Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

A lei determina, a título excecional, por 70 dias, a obrigação do uso de máscara na via pública quando não estiver garantido o distanciamento físico Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h40 - Investigadoras sugerem métodos padronizados para comparar eficácia das vacinas

Investigadoras da Universidade de Oxford sugerem parâmetros padronizados para comparar as candidatas a vacinas contra a covid-19 e depois da sua aprovação recomendam estudos complementares de modo a avaliar a eficácia contra casos de doença grave, num artigo hoje publicado.

No artigo publicado na revista científica The Lancet Infectious Diseases, as duas especialistas argumentam que uma comparação significativa entre as várias candidatas a vacina contra a covid-19 só será possível se as equipas colaborarem e avaliarem a eficácia da vacina com base em métodos padronizados.

"É pouco provável que tenhamos uma única vacina vencedora na corrida contra a covid-19. Tecnologias diferentes vão trazer vantagens distintas que serão relevantes em situações diferentes", explica Susanne Hodgson, uma das autoras, citada em comunicado.

Atualmente, estão em fase de avaliação clínica 44 candidatas e outras 154 estão em desenvolvimento pré-clínico, com tecnologias diversas.

Por isso, apelam as autoras, seria importante que as várias equipas de investigação que estão a trabalhar numa vacina contra a covid-19 aplicassem parâmetros quantificáveis e padronizados durante os ensaios clínicos e que fossem claros em relação às limitações, para facilitar a comparação da sua eficácia.

23h20 - Melbourne reabre após meses de confinamento

O estado australiano de Victoria registou apenas dois novos casos de infeção pelo novo coronavírus após dois dias sem infeções, após meses de quarentena severa.

A capital, Melbourne, com cinco milhões de habitantes, pode assim começar a regressar ao normal ao fim de três meses de confinamento. Restaurantes e cafés são autorizados a funcionar a partir desta quarta-feira e as regras sobre visitas sociais foram também aligeiradas, permitindo agora que dois adultos e seus dependentes possam visitar outro lar.

Melbourne, a cidade australiana mais afetada pela pandemia, foi confinada no início de julho, devido a um novo surto. O número de casos diários subiu mesmo assim acima dos 700 no início de agosto.

22h50 - Mais 549 mortes e 29.787 novas infeções no Brasil

O Governo brasileiro informou hoje que o país somou 549 mortes e 29.787 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, num total de 157.946 óbitos e 5.439.641 infetados desde o início da pandemia.

As autoridades de Saúde brasileiras mantêm sob investigação 2.379 mortes, que poderão estar relacionadas com o novo coronavírus.

Geograficamente, São Paulo continua a ser o foco da pandemia no país, concentrando 1.098.207 pessoas diagnosticadas com a doença. Seguem-se os estados de Minas Gerais (351.033), Bahia (347.721), e Rio de Janeiro (304.904).

São Paulo (38.885), Rio de Janeiro (20.292), Ceará (9.305) e Minas Gerais (8.789) são, por sua vez, os estados com mais mortes no país sul-americano.

22h16 - Lar da Santa Casa da Misericórdia do Fundão com 40 pessoas infetadas

O Lar da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, no distrito de Castelo Branco, tem 40 pessoas com resultado positivo de infeção pelo novo coronavírus, sendo 29 utentes e 11 funcionários, foi hoje divulgado.

"A generalidade dos casos positivos é assintomática e nenhum utente inspira, ao momento [terça-feira à noite] cuidados de saúde especiais", lê-se num comunicado conjunto da instituição e da autarquia local.

22h06 - Angola com mais 227 casos e uma morte nas últimas 24 horas

21h43 - Hospitais privados reiteram disponibilidade para responder à pandemia

O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, reiterou hoje a disponibilidade dos hospitais privados em dar resposta à pandemia da Covid-19 e a outras doenças, realçando a "relação inexistente" com o Governo.

O dirigente da APHP disse "reiterar a disponibilidade" dos hospitais privados na "resposta aos problemas da Covid-19" e às restantes "necessidades de saúde", defendendo que "os portugueses precisam de uma resposta mais ampla", envolvendo os setores público e privado, e que essa "colaboração era eficaz".

Segundo Óscar Gaspar, o plano apresentado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para o outono-inverno apresenta "falhas", uma vez que dá "ênfase ao setor público".

O presidente da APHP assinalou que, em agosto e setembro, os hospitais privados, aos quais as pessoas "estão a recorrer mais", conseguiram "dar resposta" aos doentes não-covid-19 e "aliviar o Serviço Nacional de Saúde" (SNS).

Óscar Gaspar lamentou a "relação institucional inexistente" entre a tutela e o setor privado e que só no final da semana passada tenha havido "alguns contactos" das administrações regionais de saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte para aferir a capacidade de resposta dos hospitais privados para a nova fase da pandemia de Covid-19, que, a seu ver, exigia "planeamento e organização" atempados.

21h33 - França volta a bater recorde diário de mortes com 292 óbitos

A França registou 292 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, o que representa um novo recorde de óbitos desde abril passado, superando os 258 da véspera, indicaram hoje as autoridades sanitárias francesas.

No mesmo período, foram também contabilizados 33.417 novos casos do novo coronavírus, com o total acumulado a ficar a menos de 2.500 casos de ultrapassar os 1,2 milhões de infetados desde o início da pandemia.

O total acumulado de mortes ascende a 35.541.

21h15 - Cabo Verde contabiliza mais 49 casos positivos nas últimas 24 horas

21h12 - Parlamento confirma dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou hoje ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação das autoridades de saúde.

20h26 - São Tomé e Príncipe regista seis novos casos e Governo admite novas medidas

São Tomé e Príncipe registou, nos últimos cinco dias, seis casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total de casos para 941, divulgou hoje o Governo, que admite novas medidas de contenção face ao "relaxamento da população".

20h24 - Madeira com 14 novos casos e um total de 151 situações ativas

19h56 - Pandemia do novo coronavírus custa 3.058 ME ao Estado até setembro

A pandemia de covid-19 custou 3.058,3 milhões de euros ao Estado até setembro, devido à perda da receita em 831,5 milhões e ao aumento da despesa em 2.226,8 milhões, divulgou hoje a DGO.

