Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


22h40 - Governador de Nova Iorque volta a pedir a judeus ortodoxos que evitem concentrações

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, voltou hoje a pedir à comunidade judaica ortodoxa, onde se concentra uma grande parte das novas infeções pelo novo coronavírus no estado, para evitar concentrações como forma de “salvar vidas”.

“Digo aos meus amigos da comunidade hassídica: a fé hebraica ensina-nos ‘pikuach nefesh’, que significa ‘salvar vidas’”, disse Andrew Cuomo, em conferência de imprensa, reiterando aos judeus ortodoxos, que este fim de semana celebram um feriado, que não devem assistir a cerimónias religiosas com mais de 10 pessoas.

Segundo o governador, “os ensinamentos hebraicos” dizem que a não participação em celebrações religiosas pode ser “desculpada por uma questão de saúde, vida e segurança”.

As declarações de Andrew Cuomo surgem depois de, no sábado, ter sido anunciado que dois juízes federais rejeitaram queixas de vários grupos religiosos contra as medidas impostas pelo governador do estado de Nova Iorque, que limitam concentrações em locais de culto em zonas com surtos de covid-19, afetando principalmente comunidades judaicas ortodoxas.

Os queixosos alegavam que as medidas para evitar a propagação da covid-19 nas áreas de Nova Iorque que estão a sofrer grandes surtos violam os direitos da primeira emenda da Constituição dos EUA, a liberdade de religião.

22h20 - São Tomé anuncia mais seis passageiros regressados de Luanda com testes positivos

São Tomé e Príncipe registou nas últimas 48 horas mais seis casos positivos de covid-19 entre os passageiros que regressaram de Luanda na quarta-feira num voo humanitário, disse hoje o ministro da Saúde são-tomense.

Em declarações aos jornalistas, Edgar Neves anunciou que esses seis cidadãos infetados somam-se aos outros sete que regressaram ao país já com testes de covid-19 positivos, perfazendo um total de 13 passageiros infetados com o novo coronavírus que regressaram de Luanda, num voo humanitário, na semana passada.

A este número soma-se mais um caso novo registado na sexta-feira, aumentando as infeções acumuladas para 928.


21h50 - Angola anuncia averiguação por viagem de passageiros infetados para São Tomé

O Governo angolano vai instaurar um processo de averiguação junto das entidades envolvidas no caso dos passageiros que viajaram num voo humanitário para São Tomé e Príncipe, apesar de estarem infetados com covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

"Na lógica da reciprocidade diplomática entre os dois países, o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Investigação em Saúde, realizou a testagem de Biologia Molecular aos passageiros (do voo humanitário da TAAG, companhia aérea angolana), tendo concluído com sete positivos", lê-se no comunicado emitido hoje pelo ministério angolano.

O voo humanitário, da companhia aérea angolana TAAG para São Tomé transportava cidadãos deste país que estavam retidos há mais de sete meses em Angola por causa da pandemia e da capital são-tomense levou mais de 75 passageiros, angolanos e são-tomenses, residentes em Angola, que também tinham ficado impedidos de regressar.

21h32 - Angola anuncia mais 120 casos de infeção e recupera 27 doentes

O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda anunciou hoje mais 120 casos de infeção por covid-19 no país, sem mortes a registar nas últimas 24 horas.

Três infeções foram reportadas em Cabinda, 18 no Zaire e 99 em Luanda, em indivíduos com idades entre 1 e 82 anos, sendo 76 de sexo masculino e 44 do sexo feminino.

Nas últimas 24 horas, 27 pessoas foram recuperadas, acrescentou o secretário de Estado no balanço epidemiológico diário, em Luanda.

Angola regista atualmente 6.366 casos, com 218 óbitos, 2.743 recuperados, 3.405 ativos, com 12 em estado crítico, 20 em estado grave, 87 moderado, 429 sem gravidade e 2.857 são assintomáticos.

Os laboratórios processaram 2.348 amostras, num total acumulado de 115.751.

