Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Stephane Mahe - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 2608 casos de infeção pelo novo coronavírus. Morreram 21 pessoas. Há mais 22 pessoas internadas em hospitais do país, num total de 1015. Mais cinco estão em unidades de cuidados intensivos, elevando para 144 o total.

Mais atualizações


23h25 - França com novos 25 mil casos de contágio

O Ministério da Saúde de França registou nas últimas 24h mais 25.086 casos de infeção por SARS-CoV-2, uma descida face aos 30.621 de quinta-feira.

Morreram ainda mais 122 pessoas, em hospitais. Quinta-feira tinham sido 88. Incluindo os óbitos em lares, esta sexta-feira o número total de vítimas mortais do vírus foi de 178.

Desde o início da pandemia, o país já registou 834.770 pessoas infetcadas e 33.303 mortos.

O número total de pessoas internadas em hospitais com Covid-19 é agora de 10.042, acima da fasquia dos 10 mil pela primeira vez desde meados de junho. Já o número de pessoas sob cuidados intensivos é de 1.800 (mais 50), nível só antes visto em maio.

Nos últimos sete dias, a França registou 14.800 novas infeções por SARS-CoV-2, média superior ao ritmo de 132.430 casos assinalados nos dois meses de confinamento do início da pandemia, entre meados de março e meados de maio.

Este sábado irá iniciar-se o recolher obrigatório em nove áreas metropolitanas de França, incluindo Paris, que irá abranger 20 milhões de pessoas.

22h45 - Congregações judaicas processam governador de Nova Iorque por restrições

Três congregações judaicas em Rockland, nos Estados Unidos, estão a processar o governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, acusando-o de discriminação anti-semita, ao "reprimir" os encontros religiosos devido à pandemia covid-19.

O processo, que deu entrada no tribunal federal de Manhattan na quarta-feira, acusa o governador democrata de fazer comentários negativos, falsos e discriminatórios sobre a comunidade judaica ortodoxa, ao impor medidas para combater o vírus que se encontram em expansão nas chamadas "zonas vermelhas" da região.

"A maior parte dos grupos ultra-ortodoxos tem sido cooperativa com as autoridades. Há um número relativamente pequeno que não está a colaborar", comentou Cuomo aos jornalistas, após alguns rabis e sinagogas terem considerado as restrições religiosas anticonstitucionais.

Na segunda-feira, o governador de Nova Iorque tinha voltado a pedir à comunidade judaica ortodoxa, onde se concentra uma grande parte das novas infeções pelo novo coronavírus no estado, para evitar concentrações como forma de "salvar vidas".

"Digo aos meus amigos da comunidade hassídica: a fé hebraica ensina-nos `pikuach nefesh`, que significa `salvar vidas`", disse Andrew Cuomo, em conferência de imprensa, reiterando aos judeus ortodoxos, que este fim de semana celebram um feriado, que não devem assistir a cerimónias religiosas com mais de 10 pessoas.

Segundo o governador, "os ensinamentos hebraicos" dizem que a não participação em celebrações religiosas pode ser "desculpada por uma questão de saúde, vida e segurança".

As regras limitam as cerimónias religiosas no interior do espaço de culto a 10 pessoas nas "zonas vermelhas", as mais afetadas pela pandemia, que incluem áreas onde se concentram comunidades judaicas ultra-ortodoxas, e também obrigam ao encerramento de escolas e algumas empresas não essenciais.

Nas chamadas "zonas laranja", que rodeiam as "zonas vermelhas", as concentrações religiosas estão limitadas a 25 pessoas.

As restrições aplicam-se em seis áreas da cidade de Nova Iorque, para além dos condados de Rockland e Orange, e partes de Binghamton.

22h30 - Brasil com mais de 30 mil novos casos

Nas últimas 24 horas, o Brasil registou 30.914 novas infeções por Covid-19 e 754 óbitos.

O país contabiliza agora um total de 5,2 milhões de casos e 153.214 mortes por Covid-19.

As autoridades de Saúde brasileiras investigam ainda uma eventual relação de 2.323 mortes com a covid-19, doença que está com uma taxa de letalidade de 2,9% no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de recuperados da doença chega a 4.619.560, enquanto que 427.526 infetados continuam sob acompanhamento médico.

Geograficamente, São Paulo é o foco da pandemia no país, concentrando 1.057.240 casos de infeção, sendo seguido pela Bahia (332.898), Minas Gerais (331.433) e Rio de Janeiro (289.440).

21h45 - Presidente da Gâmbia anuncia reabertura imediata das fronteiras

O Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, anunciou hoje a reabertura imediata das fronteiras do país, encerradas há mais de seis meses para tentar conter a propagação da covid-19 no território.

O encerramento das fronteiras deste país da África Ocidental, em março, afetou gravemente a economia gambiana, que a par da agricultura e das remessas por emigrantes do país, tem no turismo uma das suas principais fontes de rendimento.

A decisão de reabrir as fronteiras, tomada após consulta junto das autoridades sanitárias, produz efeitos “imediatamente”, afirmou a presidência numa declaração citada pela agência France-Presse (AFP).

Ainda assim, o Aeroporto Internacional de Banjul, na capital, não estará totalmente operacional antes de 31 de outubro devido às “obras de reconstrução” que continuam a decorrer, referiu o chefe de Estado.

Antiga colónia britânica, independente desde 1965, a Gâmbia regista 3.644 casos oficias de covid-19, incluindo 118 mortes.

21h14 - Lar em Alvaiázere com 30 utentes infetados

O Município de Alvaiázere informou hoje que 30 utentes e dez funcionários da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria testaram positivo ao SARS-CoV-2, registando-se ainda um caso inconclusivo.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Alvaiázere, no distrito de Leiria, revelou que efetuou cerca de 150 testes aos utentes, funcionários e dirigentes da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria.

Dos 76 utentes, 30 estão positivos, assim como dez funcionários, de um total de 73. O caso inconclusivo irá repetir o teste.

20h55 - Madeira com seis novos casos totaliza 106 situações ativas

A autoridade regional de saúde da Madeira anunciou que foram hoje registados seis novos casos positivos de covid-19, todos importados, existindo mais oito doentes recuperados e um total de 106 situações ativas no arquipélago.