"Até setembro, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da covid-19, bem como aquelas que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 831,5 milhões de euros e a um aumento da despesa em 2.226,8 milhões de euros", indica a Direção-Geral do Orçamento na Síntese de Execução Orçamental.

18h51 - Guterres exige vacina "disponível e acessível" para todos

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu hoje que a futura vacina contra a Covid-19 esteja “disponível” e “acessível” para todos.

Em videoconferência com os líderes do Conselho Nórdico, Guterres defendeu um “multilateralismo novo e eficaz” que serve para enfrentar os desafios globais: do aquecimento global à pandemia atual.

“É imperativo que a vacina contra a Covid-19 esteja disponível e acessível para todos. Porque ninguém estará seguro [do vírus] até que estejamos todos seguros”, afirmou Guterres durante a sua intervenção.

Essa vacina deve ser considerada um “bem público global”, disse o secretário-geral da ONU, recordando que a situação atual “não é apenas uma crise de saúde”, mas também um desastre económico que coloca “em risco todo o desenvolvimento”.

18h28 - Mais 42 pessoas infetadas no Lar da Misericórdia de Sines

Mais 42 pessoas do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Sines estão infetadas com o novo coronavírus, num surto que já regista uma vítima mortal e um utente hospitalizado, foi hoje revelado. Destes 42 novos casos, 35 são utentes e sete são funcionários do lar de idosos.

18h15 - Pousada da Juventude do Porto pode receber casos a partir de domingo

A Pousada da Juventude do Porto pode começar, a partir de 1 de novembro, a receber pessoas com teste negativo à Covid-19 que precisem de ser segregadas do núcleo familiar ou instituição por terem testado positivo, foi hoje revelado.

18h11 - Charles Michel pede “uma União de testes e vacinas” para evitar “tragédia”

O presidente do Conselho Europeu defendeu hoje a urgência de uma estratégia europeia contra a pandemia da Covid-19 assente na prevenção, considerando que só “uma União de testes e vacinas” prevenirá uma tragédia que começa a ganhar forma.

“A segunda vaga da Covid-19 está agora sobre nós. Uma vez mais, toda a Europa é afetada. No espaço de apenas algumas semanas, a situação escalou de preocupante para alarmante. Agora, devemos evitar uma tragédia”, começa por escrever Charles Michel, num texto hoje publicado na sua ‘newsletter’, dois dias antes de uma cimeira de líderes da UE, por videoconferência, dedicada à pandemia.

Na sua reflexão sobre a situação atual da pandemia, o presidente do Conselho Europeu lembra que, ao chegar à Europa, “este novo vírus inquietante propagou-se como um incêndio florestal, apanhando tanto cidadãos como autoridades de surpresa”.

18h08 - Centro Hospitalar do Médio Ave com 100% de ocupação na enfermaria

O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), composto pelos hospitais de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, tem uma taxa de ocupação de cerca de 100 por cento em termos de “enfermaria Covid-19”, revelou hoje a administração.

A administração revelou à agência Lusa que o número de camas para doentes Covid-19 tem vindo a ser alargado, tendo recomeçado, no início da chamada segunda vaga, com dez, subindo para 15, depois para 28 e atualmente para 58.

“Preparamo-nos para alargar um pouco mais”, referiu a administração, explicando que vai alargando a área dedicada a doentes respiratórios (ADR) “conforme as necessidades”.

18h05 - Presidente da África do Sul considera “prematuro” regresso ao confinamento total

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considerou hoje "prematuro" o regresso do país a um confinamento rígido, apesar do aumento de casos de Covid-19, que já causou mais de 19 mil mortos e 700 mil infeções.

Ramaphosa disse "não haver razões para alarmismos", apesar do aumento do número de infeções naquele que é o país com mais casos no continente africano, e que registou cerca de 900 novas infeções nas últimas 48 horas, segundo as autoridades de saúde sul-africanas.

Nesse sentido, o Presidente da República indicou que falará à nação no decurso da próxima semana.

"Os números estão a aumentar, mas ainda temos capacidade hospitalar. O confinamento permitiu-nos chegar a este ponto em que sentimos que há um equilíbrio; que existem infeções, mas também hospitais com capacidade", declarou.

18h02 - Grécia ultrapassa pela primeira vez mil casos num só dia

A Grécia ultrapassou hoje pela primeira vez os mil casos de Covid-19 num só dia, ao contabilizar, nas últimas 24 horas, 1.259 infeções, indicaram fontes sanitárias gregas.

No mesmo período, segundo as autoridades de saúde locais, morreram 12 pessoas, elevando o total de óbitos para 593.

18h00 - Espanha com 267 mortes, o maior número diário da segunda vaga

Espanha registou hoje mais 267 mortes por Covid-19, o número diário mais elevado da atual segunda vaga da pandemia, alcançando um total de 35.298 óbitos, segundo números divulgados pelo Ministério espanhol da Saúde.

As autoridades sanitárias também contabilizaram 18.418 novos casos de Covid-19, elevando para 1.116.738 o total de infetados no país.

17h56 - Itália atinge novo recorde com 21.994 casos nas últimas 24 horas

A Itália registou 21.994 infeções pelo novo coronavírus e 221 mortes nas últimas 24 horas, um novo recorde de contágios desde o início da crise sanitária, segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

17h05 - Mais um óbito e 112 novos infetados em Moçambique

16h48 - Hospital de Guimarães não está em rutura mas números preocupam

O diretor clínico do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, afirmou hoje que a situação naquela unidade decorrente da pandemia de Covid-19 “não é de rutura”, mas admitiu que os números inspiram “uma certa preocupação”.

“Até ao momento, temos conseguido dar resposta quer aos doentes Covid, quer aos doentes não-Covid. A situação não é de rutura, de maneira nenhuma”, referiu Hélder Trigo à agência Lusa.

O número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus teve 25,9 por cento de aumento em Guimarães numa semana, segundo relatórios da Direção-Geral da Saúde referentes aos últimos dias.