20h57 - França com 46 mortos e 16.101 novos casos nas últimas 24 horas

O número de novas infeções por covid-19 em França caiu para 16.101 nas últimas 24 horas, depois do recorde de 26.896 casos registado no sábado, informou a Agência de Saúde Pública (ASP) local.

O número de casos positivos desde o início da pandemia de covid-19 subiu para 734.974 e o número de óbitos para 32.730, sendo 46 no último dia.

No seu balanço diário, a ASP acrescentou que a taxa de casos positivos nos exames realizados subiu para 11,5%, cinco décimas a mais que no dia anterior.

Nos últimos sete dias, foram hospitalizadas 5.084 pessoas infetadas com o novo coronavírus, das quais 910 tiveram de ser encaminhadas para unidades de cuidados intensivos.

Dos 101 departamentos em que se divide administrativamente a França, 70 já estão em situação de alta vulnerabilidade devido à rápida circulação do novo coronavírus, número que não mudou desde sexta-feira.

A agência acrescentou no seu site que existem 1.489 focos ativos de contágio em todo o país, 293 deles em lares e residências de idosos e 55 novos em relação ao dia anterior.

20h30 - Nona vítima mortal na Misericórdia de Bragança é uma mulher de 93 anos

A Misericórdia de Bragança registou hoje a nona morte relacionada com a covid-19, vitimando uma utente de 93 anos, disse à agência Lusa o porta-voz da instituição, José Fernandes.

A nonagenária já tinha sido levada para o Hospital de Bragança, onde ocorreu o óbito, detalhou a fonte.

Segundo José Fernandes, a instituição regista, nesta altura, um total de 154 casos ativos - 108 em utentes e os restantes 46 em colaboradores.

O surto na Misericórdia de Bragança foi descoberto com um primeiro teste positivo de uma funcionária a 23 de setembro. Desde então foram testadas todas as valências da Misericórdia de Bragança, que incluem três lares de idosos, Unidade de Cuidados Continuados, escolas e Centro de Educação Especial.

A Misericórdia de Bragança é a maior instituição social e um dos maiores empregadores do Nordeste Transmontano e é também aquela onde ocorreu o maior surto de infeção pelo novo coronavírus na região, desde o início da pandemia.

O distrito de Bragança regista um total de mais de 900 casos de infeção confirmados e 38 mortes associadas à covid-19, desde março.

20h10 - Madeira regista mais seis casos, total de infeções ativas sobe para 95

A Região Autónoma da Madeira registou hoje seis novos casos de covid-19, todos importados, dois recuperados e oito situações suspeitas, contabilizado agora 95 infeções ativas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Hoje há seis novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 283 casos confirmados de covid-19", refere a entidade em comunicado, esclarecendo que os novos infetados foram sinalizados no Aeroporto da Madeira: dois provenientes da República Checa, um da Polónia, um de Espanha, um do Reino Unido e um da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

O IASAÚDE adianta que há dois novos casos recuperados nas últimas 24 horas, pelo que o arquipélago passa a contabilizar um total de 188 curados, desde que foi sinalizada a primeira infeção, em 16 de março.

Em relação aos 95 casos ativos, 88 foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e sete são de transmissão local.

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 55 pessoas estão numa unidade hoteleira, 39 em alojamento próprio e um doente encontra-se internado na unidade polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Central do Funchal.

19h45 - GNR acabou com festa ilegal com 50 pessoas em São Brás de Alportel

A GNR acabou no sábado com uma festa ilegal num bar em Corotelo, concelho de São Brás de Alportel, que reunia cerca de 50 pessoas, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Comando Territorial de Faro da GNR adianta que, na sequência de uma denúncia a informar sobre a existência de "uma festa com música ao vivo num estabelecimento de bebidas", militares do Posto Territorial de São de Alportel deslocaram-se ao local para fiscalizar a ocorrência.

Os militares desmobilizaram as pessoas para "cumprimento das normas referentes à pandemia de covid-19".

Na nota é ainda referido que o proprietário foi identificado e foi elaborado "um auto de contraordenação".

19h25 - Italia regista 5.456 novos casos com menos testes que no sábado

Itália registou nas últimas 24 horas 5.456 novos casos de infeção com o novo coronavirus, tendo sido realizados menos 30.000 testes do que no sábado, quando os infetados foram 5.724, informou o Ministério da Saúde.