“Hoje há seis novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 310 casos confirmados de covid-19” nesta região autónoma, refere o boletim epidemiológicos divulgado pelo Instituto da Administração de Saúde da região (IAsaúde).

No mesmo documento, este instituto menciona que estes são “casos importados”, sendo dois do provenientes do Reino Unido, dois da Escócia, um da Bélgica e outro da Venezuela.

O instituto acrescenta que, além destes novos casos, “ainda há a reportar nove situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde” insular, decorrendo as correspondentes investigações.

Também menciona que existem “oito novos casos recuperados”, perfazendo 204 o número das pessoas que foram dadas como curadas da infeção pelo novo coronavírus.

20h47 - EUA ultrapassam os oito milhões de casos de infeção

Desde o início da pandemia, os EUA registaram 8.008.402 casos de Covid-19. O país registou 63.610 casos na quinta-feira, o maior aumento diário desde meados de agosto.

20h36 - Angola com mais 126 infeções e seis mortes

As autoridades angolanas anunciaram hoje mais 126 infeções por covid-19 no país e seis mortes, aumentando o número de óbitos para 234.

Dos 126 novos casos, 30 foram reportados no Zaire, cinco na Huíla, três na Lunda Sul, dois em Benguela e igual número no Uíje, já Huambo, Cabinda, Cuanza Sul e Cunene tiveram um caso e Luanda conta com mais 80 infetados.

As idades variam entre 3 e 68 anos, sendo 88 de sexo masculino e 38 feminino

Nas últimas 24 horas, seis doentes, quatro homens e duas mulheres de 29, 51, 57, 60, 66 e 75 anos, todos de nacionalidade angolana, morreram.

20h18 - São Tomé e Príncipe regista mais três casos positivos elevando infeção para 932

São Tomé e Príncipe registou hoje três casos positivos de Covid-19 em 61 testes realizados, elevando a infeção acumulada para 932, indica a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos.

Segundo a responsável, estes três novos casos aumentam o total de pacientes com o novo coronavírus em isolamento domiciliar para 21, mantendo-se o número de mortes em 15.

As autoridades sanitárias não avançaram as razões dessas três novas contaminações, depois de, nos últimos cinco dias, não se ter registado qualquer caso positivo de Covid-19 em cerca de duas centenas de testes realizadas.

20h08 - Cabo Verde com mais três mortes e 84 novos casos em 24 horas

Cabo Verde registou mais três mortes associadas ao novo coronavírus, elevando para 82 o número de óbitos no país, que contabilizou mais 84 novos casos positivos nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde.

Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o país registou mais três mortes nas últimas 24 horas, um na Praia, um em Santa Catarina de Santiago e outro na Boa Vista, elevando para 82 o número de mortes no país associadas à doença.

19h56 - 58 utentes de lar de Beja transferidos para base aérea

Dos 97 utentes do lar Mansão de São José, em Beja, infetados com o novo coronavírus, 58 vão ser transferidos no sábado para a Base Aérea 11 (BA11), em Beja, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal.

Em declarações à Agência Lusa, o autarca Paulo Arsénio explicou que a transferência dos 58 utentes da instituição foi decidida pelas autoridades de Saúde locais e visa "descongestionar o espaço" do lar, "que, aparentemente, tem pessoas em excesso".

"Para descongestionar o espaço, vão retirar as 58 pessoas que estão em melhores condições físicas e de mobilidade, mantendo na unidade", situada na zona histórica da cidade de Beja, os restantes 27 utentes "que têm mais dificuldades de locomoção e autonomia", disse.

O presidente do município alentejano precisou que os 58 utentes do lar Mansão de São José transferidos para a BA11 serão instalados num edifício "que tem vindo a ser preparado desde o mês de abril precisamente para uma finalidade com estas características".

19h20 - Bélgica impõe recolher obrigatório e encerra cafés e restaurantes durante um mês

A partir de segunda-feira, a Bélgica vai encerrar todos os cafés e restaurantes durante quatro semanas e impor o recolher obrigatório entre a meia-noite e as cinco da manhã para travar o aumento acentuado do número de casos de Covid-19. As medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, e estendem-se a todo o país.

Alexander de Croo justificou que esta decisão de encerrar cafés e restaurantes – considerados locais de alto risco para a transmissão do SARS-CoV-2 – foi tomada de forma a tentar impedir um novo confinamento.

“Os números estão tão altos quanto eram em março, quando decidimos impor o confinamento. Isso é o que queremos evitar”, disse o primeiro-ministro.

De Croo alertou que “a situação é grave do ponto de vista da saúde” e sublinhou que o importante é “evitar que o nosso sistema de saúde fique saturado”.

No total, a Bélgica contabilizou 191.959 casos de Covid-19 e 10.327 óbitos desde o início da pandemia.

18h57 - Dexametasona corticosteroide é a única terapêutica eficaz, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, considerou hoje que até agora a dexametasona corticosteroide é a única terapêutica comprovada como eficaz contra a covid-19, para doentes com doenças graves.

Falando numa conferência de imprensa `online` a partir da sede da organização, em Genebra, Tedros Adhanom Ghebreyesus insistiu que, segundo os dados do ensaio patrocinado pela OMS, os medicamentos remdesivir e interferon não são eficazes na luta contra a covid-19.

Os resultados do estudo já tinham sido divulgados e foram mesmo questionados pela farmacêutica norte-americana Gilead, que disse parecerem "inconsistentes", lembrando que outros ensaios validam o benefício do antiviral.

No entanto hoje na conferência de imprensa os responsáveis da OMS assinalaram que os ensaios provisórios mostram que o remdesivir e o interferon "têm pouco ou nenhum efeito na prevenção da morte por covid-19 ou na redução do tempo no hospital", com o diretor-geral a frisar que se tratou do maior ensaio já feito, envolvendo 13 mil pessoas de 500 hospitais em 30 países.

O diretor-geral lembrou na conferência de imprensa que em junho foi retirado do estudo a hidroxicloroquina e que em julho os pacientes também deixaram de tomar a combinação dos medicamentos de lopinavir e ritonavir.

