Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

António Cotrim- Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO NO MUNDO. CLIQUE AQUI

23h00 - Restrições "sensatas e as possíveis"

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa afirmou hoje serem "sensatas e as possíveis" as medidas anunciadas pelo Governo de combate à covid-19, considerando que equilibram com a necessidade de manter a atividade económica.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa terá nove dos dez municípios que a constituem em confinamento parcial a partir de quarta-feira, num cenário em que Resende é o único concelho que fica fora das restrições.

22h50 - Medidas vão demorar tempo a fazer efeito

O virologista Pedro Simas refere que as medidas anunciadas são boas, mas vão demorar a fazer efeito.
O investigador da Universidade de Lisboa considera que adotar medidas conforme o número de casos é a estratégia mais acertada.

22h45 - Autarca de Paredes de Coura diz que novas restrições são “moderadas”

O presidente da Câmara de Paredes de Coura classificou de "moderadas e aceitáveis" as novas restrições hoje anunciadas para 121 concelhos por causa da pandemia e apelou à "mudança de comportamentos" para evitar medidas "mais drásticas e dramáticas".

22h40 - Representantes da restauração vêem medidas igual a desemprego

A associação para a defesa e promoção dos restaurantes de Portugal diz que as medidas anunciadas esta noite são iguais a mais desemprego no setor da restauração.

Daniel Serra, presidente da Provar, diz que ainda António Costa estava a falar e já recebia telefonemas de empresários que dizem que assim não vale a pena continuar.

22h30 - Líder da Comunidade do Alto Tâmega convicto do sucesso das medidas do Governo

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, Orlando Alves, disse hoje à Lusa estar convicto de que as medidas anunciadas pelo Governo de combate à covid-19 vão alterar o cenário na região nas próximas duas semanas.

No caso da CIM do Alto Tâmega, estão abrangidos pelo confinamento parcial três dos seis concelhos, Chaves, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar, ficando de fora Boticas, Montalegre e Valpaços.

22h16 - Comunidade Intermunicipal do Ave diz que medidas "são bem-vindas"

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave afirmou hoje que as medidas anunciadas este sábado pelo Governo, que afetam sete dos oito concelhos da estrutura, "são bem-vindas" se "ajudarem a criar condições" para controlar o novo coronavírus.

Fafe, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vizela e Vila Nova de Famalicão são concelhos da CIM do Ave e fazem parte dos 121 abrangidos, a partir de quarta-feira, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório devido à covid-19.

22h12 - AMP vê medidas anunciadas como “solução correta” numa “primeira etapa”

O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) considerou que as medidas de combate à covid-19 anunciadas hoje espelham uma “partilha de responsabilidades” e uma mensagem de “responsabilidade civil” e que são uma "solução correta” numa primeira etapa.

“Não é o recolher obrigatório que o estado de emergência permite, mas é um dever de recolhimento obrigatório no quadro da responsabilidade cívica. Julgo que para uma primeira etapa e para uma solução mais imediata foi a solução correta”, disse à agência Lusa Eduardo Vítor Rodrigues.

22h08 - Presidente da República recebe primeiro-ministro e partidos na segunda-feira

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber o primeiro-ministro na segunda-feira de manhã e, ao longo do dia, os nove partidos com assento parlamentar, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

21h50 - Sete novos casos na Madeira

A Madeira registou hoje sete novas infeções com o vírus da covid-19, sendo quatro de transmissão local, nomeadamente uma criança e profissionais de saúde, totalizando a região 167 casos ativos, anunciaram as autoridades de saúde.

21h40 - Cabo Verde com mais 99 infetados nas últimas 24 horas

Cabo Verde diagnosticou mais 99 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando a 8.793 casos o acumulado desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

21h30 - Moçambique anuncia mais uma morte e 92 novos casos

Moçambique registou mais uma morte por covid-19, de acordo com o boletim diário de evolução da pandemia do Ministério da Saúde, que incluiu ainda 92 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

A vítima foi uma mulher moçambicana de 60 anos, que morreu durante o internamento num hospital da província central da Zambézia.