16h44 - Reino Unido registou 367 mortes, mais do triplo dia da véspera

O Reino Unido registou 367 mortes de Covid-19 nas últimas 24 horas, mais do triplo do número registado na véspera e o valor mais alto desde fim de maio, e 22.885 novas infeções, anunciou hoje o Ministério britânico da Saúde.

16h18 - Défice piora em 7.767 ME até setembro devido à pandemia

O défice das contas públicas agravou-se em 7.767 milhões de euros até setembro face ao período homólogo, totalizando 5.179 milhões de euros, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.

"A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) registou até setembro um défice de 5.179 milhões de euros, um agravamento resultante da pandemia de 7.767 milhões de euros face ao período homólogo", indica o Ministério das Finanças no comunicado que antecede a divulgação da Síntese de Execução Orçamental pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Segundo o ministério liderado por João Leão, o aumento do défice "resulta do efeito combinado da redução da receita (-6,9%) e do crescimento da despesa (+5,2%), consequência do impacto da pandemia" que, por um lado, teve um "efeito negativo na economia" que conduziu à redução acentuada da receita fiscal e contributiva" e, por outro, "as medidas extraordinárias de apoio às famílias e empresas já justificam uma degradação adicional do saldo até setembro de, pelo menos, 3.005 milhões de euros".

16h08 - Presidente da FIFA infetado com o novo coronavírus

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, está infetado com o novo coronavírus e entrou “imediatamente” em isolamento, após tomar conhecimento que teve um teste com resultado positivo, revelou hoje o organismo que rege o futebol mundial.

Em comunicado, a FIFA explicou que o dirigente ítalo-suíço, de 50 anos, tem “sintomas leves” e vai permanecer isolado, pelo menos durante dez dias.

16h05 - Belmonte com 77 casos em lar e mais dez na comunidade

O número de casos ativos no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte subiu para 77 e há mais dez pessoas na comunidade que tiveram teste positivo para o novo coronavírus, informou a autarquia local em comunicado.

No documento assinado pelo presidente da Câmara de Belmonte, António Dias Rocha (PS), especifica que o maior foco do concelho está concentrado no lar, com registo de 59 utentes e 18 funcionários infetados.

A maior parte dos utentes e funcionários encontra-se numa situação estável e há sete pessoas internadas, designadamente um funcionário e seis utentes, sendo que dois dos idosos merecem "maiores cuidados", acrescenta.

15h52 - Costa afirma que SNS vai dispor de mais de 12 mil milhões de euros

A saúde foi o primeiro tema do discurso proferido por António Costa na abertura do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2021.

O primeiro-ministro frisou que o Serviço Nacional de Saúde, com a proposta de Orçamento para 2021, vai dispor de um total de 12,1 mil milhões de euros, defendendo ainda que serão reforçados os apoios sociais.

"Após um crescimento faseado de 1,4 mil milhões de euros do Orçamento do SNS entre 2015 e 2019, depois de um aumento histórico de 850 milhões de euros da dotação inicial de 2020, logo seguido de um reforço extraordinário de mais 400 milhões no Orçamento Suplementar aprovado em julho, propomos agora um novo aumento de mais de 805 milhões de euros do orçamento do SNS para 2021, que assim disporá de um total de 12,1 mil milhões de euros", referiu.

António Costa disse que haverá "um reforço, em termos líquidos, de mais 4.200 profissionais para o SNS e a contratação de 260 para o INEM, mas também a possibilidade de se dispor dos recursos necessários para continuar a aumentar a capacidade de testagem e adquirir as ansiadas doses de vacina, que se espera poderem estar disponíveis no próximo ano".

"O Governo vai criar um subsídio extraordinário de 20 por cento do salário, até ao limite de 219 euros, para todos os médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, assistentes técnicos e operacionais e outros profissionais de saúde que estão em contacto direto com os doentes Covid-19”, acrescentou.

15h18 - O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, encontra-se em isolamento depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada pelo novo coronavírus.

15h10 - Rede Expressos suprime atividade de transporte entre sexta-feira e 3 de novembro

A Rede Expressos anunciou hoje a supressão de toda a atividade de transporte de passageiros entre as 00h00 de sexta-feira e as 6h:00 de 3 de novembro, devido à decisão do Governo de limitar a circulação entre concelhos.

"A determinação do Governo de não autorizar a circulação de pessoas entre concelhos, com exceções muito específicas, impede que a Rede Expressos possa realizar a sua operação de uma forma normal", avançou a empresa de transporte público rodoviário, que detém uma frota com autocarros que asseguram a ligação entre as principais cidades e vilas de norte a sul de Portugal continental.

Em comunicado, a Rede Expressos informou que "todos os passageiros que adquiriram antecipadamente os seus bilhetes poderão ser reembolsados ou revalidá-los sem custos", no âmbito do cancelamento de viagens entre as 00h00 de sexta-feira e as 6h00 de 3 de novembro.

14h59 - MAI rejeita que Governo tenha "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou hoje que o Governo tenha "vários pesos e várias medidas" tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e 3 de novembro.

"O Governo o que faz é um criterioso equilíbrio entre aquilo que é um apelo aos cidadãos para termos vida em comunidade num quadro de preocupação com a saúde pública. O apelo a que fiquem em casa a não ser exatamente para um conjunto de razoes essenciais: ir a uma escola, local de trabalho uma farmácia ou comprar bem essenciais", disse Eduardo Cabrita.

14h40 - Sobe para oito número de idosos infetados na Misericórdia de Grândola

O número de utentes do lar da Misericórdia de Grândola (Setúbal) infetados com o vírus que provoca a covid-19 subiu de sete para oito, com este surto a registar um total de 19 casos, foi hoje revelado.

De acordo com a Autoridade de Saúde Pública local, na segunda-feira foi identificado mais um caso positivo, de entre os utentes do Bloco 01 daquela Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), que tinha testado negativo no rastreio realizado na última quarta-feira.

“Este utente testou negativo no rastreio do dia 21 [de outubro], mas como teve um pico de febre fez novo teste, que deu positivo e está em isolamento”, explicou à agência Lusa o delegado de saúde de Grândola, Ismael Selemane.