18h50 - França com 25.086 novos casos e 122 óbitos

Nas últimas 24 horas, França contabilizou 25.086 novas infeções por Covid-19, uma descida face ao dia anterior em que foram ultrapassados os 30 mil novos casos diários. França registou ainda 122 óbitos.

No total, o país contabilizou 834.770 casos e 33.303 óbitos desde o início da pandemia.

18h42 - Grécia ultrapassa, pela primeira vez, a barreira dos 500 casos diários

Nas últimas 24 horas, Grécia registou 508 novos casos de Covid-19, ultrapassando, pela primeira vez, a meta dos 500 casos diários. Foram ainda contabilizados oito óbitos.

18h20 - Doze pessoas detidas e 258 autos na primeira quinzena de outubro

A PSP e a GNR detiveram, na primeira quinzena de outubro, 12 pessoas por desobediência e registaram 258 contraordenações por violação das regras previstas na situação de contingência devido à covid-19, indicou hoje o Ministério da Administração Interna.

Segundo os dados enviados à agência Lusa, durante os últimos 15 dias em que o país esteve em situação de contingência as forças de segurança encerraram também 23 estabelecimentos e suspenderam a atividade de outros três estabelecimentos pelo incumprimento das regras de funcionamento, nomeadamente ao nível do horário de funcionamento ou das regras de ocupação, permanência e distanciamento físico.

Os dados do Ministério tutelado por Eduardo Cabrita referem também que a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública levantaram, entre 01 e 14 de outubro, 258 autos de contraordenações em Portugal continental, sendo a maioria por consumo de bebidas alcoólicas na via pública (89) e falta de máscara nos estabelecimentos, salas de espetáculos ou edifícios públicos (53).

As duas forças de segurança registaram igualmente 32 autos por incumprimento das regras de ocupação, permanência e distanciamento físico nos locais abertos ao público, 13 por realização de celebrações e de outros eventos com mais de 10 pessoas e 15 por falta do uso de máscara nos transportes públicos.

18h00 - PM britânico alerta para situação “grave” em Manchester e admite intervir

A situação na área metropolitana de Manchester é "grave e piora diariamente”, admitiu hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometendo a intervenção governamental se os autarcas locais não aceitarem impor mais restrições para travar a pandemia de covid-19.

O primeiro-ministro disse que o número de infeções na região duplicou nos últimos dias e que os casos se alargaram às faixas etárias mais altas, pelo que "sem ação, não há dúvida” de que o NHS [serviço de saúde público] “vai ter problemas".

“Dentro de duas semanas, haverá mais pacientes nas UCI [unidades de cuidados intensivos] do que no pico da primeira onda", avisou, durante uma conferência de imprensa sobre a crise da pandemia.

Johnson revelou que o governo ainda não chegou a um acordo com os autarcas da região de Manchester, que não querem passar ao nível máximo de restrições sem mais apoio económico.

Num comunicado conjunto, os presidentes das Câmaras Municipais de Manchester, Andy Burnham, de North Tyne, Jamie Driscoll, e de Liverpool, Steve Rotheram, exigiram que o governo pague 80% dos salários de trabalhadores afetados, em vez dos 67% atualmente previstos, e pedem ajuda para os trabalhadores independentes.

A zona de Lancashire, no norte de Inglaterra, que inclui Blackpool, vai juntar-se este sábado à área de Liverpool no nível "muito elevado”, o mais alto de uma escala de três níveis de risco criada pelo governo de acordo com o valor de infeções de covid-19.

A maior parte da Inglaterra encontra-se no nível mais baixo desta escala, o que implica a proibição de ajuntamentos com mais de seis pessoas e o encerramento de bares e restaurantes às 22:00.

17h44 - Dez profissionais do Hospital Garcia de Orta com teste positivo

Dez profissionais de saúde do Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, testaram positivo para o novo coronavírus, informou hoje a administração hospitalar, que garante ter ativado todos os procedimentos para a contenção.

"Hoje, 16 de outubro, foram detetados casos positivos para SARS-CoV-2 em 10 profissionais de saúde (oito enfermeiros e dois assistentes operacionais), do internamento do Serviço de Medicina I", referiu o hospital, em comunicado.

Na mesma nota, explicou que os casos foram detetados "na sequência da realização de despistes para a infeção do vírus SARS-CoV-2, após diagnóstico num doente que, por razões terapêuticas, se tinha deslocado ao exterior da unidade hospitalar e testou positivo em novo teste à SARS-CoV-2".

O hospital adiantou que o rastreio de todos os contactos com o caso original "foi prontamente assegurado" e irá prolongar-se "durante as próximas horas do dia".

17h30 - Sobe para 24 número de infetados em surto nas valências da Misericórdia de Vila Viçosa

O número de pessoas infetadas com covid-19 relacionadas com um surto em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, no distrito de Évora, subiu para 24, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

Na quinta-feira, o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Jorge Rosa, tinha indicado que, pelo menos, 13 pessoas relacionadas com este surto estavam infetadas, incluindo dois familiares de uma funcionária do Centro de Dia de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa.

Tiago Salgueiro, membro da mesa administrativa da instituição, disse hoje à Lusa que, em relação aos resultados recebidos até hoje, dos 140 testes efetuados a todos os utentes e funcionários da misericórdia, há 22 pessoas com resultado positivo, mais onze em relação a quinta-feira.

A acrescentar a estes casos, há ainda os dois familiares da funcionária do Centro de Dia de Bencatel.

17h22 - Espanha registou 15.000 novos casos e 222 mortes

Espanha registou hoje 15.186 novos casos de covid-19 elevando para 936.560 o total de infetados no país, naquele que é o pior dia de progressão da pandemia da semana, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

Por outro lado, as autoridades contabilizaram mais 222 mortes com a doença nas últimas 24 horas, também o maior aumento diário da semana, passando o total de óbitos para 33.775.

A região de Madrid lidera a lista de novos casos positivos, com 3.175, e um total de 276.790.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 1.473 pessoas, das quais 319 em Madrid, 250 na Catalunha e 225 na Andaluzia.