21h10 - Angola com mais 247 casos e cinco mortes no último dia do mês com mais casos

Angola registou 247 novas infeções pelo novo coronavírus, bem como mais cinco mortes devido à doença, e um novo recorde de 416 pessoas dadas como recuperadas, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Dos novos casos, 156 de sexo masculino e 92 do sexo feminino, foram reportados em Luanda, 11 em Cabinda,15 no Uíje, 26 no Cunene e um no Bengo.

As idades variam entre 2 e 80 anos.

Entre as cinco mortes registadas, quatro homens e uma mulher, as idades situam-se respetivamente nos 36, 51, 55, 62 e 65 anos.

Foram consideradas recuperadas da doença 416 pessoas.

No total, Angola contabiliza 10.805 casos de covid-19, com 284 óbitos, 4.523 considerados recuperados e 5.998 ativos, dos quais 16 em estado crítico e 29 graves.

21h00 - Primeiro-ministro britânico anuncia novo confinamento de um mês

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje um novo confinamento de um mês para Inglaterra, depois de especialistas alertarem que sem uma ação forte o novo surto de covid-19 irá sobrecarregar os hospitais em semanas.

No dia em que o Reino Unido ultrapassou o milhão de casos de covid-19, o primeiro-ministro deu uma conferência de imprensa na qual confirmou que as restrições rigorosas à economia e à vida quotidiana começam na quinta-feira e durarão até 2 de dezembro.

20h11 – Visitas aos lares continuam a ser permitidas

O primeiro-ministro esclareceu que as visitas aos utentes de lares vão ser permitidas mesmo nos concelhos de risco, desde que sejam realizadas nas condições limitadas que estão já definidas.

20h10 – SNS “não esgotará a capacidade de resposta”

António Costa garantiu que o Serviço Nacional de Saúde “não esgotará a capacidade de resposta”.

“Estamos muito longe dessa situação”, assegurou o PM, relembrando que há sempre a hipótese de ir buscar mais camas às unidades de doentes não-Covid, apesar de considerar que essa a solução não é a ideal nem infinita.

O chefe do Executivo frisou novamente que a melhor forma de a população ajudar o SNS é cumprindo com as regras de distanciamento, higienização das mãos e etiqueta respiratória.

20h05 – Moto GP sem público

Devido ao que aconteceu durante o evento de F1, no Algarve, com multidões juntas e muitas vezes sem máscara, o prémio de Moto GP não vai ter público, anunciou Costa.

20h02 – Escolas vão continuar a funcionar

Apesar das medidas adotadas nos 121 concelhos do país, o encerramento de escolas “é uma linha vermelha”, declarou António Costa, acrescentando que o ano escolar tem estado a correr bem e que é necessário garantir “a liberdade das nossas crianças”, que não devem ter novamente as aulas interrompidas, como teve de acontecer na primeira vaga da pandemia.

19h48 – Confinamento em dezembro em cima da mesa para tentar salvar altura do Natal

Poderá ser decretado um confinamento mais geral no início de dezembro “de forma a que se criem as melhores condições para que o menor número possível de pessoas esteja infetado pela altura do Natal” e poder assegurar às famílias as melhores condições possíveis para celebrarem o Natal, avançou António Costa.

19h43 – PM anuncia medidas para o país

António Costa anunciou as medidas que serão aplicadas em em 121 concelhos do país, onde há mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes, já a partir de 4 de novembro.

Em primeiro lugar, haverá o “dever cívico de recolhimento domiciliário”, situação que vivemos nos meses seguintes ao fim do estado de emergência. “Se nada tivermos de fazer de imperioso, devemos ficar em casa”, afirmou o PM, referindo exceções como fazer compras, realizar atividade física ou prestar assistência.

Haverá ainda, obrigatoriamente, desfasamento de horários de trabalho e o teletrabalho torna-se obrigatório salvo impedimento do trabalhador.