Este domingo realizaram-se 104.658 testes, enquanto no sábado foram realizados 133.084.

O número total de infetados em Itália é de 354.950 desde 21 de fevereiro e o de mortos é de 36.166, com mais 26 nas últimas 24 horas.

Das 5.456 novas infeções, 1.032 foram reportadas na região da Lombardia (no norte do país), a mais afetada pela pandemia. Na Campania (sul) registaram-se 633 novos contágios e em Toscana (centro) 517.

Em Itália há atualmente 79.075 pessoas infetadas com o novo coronavirus, das quais 420 estão em unidades de cuidados intensivos e 4.519 hospitalizadas, enquanto as restantes não têm sintomas ou têm sintomas leves e encontram-se em casa.

O Governo italiano prolongou recentemente o estado de emergência até 31 de janeiro para combater a pandemia e impôs a obrigação de usar a máscara em todos os momentos, também ao ar livre.

18h50 - Movimento cívico exige "liberdade" para as crianças

O movimento cívico Covid-19 com Ciência organizou hoje uma concentração, em frente à Assembleia da República, para exigir "liberdade" para as crianças e contestar as medidas sanitárias nas escolas, no contexto da pandemia de covid-19.

Cerca de duas centenas de pessoas -- crianças e adultos -- juntaram-se na base da escadaria do parlamento, empunhando cartazes onde se lia "Pelas crianças, pela saúde", "Abram os parques infantis, deixem as crianças brincar" e "Infância há só uma".

Sandra Oliveira, do Covid-19 com Ciência, disse à Lusa que o objetivo da concentração, também apoiada pelo movimento de cidadãos Verdade Inconveniente, foi "pôr as pessoas a pensar, a refletir" na forma como as autoridades sanitárias estão a tratar as crianças.

A resposta à pandemia de covid-19 "está a ser tratada de uma forma política sem a base daquilo que é essencial, que é a ciência e a medicina", considera.

"Muitas das orientações sanitárias que estão a ser emitidas, seja para as escolas, seja a nível do nosso sistema nacional de saúde, não estão alinhadas com aquilo que sabemos existir como fundamentos científicos", alega.

18h15 - Trump diz que está imune à Covid-19

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que está a partir de agora "imune" à Covid-19, um dia após o seu médico ter afirmado que já não há o risco de transmitir o vírus.

"Parece que estou imune, por, não sei, talvez por muito tempo, talvez por pouco tempo, talvez para toda a vida. Ninguém sabe realmente, mas estou imune", afirmou em declarações por telefone à Fox News.

"Agora têm um presidente que por ter imunidade [ao vírus], não precisa de se esconder na cave como o seu adversário", acrescentou, numa alusão ao candidato democrata às presidenciais, Joe Biden.

A questão da imunidade à covid-19 ainda está rodeada de incertezas, não se sabe com precisão o grau de proteção dos anticorpos, nem a duração dessa imunidade.

Nas declarações à Fox News, Trump também insinuou que Biden pode estar doente.

"Se olharem para o Joe, ele ontem tossia muito, depois agarrava a máscara (de proteção), depois tossia", disse.

"Não sei o que é que isso quer dizer, mas a imprensa não falou muito do caso", acrescentou.

A equipa de Joe Biden tem divulgado todos os dias os resultados dos seus testes à covid-19, que têm sido negativos até agora.

17h45 - Moçambique ultrapassa 10 mil infeções acumuladas e regista mais um óbito

O Ministério da Saúde (Misau) moçambicano anunciou hoje mais uma morte causada pela covid-19, elevando o total para 71, tendo registado ainda 157 novos casos da doença, ascendendo a um cumulativo de 10.001.

Daquele total de casos, 2.588 estão ativos, ou seja, cerca de um quarto, registando-se 7.338 casos recuperados (cerca de 73%).

Moçambique tem ainda, desde março, quatro pessoas infetadas que morreram de outras causas e que, por essa razão, não surgem no total de vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus.

