Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Yves Herman, Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal regista 59 mortos, o número mais elevado de vítimas mortais desde o início da pandemia. Regista ainda 7.497 novos casos de covid-19. Mais de três mil desses casos são atraso no reporte laboratorial.

Mais atualizações


23h17 - Brasil regista 161.106 mortes e mais de 5,5 milhões de infeções

O Brasil contabilizou 161.106 óbitos e 5.590.025 infeções provocadas pelo novo coronavírus, informou hoje o Ministério da Saúde do país.

O Governo brasileiro confirmou a notificação de 610 mortes e 23.976 novos casos de covid-19 em 24 horas.

O Ministério também destacou que 5.064.344 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto que 364.575 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico.

Os estados de São Paulo (39.549), Rio de Janeiro (20.759), Ceará (9.370) e Minas Gerais (9.069) têm o maior número de óbitos provocados pela pandemia no Brasil.

Considerando o número de casos, São Paulo (1.123.299), Minas Gerais (362.340), Bahia (355.753) e Rio de Janeiro (313.089) são, respetivamente, os que somam mais infeções até agora.

21h58 - Bloco diz que IHRU indeferiu 2219 pedidos de apoio ao pagamento de rendas

O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) indeferiu 2219 pedidos de apoio ao pagamento de rendas, no âmbito das medidas de apoio contra os efeitos da covid-19, divulgou o Bloco de Esquerda.

Os dados foram avançados pela deputada bloquista Maria Manuel Rola durante uma questão dirigida ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que está hoje a ser ouvido no parlamento para apreciação da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2021.

"O IHRU teve 2932 pedidos. O que é verdade é que 2219 não tiveram acesso ao apoio do IRHU", A minha pergunta é porquê?, questionou a deputada.

Na resposta à deputada do BE, Pedro Nuno Santos explicou que 90% dos pedidos indeferidos se deveu à falta de apresentação do contrato de arrendamento, de prova de que estão há seis meses na habitação, falta de comprovação de quebra de rendimentos e a declaração de honra sobre essa quebra.

"Estas são razões que impedem, obviamente que o apoio seja dado. Queremos e devemos continuar a ajudar as pessoas que procuram o apoio a consegui-lo, efetivamente, mas sem a apresentação dessa documentação torna-se difícil de o fazer", ressalvou.

Para responder à crise da pandemia da covid-19, o Governo aprovou um conjunto de medidas excecionais e temporárias dirigidas ao arrendamento, inclusive um regime excecional dirigidos a arrendatários que se vejam impossibilitados de pagar atempadamente as rendas, permitindo que possam pedir um empréstimo ao IHRU para assegurar o pagamento dessas rendas.

Este regime aplica-se às rendas que vençam até 01 de setembro deste ano, no caso de arrendatários que, cumulativamente, comprovem uma quebra superior a 20% dos rendimentos do seu agregado familiar após 01 de março e uma taxa de esforço para pagamento da renda superior a 35%.

Pedro Nuno Santos adiantou ainda que a tutela tem autorização para reforçar o IHRU com 47 pessoas, sendo que destas 30 são contratados, nove são em regime de mobilidade e oito através da contratação centralizada.

21h54 - CAP diz que estado de emergência não pode ameaçar sobrevivencia das empresas

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, defendeu junto do Presidente da República que um novo estado de emergência teria de ter contornos diferentes, para não pôr em causa a sobrevivência das empresas.

"A ser decretado um novo estado de emergência, terá de ter contornos diferentes para que não haja confinamento total, porque a economia não suportaria isso", disse Oliveira e Sousa à agência Lusa, após uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o presidente da CAP o atual estado da saúde pública é um perigo, mas considerou que as medidas que venham a ser tomadas para travar a pandemia da covid-19 devem ser compatíveis com a sobrevivência das empresas, para evitar o colapso da economia.

O presidente da CAP salientou que muitas empresas correm o risco de fechar, pondo em risco os empregos e alertou para os atrasos nos pagamentos de subsídios aos agricultores.

"Os agricultores não foram abrangidos pelos apoios às empresas no âmbito da pandemia, porque continuaram a trabalhar, mas precisam que lhes sejam pagos atempadamente os apoios provenientes da política agrícola comum, o que não aconteceu em outubro", disse.

Segundo Oliveira e Sousa, os agricultores ainda não receberam o que lhes era devido em outubro e "esse dinheiro faz-lhes falta".