Todos os estabelecimentos comerciais encerrarão a partir das 22h00 e os restaurantes não poderão ter mesas com mais de seis pessoas, tendo de encerrar às 22h30.

Os eventos e celebrações (salvo se do mesmo agregado familiar) serão restringidas a cinco pessoas e estão proibidas as feiras e os mercados de levante.

O conjunto destas regras entra em vigor a 4 de novembro e será alvo de uma reavaliação quinzenal.

19h32 – Regras apertadas em locais com mais de 240 casos por 100 mil habitantes

António Costa acaba de avançar que o Governo adotou o critério do Centro Europeu de Controlo de Doenças segundo o qual, nas situações em que há pelo menos 240 casos por cada 100 mil pessoas nos 14 dias anteriores, haverá medidas mais apertadas de controlo da pandemia.

19h26 – PM relembra cinco medidas fundamentais

António Costa relembrou as cinco medidas fundamentais que todos devemos seguir para ajudar a combater a pandemia: manter a distancia física sempre que possível; usar a máscara nos locais fechados e na via pública sempre que há mais gente à nossa volta; cumprir com a etiqueta respiratória; lavar e desinfetar regularmente as mãos; e, finalmente, utilizar a aplicação Stayaway Covid.

19h24 – “É fundamental reforçar as medidas de combate à pandemia”

“Entendemos que é fundamental reforçar as medidas de combate a esta pandemia”, declarou o primeiro-ministro, acrescentando que desde o início a máxima do Governo foi adotar “as medidas que tenham a máxima eficácia no controlo da pandemia, mas que gerem a mínima perturbação possível na vida de cada um, da sociedade em geral e na nossa economia”

António Costa voltou a apelar à população a colaboração neste combate, apesar de compreender o “cansaço” em relação às medidas que têm vindo a ser tomadas. O PM destacou que também o cansaço dos profissionais de saúde e de quem está na linha da frente tem sido difícil de vencer, sendo por isso necessário fazer mais para combater a Covid-19.

19h19 – Medidas de reforço para o SNS

“Estamos a reforçar capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde”, assegurou o líder do Executivo, adiantando que o Governo está a avançar com a reativação de espaços de retaguarda e com a contratação de enfermeiros reformados para rastreamento de contactos.

Haverá ainda mais 202 novas camas disponíveis em Unidades de Cuidados Intensivos (52 já estão disponíveis, 50 estarão até ao final deste ano e 100 no primeiro trimestre de 2021).

O “regime excecional de contratação de enfermeiros para UCIs” será outra das medidas do Governo neste sentido.

19h14 – Há 361 camas livres para doentes Covid

Ainda em declarações ao país, o primeiro-ministro adiantou que há ainda disponíveis 15171 camas para pacientes não-Covid e 361 livres para novos doentes covid.

“É evidente que, se continuar a subir esta pandemia, aquelas 361 camas irão crescer para podermos acomodar mais doentes Covid. Mas esse crescimento será feito necessariamente a custa das camas que estão disponíveis para outras patologias”, explicou.

19h10 – Costa reforça importância da Stayaway Covid

António Costa adiantou, diante dos jornalistas, que a partir do próximo dia 9 o Governo vai pôr em operação “a capacidade de testagem rápida”.

O primeiro-ministro reforçou ainda a importância da aplicação Stayaway Covid, numa altura em que já 2,4 milhões de pessoas descarregaram a mesma nos seus telemóveis.

“Temos de libertar profissionais de saúde que estão a fazer este trabalho” para o fazermos nós próprios “com um simples clique”, apelou.

19h03 – “Desconfinamento permitiu a evolução da economia”

No final do Conselho de Ministros extraordinário, António Costa recordou o início da pandemia em Portugal e frisou que “o desconfinamento permitiu a evolução da economia”, depois de vários meses de quebra.

Agora, segundo o primeiro-ministro, o desafio é “conter a pandemia sem pagar de novo o brutal custo” pessoal, económico, social e familiar que as medidas iniciais trouxeram.

