julho pela Equipa de Acompanhamento Domiciliário de Doentes Covid-19, o referido indivíduo partiu para território continental à revelia das autoridades”, prossegue a nota.

A Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo já contactou a Autoridade de Saúde Nacional e já diligenciou a “necessária ação judicial pelo incumprimento”.

Sem registar novos casos desde sábado, os Açores ficam assim com cinco casos positivos ativos, sendo quatro em São Miguel e um nas Flores.

Desde o início do surto, a região registou 154 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19.

Até agora, 130 pessoas recuperaram, 16 morreram e três pessoas diagnosticadas nos Açores regressaram a Portugal continental.

14h19 - Moscovo recomenda retoma das competições desportivas

O Ministério do Desporto da Rússia recomenda às organizações desportivas que retomem todas as competições nacionais e regionais, após a suspensão de quase quatro meses devido à pandemia de Covid-19.

O responsável pela pasta do Desporto, Oleg Matitsin, assinou uma ordem publicada na página do ministério que anula as instruções dadas em meados de março, que determinavam a suspensão ou adiamento de todos os eventos desportivosAçores sem novos casos e com menos um caso ativo

Os Açores não registaram novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e o único caso ativo na ilha Terceira regressou a Portugal continental em incumprimento pelas medidas de isolamento, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Em comunicado, aquela autoridade revelou que o homem “diagnosticado com infeção por SARS-CoV-2 na ilha Terceira regressou quarta-feira a território continental, incumprindo as medidas de isolamento profilático determinadas pela Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo”.

“Após ter conhecimento de que a primeira análise de seguimento da doença havia produzido resultado negativo e de que a segunda, realizada a 7 de julho, produziu ainda resultado positivo, e apesar de ter sido informado telefonicamente desse resultado cerca das 12h00 de 8 de julho pela Equipa de Acompanhamento Domiciliário de Doentes Covid-19, o referido indivíduo partiu para território continental à revelia das autoridades”, prossegue a nota.

A Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo já contactou a Autoridade de Saúde Nacional e já diligenciou a “necessária ação judicial pelo incumprimento”.

Sem registar novos casos desde sábado, os Açores ficam assim com cinco casos positivos ativos, sendo quatro em São Miguel e um nas Flores.

Desde o início do surto, a região registou 154 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19.

Até agora, 130 pessoas recuperaram, 16 morreram e três pessoas diagnosticadas nos Açores regressaram a Portugal continental..

Todos os atletas que participem nas competições nacionais e regionais devem passar por um teste à Covid-19 não mais de 72 horas antes da chegada ao local da prova e só podem competir se o resultado for negativo.

14h15 - Primeiro estudo serológico com resultados já apurados

É o primeiro estudo serológico do país com resultados já apurados. O I3S, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto já realizou testes a mais de 1500 pessoas no concelho do Porto. Seguem-se outras três mil em Matosinhos e Gaia.
Os resultados preliminares mostram índices de imunidade muito baixos. Quatro por cento em algumas profissões que não pararam durante o confinamento e dois por cento na comunidade.

14h11 - 102 surtos em Lisboa e Vale do Tejo

Há 102 surtos de Covid-19 a serem acompanhados pelas autoridades de saúde em Lisboa e Vale do Tejo. Apesar de haver uma diminuição do número de novos, casos os autarcas pedem realismo.
O primeiro-ministro diz que o estado de calamidade se deve manter nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa durante mais 15 dias.

13h34 - Direção-Geral da Saúde atualiza números

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, que acaba de ser divulgado, refere um acréscimo de 13 casos mortais de infeção pelo novo coronavírus em 24 horas - é o número mais elevado das últimas cinco semanas.

Os 13 óbitos ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, que representa 78,5 por cento das novas infeções.

O número de casos confirmados aumentou em 418 e há mais 335 pessoas dadas como recuperadas.

O total de casos confirmados de infeção em Portugal, desde o início da pandemia, sobe assim para 45.277. No mesmo período perderam a vida 1644 pessoas.