O surto de covid-19 associado à Santa Casa da Misericórdia de Grândola contabiliza, assim, um total de 19 pessoas infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2, das quais 13 do lar – oito utentes (sete do bloco 01 e um do bloco 02) e cinco funcionários – e seis na comunidade.

14h28 - Portugal com mais 3299 casos e 28 mortos

O boletim epidemiológico de hoje confirma 3299 novos casos de Covid-19, mais 28 mortos e 2388 recuperados.

O Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (2076 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (961), a região centro (201), Algarve (30) e Alentejo (12). A Madeira registou mais 16 novos casos e os Açores três.

Do total de óbitos, 12 foram registados no norte do país, sete na região de Lisboa e Vale do Tejo, quatro na região centro e cinco no Alentejo.

Há mais 75 doentes internados e mais 13 nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 1747 doentes com Covid-19 internados, dos quais 253 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 124.432 casos confirmados, 2.371 óbitos e 72.344 recuperados. Há mais 883 casos ativos, mais 883 do que no dia anterior.

As autoridades de saúde têm 60.063 pessoas em vigilância, mais 432 do que ontem.


14h10- Turismo mundial regista baixa de 70% entre janeiro e agosto

As chegadas de turistas internacionais caíram 70% a nível mundial nos primeiros oito meses de 2020 em relação ao ano anterior, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Os meses de verão, habitualmente a época mais forte no hemisfério norte, foram catastróficos: -81% de turistas em julho e -79% em agosto, precisou esta agência das Nações Unidas com sede em Madrid.

A queda representa 700 milhões de chegadas a menos e uma perda de 730 mil milhões de dólares (cerca de 617 mil milhões de euros) para o setor turístico mundial, "ou seja, uma perda oito vezes maior do que a registada após a crise financeira mundial de 2009", indicou a OMT em comunicado.

A região Ásia-Pacífico, a primeira a ser atingida pela pandemia, é a mais duramente afetada (-79%), segue-se a África e Médio Oriente (-69%), a Europa (-68%) e o continente americano (-65%).

A descida registada nos meses de verão na Europa foi ligeiramente menos acentuada (-72% em julho e -69% em agosto), mas "esta recuperação foi de curta duração, dado que foram, entretanto, adotadas novas restrições a viagens num contexto de aumento dos contágios", sublinhou a OMT.

Para todo o ano de 2020, a OMT aponta para um recuo de 70% das chegadas de viajantes em relação ao ano anterior e não prevê uma recuperação antes do final de 2021.

14h10 - Cerca de 40% das empresas portuguesas mostram resiliência financeira elevada ou média alta

Cerca de 40% das empresas portuguesas têm um nível de resiliência financeira elevado ou médio alta, permitindo-lhes enfrentar a crise económica resultante da pandemia de Covid-19 de forma mais robusta do que as restantes, foi hoje anunciado.

De acordo com o novo indicador da Informa D&B criado para avaliar a preparação das empresas para enfrentar a crise, independentemente da severidade do impacto sentido no setor em que operam, os setores da construção, serviços empresariais, tecnologias de informação e comunicação, serviços gerais e transportes registam mais de 40% de empresas com níveis de resiliência médio alto e elevado.

O estudo ‘Resiliência Financeira das Empresas em Portugal’ revela ainda que há mais resiliência nas empresas exportadoras, com maior dimensão e mais idade e que 33% das empresas têm um nível de resiliência mínimo ou reduzido.

13h57 - Cemitério de Oleiros aberto domingo e segunda-feira com restrições

O cemitério municipal de Oleiros vai estar aberto no domingo e segunda-feira, com acesso controlado e com proibição de partilha de materiais de limpeza devido à covid-19, anunciou hoje o município local.

Em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco explica que o cemitério municipal de Oleiros vai estar aberto, entre as 09:00 e as 19:00, de domingo e de segunda-feira, de acordo com o plano de contingência da autarquia para esta infraestrutura.

"O acesso será controlado, não sendo permitidos aglomerados superiores a cinco pessoas, e tendo em consideração que a partilha de equipamentos e materiais de limpeza é proibida", lê-se na nota.

Além disso, os visitantes "têm de cumprir a distância mínima de segurança de dois metros, utilizar máscara, desinfetar as mãos e permanecer no interior do cemitério apenas o tempo necessário, num máximo de 30 a 40 minutos".

13h40 - Fronteiras terrestres com Espanha mantêm-se abertas no fim-de-semana

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou hoje que as fronteiras terrestres com Espanha não vão ser fechadas durante o próximo fim de semana, aquando das restrições de circulação entre concelhos.

"O que consta desta resolução de Conselho de Ministros que entrará em vigor na sexta-feira é que os cidadãos não residentes deverão a vir a Portugal apenas e exclusivamente para este quadro de circulação autorizado: trabalho, assistência de saúde, e estudar se for caso disso", explicou Eduardo Cabrita.

13h35 - Polónia regista novo recorde de infeções com 16.300 casos positivos

O Ministério da Saúde polaco informou hoje que nas últimas 24 horas registou 16.300 novas infeções pelo coronavírus, um novo recorde num país que experimenta um forte aumento de casos após uma primeira onda suave.

O número total de infetados no país é de 280.229, entre os quais está o Presidente polaco, Andrzej Duda, que anunciou na segunda-feira que testou positivo e "está bem".

O Ministério da Saúde também relatou 132 novas mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos devido a covid-19 para 4.615.

De acordo com estatísticas oficiais, o número de pessoas que superaram a doença na Polónia é de 119.237.

13h25 -Mais de 1500 profissionais já se ofereceram para colaborar na linha SNS24

Já se registaram na plataforma de atendimento de saúde pública SNS24 1450 médicos dentistas e 300 estudantes da faculdade de medicina estão já a colaborar.
Cláudia Aguiar Rodrigues- Antena 1

Por dia, segundo o bastonário da Ordem dos Dentistas, a linha recebe 23 mil chamadas, razão pela qual não há mãos a medir para ajudar nas respostas à pandemia.


13h15 - Bélgica é o país da Europa com mais casos por 100 mil habitantes (1.390)

A Bélgica tornou-se hoje o país da Europa com maior número de contaminações de coronavírus por 100 mil habitantes, 1.390, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa).