Em todo o país há 11.784 pessoas hospitalizadas com a doença, das quais 1.768 pacientes em unidades de cuidados intensivos.

17h18 - Marcelo Rebelo de Sousa admite que poderá ser necessário recolher obrigatório

Questionado sobre as medidas restritivas que ainda poderão vir a ser implementadas, o presidente da República admitiu a possibilidade de um recolher obrigatório.

“Tudo o que tiver de ser decidido será decidido”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, durante uma visita ao Algarve.

17h05 - Ronaldo garante que não infringiu protocolos e que está bem

O futebolista português Cristiano Ronaldo assegurou hoje não ter infringido nenhum protocolo e que teve o cuidado de fazer "as coisas bem, com autorizações", salientando que se sente bem e assintomático, apesar do teste positivo ao novo coronavírus.

Num direto que fez nas suas redes sociais, Ronaldo sublinhou que não infringiu qualquer lei.

"Isso é tudo mentira, fiz as coisas todas bem. Falei com a minha equipa, tivemos o cuidado de fazermos as coisas bem. Principalmente, para o senhor italiano, cujo nome eu não vou dizer, é mentira, cumpri todos os protocolos", disse o jogador da Juventus.

Na quinta-feira, ministro italiano do Desporto, Vincenzo Spadafora, admitiu que português pudesse ter violado o protocolo de covid-19, ao viajar para Portugal, para representar a seleção, e regressar a Itália, após a deteção da infeção.

Ronaldo garantiu ainda que se sente bem e sem sintomas, apesar de estar infetado com o novo coronavírus, permanecendo em isolamento na sua residência em Turim, em Itália.

"Eu estou bem, não tenho sintomas nenhuns. Sinto-me forte, bem anímica e fisicamente. Apanhei o vírus, pelo menos foi o que disse o teste, mas não sinto nada. Espero voltar em breve a treinar, jogar e aproveitar a vida. Agora tenho de estar em casa, de quarentena", lamentou.

16h53 - Governo da Madeira proíbe algumas festas públicas no período de Natal

O Governo da Madeira não vai autorizar a realização de algumas festas no período do Natal, mas avança com as iluminações e o espetáculo pirotécnico no fim do ano nos moldes habituais, indicou hoje o chefe do executivo.

"Vamos concretizar as iluminações, o fogo do fim do ano vai acontecer. Algumas festividades públicas, com consumo de álcool na rua, que geram concentração de pessoas, umas em cima das outras, essas não vamos promover nem autorizar", disse Miguel Albuquerque, no Funchal.

O presidente do Governo Regional, que falava na apresentação do Plano da Saúde para o Outono - Inverno 2020/2021, referiu-se, em especial, às designadas "noites do mercado", que ocorrem um pouco por toda a região durante a quadra natalícia, mas sobretudo no Funchal.

"São convívios com milhares de pessoas e isso não é conveniente nem favorável às medidas [de contenção da covid-19]", sublinhou, indicando, no entanto, que a situação pandémica na Madeira "não é comparável" à do resto do país e da Europa, pois estão registados 108 casos ativos no arquipélago, dos quais 101 foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas nos aeroportos e apenas sete são de transmissão local.

16h45 - Reino Unido regista 15.650 novos casos

O Reino Unido contabilizou 15.650 novas infeções nas últimas 24 horas, uma descida face aos 18.980 registados no dia anterior. O país registou ainda 136 óbitos.

No total, o Reino Unido regista 43.429 mortes por Covid-19 e 689.257 casos de infecção.

16h40 - Itália atinge novo recorde com mais de dez mil novos casos em 24 horas

Esta sexta-feira, Itália contabilizou 10.010 novas infeções por Covid-19. É o maior aumento desde o início da pandemia e cerca de 13 por cento superior ao último recorde de 8.804 infeções, registado na quinta-feira.

O Ministério da Saúde registou ainda 55 mortes por Covid-19, uma descida em relação às 83 contabilizadas no dia anterior.

O número de pessoas internadas nos cuidados intensivos também aumentou em 52, para um total 638.

16h26 - Hospital da Figueira da Foz encerrou serviço de ortopedia

O serviço de ortopedia do Hospital Distrital da Figueira da Foz deverá reabrir no início da próxima semana, depois de ter sido encerrado na quarta-feira devido a surto do novo coronavírus, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

De acordo com o gabinete de comunicação e imagem, o serviço fechou ao final do dia de quarta-feira, na sequência de testes de despistagem para a covid-19, que deram 10 casos positivos - cinco profissionais de saúde e cinco doentes.

Na sequência do surto detetado, o Hospital Distrital da Figueira da Foz realizou testes aos restantes profissionais de saúde, não se tendo registado mais nenhum caso positivo para o SARS-CoV-2, vírus da covid-19.

16h12 - Ocupação global de camas em cuidados intensivos está em 67%

A taxa de ocupação das camas em unidades de cuidados intensivos está em 67%, apesar do agravamento da evolução da pandemia de covid-19, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

"Do universo específico de camas em cuidados intensivos, das atuais 569 camas ativas de categoria polivalente adulto, a taxa de ocupação até ontem [quinta-feira] é de 67% e em nenhuma região do país é superior a 70%. Estas 569 camas representam já um acréscimo de resposta face à lotação oficial normal dos hospitais, sem questões pandémicas, que é de 511 camas", esclareceu o governante na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia.

A capacidade atual do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi realçada face ao que existia em março, com Diogo Serras Lopes a assegurar que estes números podem ser expandidos quase para o dobro, embora isso possa implicar uma suspensão de atividade assistencial não urgente.

"Face a essas 511 camas, temos a capacidade de atingir rapidamente - e sem impacto na atividade programada nos hospitais - 704 camas, isto é, mais 38% da capacidade. Caso sejamos forçados, pela evolução da pandemia, a suspender a atividade não urgente, esse número de camas disponíveis em UCI poderá passar a 944, isto é, mais 85% de capacidade", frisou, sem deixar de explicar que a expansão é "programada" pelos hospitais.