21h09 - Teatro Maria Vitória em risco de fechar

O teatro revelou que em Setembro regressou ao trabalho depois de sete meses sem funcionar, devido à pandemia, mas que se tornou impossível continuar de portas abertas tendo em conta as últimas medidas impostas para enfrentar a pandemia.

O Teatro Maria Vitória, em Lisboa, teve de suspender todos os espetáculos agendados.

Devido à redução da lotação permitida nos espetáculos, os valores angariados pela bilheteira foram reduzidos.

Os responsáveis do teatro avisaram que se estas medidas restritivas se mantiverem, o mais provável é o Maria Vitória ter de fechar.


21h07 - Governo paga a privados para reforçar transportes colectivos

O Governo anunciou que vai reforçar na próxima semana os transportes. O reforço deverá ocorrer onde existe maior concentração de passageiros nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.


21h06 - Trabalhadores de empresa portuguesa em quarentena profilática na Bélgica

Um surto de Covid-19 atingiu 60 trabalhadores de uma empresa portuguesa de construção civil na Bélgica. Quinze trabalhadores acusaram positivo e os restantes encontram-se em quarentena profilática.


21h04 - Desemprego agrava-se dramaticamente

É uma consequência da pandemia, que parece que vai arrastar-se no tempo. Em três meses, há mais 125 mil pessoas sem trabalho. De junho para setembro, o número de desempregados cresceu 45,1%.


21h02 - Governo quer manter Natal com tradições

António Costa disse que quer manter o Natal com as tradições. Mas o Governo está preocupado com as aglomerações e lançou uma campanha para que os portugueses comecem já a comprar prendas e para alargar a troca de presentes de Natal até ao final de janeiro.


21h01 - Proprietários de restaurantes de Lisboa queixam-se de falta de clientes

Em dois restaurantes de Lisboa, a reportagem da RTP confirmou que são poucos os clientes nas mesas. Os proprietários colocam dúvidas sobre a possibilidade de manterem os negócios.


21h00 - Confinamento transforma a Ribeira do Porto em "cidade fantasma"

A Ribeira do Porto está deserta e chamam-lhe já a "cidade fantasma". Um dos músicos habituais daquele local diz que vai apenas tocar "para os peixinhos". Para os industriais da restauração, há o receio de que a perda de receitas inviabilize a continuação da actividade.


20h59 - Mais de sete milhões de portugueses com dever cívico de recolhimento

Entraram hoje em vigor medidas mais restritivas em 121 concelhos do país. Nos próximos 15 dias, 7 milhões de portugueses têm o dever cívico de recolhimento. O horário dos restaurantes é agora até às 22h30, mas os proprietários tem ainda muitas dúvidas.


20h57 - Câmara da Nazaré pede reunião urgente à DGS para retomar surf na Praia do Norte

A câmara da Nazaré solicitou hoje uma reunião urgente à Direção Geral da Saúde (DGS) para apresentar um Plano de Contingência que permita retomar o surf na Praia do Norte, atualmente proibida por questões de segurança.

Em comunicado, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, explicou que o objetivo da reunião será "apresentar um Plano de Contingência, desenvolvido em conjunto com a proteção civil, bombeiros voluntários, PSP e Capitania do Porto da Nazaré", no qual se propõe "condicionar todos os acessos às zonas de assistência".

O plano prevê a restrição de público atraído pelas ondas gigantes a "um máximo de duas mil e quinhentas pessoas, que ficarão distribuídas pela zona do farol, da encosta e no areal da própria praia", refere o comunicado.

O controle do número de pessoas que acederão à Praia do Norte, onde desde segunda-feira decorre o período de espera do Nazaré Tow Surfing Challenge - evento da Liga Mundial de Surf (WSL) que se estende até 31 de março de 2021 - será feito, segundo o autarca, através da redução dos acessos "a apenas três pontos, com contagem cumulativa e em tempo real, enquanto funcionários da autarquia, agentes da Polícia Marítima e da PSP patrulharão toda a zona de público, de forma a fazer cumprir as regras em vigor".

20h49 - Madeira regista dez novos casos e um total de 202 infeções ativas

A Madeira assinalou hoje dez novos casos de covid-19, cinco recuperações e 30 situações suspeitas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), sublinhando que o total de infeções ativas é de 202.

"Hoje há dez novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 495 casos confirmados de covid-19", explica em comunicado, referindo que se trata de cinco importados (quatro provenientes do Reino Unido e um de Itália) e cinco casos de transmissão local, quatro dos quais associados a casos recentemente diagnosticados na comunidade.