Foram dadas como recuperadas da Covid-19 30.049 pessoas.

Aguardam neste momento resultados de testes laboratoriais 1480 casos suspeitos. As autoridades sanitárias do país mantêm sob vigilância 34.102 pessoas.

13h28 - Mais de 12 milhões de infetados no mundo

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 549.701 pessoas e infetou mais de 12 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse, a partir de dados oficiais.

Até às 11h00 de Lisboa, morreram pelo menos 549.701 pessoas e há mais de 12.066.880 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 6.431.400 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que reportaram a primeira morte associada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 132.309 e 3.055.144, respetivamente. Pelo menos 953.420 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 67.964 mortes para 1.713.160 casos, o Reino Unido, com 44.517 mortes para 286.979 casos), Itália, com 34.914 mortos para 242.149 casos, e México, com 32.796 mortes para 275.003 casos.

13h11 - Número de mortes em Reguengos de Monsaraz sobe para 16

A morte de mais um idoso, de 86 anos, utente do lar de Reguengos de Monsaraz, fez aumentar para 16 o número de óbitos relacionados com o surto de Covid-19 naquele concelho alentejano.

Em comunicado, a Câmara de Reguengos de Monsaraz adianta que o doente infetado com Covid-19, que estava internado no Hospital do Espírito Santo de Évora, morreu "ao final" de quarta-feira.

O número de vítimas mortais deste surto, que foi detetado a 18 de junho no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, é agora de 16, tendo três dos óbitos ocorrido na instituição de apoio à terceira idade e os outros 13 no hospital.

Os casos ativos do surto da doença ascendem a 131, dos quais 85 no lar da FMIVPS e 46 na comunidade.

Há 14 pessoas curadas.

12h52 - Atualização do surto no Hospital de São José

O diretor clínico da unidade hospitalar acaba de atualizar os dados: há 12 pessoas infetadas com Covid-19.

Sete dos infetados são doentes. Os restantes cinco são profissionais daquele hospital de Lisboa. Foram efetuados 143 testes para despistagem do SARS-CoV-2.
Segundo João Varandas Fernandes, da Direção Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, os sete doentes positivos foram transferidos para o serviço de infeciologia do hospital Curry Cabral. Os profissionais infetados são quatro enfermeiros e um assistente operacional.

Por sua vez, a presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, Rosa Valente de Matos, sublinhou que foram ativados todos os procedimentos e que não há motivo para alarme.

12h41 - OMS anuncia criação de comité independente para avaliar resposta a pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a criação de um painel independente para avaliar a sua atuação e resposta face à pandemia da covid-19.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirmou que a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark e a ex-Presidente da Libéria Ellen Sirleaf vão presidir ao comité, que deverá apresentar um relatório preliminar em novembro e o definitivo em maio de 2021, durante a Assembleia Mundial da Saúde.

O Painel Independente para a Resposta e Preparação de Pandemias irá concretizar a resolução aprovada pelos estados-membros da organização durante a sua última assembleia geral, em que se defendia "uma avaliação independente e completa das lições aprendidas com a resposta sanitária internacional à covid-19", afirmou.

12h38 - Mais três doentes infetados com covid-19 no hospital de São José, em Lisboa

Estão a ser realizados testes a todos os doentes internados neste serviço, bem como aos médicos, enfermeiros e assistentes, no serviço de cirurgia geral e urologia.

A RTP sabe que vários funcionários terão testado positivo esta madrugada.

Os três novos infetados detetados na noite de ontem foram transferidos para a Infeciologia do Hospital Curry Cabral.

Já o presidente do Sindicato Independente dos Médicos apela à alteração da norma da DGS, em que aconselha a testagem de pessoal médico apenas em caso de sintomas da infeção ou de contato com doentes com covid.


12h33 - App manda 144 mil pessoas auto-isolarem-se no Reino Unido

Nas primeiras cinco semanas de utilização do sistema Test and Trace, 144.501 pessoas receberam uma mensagem para se auto-isolarem depois de terem estado em contacto com alguém que testou positivo ao novo coronavírus.