Já nas administrações regionais de saúde (ARS) do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, as mais pressionadas pelo aumento do número de infeções pelo novo coronavírus, o membro do Governo adiantou que as duas regiões representam 11.800 das 21.000 camas de enfermaria existentes no SNS e que apenas 1.000 estão presentemente alocadas a doentes covid, com uma taxa atual de ocupação de 69%.

15h47 - 860 vítimas mortais da doença em Portugal residiam em lares

Desde o início da pandemia da covid-19 em Portugal, em 02 de março, morreram 860 pessoas que residiam em lares, representando quase 40% do total dos óbitos no país, segundo dados divulgados hoje pela diretora-geral da Saúde.

Do total das 860 vítimas, 349 residiam na região Norte, 333 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 152 na região Centro, 20 no Alentejo e seis ao Algarve, precisou Graça Freitas na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19.

Sobre as 21 mortes ocorridas nas últimas 24 horas, Graça Freitas adiantou que 10 ocorreram na região Norte, nove na região de Lisboa e Vale do Tejo e dois na região Centro.

"As idades destas pessoas foram entre 64 anos, o mais novo, e 97 anos, a pessoa mais velha", sendo que 15 eram homens e seis mulheres.

Vinte destas pessoas morreram no hospital, onde estavam internadas, e uma faleceu no lar onde estava a residir, lamentou Graça Freitas.

15h37 - Seis funcionários de lar de idosos no Caramulo com testes positivos

Seis funcionários de uma estrutura residencial da terceira idade da vila do Caramulo, no concelho de Tondela, testaram positivo para a covid-19, disse hoje a autarquia.

Num comunicado divulgado na rede social Facebook, a Câmara de Tondela dá conta da existência de "um foco de infeção numa estrutura residencial na vila do Caramulo", uma situação que "está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde e Segurança Social" e conta com o acompanhamento da Proteção Civil municipal.

"Além deste foco, dado o agravamento da situação em todo o país, nos últimos tempos, existem outros em estruturas desportivas (com cinco casos identificados, todos eles provenientes de outros territórios, mas que maioritariamente frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho), por isso, com impacto nas escolas locais", acrescenta.

15h20 - Madeira recusa "StayAway Covid" e mantém aplicação própria

A Madeira não vai adotar a aplicação "StayAway Covid", mesmo que o parlamento aprove o seu uso obrigatório, porque já dispõe de um sistema semelhante desde o início da pandemia, indicou hoje o presidente do executivo.

"Já temos milhares de pessoas que estão monitorizadas através da nossa `app` e não é preciso utilizarmos a de lá cá, porque o nosso sistema já está em vigor há muito tempo, desde praticamente o início da pandemia", disse Miguel Albuquerque, vincando que a aplicação "MadeiraSave" é utilizada com "grande eficácia".

Segundo dados oficiais, 18.917 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região com recurso à aplicação, 8.771 das quais encontram-se em vigilância ativa.

O governante, que falava à margem da apresentação do Plano da Saúde para o Outono - Inverno 2020/2021, no Funchal, sublinhou que também o uso obrigatório de máscara já está em vigor na região desde o dia 01 de agosto, na sequência de uma resolução do executivo que gerou polémica devido à falta de suporte legal.

"Não tem base legal, mas as pessoas estão a cumprir e isso é o que interessa", declarou, sem, contudo, esclarecer se a região pretende adaptar o diploma do Governo da República no que diz respeito às máscaras, caso seja aprovado no parlamento.

O diploma para o uso obrigatório de máscaras e da aplicação "StayAway Covid" foi hoje admitido pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, apesar de dúvidas sobre algumas medidas, face à "situação de urgência" em função da evolução da pandemia.

15h08 - Pelo menos 26,8 milhões de pessoas curadas desde início de pandemia

Pelo menos 26.884.800 pessoas foram consideradas curadas das mais de 38.965.020 infetadas em todo o mundo com o novo coronavírus desde a sua descoberta em dezembro na China, indica hoje um balanço da agência France-Presse.

O balanço às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) refere que a pandemia já causou 1.099.509 mortos, 6.086 dos quais foram registados na quinta-feira, dia em que se notificaram 404.758 novos casos de infeção.

Os países que registaram mais mortes no último dia foram os Estados Unidos, com 1.103 mortos, a Índia com 895 e o Brasil com 713.

Os Estados Unidos são o país mais afetado, tanto em número de mortos como de casos, com um total de 217.717 mortos entre 7.980.899 casos, segundo o balanço da universidade Johns Hopkins. Pelo menos 3.177.397 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais atingidos são o Brasil, com 152.460 mortos em 5.169.386 casos, a Índia com 112.161 mortos (7.370.468 casos), o México com 85.285 mortes (834.910 infetados) e o Reino Unido com 43.293 mortes (673.622 casos).

14h32 - Costa defende medidas para controlar a pandemia

Face aos números de novas infeções recorde hoje atingidos, António Costa refere que as medidas anunciadas são necessárias para controlar a pandemia.

Em Bruxelas, o primeiro ministro reafirma que também tem dúvidas quanto à obrigatoriedade da utilização da aplicação StayAway Covid, mas adianta que o beneficio pode ser superior ao custo.

14h19 – Graça Freitas esclarece norma que reduz para dez dias tempo de isolamento

Questionada sobre a norma que saiu esta semana que reduz para dez dias o tempo de isolamento de pessoas infetadas com doença ligeira ou assintomáticas, mas que mantém em 14 dias o isolamento dos contactos desses doentes, a diretora-geral da Saúde esclareceu a diferença entre esses períodos.

Segundo Graça Freitas, a ciência já permite saber que a infecciosidade vai descendo ao longo dos dias de infeção nos doentes ligeiros, pelo que se um desses doentes “não tiver febre durante três dias nem tiver agravamento nenhum dos sintomas, ao fim do décimo dia depois de ter iniciado a sua doença, praticamente já não contagia ninguém”.

“Por isso é que tem alta clínica, que coincide com a sua saída para a comunidade”, não precisando de um teste negativo, acrescentou.

Por outro lado, os contactos dessas pessoas têm de ficar 14 dias em isolamento porque é esse o período de incubação do vírus. “Não sabemos se está infetado. Pode estar ou não e estar a incubar ou não a doença”, pelo que é um período incerto.