20h47 - França tem mais de 4.000 pacientes nos cuidados intensivos

Os números ligados à pandemia de covid-19 em França voltam a subir com 4.080 pessoas hospitalizadas nos cuidados intensivos, com o país a registar 540 novos pacientes graves nas últimas 24 horas, segundo as autoridades francesas.

No total, há 27.511 pessoas em França hospitalizadas devido à covid-19.

Ainda nas últimas 24 horas, morreram 394 pessoas infetadas, elevando assim o número de mortos desde o início da pandemia para 38.674.

Os casos detetados continuam também a aumentar de forma exponencial diariamente, tendo sido identificados esta quarta-feira 40.558 novos infetados. Já foram confirmados em França 1.543.321 casos de covid-19.

20h44 - Costa avisa que medidas podem agravar-se nos concelhos de risco elevado

O Parlamento deve discutir e aprovar a declaração do Estado de Emergência na sexta-feira. O primeiro-ministro revelou que as medidas podem vir a agravar-se nas próximas semanas nos concelhos de risco elevado.


20h42 - Linha SNS 24 vai poder justificar faltas ao trabalho

A linha SNS 24 atingiu em Outubro um recorde de chamadas recebidas. Foram mais de 600 mil. A partir de agora, a linha SNS 24 vai também poder emitir declarações provisórias de isolamento profilático que justificam as faltas ao trabalho.

Só os enfermeiros e estudantes do último ano de medicina atendem os casos sintomáticos. Mas há também psicólogos, farmacêuticos e médicos dentistas a colaborar. No dia 2 de Novembro foi atingido um novo recorde de chamadas atendidas 32 687, e em todo o mês de Outubro mais de 608 mil.


20h40 - Número de infeções e mortos é o mais alto desde início da pandemia

O número de novas infeções e de mortes por Covid-19 é o mais alto desde o início da pandemia. Morreram 59 pessoas e foram registados 7497 novos casos. Mas o número das novas infeções não corresponde às últimas 24 horas.


20h38 - SNS com recursos esgotados. Administração de Saúde do Norte recorre a privados

Com recursos esgotados e os números a subir, a Administração Regional de Saúde do Norte assinou chegou a acordo com dois grupos privados para receber doentes com Covid e outras patologias.

Já esta semana foi assinado um acordo com a José de Mello Saúde no sentido de a unidade CUF do Porto receber doentes covid do SNS.

Esta quarta-feira foi a vez do Grupo Lusíadas Saúde, no Porto e em Braga anunciar que vai passar a receber doentes do hospitais públicos. Serão doentes não Covid que com a diminuição da actividade não programada nos hospitais públicos podem assim recorrer ao privado.


20h37 - Governo dá orientação para hospitais pararem atividade a doentes não urgentes

O Ministério da Saúde disse aos hospitais para suspenderem este mês toda a atividade assistencial não urgente. O Governo decidiu que as administrações regionais têm de garantir a articulação da capacidade dos hospitais e das vagas de cuidados intensivos.


20h35 - Situação crítica no Hospital de Penafiel

O Hospital de Penafiel está em situação crítica. No serviço de urgência, os doentes acumulam-se em macas nos corredores, à espera de vaga nos serviços de internamento.

Há trinta em lista de espera e os cuidados intensivos têm lotação esgotada.

Há áreas de circulação comuns entre doentes respiratórios e aqueles que não o são, o que levou o sindicato dos enfermeiros a alertar para o perigo de contágio cruzado para Covid-19.


20h01 - Confederação do Comércio defende novos apoios para empresas do setor

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, defendeu junto do Presidente da República a necessidade de medidas de apoio às empresas do setor para enfrentarem um novo estado de emergência.

"Dissemos ao Presidente da República que não nos pronunciamos sobre questões de saúde pública, mas uma decisão do Presidente nessa área terá consequências nefastas para as empresas, que precisam de medidas que as ajudem a minimizar esse impacto", disse à agência Lusa João Vieira Lopes, após uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No encontro, Vieira Lopes reivindicou um novo regime de 'lay-off' simplificado para os setores que serão afetados indiretamente por um novo estado de emergência, nomeadamente o do comércio e serviços.

O presidente da CCP defendeu ainda a necessidade de medidas fiscais ou de apoio à tesouraria que funcionem a fundo perdido, independentemente das moratórias existentes.

Prevendo que os estabelecimentos de comércio e serviços vão ser particularmente afetados por novas medidas restritivas para combater a pandemia da covid-19, Vieira Lopes reivindicou o perdão de rendas relativas aos períodos de encerramento e uma redução das mesmas enquanto durar a atual situação.