Foi 85% do total de 169.863 de pessoas consideradas contactos próximos. Não foi possível contactar os restantes 15%.

12h14 - Epidemiologista defende um combate geograficamente localizado

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que o número de casos de Covid-19 na zona de Lisboa e Vale do Tejo tem estabilizado. Defende ainda que o combate deverá futuramente ser feito a um nível mais localizado, evitando a expansão do vírus a um nível nacional.


12h06 - Novo recorde no Irão com 221 mortos em 24 horas

O Irão anunciou hoje um novo recorde no número de mortos devido ao novo coronavírus com 221 vítimas nas últimas 24 horas, numa altura em que a epidemia vem ganhando terreno há várias semanas no país.

"Infelizmente, nas últimas 24 horas perdemos 221 dos nossos compatriotas devido à doença covid-19, o número de mortos atinge agora os 12.305", declarou Sima Sadat Lari, porta-voz do Ministério da Saúde, durante a conferência de imprensa diária transmitida pela televisão.

11h57 - Efeito da pandemia. Investimento empresarial deverá cair 8,9% em 2020

O investimento empresarial deverá regredir nominalmente 8,9 por cento em 2020, contrariamente à previsão de aumento de 3,6 avançada em janeiro, devido ao impacto da pandemia na atividade económica e expectativas das empresas, revela o Instituto Nacional de Estatística.

"De acordo com as intenções manifestadas pelas empresas no Inquérito de Conjuntura ao Investimento de abril de 2020 (com período de inquirição entre 01 de abril e 25 de junho de 2020), o investimento empresarial em termos nominais deverá diminuir 8,9% em 2020, o que compara com a previsão inicial de aumento de 3,6% no inquérito de outubro de 2019 [divulgado a 24 de janeiro] sobre as intenções para 2020", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O recuo do investimento e a revisão em baixa face aos resultados do inquérito anterior, explica o INE, "refletem o impacto da pandemia Covid-19 na atividade económica e nas expectativas das empresas, que se fez sentir significativamente a partir de março de 2020".

"É importante notar que cerca de 51 por cento das respostas das empresas foram obtidas ainda durante o mês de abril, sendo portanto possível que algumas das respostas não traduzam ainda reajustamentos das intenções de investimento e reflitam ainda os planos pré-pandemia", sublinha ainda o instituto.

Os resultados do inquérito apontam ainda para um crescimento nominal de 4,3 por cento do investimento em 2019, revendo em alta o resultado apurado no inquérito de outubro (3,8 por cento).

11h56 - África lança consórcio para supervisionar ensaios de vacina

O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana anuncia o lançamento de um consórcio para supervisionar os ensaios clínicos da vacina para a Covid-19 a decorrer em África.

"A União Africana estabeleceu, através do África CDC, um consórcio para supervisionar os ensaios clínicos sobre a vacina para a covid-19, o CONCVACT", excplicou John Nkengasong

Segundo o mesmo responsável, o consórcio visa "juntar todo o conhecimento existente no continente sobre a vacina para atuar de maneira coordenada e assegurar que os ensaios clínicos são conduzidos de forma apropriada".

11h53 - Ponto de situação em Reguengos de Monsaraz

O lar de Reguengos Monsaraz registou ontem mais uma morte por Covid-19. O utente, de 73 anos, faleceu no Hospital do Espírito Santo, onde estava internado.

Subiu assim para 15 o número de vítimas mortais do surto detetado no concelho. Neste momento existem 133 casos ativos, dos quais 86 têm origem no lar onde começou o surto.
O jornalista Paulo nobre está a acompanhar a situação no local.

11h32 - Número de mortos em África sobe para 12.206

O número de vítimas mortais da Covid-19 em África aumentou esta quinta-feira para 12.206, mais 251 nas últimas 24 horas, em cerca de 522 mil casos.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de infetados subiu para 522.104, mais 14.018 nas últimas 24 horas, enquanto o número de recuperados é agora de 254.361, mais 9293.