A morte hoje anunciada foi de uma mulher moçambicana de 67 anos que esteve internada numa unidade hospitalar da cidade de Maputo, onde faleceu no sábado, segundo o boletim diário do Misau.

O país tem 43 pessoas internadas em centros de isolamento.

Desde o anúncio do primeiro caso, a 22 de março, o país testou um total de 153.915 casos suspeitos, dos quais 939 nas últimas 24 horas.

17h20 - Guimarães suspende espetáculos em todos os equipamentos culturais

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, determinou hoje a suspensão temporária dos espetáculos programados para todos os equipamentos culturais do concelho, informou o autarca em comunicado.

A diretiva vai vigor “até que a Proteção Civil Municipal, na qual têm assento as autoridades de saúde e de segurança, ouvidas as entidades gestoras dos equipamentos municipais que acolhem espetáculos, conclua das medidas a tomar”, adiantou Domingos Bragança.

A posição foi tomada “em face das notícias e imagens” sobre um espetáculo realizado no Multiusos de Guimarães, promovido pela Cooperativa Tempo Livre, que sugeriram despeito pelas regras de segurança sanitária associadas à covid-19.

No caso concreto, refere o autarca, a sala tem uma capacidade para 2.466 lugares e foram ocupados 964 lugares correspondendo a 40% da lotação, pelo que se “cumpriu o plano de contingência” aprovado pelas autoridades de saúde.

“Contudo, a situação epidemiológica que atualmente se verifica no concelho obriga a adoção de regras mais restritivas do que aquelas que atualmente estão previstas no quadro legal aplicável a estas situações”, reconhece Domingos Bragança.

O município de Guimarães, no distrito de Braga, regista 1.417 casos confirmados de infeção pela covid-19, segundo dados da Direção-Geral de Saúde reportados a sábado.

16h44 - Alterações na ModaLisboa provocadas pela pandemia vieram para ficar

A pandemia da covid-19 obrigou a várias alterações na ModaLisboa, cuja 55.ª edição termina hoje, algumas das quais, como a redução de público e aposta no 'online', segundo a organização, serão para manter no futuro.

Atividades apenas ao ar livre, apresentações de coleções com o público reduzido de cerca de mil para 200 pessoas, uso de máscara obrigatório e bastidores com mais espaço, foram algumas das 'novidades' da ModaLisboa, que se iniciou online na quarta-feira e prosseguiu entre quinta-feira e hoje no Parque Eduardo VII.

Hoje à tarde, ainda com algumas apresentações por acontecer, a diretora da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, fazia à Lusa um balanço positivo de uma edição diferente.

"Até agora correu muito bem. Ainda faltam coisas, mas correu muito bem, porque o tempo também nos ajudou, porque é toda uma edição ao ar livre, excetuando os bastidores", afirmou, em declarações à Lusa.

16h18 - Ashley Young é o sexto jogador do Inter Milão a testar positivo

O inglês Ashley Young testou positivo à covid-19, tornando-se o sexto futebolista do Inter de Milão a estar infetado com o novo coronavírus, informou hoje o clube da Série A italiana.

“Ashley Young testou positivo à covid-19, após os exames efetuados ontem [sábado]”, indicou o Inter, acrescentando que o jogador “está já em casa, em isolamento”.

A equipa, que tem agendado para o próximo sábado o dérbi de Milão, com o rival AC Milan, tem ainda infetados os médios Radja Nainggolan e Roberto Gagliardini, os defesas Milan Skriniar e Alessandro Bastoni e o guarda-redes Ionut Radu.

Após a falta de comparência na última jornada da liga italiana do Nápoles na visita à Juventus, devido a casos de covid-19 nos napolitanos, é agora o dérbi de Milão a concentrar as atenções, com seis casos no Inter e dois no AC Milan, Léo Duarte e Matteo Gabbia.

O sueco Zlatan Ibrahimovic, do AC Milan, esteve também infetado, mas poderá estar de regresso, depois de terminar na sexta-feira a quarentena, após duas semanas de isolamento.