Para aliviar o sacrifício dos senhorios, a CCP defende que o Governo deveria isentá-los ou reduzir-lhes a taxa liberatória, que é de 28%.

19h58 - Surto com 60 infetados com covid em lar da Misericórdia de Paços de Ferreira

Um surto no lar da Santa Casa da Misericórdia (SCMPF) de Paços de Ferreira, no distrito do Porto, causou 60 infetados pelo novo coronavírus.


19h53 - São Tomé e Príncipe com quatro novos casos eleva para 958 infetados

São Tomé e Príncipe registou mais quatro casos de covid-19 em 20 testes realizados, elevando o total acumulado para 958 infeções, anunciou a porta-voz do Ministério da Saúde.

19h51 - Cabo Verde regista mais de 100 casos diários e ultrapassa 9.000 infeções

Cabo Verde voltou a registar mais de 100 casos diários 11 dias depois, com mais 109 em 24 horas, e ultrapassou a barreira das nove mil infeções acumuladas desde 19 de março, foi hoje anunciado.

Nas últimas 24 horas, a autoridades de saúde deram alta a mais 65 pessoas, passando o país a ter um total acumulado de 8.220 casos considerados recuperados.

O país passa a contabilizar 9.053 casos positivos acumulados desde 19 de março, mantém 95 óbitos e dois transferidos e passa a ter 736 casos ativos.

19h15 - Serviço Jesuíta aos Refugiados pede regularização definitiva de migrantes

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) pede que a regularização temporária de migrantes, uma medida do Governo no âmbito da pandemia de covid-19, seja definitiva, criticando que estas pessoas vivam como cidadãos de plenos direitos apenas temporariamente.

"O JRS apela ao Governo português que consagre com caráter definitivo o acesso a direitos essenciais pelas pessoas com processos de regularização pendentes", diz a organização, em comunicado.

No documento, o JRS elogia que o Governo tenha decidido prolongar até 31 de março de 2021 a regularização temporária de migrantes e inclua migrantes com pedidos de regularização apresentados depois da declaração do estado de emergência, a 18 de março.

"Estas medidas extraordinárias terão um impacto significativo na vida dos migrantes que procuram em Portugal uma oportunidade de reconstruir a sua vida de forma digna", destaca a instituição.

No entanto, questiona por que razão "só provisoriamente se permite que os cidadãos estrangeiros vivam regularmente, com plenos direitos".

No entender do JRS, os migrantes que chegam a Portugal devem ter "plenos direitos laborais, de acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e prestações sociais em contrapartida do seu trabalho", de modo a garantir a sua integração na sociedade portuguesa, dando-lhes a "oportunidade de contribuir para a comunidade".

"Não só durante a atual pandemia, mas sempre", defendeu o JRS.

A organização lembra que os migrantes são também parte da recuperação económica do país graças às "significativas contribuições ao Estado português", sublinhando que em 2019 essas receitas atingiram um saldo líquido positivo de 750 milhões de euros, montante que também contribuiu para a sustentabilidade da Segurança Social.

19h07 - Confinamento na Galiza não afeta trabalhadores transfronteiriços

O diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho disse à Lusa que o confinamento hoje anunciado pela Junta da Galiza para 60 municípios daquela região não vai afetar o quotidiano dos trabalhadores transfronteiriços.

"Todos os trabalhadores portugueses podem continuar a ir trabalhar para a Galiza, e os trabalhadores galegos podem continuar a vir trabalhar em Portugal. Fundamentalmente, haverá restrições a nível da hotelaria e restauração, na prática desportiva, sobretudo nos concelhos mais confinados. Os mais próximos do distrito de Viana do Castelo são Tui, que faz fronteira com Valença, e Porriño", afirmou à Lusa Fernando Nogueira.

O governo regional da Galiza, comunidade autónoma espanhola que faz fronteira com o Norte de Portugal, decidiu confinar 60 municípios da região a partir de sexta-feira, incluindo o encerramento de atividades não essenciais, como a restauração e similares.

18h47 - CIP contra confinamento geral pede apoios às empresas

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, manifestou-se contra a possibilidade de um novo confinamento geral e reivindicou novas medidas de apoio às empresas, para que estas mantenham o emprego.

À saída de uma reunião com o Presidente da República, António Saraiva disse aos jornalistas que a CIP não se pronuncia sobre a possibilidade de um novo estado de emergência, porque considera ser um ato administrativo do Governo para suportar algumas medidas legislativas de combate à pandemia, mas repudiou a possibilidade de um novo confinamento geral.

"Um confinamento geral, como chegou a ser ameaçado, somos contra", disse.