A Bélgica, com uma taxa de 1.390,9 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 é agora o país Europa com maior incidência por 100 mil habitantes, tendo ultrapassado a República Checa.

Segundo dados das autoridades belgas, a Bélgica atingiu uma média diária de 13.052 contaminações na última semana, mais 38% do que na terça-feira passada, com os mortos a aumentarem em 50% para os 49 diários.

A Bélgica totaliza 333.718 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, com 10.899 mortes contabilizadas.

As autoridades nacionais vão reunir-se na sexta-feira à tarde para uma nova análise da situação na Bélgica.

13h09- Morreram dois utentes do lar do Centro Paroquial do Salvador em Beja

Dois idosos que eram utentes do lar do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, e estavam internados com covid-19 morreram no hospital da cidade, disse hoje à agência Lusa fonte da unidade local de saúde.

Os dois idosos tinham 81 e 96 anos e estavam internados em enfermarias da área dedicada à covid-19, situada no piso 3 do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, precisou a fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Segundo a fonte, atualmente, há dois utentes do lar internados em enfermarias da área dedicada à covid-19 do hospital.

13h00 - Irão ultrapassa os 33 mil mortos e regista mais dois recordes

O número de mortos devido ao novo coronavírus ultrapassou os 33 mil no Irão, que registou novos recordes de mortalidade diária e de infeções, indicou hoje o Ministério da Saúde.

A República Islâmica contou 346 mortes nas últimas 24 horas, fazendo aumentar o balanço total de mortos para 33.299, declarou a porta-voz do ministério, Sima Sadat Lari.

O anterior recorde diário de mortalidade (337) ocorreu na semana passada.

Segundo Lari, foram registados também 6.968 casos no último dia, quase 800 a mais do que no anterior recorde, há dois dias.

Desde fevereiro, o Irão já registou 581.824 infetados.

12h44 - Governo alemão prevê 20 mil infeções diárias até final da semana

A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, 11.409 novos casos de covid-19, mas, de acordo com o ministro da Economia, Peter Altmaier, 20.000 novos contágios diários são esperados até ao final desta semana.

"Estamos a lidar com um crescimento exponencial", referiu Altmaier, sublinhando que os números atuais eram completamente inimagináveis há três semanas.

12h41 - Pandemia já matou 1,16 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do SARS-CoV-2 já matou pelo menos 1.160.768 pessoas em todo o mundo desde que a doença foi identificada no final de dezembro, segundo os dados recolhidos hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais.

Mais de 43.516.870 casos de infeção pelo novo coronavírus foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 29.437.300 pessoas já foram consideradas curadas.

O número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções. Alguns países testam apenas os casos graves, outros priorizam o teste para rastreamento e muitos países pobres têm capacidade limitada de teste.

Na segunda-feira, 5.273 novas mortes e 428.884 novos casos foram registados em todo o mundo.

12h35 - Sobe para seis o número de mortes do surto no lar Mansão de São José em Beja

O número de mortes do surto de covid-19 no lar Mansão de São José, em Beja, subiu para seis, com a morte de mais três utentes, disse hoje à agência Lusa fonte da unidade local de saúde.

12h23 - República Checa pondera pedir uma extensão do estado de emergência até 3 de dezembro

12h21 - Aeroportos em crise

Cerca de 200 aeroportos europeus em risco de insolvência caso não aja uma recuperação do tráfego aéreo. A maior parte dos aeroportos em risco são regionais.

11h58 - Câmara de Guimarães protocola com UMinho cuidados de saúde a "doentes não Covid-19"

A Câmara de Guimarães celebrou um protocolo com o Centro de Medicina P5, da Universidade do Minho, que visa reduzir o "enorme impacto" que as restrições levantadas em razão da pandemia estão a provocar em "doentes não covid-19".

Em comunicado, aquele município do distrito de Braga anunciou hoje que o protocolo preconiza a criação de meios alternativos aos presenciais e às linhas telefónicas atualmente existentes, para facilitar a realização de diagnósticos e o acompanhamento de doentes, que, por causa da pandemia, "se veem impedidos de aceder com a regularidade e a prontidão necessárias aos cuidados de saúde que a sua condição reclama".

O P5 assegurará a prestação de serviços clínicos aos cidadãos de Guimarães, através de plataformas digitais de serviços de monitorização e de avaliação de sintomas clínicos, em articulação com as unidades prestadoras de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.

"Existirá a interação entre os profissionais de saúde e os munícipes e avaliação do impacto dos resultados clínicos, no âmbito de projetos de investigação", refere ainda o comunicado.

Estão assegurados ainda serviços de apoio clínico para triagem de utentes, através das aplicações digitais ou da linha telefónica, onde os munícipes podem entrar em contacto com os profissionais do P5.

11h52 - República Checa com mais de dez mil infeções em 24 horas impõe recolher obrigatório

A República Checa, o país com a maior taxa de infeção na Europa, impos o recolher obrigatório entre as 21h e as 5h, após verificar que as medidas impostas não tinham produzido o efeito desejado.

Nas últimas 24 horas foram registadas mais de dez mil infeções.

12h11 - Câmara de Ovar declara situação de alerta e reativa Gabinete de Crise

A Câmara Municipal de Ovar reativou hoje o seu Gabinete de Crise devido ao aumento local de casos de infeção pelo novo coronavírus, revelou hoje a autarquia, que também decretou situação de alerta no concelho.

11h40 - Mais 347 mortes em África aumentam para 41.609 as vítimas mortais

O número de mortes em África devido à covid-19 nas últimas 24 horas foi de 347, totalizando agora 41.609, enquanto que as infeções subiram para 1.727.837, mais 10.973, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização registaram-se 9.572 recuperados, num total de 1.416.100.

A África Austral continua a registar o maior número de casos de infeção e de mortos, com 794.372 infetados e 20.452 vítimas mortais. Nesta região, só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 716.759 casos e 19.008 óbitos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem 480.198 pessoas infetadas e 13.455 mortos e na África Oriental há 205.493 infetados e 3.832 vítimas mortais.