15h35 - Politécnico da Guarda retoma aulas presenciais sob signo da segurança

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) retoma as aulas presenciais na segunda-feira, sob o signo da segurança sanitária em relação à covid-19 e da qualidade do ensino, afirma a instituição, que integra quatro escolas.

O regresso às aulas em regime presencial no Politécnico da Guarda será feito "sob o signo da segurança de estudantes, professores, investigadores e funcionários não docentes em relação à covid-19", e com "garantia de equidade de oportunidades para todos os estudantes", afirma o IPG, numa nota enviada à agência Lusa.

As quatro escolas do IPG elaboraram os seus respetivos planos de prevenção e combate ao novo coronavírus para o regresso às atividades escolares presenciais, que "têm duas prioridades claras": garantir "a segurança sanitária da comunidade académica" e "a equidade de oportunidades a todos os estudantes", afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda.

"A qualidade do ensino que cada aluno recebe não pode ser comprometida", sustenta Joaquim Brigas, citado pelo IPG.

"No essencial, tudo está preparado para que o regresso seja feito de forma tranquila, segura, justa e equitativa" para todos os alunos, assegura o responsável, admitindo, no entanto, que "sejam precisos alguns dias até que tudo esteja afinado e a funcionar na perfeição".

Por isso, apela a todos quantos fazem parte do Politécnico da Guarda para que sejam "disciplinados, tolerantes e pedagógicos uns para os outros".

Os próprios planos serão ajustados em função das situações, sendo admissível, designadamente, "desdobramento de turmas, em regime de lecionação à distância", para garantir as condições de segurança definidas nas orientações da Direção-Geral de Saúde.

15h20 - Marcelo insiste na necessidade de "ajustar" festas familiares

O Presidente da República defendeu hoje a necessidade e "ajustar" festas familiares como o Natal e afastou o encerramento de fronteiras, mas avisou que tudo "depende" da maneira como as pessoas "vão civicamente" enfrentar a pandemia.

No Gerês, no Vidoeiro, para assinalar os 50 anos da criação do Parque Nacional Peneda-Gerês, Marcelo Rebelo de Sousa afastou a necessidade de fechar fronteiras quando confrontado com surtos de covid-19 em estudantes de Erasmos.

"Depende muito da maneira como as pessoas vão civicamente viver o que estamos a viver. As pessoas estão a trabalhar, estão a estudar, a desenvolver a sua atividade económica e social num contexto de pandemia. De uma forma cívica o que têm de saber é adotar as precauções compatíveis com a atividade que desenvolvem em situações em que o risco é maior", disse.

Segundo o chefe de Estado, "o risco é maior quando há aglomerações, mesmo que festivas (...), as pessoas podem conceber e concretizar [esses encontros] de uma forma sensata tendo em atenção a situação vivida", dando como exemplo a forma como pensou passar o seu Natal.

"O que eu disse do Natal é muito simples, eu explico o que pensei para o meu Natal. Em vez de ter uma festa na noite de Natal com dezenas de elementos de família num espaço muito limitado, que é o espaço que estava disponível, é possível dividir uma parte que se encontra ao almoço, no dia 24, outra ao jantar no dia 24, outra ao almoço no dia 25 ou ao jantar no dia 25, ainda por cima, num fim de semana dá para prolongar", referiu.

15h00 - Segunda vaga da pandemia bate recordes em vários países

França e Reino Unido atingiram no sábado os números mais altos de sempre. Em todo o mundo, o coronavírus SARS-CoV-2 já matou mais um milhão e 73 mil pessoas.
Os casos de infeção ultrapassam os 37 milhões. Quase 26 milhões conseguiram vencer a doença.

14h24 - Açores sem novos casos nas últimas 24 horas e três recuperações

As 1397 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região, nas últimas 24 horas, não diagnosticaram casos positivos de Covid-19 nos Açores, ao mesmo tempo que foram registadas três recuperações na ilha de São Miguel.

Há atualmente 60 casos positivos ativos, dos quais 31 em São Miguel, 12 na Terceira, três na Graciosa, cinco no Pico, cinco no Faial, um em São Jorge, dois em Santa Maria e um na ilha das Flores.