18h45 - Moreirense regista mais três casos de infeção antes da visita ao Rio Ave

18h30 - Varzim com dois jogadores que testaram positivo ao novo coronavírus

18h17 - Áustria impõe recolher noturno e fecho de hotéis e restaurantes

O Governo austríaco anunciou hoje novas medidas de combate à pandemia que incluem um recolher obrigatório noturno e o fecho de hotéis, restaurantes e organizações culturais e desportivas, face a números recorde de contágios nos últimos dias.

“Um segundo confinamento é aplicado a partir de terça-feira e até ao final de novembro”, afirmou o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, numa conferência de imprensa em Viena.

A medida central deste confinamento parcial é o recolher obrigatório, que vigorará entre as 20:00 e as 06:00, precisou.

Escolas e creches, assim como lojas e cabeleireiros vão permanecer abertos, adiantou, mas as escolas secundárias e universidades regressam ao ensino à distância.

18h02 - Terminou o Conselho de Ministros extraordinário para determinar novas medidas restritivas para combater a pandemia

17h50 - Chega diz que sistema judicial funcionou a favor do Governo e que decidiu não decidir

O Chega considerou hoje o Supremo Tribunal Administrativo “decidiu não decidir” em relação à providência cautelar por entender que o partido não pode intentar esta ação, criticando que o sistema judicial tenha funcionado “a favor do Governo”.

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) negou hoje, por unanimidade, provimento à providência cautelar apresentada pelo Chega contra as restrições à circulação impostas pelo Governo até terça-feira, disse à agência Lusa fonte do executivo.

Em comunicado enviado à Lusa, a direção nacional do Chega concluiu que “o sistema judicial funcionou e funcionou favor do Governo”, uma vez que “o tribunal decidiu não decidir”.

17h25-  Itália com mais 31.758 infetados e 297 mortos

Itália somou 31.758 novas infeções e 297 mortes com o coronavírus da covid-19 nas últimas 24 horas, números que mostram que a curva de transmissão no país continua a aumentar, informou hoje o Ministério da Saúde.

Desde 21 de fevereiro, quando se registaram os primeiros casos, a Itália soma 679.430 infeções com o vírus da covid-19 e 38.618 mortes.

O número de novas infeções em um dia é o maior registado pela Itália desde o início da pandemia, sendo que também o número de testes feitos foi o maior: 215.886, mais 800 do que na sexta-feira.

Um total de 5.859 pessoas foram consideradas curadas em relação a sexta-feira, elevando o número global para 289.426 desde fevereiro.

16h53 - Reportado primeiro caso positivo numa escola do 1.º ciclo do Funchal

Um aluno do Colégio de Santa Teresinha, uma escola particular do 1.º ciclo no Funchal, teve um resultado positivo para covid-19, disse fonte da Secretaria Regional da Educação da Madeira.

A mesma fonte adiantou que, devido a esta situação, "22 alunos daquele estabelecimento de ensino estão confinados", o que levou à ativação do plano de contingência, sendo o primeiro reportado numa escola de 1.º ciclo na região.

Esta é a quarta situação divulgada em escolas da Madeira em dois dias, depois de sexta-feira, terem sido reportados casos positivos em três escolas do Funchal.

16h30 - Reino Unido ultrapassa um milhão de infetados e bate novo recorde de óbitos

O Reino Unido ultrapassou o milhão de casos de covid-19, anunciou hoje o Governo, pouco antes de uma comunicação ao país do primeiro-ministro, Boris Johnson, que deverá anunciar novas medidas de combate à pandemia.

São já 1.1011.660 as pessoas que foram contaminadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia no Reino Unido, depois de terem sido registados 21.915 novos casos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde britânico.

O número total de óbitos com covid-19 é agora de 46.555 (326 nas últimas 24 horas), fazendo do Reino Unido o país mais enlutado da Europa, por causa da pandemia.


16h05 - Ministro turco do Interior e família internados

Süleyman Soylu, a mulher e a filha estão internados, após terem testado positivo à Covid-19 na passada segunda-feira.