14h10 – Recurso a hospitais privados em cima da mesa

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, frisou que o SNS tem uma relação longa com o setor privado e social. “Caso seja necessário e caso seja considerada a melhor opção, recorreremos a soluções desse âmbito”, disse, acrescentando, no entanto, que a prioridade é o reforço da capacidade do Serviço Nacional de Saúde.

14h07 – DGS avalia realização de eventos de Fórmula 1 e MotoGP no Algarve

Tendo em conta a situação de calamidade decretada pelo Governo, a Direção-Geral da Saúde está agora a equacionar se vão ou não ser realizados determinados eventos desportivos ou se o público na bancada vai ser reduzido.

Os grandes prémios de Fórmula 1 e de MotoGP, no Algarve, são dois dos eventos em causa.

“A Direção-Geral da Saúde está a rever a programação em termos de público nos eventos desportivos em função da epidemiologia em cada região do país”, adiantou Graça Freitas.

14h05 - Desde o início da pandemia em Portugal já se deram 860 óbitos em lares, sendo que 349 pertencem à região Norte, 152 ao Centro, 333 a Lisboa e Vale do Tejo, 20 ao Alentejo e seis algarve, avançou a DGS.

14h02 – Alunos de enfermagem ajudam a realizar inquéritos epidemiológicos

“É óbvio que, neste momento, existe uma enorme pressão sobre os serviços de saúde pública”, admitiu a diretora-geral da Saúde, justificando essa pressão com o facto de haver atualmente muitos casos de infeção e, portanto, se demorar mais a realizar a investigação epidemiológica.

“É uma carga enorme de trabalho, porque para cada doente é preciso uma investigação epidemiológica muito apurada”, salientou. “Dito isto, está a ser feito um reforço das equipas de saúde pública”, nomeadamente através de alunos dos últimos anos de escolas de enfermagem, acompanhados pelos seus professores.

14h00 – Sequelas podem resultar do internamento e não da doença

Questionada sobre eventuais sequelas da Covid-19, a diretora-geral da Saúde frisou que há que distinguir entre possíveis sequelas dessa doença e sequelas resultantes do internamento desses doentes.

Graça Freitas sublinhou que pessoas que ficam em Unidades de Cuidados Intensivos por longos períodos e ventiladas, “independentemente da doença que deu origem a esse internamento, podem apresentar sequelas que, muitas vezes, não ficam permanentemente”, sendo reversíveis com fisioterapia e com a passagem do tempo.

“Começam a surgir números e estudos relacionados com as possíveis sequelas, mas temos de distinguir aqui duas situações”, nomeadamente no que diz respeito a sequelas do foro neuromuscular - questão relacionada com a perda de capacidade física e muscular, explicou a responsável.

Estas sequelas “podem ter diretamente a ver com a doença Covid, ou podem ter a ver com o facto de alguns destes doentes terem tido internamentos prolongados, nomeadamente em unidades de cuidados intensivos”.

13h59 – Vinte e um mortos em Portugal em 24 horas

Na habitual conferência de imprensa das autoridades de saúde, Graça Freitas adiantou que a mais nova das 21 pessoas que morreram devido à Covid-19 no último dia em Portugal tinha 64 anos. A mais velha tinha 97. Foram 15 homens e seis mulheres. Vinte destas pessoas faleceram no hospital e uma num lar onde residia.

13h58 - Já houve um milhão e 683 mil downloads da aplicação Stayaway Covid e um total de 179 códigos inseridos até ao momento, adiantou em conferência de imprensa o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes

13h50 - Sexta às 9. Pandemia multiplica queixas de maus-tratos e negligência em lares

13h48 - Como funciona a Stayaway Covid?

13h34 -Portugal com mais 2608 casos e 21 vítimas mortais nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 2608 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando 95.902 o total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados 21 novos óbitos no último dia, para um total de 2149.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos novos casos detetados, 1350 estão na região Norte, 725 em Lisboa e Vale do Tejo, 323 na região Centro, 150 no Alentejo, 44 no Algarve, 12 na Madeira e quatro nos Açores.

Dos 21 óbitos, nove foram registados na Região de Lisboa e Vale do Tejo, dez na região Norte e outros dois na região Centro.

Foram dadas como recuperadas da doença mais 985 pessoas no último dia, passando o total acumulado para 56.066.

Há hoje mais 22 pessoas internadas em hospitais do país, num total de 1015. Mais cinco estão em unidades de cuidados intensivos, elevando para 144 o total.

Há mais 1602 casos ativos, passando o total acumulado para 37.687.

13h30 - Rapidez do aumento das infeções surpreende especialistas

Nos próximos dias podem subir ainda mais os números de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 em Portugal.
A possibilidade de o país atingir em breve as três mil infeções diárias não surpreende os especialistas quanto ao aumento, mas sim pela rapidez.

13h22 - Resultados do estudo ao Remdesivir “parecem inconsistentes"

A farmacêutica norte-americana Gilead sublinhou hoje que “parecem inconsistentes” os dados do estudo sobre o Remdesivir, que questionam a eficácia no tratamento da covid-19, lembrando que existem outros ensaios que validaram o benefício clínico do antiviral.

Na quinta-feira foram conhecidos os resultados de um estudo que revelava que o antiviral Remdesivir, considerado um dos tratamentos mais promissores para a covid-19, era ineficaz na prevenção da morte de pacientes.

Os resultados do estudo Solidarity, realizado com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram tornados públicos pelo jornal Financial Times, antes de serem divulgados numa publicação revista por pares e de serem publicados numa revista científica.

O estudo, que envolveu mais de 11 mil pessoas em 30 países, veio contradizer outros estudos americanos que mostraram que o Remdesivir poderia reduzir o tempo de internamento hospitalar.

13h10 - Governo confortável com qualquer decisão da AR sobre uso da StayawayCovid

A ministra do Estado e da Presidência disse hoje que a obrigatoriedade da instalação no telemóvel da aplicação StayawayCovid será decidida no parlamento e o Governo está "confortável com qualquer que seja a decisão".

"O Governo está confortável com qualquer que seja a decisão que a Assembleia da República venha a tomar, porque o que está em causa são dúvidas, e esclarecimentos, que todos temos consciência que existem", assumiu Mariana Vieira da Silva.