O presidente da CIP acrescentou que são necessárias medidas para economia, a par das que o Governo tem tomado no âmbito da saúde pública.

"O Governo informou-nos que amanhã apresentará um conjunto de medidas para a economia, esperamos que sejam medidas dignas desse nome e que sejam medidas que auxiliem as nossas empresas a manter os postos de trabalho", afirmou António Saraiva.

O Presidente da República está a auscultar os parceiros sociais, depois de ter ouvido os partidos políticos, sobre a declaração de um novo estado de emergência para fazer face à evolução da pandemia.

18h45 - Unidade de Lordelo. Paredes com três centros de rastreio

O concelho de Paredes vai ter, a partir de quinta-feira, três unidades de rastreio ao novo coronavírus, com a abertura de um novo centro que ficará instalado junto ao Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.

A nova unidade está em fase de instalação no parque de estacionamento daquele equipamento desportivo, e, segundo a Câmara de Paredes, vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00.

Esta estrutura de rastreio vai ter capacidade para 150 testes diários, acrescentou a autarquia.

18h41 - Rui Rio quer menos deputados em simultâneo nos plenários da AR para dar o exemplo

O presidente do PSD defendeu numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter que o parlamento deve "ajustar o seu funcionamento às novas regras de distanciamento social", considerando que muita gente no plenário ao mesmo tempo "não faz sentido e é um mau exemplo".



18h05 - Representante da República promulga uso obrigatório de máscara na Madeira

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, promulgou o decreto-legislativo que adapta à região autónoma a lei da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados e públicos, hoje aprovado no parlamento regional.

"Tendo presente os imperativos de saúde pública, o representante da República decidiu assinar o decreto em causa por forma a dar célere consolidação legislativa e concretização na região a todas as disposições da Lei n.º 62-A/2020, e o Decreto-lei n.º 10-A/2020", indica o gabinete de Ireneu Barreto em comunicado.

O responsável recorda que a lei não deixou de determinar a sua aplicação às regiões autónomas com as adaptações que estas entendessem devidas, circunstância que diz estar relacionada com "prática comum" e as "medidas já impostas" pelos governos regionais.

Na Madeira, o uso obrigatório de máscara em espaços fechados e públicos foi imposto em 1 de agosto por resolução do executivo e, hoje, a Assembleia Legislativa aprovou a proposta que adapta a lei nacional.

17h43 - Itália supera novamente os 30.000 casos num dia e regista 352 mortes

A Itália registou 30.550 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 352 mortes, o segundo maior número desde meados de maio, de acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

O país volta a superar as 30.000 novas infeções num só dia, algo que não acontecia desde sábado, porém, hoje, foram feitos mais testes, quase 212.000.

O diretor-geral de Prevenção do ministério, Giovanni Reza, falou em conferência de imprensa de uma "certa estabilização" nesses dados elevados, embora tenha assegurado que os efeitos das mais recentes restrições destinada a travar a pandemia ainda não podem ser comparados.

Desta forma, em Itália, 790.377 pessoas foram contagiadas desde o início da emergência sanitária, em meados de fevereiro, das quais 39.764 morreram.

Atualmente existem no país 443.235 pessoas com covid-19, mas a grande maioria está em casa com poucos sintomas ou sem eles, enquanto a pressão continua a aumentar nos hospitais, hoje de forma mais contida do que nos dias anteriores.

No total, 22.116 pacientes estão internados, mais 1.002 do que na terça-feira, e 2.292 precisam de cuidados intensivos, uma subida de 67 relativamente ao dia anterior.

17h33 - CGTP considera insuficiente a regulamentação do teletrabalho

A CGTP considerou insuficiente a nova regulamentação do teletrabalho porque não acautela devidamente os direitos dos trabalhadores que têm de trabalhar em casa devido ao agravamento da pandemia da covid-19.

O Governo publicou hoje em Diário da República várias medidas relacionadas com o combate à pandemia, entre elas a regulamentação do teletrabalho nesta nova fase em que o número de casos de infeção tem vindo a aumentar diariamente.

A CGTP tem tido uma posição crítica em relação ao teletrabalho e tem defendido a necessidade de uma regulamentação que acautele os direitos e as condições de trabalho de quem assegura as suas funções a partir de casa.

"A regulamentação hoje publicada prevê que o trabalhador possa opor-se ao teletrabalho, justificando por escrito a sua posição, nomeadamente se não tiver condições técnicas ou de habitação, mas isto é insuficiente porque muitos trabalhadores não estão à vontade para assumir essa posição", disse à agência Lusa a secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha.