15h45 - Sindicato dos Médicos pede ao Governo para ouvir setor em momento complexo

O Sindicato Independente dos Médicos defendeu hoje a operacionalização de “uma estrutura rápida e eficiente” que identifique e isole os casos positivos de covid-19 e pediu à ministra da Saúde para ouvir o setor neste “momento de extrema complexidade”.

15h32 - Santo António no Porto esgota capacidade de cuidados intensivos

O Hospital de Santo António, no Porto, esgotou a capacidade de internamento em cuidados intensivos para doentes Covid-19 e prepara a abertura de outras camas com “sacrifício” de blocos operatórios, disse hoje o diretor clínico, José Barros.

“A maior pressão, atualmente, é nos cuidados intensivos. Já esgotamos a nossa capacidade. Temos 28 camas [dedicadas à Covid-19] e 24 para não Covid que temos de manter. Nessas não tocamos. Para covid podemos ir às 32, mas isto já é com sacrifício de um bloco operatório de otorrinolaringologia e estomatologia”, referiu o diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) que inclui o Hospital de Santo António.

À data de hoje, neste hospital do Porto estão 115 doentes internados com infeção pelo novo coronavírus em enfermaria, três dos quais crianças internadas no Centro Materno Infantil do Norte, unidade que faz parte do CHUP.

Somam-se 28 doentes Covid-19 em cuidados intensivos.

15h15 - Três novos casos e duas recuperações nos Açores nas últimas 24 horas

15h00 - Irão vai estender medidas restritivas ao país para combater nova vaga

O Irão anunciou hoje que vai estender além de Teerão as medidas restritivas para responder ao surto do novo coronavírus, numa altura em que os pedidos de confinamento total crescem devido aos recordes de infeções e mortes por covid-19.

As medidas entrarão em vigor na quarta-feira durante, pelo menos, uma semana, disse o porta-voz da unidade de luta contra o vírus do Irão, Alireza Raïsi, num discurso televisivo.

14h33 - Ronaldo é convocado após negativo à Covid-19 e vai ser suplente

Cristiano Ronaldo vai integrar os convocados para a visita de domingo da Juventus ao Spezia, depois de ter tido na sexta-feira um resultado negativo à Covid-19, após 17 dias de quarentena.

“Está tudo a correr bem, o Cristiano deu negativo no segundo teste ao coronavírus. Está bem e viajará com a equipa. Não creio que entre de início, mas é importante tê-lo connosco”, disse hoje o treinado da ‘Juve’, o ex-futebolista Andrea Pirlo.

14h15 - Portugal com 4007 novos casos e 39 mortes nas últimas 24 horas

Foram registados 4007 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas em Portugal: 1900 na região Norte, 552 no Centro, 1406 em Lisboa e Vale do Tejo, 61 no Alentejo, 80 no Algarve, três nos Açores e cinco na Madeira.

Houve ainda 39 mortes no último dia, de acordo com os dados da DGS (23 no Norte, dois no Centro, 12 em LVT, um no Alentejo e um no Algarve).

O total nacional de casos confirmados desde o início da pandemia passa, assim, para 141279, enquanto o número de óbitos é elevado para 2507.

O número de pessoas em Unidades de Cuidados Intensivos atingiu um novo máximo: são agora 286 (mais 11 do que ontem). Em internamento hospitalar estão 1972 pessoas, mais 45 do que na véspera.

13h58 - Médicos alertam para a hipótese de o país perder capacidade de resposta

13h53 - Tribunal recusa providência cautelar do Chega contra restrições à circulação

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) negou hoje, por unanimidade, provimento à providência cautelar apresentada pelo Chega contra as restrições à circulação impostas pelo Governo até terça-feira, disse à agência Lusa fonte do executivo.

"O STA considerou que há fundamento legal para impor restrições à circulação" no atual quadro de pandemia de covid-19 e que não há qualquer violação de liberdades e garantias dos cidadãos", acrescentou a mesma fonte.