14h22 - Marcelo expressa confiança no Serviço Nacional de Saúde

O Presidente da República mantém a confiança no Serviço Nacional de Saúde e diz que as situações de pressão que alguns hospitais já sentem são pontuais e não uma situação de rutura global.

Marcelo Rebelo de Sousa diz ainda que a adoção de medidas depende daquilo que se sabe hoje e não o que se fez no passado.


14h03 - Irão regista maior número diário de mortes

O Irão registou nas últimas 24 horas o maior número diário de mortes por infeção com o novo coronavírus, com 251 vítimas mortais confirmadas, para um total de 28.544.

Nas últimas 24 horas, foram também confirmadas 3.822 novas infeções pelo novo coronavírus, número que fez o Irão ultrapassar a barreira do meio milhão de infetados, contando agora com 500.075 casos confirmados desde o início da pandemia.

Do total de doentes, 4.500 estão em estado crítico, segundo indica a agência Associated Press.

Entre os recém-infetados está o responsável da Agência Iraniana da Energia Atómica (AIEA), Ali Akbar Salehi, o mais recente alto funcionário a dar positivo para Covid-19 no país.

13h21 - Portugal com 1090 novos casos e 13 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1090 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 86.664 o total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados 13 novos óbitos no último dia, para um total de 2080.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, Dos novos casos detetados, 625 estão na região Norte, 82 no Centro, 329 em Lisboa e Vale do Tejo, sete no Alentejo, 43 no Algarve e cinco na Madeira.

Foram dadas como recuperadas da doença mais 384 pessoas no último dia, passando o total acumulado para 53.187.

Há hoje mais 12 pessoas internadas em hospitais do país, num total de 843. Mais duas estão em unidades de cuidados intensivos, elevando para 124 o total.

12h48 - Balanço internacional

A pandemia do novo coronavírus provocou pelo menos 1.074.055 mortos desde o final de dezembro do ano passado, quando o gabinete da Organização Mundial da Saúde identificou a doença, segundo o balanço em permanente atualização por parte da France Presse.

Foram oficialmente diagnosticados, no mesmo período, mais de 37.297.350 casos de infeção. Pelo menos 25.763.900 pessoas foram dadas como recuperadas da Covid-19.

12h12 - Surto de Bragança com 148 infetados

Nos lares da Santa Casa da Misericórdia já morreram oito pessoas. Há nesta altura 148 pessoas infetadas - 109 utentes e 39 profissionais.

São mais sete casos positivos do que no sábado, um idoso e seis colaboradores.

Há ainda seis utentes internados no hospital.

No sábado, regressaram à instituição todos os idosos que estavam em quarentena num hotel da cidade.

12h05 - Tendas reativadas no Hospital de São João. "Máscaras são uma ordem"

Cristina Marujo, diretora do Serviço de Urgências do Hospital de São João, fala à reportagem da RTP de um "aumento notório" da afluência de pessoas com suspeitas de infeção pelo novo coronavírus àquela unidade do Porto.

"O nível 2 previa já que passássemos para um espaço externo e a opção foi para as tendas", explicou a médica, acrescentando que, por agora, "ainda não há necessidade de manter" esta valência aberta "durante 24 horas".
Num balanço da última semana no Hospital de São João, Cristina Marujo sublinhou que a equipa de clínicos tem um número limitado, estando à procura de reforços internos.

"Cada um vai ter de se proteger a si, sabendo que, protegendo-se a si, protege o próximo. As máscaras são uma ordem", afirmou ainda a diretora das Urgências.

11h27 - Catalunha volta-se para o teletrabalho

A Generalitat, governo autonómico catalão, vem pedir às empresas que regressem ao regime do teletrabalho durante 15 dias.

"As empresas devem desenhar os planos de trabalho que foram levados a cabo em março e abril e voltar ao teletrabalho durante 15 dias. Não é necessário que o determine um juiz, mas precisamos de tomar, todos, a consciência da situação e implementá-lo, para regressar aos níveis de teletrabalho de março ou abril", frisou o secretário de Saúde Pública da Catalunha, Josep Maria Argimon, em declarações à emissora de rádio RAC1.