A sindicalista defendeu que devia ser criada uma linha direta no âmbito da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) com informação e orientações para quem está em teletrabalho.

"Esta seria uma forma de colmatar o isolamento destes trabalhadores, que podem ter deixado de ter acesso direto aos seus representantes sindicais, que os apoiavam e esclareciam", disse.

17h31 - Novo surto em lar de idosos do Fundão com 17 infetados

Dezassete pessoas do lar de idosos Nossa Senhora do Amparo, em Aldeia de Joanes, no Fundão, tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, disse à agência Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.

De acordo com Jorge Gaspar, estão em causa 11 utentes e seis funcionários.

O responsável explicou que o lar em causa é uma estrutura pequena que funciona em articulação com o Lar da Misericórdia, que está localizado no Fundão e onde tinha sido detetado um surto, na semana passada.

Perante o novo surto, a instituição decidiu transferir os idosos de Aldeia de Joanes infetados para o edifício na cidade, com o objetivo centralizar os serviços e dar uma melhor resposta a todos os doentes.

No âmbito do primeiro surto foi detetado na última semana e, de acordo com os dados globais, tiveram resultado positivo para 58 pessoas (40 utentes e 18 trabalhadores).

Os idosos com resultado negativo foram instalados numa unidade hoteleira, onde permanecem.

17h21 - Reino Unido regista 492 mortes, novo máximo desde maio

O Reino Unido registou 492 mortes atribuídas a covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde meados de maio, e 25.177 novas infeções, informou o ministério da Saúde britânico.

Na terça-feira tinham sido registadas 397 mortes e 20.018 novos casos, mas os números do início da semana são frequentemente mais altos porque incluem dados do fim de semana.

Nos últimos sete dias registaram-se 2.067 mortes, uma média de 295 por dia, mais 36% do que nos sete dias anteriores.

O total acumulado desde o início da pandemia covid-19 no Reino Unido é agora de 1.099.059 contágios confirmados e de a 47.742 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

Hoje, o parlamento aprovou um confinamento nacional de quatro semanas em Inglaterra, por 516 votos a favor e 38 contra.

16h51 - Câmara de Aveiro mantém Feira dos 28

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai manter a realização da Feira dos 28 e das outras feiras do levante que se realizam no município, revelou o presidente, Ribau Esteves.

"Vamos continuar a realizar a Feira dos 28, dado que temos total controlo de acessos e o facto de, desde que retomámos a sua realização, ela ter decorrido com grande qualidade e cumprimento das regras por vendedores e compradores", justifica o presidente da Câmara em comunicado.

Já quanto às outras feiras, o autarca adianta que as vai autorizar "desde que as respetivas Juntas de Freguesia continuem a garantir o cumprimento das condições de proteção individual de vendedores e compradores".

"Vamos manter abertas as áreas de atendimento ao público dos serviços da CMA, os mercados municipais, os equipamentos culturais, a Casa da Cidadania, entre outros espaços de serviço aos cidadãos", prossegue.

16h45 - Teatro da Guarda antecipa horários dos espetáculos

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) vai antecipar os horários dos espetáculos agendados para as 21h30, face às recentes medidas de contenção da pandemia de covid-19.

"Estamos abertos, começamos mais cedo", refere a Câmara Municipal da Guarda em comunicado enviado à agência Lusa, onde consta a alteração dos horários dos espetáculos agendados para o TMG até ao final do ano.

Para cumprimento da Resolução do Conselho de Ministros de 2 de novembro (92-A/2020), que estipula o encerramento dos equipamentos culturais às 22h30 por razões de combate à propagação da covid-19 e de cumprimento do dever cívico de recolhimento domiciliário noturno, a autarquia adianta que o TMG passará a adotar novos horários para os espetáculos.

Segundo a fonte, "horários de espetáculos inicialmente agendados para as 21h30 durante a semana passam para as 19h00" e "horários de espetáculos inicialmente agendados para as 21h30 durante o fim de semana e feriados passam para as 18h00".

O TMG "mantém-se aberto, mas iniciando os espetáculos e atividades mais cedo (antes do jantar) de forma a permitir que o público possa cumprir o seu dever de recolhimento conforme diretriz do Governo", acrescenta.

16h37 - Galiza põe em confinamento 60 municípios durante um mês

O governo regional da Galiza, comunidade autónoma espanhola que faz fronteira com o norte de Portugal, decidiu confinar 60 municípios da região a partir de sexta-feira, incluindo o encerramento de atividades não essenciais, como a restauração e similares.