A governante assumiu que o executivo está "muito confortável com qualquer que venha a ser a decisão do parlamento nesta matéria".

"Estamos numa situação em que é preciso definir medidas progressivamente. A reflexão que fizemos foi sobre a importância de garantir novas medidas. Há medidas que, por afetarem os nossos direitos, as nossas liberdades devem ser discutidas no parlamento e é isso que esperamos", justificou.

Mariana Vieira da Silva disse que o Governo agora espera que "o parlamento faça as audições que tem de fazer, que ouça os especialistas, ouça os epidemiologistas e avalie da bondade e da necessidade da medida".

"Muitas dúvidas, todos temos e eu também tenho, e por isso é que o debate deve ser feito nas instituições a quem cabe decidir se no equilíbrio entre os direitos e as necessidades se esta medida vale a pena e faz sentido, porque as dúvidas que temos ouvido todos temos e o Governo também as tem. São decisões muito difíceis na linha de muitas outras decisões difíceis que tomámos", assumiu.

13h05 - Hospitais privados dispostos a reforçar articulação com SNS

Numa nota enviada às redações, o Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada recorda que “os hospitais privados dispostos a reforçar articulação com SNS” desde março.

“No atual momento temos reiterado que os hospitais privados podem dar um contributo significativo para reduzir a pressão sentido pelos hospitais do SNS e garantir maior acesso dos portugueses aos cuidados de saúde porque, como bem expuseram os Bastonários da Ordem dos Médicos esta semana, há muitos cidadãos a necessitar de cuidados não COVID”.

Segundo Óscar Gaspar, “os hospitais privados têm ouvido as declarações públicas dos responsáveis do Ministério da Saúde e aguardam com expectativa e sentido de serviço os termos em que se entenda que a sua participação é útil”.

12h50 - Cidade chinesa vai administrar vacina em casos especiais

As autoridades de saúde da cidade de Jiaxing, leste da China, anunciaram hoje que começaram a administrar uma vacina conta a Covid-19 entre grupos de alto risco, e que será gradualmente distribuída pelos residentes.

12h43 - Três utentes de lar em Beja com surto internadas no hospital

12h35 - StayAway Covid. "Este não devia ser tornado num caso de polícia"

12h33 - Vendas em centros comerciais recuperam mas ainda com quebra de 19,7%

As vendas das lojas dos 93 centros representados pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) caíram 19,7% em setembro, em termos homólogos, mas apresentam uma recuperação face a agosto (quebra de 24,9%), foi hoje anunciado.

12h27 - Mais 7.474 mortes entre março e outubro face à média dos últimos cinco anos

Desde o início da pandemia em Portugal e até 4 de outubro morreram 68.227 pessoas, mais 7.474 mortes face à média em período homólogo dos últimos cincos anos e destes mais de um quarto por covid-19, segundo o INE.

Os dados constam da publicação do Instituto Nacional de Estatística - "A mortalidade em Portugal no contexto da pandemia covid-19" - hoje divulgada, que indicam que dos mais de 7.474 óbitos, 2.018 foram de pessoas infetadas com o vírus SARS-CoV-2.

Os dados correspondem ao período entre 02 de março, data em que foram diagnosticados os primeiros casos de covid-19 em Portugal, até 04 de outubro.

12h19 - Tribunal anula obrigação de fechar bares e restaurantes de Berlim à noite

O tribunal administrativo de Berlim anulou hoje a obrigação imposta pelas autoridades aos bares e restaurantes da capital alemã de fechar todos os dias entre 23:00 e 06:00 para conter a pandemia de novo coronavírus.

11h53 - Agência Europeia de Medicamentos espera ter aprovado três vacinas até à primavera do próximo ano.

"É muito difícil, quase impossível, ter a vacina até 2020", afirmou o diretor-executivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). "Se tudo correr bem, nos primeiros meses de 2021 poderá haver três vacinas aprovadas pela EMA", adiantou.

O diretor do EMA vincou que "a chegada da vacina será o início do fim da pandemia, mas não o fim", e "que só depois de um ano de vacina disponível, se saberá se a pandemia diminuirá significativamente".

11h36 - Pfizer espera aprovação de emergência de vacina nos EUA na terceira semana de novembro

A farmacêutica Pfizer avançou hoje que deve pedir a autorização de emergência para o uso da vacina que está a desenvolver com a BioNTech SE assim que as questões de segunça forem atingidas, o que deve acontecer na terceira semana de novembro.

11h31- Plano de Recuperação. Elisa Ferreira acredita que nova legislação ficará concluída até ao final do ano

11h28 - Corvo é o único território português sem casos de Covid-19

11h27 - Gondomar admite reduzir os horários do comércio

11h19 - Suíça com 3.105 novos casos e cinco vítimas mortais em 24 horas

É um valor nunca antes visto desde o início da pandemia.

11h18 - Sérvia torna obrigatório o uso de máscaras na rua em qualquer momento

10h55- Primeira-ministra da Finlândia também abandona Conselho Europeu como "medida de precaução" relacionada com a Covid-19

O mesmo já tinha acontecido com a presidente da Comissão europeia Ursula von der Leyen, depois de um membro do seu gabinete ter testado positivo.

10h50 - Cadeias de transmissão sem controlo

Médicos de Saúde Pública admitem que já não conseguem controlar as cadeias de transmissão do novo coronavírus nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto. Devido ao aumento do número de Casos de Covid-19, já há profissionais que têm mais de 500 contactos pendentes.

"Estamos alarmados e assoberbados de trabalho", confessa Gustavo Tato Borges, vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, em entrevista à RTP.
"É um acréscimo enorme de trabalho, que as unidades não têm recursos humanos para lidar com toda esta situação", confessa.

10h30 - Aumentam os novos pedidos de ajuda à AMI

10h09 - África com mais 281 mortes e 9.029 infetados nas últimas 24 horas

10h08 - Polónia também com valores recorde nas últimas 24 horas

Foram registdas 132 vítimas mortais e 7,705 novos casos em 24 horas.