Na região da África Ocidental, o número de infeções é de 187.754, com 2.736 vítimas mortais, e a África Central ultrapassou nas últimas 24 horas a barreira dos 60.000 casos, registando agora 60.020 infeções e 1.134 óbitos.

11h30 - Papa celebrará missas de Natal e de Ano Novo sem fiéis

As liturgias de Natal e de Ano Novo do Papa Francisco vão ser celebradas sem a presença de fiéis devido à pandemia Covid-19, tal como aconteceu na Páscoa, segundo a Agência Católica de Notícias (CNA).

De acordo com uma carta enviada pela Secretaria de Estado às embaixadas acreditadas junto do Vaticano, a que a CNA teve acesso, o Papa Francisco celebrará as missas da época do Natal "de forma privada, sem a presença de membros do corpo diplomático".

Os diplomatas junto do Vaticano geralmente participam nas missas papais como convidados especiais.

A carta, enviada a 22 de outubro, afirma que as liturgias serão transmitidas `online`.

Na Páscoa, devido às medidas pandémicas a missa de Papa Francisco também realizada sem público.

Pela primeira vez, não houve a tradicional benção `urbi et orbi` do Papa da varanda da Basílica de S. Pedro e na sua missa Francisco dirigiu-se sozinho aos fiéis.

Durante o Advento e a Páscoa, a programação do Papa de liturgias públicas e missas costuma estar particularmente cheia, com milhares de participantes.

Nos últimos anos, o Papa tem celebrado uma missa a 12 de dezembro para a festa de Nossa Senhora de Guadalupe e uma cerimónia e oração a 8 de dezembro na praça de Espanha de Roma para a festa da Imaculada Conceição.

De acordo com a programação de eventos papais públicos para 2020 publicada no site do Vaticano, em vez de uma missa a 8 de dezembro, o Papa conduzirá o `Angelus` na Praça de São Pedro para marcar o dia.

Durante a época do Natal, o Papa costuma celebrar a Missa do Galo na Basílica de São Pedro na noite de 24 de dezembro, e no dia de Natal concede a bênção `Urbi et Orbi`.

Nos últimos anos, também rezou no dia 31 de dezembro, e celebrou missa no dia 1º de janeiro para a solenidade de Maria Mãe de Deus, ambas na Basílica de São Pedro.

Esses eventos não estão agendados na agenda pública do Papa Francisco para 2020, exceto a bênção do dia de Natal `Urbi et Orbi`.

O Papa ainda deve fazer todos os seus discursos típicos do `Angelus` e realizar a audiência geral todas as quartas-feiras, exceto no Natal.

A Itália tem registado um aumento de casos, bem como um aumento de hospitalizações e mortes, nas últimas semanas, levando o Governo a emitir novas medidas de contenção, incluindo o encerramento total de teatros e de bares e restaurantes a partir das 18h00.

11h20 - Situação controlada na fábrica de cerâmica do Carregado

O surto que foi detetado na fábrica de cerâmica no Carregado na segunda-feira da semana passada está controlado. No total estão infetados 56 funcionários, todos assintomáticos.

Ontem depois de serem testadas 20 pessoas, com cinco a apresentarem resultado positivo, as autoridades de saúde decidiram testar 350 trabalhadores, dos quais 49 estavam infetados.
  É o segundo surto na fábrica Geberi, o primeiro ocorreu em julho.

Apesar do surto, a empresa ainda tem condições para continuar a funcionar.

O delegado de saúde local garante que a situação está controlada, mas a autarquia demonstra preocupação.

11h10 - Suíça com mais 5949 casos confirmados

As autoridades de saúde suíças reportaram mais 5949 casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 16 óbitos.

O Governo pondera a possibilidade de aumentar as restrições com o objetivo de conter a pandemia.

Desde o início da pandemia, a Suíça e o Liechtenstein reportaram 127.042 casos de infeção e 1.930 óbitos.

10h49 - Dois dos cem detidos em manifestação de Luanda testaram positivo

Duas das mais de cem pessoas detidas sábado numa manifestação em Luanda, das quais uma aguarda julgamento, testaram positivo à covid-19, disse à Lusa um dos advogados do processo, acrescentando que a defesa pediu ao tribunal “condições para prosseguir”.

Laurindo Fonseca, um dos 15 advogados que representa a centena de manifestantes cujo julgamento deverá iniciar-se hoje afirmou que todos os detidos foram testados antes de recolherem às celas, no sábado, mas os resultados só foram recebidos na segunda-feira, registando-se dois casos positivos.

“Um dos réus acusou positivo e foi evacuado”, mas está ainda detido e será ainda julgado.

O paradeiro da outra pessoa é desconhecido. “Pensamos que pode ser um dos jornalistas que foram detidos e entretanto libertados, que não fazem parte deste processo, mas não temos certezas”, admitiu Laurindo Fonseca.

10h32 - Ovar reativa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

A Câmara Municipal de Ovar reativou Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Entra em vigor às zero horas de hoje. Está também declarada situação de alerta e foi reativado o gabinete de crise.

Em declarações à RTP, Salvador Malheiro, presidente da autarquia, revelou que a medida foi tomada de uma "forma preventiva" e à "escala do município". 
O autarca recorda que entre março e abril a localidade viveu "uma situação muito complicada", com transmissão comunitária que foi resolvida.

No entanto, "nos últimos dias e últimas semanas temos tido um crescente número de casos diários. A situação hoje em Ovar é claramente distinta daquela que aconteceu entre março e abril", altura em que foi imposta uma cerca sanitária.

Como nos últimos dias têm sido registados entre 20 a 25 casos por dia a autarquia decidiu ativar o "Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil", que permite "estar muito mais operacionais e prontos, para eventualmente tomar medidas de prevenção e assim fazer face a eventuais problemas que surjam".

10h21 - Bélgica regista 12.687 novos casos, menos 2935 do que ontem

Nas últimas 24 horas, a Bélgica reportou mais 12.867 casos de infeção pelo novo coronavírus, o que fez aumentar o total para 333.718.

Entre 17 e 23 de outubro, a Bélgica registou, em média, 13 mil novas infeções diárias.