16h35 - Dinamarca vai abater milhões de visons após mutação do novo coronavírus

A Dinamarca vai abater todos os visons criados naquele país, que serão entre 15 milhões a 17 milhões, após ter sido verificada uma mutação do novo coronavírus que infetou 12 pessoas, anunciou a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen.

A líder do executivo dinamarquês argumentou que esta evidência ameaça a eficácia de uma futura vacina contra a doença covid-19, que é provocada por um novo coronavírus (SARS-Cov-2).

"A mutação do vírus via visons pode criar o risco da futura vacina não funcionar como deveria (...). É preciso abater todos os visons", afirmou Mette Frederiksen, numa conferência de imprensa.

Segundo as autoridades dinamarquesas, a população destes pequenos mamíferos naquele país situa-se entre os 15 milhões e os 17 milhões.
A Dinamarca segue o exemplo dos Países Baixos que, em agosto passado, decretaram o fim da prática de criar visons para a indústria de peles naquele país, após o registo de vários focos de infeção pelo novo coronavírus em explorações dedicadas à criação destes pequenos mamíferos.

Em junho passado, e após suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas, também as autoridades holandesas ordenaram o abate de vários milhares de visons.

16h25 - Surto com 23 infetados em lar privado na Malveira

Vinte e três pessoas estão infetadas pela covid-19 no lar privado de São Pedro na Malveira, no concelho de Mafra, sendo 20 utentes e três funcionários, todos assintomáticos, afirmou à agência Lusa o gerente. Vasco Fernandes confirmou que existe um surto na estrutura residencial para pessoas seniores, com 20 utentes e três funcionários infetados.

O primeiro caso surgiu em 25 de outubro, na sequência de uma utente ter caído, ficado ferida e ter sido transportada ao hospital, onde foi sujeita ao teste de diagnóstico da covid-19, cujo resultado veio a dar positivo e foi revelado na quinta-feira, contou.

Na segunda-feira, os 27 utentes e nove funcionários do lar foram todos testados e 23 vieram a apresentar teste positivo, tendo os resultados sido conhecidos na terça-feira.

Além das medidas previstas no plano de contingência, já em vigor, o lar separou os utentes por espaços diferentes, em função de terem tido teste positivo ou negativo.

Como estão assintomáticos, os três funcionários infetados estão a dar apoio aos utentes, cujo teste foi positivo.

16h21 - Surto em lar no Pego em Abrantes com 47 casos

A Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, no concelho de Abrantes, regista mais sete casos de covid-19, num surto que conta agora com 47 casos ativos, confirmaram hoje as autoridades de saúde do Médio Tejo.

Em declarações à agência Lusa, a Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo disse que, dos 40 casos positivos confirmados no dia 29 de outubro, 33 em utentes e sete em funcionários, há a acrescentar mais sete casos detetados nos últimos dias, dois em utentes e cinco em profissionais.

A ERPI em Pego, no distrito de Santarém, conta, "neste momento, com 35 utentes e 12 profissionais" positivos ao novo SARS-CoV-2, três dos quais nas últimas 24 horas (um utente e dois profissionais do lar), estando a grande maioria dos utentes a ser acompanhados na instituição e os profissionais em isolamento profilático, num surto em que "não há nenhum óbito a registar", disse Maria dos Anjos Esperança.

No total, a ERPI, situada na freguesia do Pego (Abrantes), tem hoje 47 casos ativos em 35 utentes e em 12 funcionários, precisou a Delegada de Saúde, tendo adiantado que na quinta-feira "todo os funcionários e utentes" do Centro Social do Pego "que tiveram os testes negativos voltam a ser testados novamente".

A instituição tem 65 utentes e 71 funcionários.

16h04 - Ferro espera votação sobre estado de emergência esta semana

O presidente da Assembleia da República aponta para a realização de uma sessão plenária ainda esta semana para votação da eventual declaração de estado de emergência devido à segunda vaga da pandemia de covid-19.

Ferro Rodrigues, que respondia a perguntas dos jornalistas, está reunido em conferência de líderes do parlamento desde as 15h40, na Sala do Senado, para que os partidos se pronunciem, precisamente sobre o agendamento da referida reunião magna.

"Vamos ter uma reunião agora em que faremos o ponto da situação. Esperamos ter um plenário ainda durante esta semana de acordo com esse tema. Momento e data estão dependentes não de nós. A Assembleia da República tem de ter uma voz preparada, clara e audível", disse o presidente do parlamento português.

Segunda-feira, o primeiro-ministro, António Costa, pediu ao presidente da República a declaração do estado de emergência.