A África Austral regista o maior número de casos (233.016) e contabiliza 3724 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais mortos e mais infetados em todo o continente, com 224.665 casos e 3602 vítimas mortais.

O Norte de África lidera no número de mortes (4994), tendo 117.381 infeções.

A África Ocidental conta 1492 mortos em 89.941 infetados, a África Oriental regista 1186 vítimas mortais e 42.817 casos, e a África Central tem 810 mortos em 38.949 infeções.

Depois da África do Sul, o Egito é o segundo país com mais vítimas mortais, seguindo-se a Argélia.

11h03 - Pandemia a atingir a velocidade máxima em África

O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, John Nkengasong, veio esta quinta-feira avisar que a pandemia está a atingir velocidade máxima no continente, apelando ao uso generalizado de máscaras.

"Cruzámos o número crítico de 500 mil casos. A pandemia está a atingir a velocidade máxima e, por isso, gostaria de fazer um apelo ao continente: temos de ser corajosos, arrojados e deliberados na implementação de medidas se saúde publica de forma generalizada", exortou o responsável.

O diretor do África CDC, que se pronunciava a partir de Adis Abeba, prosseguiu: "Temos de aumentar o uso de máscaras em todos os países. Máscara, máscara, máscara".

Quanto à progressão da doença, Nkengasong adiantou que o Continente Africano registava esta manhã 522.104 casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus, dos quais resultaram 12.206 mortes.

10h40 - Máscaras obrigatórias nas Baleares

As autoridades espanholas preparam-se para tornar obrigatória a utilização de máscara em todos os locais públicos das Ilhas Baleares. Com a exceção das praias.

A resolução, que vem alterar o decreto da "nova normalidade", vai também limitar a 30 o máximo de pessoas que podem assistir a eventos em espaços fechados.

10h11 - México com recorde de casos em 24 horas

O México identificou 6995 infetados nas últimas 24 horas, atingindo um novo recorde de casos diários, e registou 782 mortes, informaram as autoridades do país.

O total de óbitos desde o início da pandemia subiu para 32.796 e o de contágios para 275.003.

"O facto de o número de casos estar a aumentar não significa que a epidemia esteja a acelerar, uma coisa é que a epidemia ainda estar em fase de crescimento e outra é que a velocidade a que este aumento está a ocorrer é cada vez mais lenta", explicou o subsecretário Mexicano de Prevenção e Promoção da Saúde, Hugo Lopez-Gatellis, em conferência de imprensa.

9h22 - Trump afirma que EUA estão em "boa posição" quando casos de Covid-19 ultrapassam os três milhões

Os Estados Unidos ultrapassaram esta quinta-feira a fasquia dos três milhões de contágios com o novo coronavírus, menos de um mês depois de ultrapassar a dos dois milhões, segundo as contas da Universidade de Johns Hopkins. Donald Trump insiste que o país está "numa boa posição" e argumenta que não ouve os peritos.

Mais de 130 mil pessoas já morreram com o novo coronavírus nos EUA, o registo mais alto a nível mundial. O país chega aos três milhões de casos de casos e bate um novo recorde diário de cerca de 60 mil casos em 24 horas.

O Presidente norte-americano faz a sua leitura dos números. “Estamos numa boa posição”, considera, enquanto ataca publicamente um dos nomes que têm tido reconhecimento entre o público, Anthony Fauci.

Fauci defendeu no início da semana que os EUA ainda estavam “enterrados até ao joelho na primeira vaga” da pandemia.

9h01 - Alemanha divulga dados atualizados

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou em 442, para um total de 197.783, nas últimas 24 horas.

Os casos mortais aumentaram em 12 para um total de 9048 desde o início da pandemia.

8h42 - China regista nove novos casos oriundos do exterior

A China registou nas últimas 24 horas nove novos casos da Covid-19, todos importados do exterior, indicaram as autoridades chinesas.

Pequim, onde se registou um surto com origem no maior mercado abastecedor da cidade, no mês passado, voltou a não diagnosticar novos casos, pelo terceiro dia consecutivo.