10h06 - Croácia supera pela primeira vez o milhar de infeções em 24 horas

Foram mais 1,131, num país com cerca de quatro milhões de habitantes.

10h04 -  Líderes europeus concordaram em realizar vídeo conferências todas as semanas para coordenarem as medidas contra a Covid-19

10h03 - GNR reforça fiscalização ao cumprimento de medidas em vigor

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou na quinta-feira um reforço do patrulhamento e fiscalização ao cumprimento das normas e medidas associadas à declaração da situação de calamidade por causa da pandemia de covid-19.

A GNR vai orientar os militares para o patrulhamento e visibilidade policial para os locais de maior circulação e propícios ao ajuntamento de pessoas, como as escolas, superfícies comerciais e outras áreas afetas a atividades de lazer, refere a Guarda em comunicado.

A GNR relembra que a concentração de pessoas foi reduzida para um máximo de cinco.

Os militares vão também monitorizar o "cumprimento das medidas em vigor através do reforço da informação e de ações de sensibilização, não deixando de atuar com firmeza, quando necessário".

Para além do regime contraordenacional em vigor, a GNR recorda ainda que a violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência, assim como o não acatamento de uma ordem legítima do militar da Guarda para fazer cessar uma infração neste âmbito. (Lusa)

09h14 - Pedidos de ajuda à Rede de Emergência Alimentar voltam a aumentar em setembro

O número de pedidos de ajuda feitos à Rede de Emergência Alimentar voltou a aumentar em setembro, ultrapassando os 30 por dia, uma tendência que leva a presidente do Banco Alimentar a alertar para o risco de uma rutura social.

08h57 - Líderes da UE querem reforçar cooperação para testes e rastreamento

Os líderes da União Europeia (UE), reunidos em cimeira europeia em Bruxelas decidiram reforçar a cooperação para testes e rastreamento de casos positivos de covid-19 no espaço comunitário, perante subidas acentuadas das novas infeções, foi hoje anunciado.

"A situação é bastante séria, sem precedentes, e tomámos a decisão de reforçar a nossa cooperação europeia, especialmente no que toca aos testes e ao rastreamento", declarou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

08h55 - A tempestade perfeita. Mortes por covid-19 agravadas pelo estilo de vida pouco saudável

08h39 - Rússia com novo recorde diário. Mais 15150 casos e 286 mortes em 24 horas

08h37 - Farmacêutica espanhola PharmaMar diz que os testes clínicos do medicamento para o cancro, Aplidin, para tratar adultos com Covid-19, correu bem vai passar para a fase III

08h27 - Alemanha com mais 7334 casos e 24 vítimas mortais

Novo máximo desde o início da pandemia.

08h22 - Números na República Checa continuam a bater recordes diários

Nas últimas 24 horas foram registados mais 9721 casos.

08h12 - Cidade chinesa está a vender a vacina experimental  da Sinovac Biotech a trabalhadores essenciais e de grupos de alto risco para cerca de 60 dólares

08h10 - Número de infetados no Agrupamento de Escolas de Mogadouro (AEM), no distrito de Bragança, subiu para nove, após testes de rastreio à comunidade, revelou o diretor da instituição.

08h07 - Brasil com mais 713 mortes e 28.523 infetados em 24 horas

08h05 - Ministro das Comunicações do Brasil infetado com novo coronavírus

8h00 - Ponto de situação

O autor do plano de recuperação económica admite não ter a certeza de que o documento saia da gaveta.
António Costa Silva considera, em entrevista à Antena 1, que o falhanço do programa seria o fracasso de uma geração.A entrevista a Costa Silva é transmitida esta manhã na Antena 1.

Costa Silva afirma ainda que poderá ter sido mal interpretado quando falou do papel do Estado.
O gestor defende uma estratégia que consiga aliar o Estado Social europeu ao dinamismo de mercado dos Estados Unidos.
Disse ainda nesta entrevista à Antena 1 que o seu trabalho está terminado e deixa um apelo à união para combater a crise.

Plano submetido a Bruxelas
O Plano de Recuperação e Resiliência do país já foi entregue à Comissão Europeia. Portugal foi um dos primeiros Estados-membros a formalizar o plano em Bruxelas.
O documento conta com 66 páginas. Explica as prioridades nacionais para gastar os quase 14 mil milhões de euros atribuídos pelas instituições europeias.

É um plano para combater os efeitos económicos da pandemia e para ajudar na transição climática e digital do país.
StayAway Covid
O Presidente da República admite enviar a obrigatoriedade do uso da aplicação StayAway Covid para o Tribunal Constitucional.
A proposta de lei do Governo quer tornar obrigatória a utilização da app. Será para os trabalhadores da Função Pública, Forças Armadas e forças de segurança.

Quem tiver um telemóvel que permita descarregar a aoplicação fica obrigado a fazê-lo.

O Governo quer ainda tornar o uso de máscara na rua obrigatório para quem tem mais de dez anos, quando não seja possível assegurar o distanciamento físico.
Pessoas com problemas de saúde podem ficar dispensada, mediante atestado médico.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha, neste capítulo, que o uso obrigatório de máscara na rua tem sido a solução adotada por muitos países.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de quinta-feira, reportou mais 2101 casos confirmados de infeção pelo SARS-Cov-2.

Morreram mais 11 pessoas.
Os internamentos continuam a aumentar: 993 pessoas em 24 horas, mais 36 do que na véspera.

Estão internadas em unidades de cuidados intensivos 139 pessoas.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A Covid-19 é a doença causada pelo SARS-CoV-2, o novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o Continente Americano mantém-se atualmente como aquele que tem mais casos confirmados e mais mortes.

A revista científica Lancet revela que uma das vacinas contra o SARS-CoV-2 testada na China está a ter resultados promissores. Trata-se da vacina produzida pelo Instituto de Produtos Biológicos de Pequim.

Concluiu-se que é segura e capaz de induzir uma resposta imunitária em voluntários saudáveis. Foram realizados testes em mais de 600 pessoas entre os 18 e os 80 anos.

Estes são resultados preliminares e ainda não é possível concluir se a resposta imunitária que a vacina produz é suficiente para proteger contra a infeção.