Foram ainda registados mais 89 óbitos, elevando o total para 10.899.

10h10 - Israel reduz percentagem de casos positivos de 15 para dois por cento

Num mês, Israel conseguiu diminuir a percentagem de casos positivos de 15 por cento para pouco mais de dois, após um confinamento rigoroso.

Lojas, restaurantes, escolas e centros de lazer estão encerrados há mais de um mês.

Nas últimas 24 horas, Israel reportou mais 780 casos de infeção, em contraponto com as nove mil detetadas no passado mês, em que a percentagem era de 21 por cento.

O país tem ainda menos 500 doentes internados em unidades de cuidados intensivos.

9h55 - Bastonário dos advogados considera que há exceções a mais nas restrições

O bastonário da Ordem dos Advogados refere, em conversa com a Antena 1, que há demasiadas exceções nas restrições à circulação entre concelhos no próximo fim de semana.

Para minimizar o risco de contágio, o Governo proibiu viagens para outros municípios, exceto para quem trabalha ou estuda.

Se a deslocação for entre concelhos da mesma área metropolitana, não é precisa a declaração da entidade patronal, basta a palavra do cidadão.

Também estão autorizadas várias outras deslocações por exemplo para assistir a espectáculos culturais.

O bastonário Menezes Leitão considera que a longa lista de excepções dá razão a quem levantou dúvidas em relação a esta decisão do Executivo.

Menezes Leitão foi um dos especialistas que alertou para a inconstitucionalidade de restringir deslocações não estando o país em estado de emergência.

9h45 - Indonésia com mais 3.520 infetados e 101 mortes

A Indonésia reportou mais 3.520 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e mais 101 óbitos.

Desde o início da pandemia, o país registou 396.454 infetados e 13.512 mortes.

A Indonésia é o país do sudeste asiático que regista a maior taxa de mortalidade.

9h39 - Vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, com teste positivo

“Acabei de saber que o meu teste Covid-19 deu positivo. Agora estou em isolamento”, anunciou no Twitter.

9h28 - Taxa de desemprego em Espanha sobe para 16,26 por cento

A taxa de desemprego em Espanha aumentou para 16,26% no final de setembro, com um aumento de 355.000 pessoas sem trabalho durante o segundo trimestre do ano, para um total de 3.722.900, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.

O número de pessoas com emprego também aumentou no segundo trimestre do ano em 569.600 pessoas em relação ao trimestre anterior, que absorveu o maior impacto da pandemia devido ao confinamento, deixando o número total de ocupados em 19,17 milhões.

Fazendo uma comparação com um ano antes, o mercado de trabalho continua a espelhar o duro impacto da pandemia de covid-19, com mais 508.500 desempregados e menos 697.500 pessoas ocupadas.

Por outro lado, a população ativa cresceu durante o trimestre em 924.600, sendo agora de 22. 9 milhões.

De acordo o INE espanhol, o número de agregados familiares com todos os seus membros ativos desempregados aumentou no terceiro trimestre em 23.900, até um total de 1.172.700, dos quais 308.800 são famílias unipessoais.

9h15-  Mais de 70% dos hotéis algarvios devem fechar durante o inverno

Mais de 70% dos hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve devem suspender atividade durante a época baixa devido à crise causada pela pandemia de covid-19, perspetivou hoje o presidente da principal associação regional do setor.

O presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) notou à agência Lusa que, “durante o inverno, antes da pandemia, cerca de 50% dos hotéis e empreendimentos já encerravam”, advertindo que este número pode subir e deixar apenas menos de 30% dos hotéis e empreendimentos em atividade durante o inverno que se avizinha.

“Este ano as nossas expectativas vão para a volta dos 70%, podendo este número ser mais elevado ainda”, afirmou Elidérico Viegas sobre as perspetivas da AHETA para a época baixa de 2020/2021, frisando que já “no final de setembro muitas unidades fecharam a atividade e encerraram”.

O presidente da AHETA alertou, no entanto, para o facto de estes números estarem apenas baseados em expectativas, porque os “hotéis e empreendimentos turísticos não estão obrigados a informar sobre o encerramento” e isso parte apenas da “decisão do empresário e da gestão” de cada unidade.

No último fim de semana, alguns hotéis no Algarve, sobretudo em Portimão, registaram níveis elevados de ocupação devido à realização do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 na região. No entanto, segundo Elidérico Viegas, muitos desses hotéis preveem “encerrar imediatamente a seguir” à prova.

9h11 - Argentina levanta restrições na capital e alarga confinamento em zonas mais afetadas

A Argentina prorrogou esta semana as medidas para combater a pandemia de covid-19 nas zonas mais afetadas do país, ao mesmo tempo que prossegue a reabertura na capital, onde os casos têm vindo a diminuir.

Desde o início da pandemia, o país contabilizou 1.102.301 casos confirmados de covid-19, com mais de 11 mil só nas últimas 24 horas, além de 29.301 vítimas fatais da doença.

Até há alguns meses, a área metropolitana de Buenos Aires era o principal foco de transmissão da doença no país, representando mais de 90% do total de casos, uma situação que agora afeta sobretudo as províncias de Córdoba e Santa Fé (centro), à medida que o número de infeções na capital continua a descer.

Dos 11.712 novos casos comunicados na segunda-feira pelo Ministério da Saúde argentino, só 35,9% correspondem a residentes na capital ou na província de Buenos Aires, enquanto os restantes foram diagnosticados no resto do país.

Nestes locais vão manter-se as principais restrições à circulação, como a utilização exclusiva de transportes públicos por trabalhadores considerados essenciais ou a limitação de reuniões sociais a espaços abertos.

A nova prorrogação das restrições, que o Presidente Alberto Fernández anunciou na sexta-feira e foi publicada na segunda-feira no Boletim Oficial, prolonga-se até 08 de novembro.

A cidade de Buenos Aires mantém no entanto o plano de reabertura económica dos últimos meses, incluindo o regresso dos estudantes de alguns cursos a aulas presenciais ou a abertura de museus.

Os restaurantes poderão servir clientes no interior (até agora, estavam limitados às esplanadas), podendo os ginásios reabrir, com números limitados. As atividades religiosas poderão reunir até 20 pessoas.