13h37 - Bélgica ultrapassou 20 mil novos contágios por dia na terça-feira

A Bélgica ultrapassou a marca dos 20.000 novos contágios registados num único dia na passada terça-feira, com 21.448 novas infeções naquela data, tornando-se no país europeu mais atingido pela segunda vaga da pandemia, foi hoje anunciado.

A Bélgica registou uma média de 15.847 novos casos diários entre 21 e 27 de outubro, um aumento de 31% em comparação com os sete dias anteriores.

13h24 - Novo surto em lar do concelho do Fundão com 30 infetados

Trinta pessoas (22 utentes e oito funcionários) do lar de idosos do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Valverde, no Fundão, tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, sendo este o segundo surto verificado em lares naquele concelho, informou hoje a autarquia local.

12h52 - Mais de 45 milhões de infetados e 1,1 milhões de mortos no mundo

12H51 - Primeiro-ministro britânico vai dar uma conferência de imprensa esta tarde para informar sobre medidas que o Governo vai tomar para controlar a pandemia

12h21 - Restrições à circulação. Controlo no Algarve

12h04 - Casamentos e conferências proibidos no Irão

11h16 - Explosão em hospital de campanha na Rússia obrigou à retirada de mais de 150 doentes 

10h41 - África com mais 294 mortes nas últimas 24 horas

10h15 - Arranque do Conselho de Ministros extraordinário

O jornalista da RTP Tiago Contreiras acompanha o Conselho de Ministros que deverá decidir novas medidas de combate ao novo coronavírus em Portugal

10h12 - Medidas de ataque ao vírus na Grécia

Primeiro-ministro anuncia encerramento de restaurantes, bares, ginásios, cinemas e museus durante um mês, a partir do dia 3 de novembro, nas zonas com mais população. Vai também impôr um recolher obrigatório.

10h11- Hungria com recorde de novos casos - 3.908

09h33 - Polónia com número recorde de novos casos - 21.897 

08h35 - EUA com valor recorde de novos casos em 24 horas

Mais de 100 mil novos casos foram registados no país

08h25 - Alemanha com 19.059 novos casos e 103 vítimas mortais 

08h20 - Ucrãnia com 8,752 novos casos em 24 horas, um valor recorde no país

08h18 - Rússia com 18.140 novos casos e 334 vítimas mortais

08h17 - República Checa com 13.605 novos casos e 216 vítimas mortais

08h00 - O Conselho de Ministros reúne-se hoje para decretar "ações imediatas" de controlo da pandemia, um dia depois de o primeiro-ministro ter recebido os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas decisões.

"Não excluímos à partida nenhuma medida possível, mas entendemos que devemos adotar as medidas que perturbem o mínimo possível a vida pessoal, social e económica. Devemos ter em conta um segundo elemento que tenho procurado transmitir: Estamos perante uma corrida de longo curso e, portanto, não podemos gastar todo o esforço nem todas as medidas nos primeiros momentos", disse na quinta-feira António Costa.


Continuamos a acompanhar ao minuto a situação em Portugal e no mundo. 

Portugal registou no boletim epidemiológico de sexta-feira 4656 novos casos de Covid-19, mais 40 mortos e 1747 recuperados.

O Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (2831 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (1357), a região centro (334), Alentejo (65 e Algarve (57). A Madeira registou mais quatro novos casos e os Açores oito.

Do total de óbitos, 19 foram registados no norte do país, 13 na região de Lisboa e Vale do Tejo, três na região centro e os outros três no Alentejo.

Há mais 93 doentes internados e mais seis nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 1927 doentes com Covid-19 internados, dos quais 275 em unidades de cuidados intensivos.

Há mais 93 doentes internados e mais seis nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 1927 doentes com Covid-19 internados, dos quais 275 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 132.272 casos confirmados, 2468 óbitos e 72.344 recuperados. Há 57.355 casos ativos, mais 2869 do que no dia anterior.

As autoridades de saúde têm 65.305 pessoas em vigilância, mais 879 do que ontem.