11h12 - Rendimento básico incondicional na pandemia

Citado pela agência Lusa, Filipe Duarte, investigador no Canadá, defende que Portugal deve adotar um rendimento básico incondicional, como resposta ao impacto económico e social da pandemia.

"A pandemia colocou Portugal perante uma crise económica e social sem precedentes" e a "criação de uma nova prestação social tem vindo a ser discutida" entre dirigentes políticos portugueses, sustenta o professor e investigador português da Universidade de Windsor, defendendo uma solução transversal para toda a população.

"A criação de uma medida de Rendimento Básico Incondicional (RBI) de cariz emergencial, seja ela temporária a atribuir por um período de seis a doze meses, ou de caráter permanente" é o que o académico propõe.

10h40 - Rússia com mais 13.634 casos

As autoridades sanitárias russas reportam este domingo mais 13.634 casos de infeção pelo novo coronavírus em 24 horas. É um novo recorde diário que empurra o total de infeções, desde o início da pandemia, para 1.298.718.

Morreram em solo russo, desde sábado, mais 149 pessoas. O total de óbitos é agora de 22.597.

10h21 - "A situação em Lisboa e no restante país está nos limites"

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos afirmou esta manhã ter conhecimento da situação no Hospital de Amadora-Sintra, onde o Serviço de Pneumologia deixou de receber novos doentes para internamento, após a deteção de casos de Covid-19 em utentes já internados. Em entrevista à RTP, Jorge Roque da Cunha deixou fortes críticas à resposta da tutela à segunda vaga da pandemia.
Sindicato Independente dos Médicos, mas mais do que isso. É do conhecimento do Ministério da Saúde, há vários meses, há um ano, que a situação em Lisboa e no restante país está nos limites", afirmou o dirigente sindical, recordando a época da gripe em 2019.

"Não é o facto de mais umas dezenas de ventiladores estarem disponíveis que pode permitir que o Governo continue a gerir esta situação da pandemia como se um outro ativo eleitoral fosse", vincou Roque da Cunha.

9h30 - Pneumologia do Amadora-Sintra deixa de internar novos doentes

O Serviço de Pneumologia do Hospital Fernando Fonseca deixou de receber novos doentes para internamento, depois de terem sido detetados pelo menos cinco casos de Covid-19 entre os utentes internados, segundo fonte da unidade citada pela Lusa.

Ainda segundo a mesma fonte, o Hospital de Amadora-Sintra identificou quinta-feira um doente com Covid-19 no Serviço de Pneumologia, "onde se encontrava internado por outra patologia e com teste prévio negativo".

"De acordo com os procedimentos internos, foram retestados todos os doentes do serviço, tendo sido identificados cinco doentes covid-19 positivos, que se encontram clinicamente estáveis", explicou.

Os mais de 100 profissionais do serviço foram testados em menos de 24 horas, segundo o hospital, tendo sido todos negativos.

9h11 - Pandemia reduz para metade venda de vinho à restauração

Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, no programa Conversa Capital, o presidente da ViniPortugal admite que os valores do ano passado só serão novamente alcançados quando o sector da restauração recuperar.


9h07 - Alemanha soma 3483 novos casos

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, desde sábado, em 3483, para um total de 322.864 desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch reporta também mais 11 casos mortais de Covid-19, para um total de 9615.

8h38 - África lidera subida da inclusão financeira em contexto pandémico

A agência de notação financeira Moody's estima que o Continente Africano teve o maior aumento de inclusão financeira através da entrada no mercado financeiro, graças aos operadores móveis, no contexto da pandemia da Covid-19.

7h53 - Médico da Casa Branca afirma que Trump já não infeta

O Presidente dos Estados Unidos já não corre o risco de contagiar terceiros com a Covid-19, garante o médico Sean Conley, nove dias depois de Donald Trump ter testado positivo para o novo coronavírus.

"Esta noite [sábado], é com satisfação que anuncio que, além de o Presidente preencher todos os critérios para o fim em segurança do isolamento, à luz dos padrões atualmente reconhecidos, também já não corre o risco de transmitir (o vírus) a outras pessoas", afirmou o médico da Casa Branca.