Com 44 milhões de habitantes, a Argentina é o sexto país com mais infeções a nível mundial, depois dos Estados Unidos, Índia, Brasil, Rússia e França, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

9h00 - Quarentena em Manila prolongada por mais um mês

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou hoje que a quarentena em Manila, com um dos mais longos e rigorosos confinamentos do mundo, será prolongada por mais um mês, até 30 de novembro.

A capital, que representa cerca de metade de todos os casos da covid-19 nas Filipinas, terá assim uma quarentena de pelo menos oito meses e meio, embora desde setembro as restrições à circulação pela cidade tenham sido progressivamente flexibilizadas.

Desde o início da pandemia, as Filipinas confirmaram 371.630 casos (10% ainda ativos) e 7.039 mortes.

Rodrigo Duterte decidiu prolongar a quarentena até ao final de novembro, apesar da opinião dos presidentes de câmara das 17 cidades que compõem a área metropolitana de Manila, que tinham solicitado a sua prorrogação até ao final do ano.

Desde 1 de outubro, os transportes públicos na capital têm funcionado a 50% da sua capacidade, mais estabelecimentos foram autorizados a abrir, e o recolher obrigatório alargado até à meia-noite.

Centros culturais, locais de entretenimento e parques públicos continuem fechados.

Os habitantes com menos de 18 ou mais de 65 anos também não podem sair à rua, uma vez que são considerados como grupos de risco.

8h50 - Estado australiano de Vitória sem novos casos pelo segundo dia consecutivo

O epicentro de infeções por SARS-CoV-2 não registou nenhum novo caso nas últimas 48 horas, pela primeira vez em sete meses.

Em Melbourne, os restaurantes e cafés vão poder reabrir amanhã, depois de três meses encerrados.

8h40 - Malásia põe em quarentena mais de 10 mil polícias

A Malásia colocou em quarentena mais de 10 mil agentes da polícia, cerca de 10% da força de trabalho, para travar a expansão da covid-19, depois de pelo menos 200 agentes terem sido infetados.

O ministro do Interior do país, Hamzah Zainudin, disse hoje que a elevada taxa de infeção entre os 100 mil agentes da polícia torna difícil o desempenho das suas funções, uma vez que têm de estar em contacto constante com a população.

"A expansão da epidemia de covid-19 está a tornar-se mais preocupante e muitos dos que estão na linha da frente estão expostos ao risco de contágio", disse o ministro, segundo a agência noticiosa estatal Bernama.

"Embora usem máscaras", acrescentou, "o trabalho exige que comuniquem com as pessoas de perto".

A medida foi anunciada numa altura em que a Malásia sofre a sua terceira vaga de covid-19, a mais agressiva, com quase 10 mi casos ativos.

Desde que o primeiro caso foi relatado, em fevereiro, 236 pessoas morreram, mas um terço dessas mortes ocorreram no mês passado.

8h25 - Rússia com mais 16.550 casos e torna uso de máscara obrigatório nos transportes públicos

A Rússia reportou mais 16.550 casos de infeção com o novo coronavírus, dos quais 4.312 foram registados na capital, Moscovo, elevando a contagem para 1.547.774.

As autoridades russas tornaram o uso de máscara obrigatório em alguns locais públicos, como transportes públicos.

Foram ainda registados mais 320 óbitos, elevando o número total para 26.589.

Para conter a pandemia, o Governo russo sugeriu o encerramento de bares e restaurantes entre as 23h e 6h.

8h15 - Alemanha com mais 11.049 infetados e 42 mortos

Desde o início da pandemia, a Alemanha já reportou 449.275 infetados e 11.409 óbitos.

8h10 - China diagnostica 16 casos importados e 26 assintomáticos locais

A Comissão de Saúde da China anunciou hoje terem sido identificados 16 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, além de 50 casos assintomáticos, dos quais mais de metade são locais.

Os casos importados foram diagnosticados nos municípios de Xangai (leste) e Pequim (norte) e nas províncias de Shaanxi (noroeste), Hebei (norte), Sichuan (sudoeste), Mongólia Interior (norte), Heilongjiang (nordeste), Fujian (sudeste), Shandong (leste) e Guangdong (sul).

Entre os casos assintomáticos, 26 foram detetados na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país.

Xinjiang detetou um surto este fim de semana, relacionado com uma adolescente infetada, e também sem sintomas, diagnosticada durante um exame de rotina.

8h00 - Ponto da situação

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de quarta-feira. O Presidente da República já promulgou o diploma.

A lei determina, a título excecional, por 70 dias, a obrigação do uso de máscara na via pública quando não estiver garantido o distanciamento físico.

A obrigação é imposta a todas as pessoas a partir dos dez anos. Estão dispensadas as pessoas que integrem o mesmo agregado, quando não estejam próximas de terceiros, ou as que apresentem uma declaração médica.

As multas, para quem não cumprir, podem ir dos 100 aos 500 euros.
Pico nos internamentos
Há um aviso da ministra da Saúde sobre o pico dos internamentos hospitalares. Marta Temido afirma que esse deverá acontecer ainda esta semana.Os testes rápidos para a Covid-19 já foram autorizados e começam a ser utilizados dentro de duas semanas.


A governante alerta ainda que a situação que se vive em Portugal é complexa e grave.

A titular da pasta da Saúde reconhece que a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde vai aumentar.
Mas garante que os hospitais estão melhor preparados para enfrentar a segunda vaga.
O quadro em Portugal
Morreram mais 27 pessoas entre domingo e segunda-feira, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Há registo de mais 2447 casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2.
Estão internadas 1672 pessoas, das quais 240 em unidades de cuidados intensivos - mais dez do que constava no boletim anterior.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Na Europa, há já vários países com medidas mais restritivas e recolher obrigatório.
Em Itália houve protestos contra medidas de confinamento. Bares, cafés e restaurantes encerram às 18h00 nos próximos 30 dias para travar os contágios.

Na última noite, Turim e Milão foram palco de protestos. Forças especiais da polícia intervieram com gás lacrimogénio e canhões de água. Foram detidas cinco pessoas.