Segundo a Comissão Nacional de Saúde da China, no resto do país foram diagnosticados nove novos casos, todos em viajantes oriundos do exterior.

As autoridades de saúde detalharam ainda que 42 pacientes tiveram alta, fixando o número total de casos ativos no país asiático em 357, cinco dos quais se encontram em estado grave.

A Comissão Nacional de Saúde não anunciou novas mortes por Covid-19.

8h34 - Governo autoriza equipamentos de diversão itinerante

O Governo autorizou o funcionamento de equipamentos de diversão e similares, mediante o cumprimento das regras sanitárias e de segurança aplicáveis. Constituem exceção as áreas em que seja declarada situação de calamidade ou contingência.

A autorização consta de um despacho publicado em suplemento, na quarta-feira, em Diário da República, e assinado pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

8h12 - Índia soma 487 mortes e quase 25 mil casos em 24 horas

A Índia registou 487 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e quase 25 mil novas infeções.

No total, já morreram 21.129 pessoas e 767.296 casos foram diagnosticados desde o início da pandemia.

A Índia é o terceiro país com mais casos do novo coronavírus, depois de Estados Unidos e Brasil.

O número de infeções na Índia disparou desde que o Governo aliviou as restrições e à medida que os testes aumentaram para mais de 200 mil amostras por dia, em comparação com apenas algumas centenas por dia em março.

8h07 - EUA ultrapassam os três milhões de casos

Os Estados Unidos ultrapassaram a barreira dos três milhões de casos confirmados de Covid-19, depois de nas últimas 24 horas terem registado mais de 55 mil infeções, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

Nas últimas 24 horas o país registou ainda 733 mortes.

O país conta 132.095 óbitos e 3.046.351 casos confirmados desde o início da pandemia, segundo o balanço realizado até à 1h00 desta quinta-feira em Lisboa.

Os Estados Unidos são o país no mundo com mais mortos e mais casos de infeção confirmados.

O número de casos diários voltou a ser superior a 50 mil como resultado do surto de infeções nos Estados do sul e oeste, como Florida, Texas, Califórnia, Arizona, Geórgia.

Contudo, Nova Iorque continua a ser o Estado mais fortemente afetado pelo coronavírus nos Estados Unidos, com 398.929 casos confirmados e 32.251 mortes, um número apenas inferior ao do Brasil, Reino Unido e Itália.

Segue-se Nova Jérsia, com 15.332 mortos, Massachusetts, com 8243, e Illinois, com 7309.

Em termos de infeções, a Califórnia está atrás apenas de Nova Iorque com 288.212, a Florida em terceiro com 223.783 e o Texas em quarto com 222.284.

7h45 - Brasil, zona emergente de fome extrema

O Brasil surge com esta classificação, juntamente com a Índia e a África do Sul, no relatório O vírus da fome: como a Covid-19 está a aumentar a fome num mundo faminto, da organização não-governamental Oxfam, que analisa os impactos da doença em países onde a situação alimentar e nutricional das populações era já extrema antes da pandemia.

De acordo com a ONG, a situação da pobreza e fome no Brasil começou a deteriorar-se em 2015 devido "à crise económica e a quatro anos de austeridade".

"Até 2018, o número de pessoas que sofriam de fome no Brasil tinha aumentado em 100 mil para 5,2 milhões graças a um forte aumento da pobreza e do desemprego, e a cortes radicais nos orçamentos para a agricultura e a proteção social", refere-se no documento, que aponta os cortes no programa Bolsa-Família e, desde 2019, "um desmantelamento gradual" das políticas e instituições destinadas a combater a pobreza.

"A pandemia Covid-19 foi agora acrescentada a esta mistura já tóxica, causando um rápido aumento da pobreza e da fome em todo o país. As medidas de distanciamento social introduzidas para conter a propagação do coronavírus e evitar o colapso do sistema de saúde pública agravaram a crise económica", acrescenta-se no estudo.

A ONG recorda que milhões dos trabalhadores mais pobres, que têm poucas economias ou benefícios, perderam empregos ou rendimentos, sem que tenham sido beneficiados por apoios governamentais.