Conley referia-se aos critérios dos Centros de prevenção e de luta contra as doenças, principal agência federal norte-americana em matéria de saúde pública.
Os Estados Unidos registaram 735 casos mortais de Covid-19 e mais 51.069 infeções em 24 horas, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Este último balanço, das 20h00 de sábado (1h00 de domingo em Lisboa), elevou o total de óbitos para 214.305 e o de casos para 7.709.628 desde o início da pandemia.   

7h20 - Ponto de situação

O Sindicato Independente dos Médicos apelou nas últimas horas ao Governo para que se concentre meios na busca de soluções para a resposta à pandemia da Covid-19, "em vez de maquilhar a realidade". A estrutura entende mesmo que a preparação de recursos foi negligenciada."Há várias semanas que o SIM vem alertando para a gravíssima insuficiência de médicos nas equipas dos Serviços de Urgência, em especial nas áreas metropolitanas", lê-se no texto.

"O SIM responsabiliza mais uma vez o Ministério da Saúde que, com a permanente preocupação em adornar a realidade, negligenciou a preparação e aprovisionamento em recursos humanos (que não só os médicos), quer dos hospitais, quer dos cuidados de saúde primários, quer das unidades de saúde pública, tendo tido tempo para tal desde março e sabendo que com a entrada no outono/inverno a situação agravar-se-ia", afirma em comunicado o SIM.

Apontando ao boletim epidemiológico de sábado, que reportou o maior número de novos infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia - "1642 novos casos, equivalentes a mais de cinco mil na Alemanha ou oito mil em Espanha" - , a estrutura sindical reitera o apelo para que o Governo "se concentre na organização de soluções".

Marta Temido assegurou no sábado que têm sido tomadas decisões para melhorar as condições em que os médicos trabalham.
A ministra da Saúde destacou o regime excepcional criado no início de março e que permitiu a contratação a prazo de mais de quatro mil profissionais.
Tendas reativadas no Porto
O Hospital de São João, no Porto, reativou as tendas de triagem à Covid-19, por causa do aumento de casos suspeitos. São quatro tendas de adultos e duas de crianças.

Em caso de necessidade, há ainda a possibilidade de reativar um conjunto de contentores que não são usados desde o fim de maio.

Só na sexta-feira o São João recebeu 150 suspeitos de infeção.
Mais casos na segunda vaga
Ouvido no Telejornal, o infecciologista António Silva Graça alertou no sábado que a segunda vaga da pandemia vai ter mais casos do que a primeira.
O especialista salienta que dois terços das camas destinadas a doentes com Covid-19 estão já ocupadas.
O quadro em Portugal
Portugal registou ontem o maior aumento diário de novos casos desde o início da pandemia. Em 24 horas, contaram-se 1646 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 85.574 o total desde o início da pandemia.

Registaram-se ainda mais cinco mortes, para um total de 2067.
Dos novos casos de infeção, 920 surgiram na região Norte, 155 no Centro, 546 em Lisboa e Vale do Tejo, oito no Alentejo, oito no Algarve, dois nos Açores e sete na Madeira.

Houve também 639 novas pessoas dadas como recuperadas da doença, elevando para 52.803 o total no país.

Deram-se 20 novos internamentos hospitalares e três outros em unidades de cuidados intensivos.
O quadro internacional

A pandemia da Covid-19 já provocou mais de um milhão e sessenta e nove mil mortos e perto de 37 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o Continente Americano mantém-se atualmente como aquele que tem mais casos confirmados e mais mortes.
A Covid-19 é a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de dezembro em Wuhan, no centro da China.

O Brasil ultrapassou no sábado os 150 mil casos mortais (150.198) de Covid-19, depois de reportar 559 óbitos em 24 horas.

As autoridades brasileiras de saúde investigam ainda a eventual relação de 2347 mortes com a doença.

Quanto a casos confirmados, o Brasil contou 26.749 novas infeções, elevando para 5.082.637 o total de pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia, registada oficialmente no país a 26 de fevereiro.