6h50 - Ponto de situação

O primeiro-ministro, António Costa, sinaliza que o estado de calamidade deve manter-se nas 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa já debaixo desse enquadramento.

Costa sustenta que não há razões para elevar o nível de alerta da generalidade do país.
O chefe do Governo pronunciou-se também sobre o fim das reuniões técnicas com peritos na sede do Infarmed, em Lisboa, ao sublinhar que tal não é um drama e que os partidos vão continuar a receber informação sobre a pandemia da Covid-19.
No final deste mês, deverá realizar-se nova reunião para discutir os resultados dos estudos sobre imunidade e cadeias de transmissão.
Bélgica considera Portugal país de risco
O Ministério belga dos Negócios estrangeiros incluiu Portugal no grupo laranja, das viagens desaconselhadas mas permitidas.

A decisão aplica-se também a Espanha, Grécia, Chipre, Dinamarca, Reino Unido e Islândia.

As viagens não essenciais estão proibidas para os países do grupo vermelho, que são a Finlândia, Irlanda, Malta e Noruega. No grupo verde, sem restrições, estão as viagens para países como Alemanha, Áustria, França, Hungria e Itália.
Hospital de São José
Há um foco do novo coronavírus no hospital de São José, em Lisboa. Seão pelo menos três os doentes infetados: dois no Bloco Central e um na Urologia.
O Centro Hospitalar Lisboa Central está a realizar testes a todos os profissionais de saúde que contactaram com os doentes infetados.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, indicou que os serviços estão a ser reoganizados para separar as pessoas infetadas.
Guarda
O surto no Politécnico da Guarda já soma 27 casos, a maioria pessoas que estiveram numa festa.

Uma dezena de infetados está sob vigilância domiciliária. Outros 17 estão internados, quase todos por não terem condições para cumprir o isolamento na casa onde moram.
A Câmara Municipal da Guarda disponibilizou um edifício para alojar os estudantes que vão tendo alta.

O Ministério Público tem em marcha um inquérito para averiguar eventuais responsabilidades criminais do organizador da festa.
Reguengos de Monsaraz
No surto com início no lar de Reguengos de Monsaraz, morreu mais um idoso. Tinha 73 anos e estava internado no Hospital de Évora.
No total já morreram 15 pessoas no concelho. Quanto a casos ativos, são 133. Oitenta e seis tiveram origem no lar.
Caldas da Rainha
Um infantário das Caldas da Rainha tem sete crianças infetadas. Há ainda três funcionários e quatro familiares de crianças também infetados.

Falta conhecer os resultados de sete pessoas.

Além deste surto, há um outro no Lar do Montepio Rainha D. Leonor, também nas Caldas da Rainha, onde o número de pessoas infetadas aumentou para 28: 25 idosos e três funcionários.
Paços de Ferreira e Vila Nova de Gaia
Duas das cinco crianças com Covid 19 no Hospital de Vila Nova de Gaia são da mesma família. Os menores infetados têm entre dois e cinco anos e há ainda uma adolescente de 17.
Em Paços de Ferreira, estão identificados três focos de contágio.

Um dos focos é na Câmara Municipal. O edifício foi encerrado. E um dos infetados é o autarca local.
As demais cadeias de contágio verificaram-se numa escola básica e numa empresa de lacagem de móveis.
O quadro em Portugal
De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido na tarde de quarta-feira Portugal registou mais 443 casos de Covid-19 e mais dois mortos em 24 horas. Há ainda mais 269 recuperados.
O país tem agora registo de um total de 44.859 casos de infeção, 1631 óbitos e 29.714 pessoas dadas como recuperadas.

Mantêm-se internadas 512 pessoas, das quais 74 em unidades de cuidados intensivos.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 545 mil mortos e infetou mais de 11,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse, a partir de fontes oficiais.

Os Estados Unidos encabeçam a lista dos países mais atingidos, seguidos pelo Brasil.
A doença, recorde-se, é causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.