O estado de emergência vigorou em Portugal no início desta epidemia, entre 19 de março e 2 de maio, na primeira vaga da pandemia.

16h01 - Diocese do Funchal reduz ocupação das igrejas para um terço

O número de pessoas nas missas e noutros encontros religiosos na Madeira, a partir de sábado, não deve ultrapassar um terço da capacidade dos espaços, indicou hoje a Diocese do Funchal, alertando para o aumento de casos de covid-19.

"Embora estes casos não coloquem radicalmente em causa o nosso quotidiano, aconselham a retomar algumas medidas de prudência que nos permitam depois celebrar o tempo do Natal com mais tranquilidade e segurança", refere em comunicado.

A Diocese do Funchal, orientada pelo bispo Nuno Brás, indica que o número de celebrações poderá ser aumentado, para que "ninguém se veja impossibilitado de participar na eucaristia".

15h58 - Cuidados Intensivos nos hospitais do Algarve com ocupação de 25% - ARS

A unidade de Cuidados Intensivos para doentes com covid-19 do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) regista uma ocupação de 25%, com apenas três utentes internados, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS).

Em resposta escrita enviada à Lusa, a mesma fonte adiantou que a capacidade do CHUA para doentes com covid-19 em Cuidados Intensivos é de 12 camas -- que apresentam uma taxa de ocupação atual de 25% -, enquanto na Enfermaria é de 48 camas, atualmente com 25 doentes internados, o que representa uma ocupação de 52%.

"Uma vez que se trata de um processo dinâmico, que se adapta à realidade e às necessidades do momento em função da evolução da pandemia de covid-19 na região do Algarve, as unidades de saúde do CHUA podem, numa próxima fase, alargar a sua capacidade de resposta em Cuidados Intensivos até 51 camas", referiu a ARS/Algarve.

Face aos últimos dados disponíveis relativamente à situação epidemiológica na região, a Autoridade de Saúde Regional sublinhou que a capacidade de internamento do CHUA "está longe de esgotar os recursos existentes", afastando um cenário de rutura.

"Neste momento, o CHUA tem garantida a capacidade de resposta em internamento e em cuidados intensivos e nenhuma das suas unidades está perto de níveis de rutura", lê-se na resposta enviada à Lusa.

15h53 - Baja Portalegre 500 está "licenciada" e vai decorrer sem público

O município de Portalegre garantiu hoje que a prova de todo-o-terreno Baja Portalegre 500 está “licenciada” e vai decorrer sem público, segundo o plano aprovado pelas autoridades, devido à pandemia da covid-19.

“A prova está licenciada, com os pareceres favoráveis das entidades de saúde e segurança”, garantiu à agência Lusa o vereador do Deporto no município de Portalegre, Nuno Lacão.

“Tem de se cumprir [com os pareceres], não é permitido público, ninguém comunicou à organização [Automóvel Club de Portugal] nenhuma alteração, a prova é para se fazer e é para isso que estamos a trabalhar”, acrescentou.

O autarca disse ainda que esta prova de todo-o-terreno vai dar “vida” àquela cidade entre quinta-feira e sábado, sendo o evento “uma lufada de ar fresco” para algumas áreas, nomeadamente para os setores da restauração e hotelaria.

Na segunda-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que a Direção-Geral da Saúde não deveria dar parecer favorável à realização da prova face à evolução da pandemia da covid-19.

15h41 - Moçambique regista 81 novos casos e eleva total para 13.283

O país registou, nas últimas 24 horas, 81 novos casos positivos de covid-19, elevando o total para 13.283, num dia em que se registaram também mais 288 pessoas dadas como recuperadas, anunciou o Ministério da Saúde.

Moçambique mantém-se com um cumulativo de 95 óbitos, havendo 13.283 pessoas infetadas, das quais 12.979 são de transmissão local e 304 casos são importados.

15h35 - Três mortes em surto no Hospital de Leiria

Três doentes que estavam internados no Serviço de Medicina II no Hospital de Leiria morreram infetados com covid-19, num surto que contagiou outros 16 utentes e 15 profissionais de saúde, disse hoje fonte do Centro Hospitalar de Leiria.

"Há três mortes e 16 doentes infetados no Serviço de Medicina II, onde foi detetado um surto de covid-19. Um dos doentes tem alta médica prevista para hoje", revelou a mesma fonte, acrescentando que o número de profissionais de saúde infetados se mantém em 15.

Os doentes que morreram têm entre 74 e 90 anos, esclareceu a fonte.

No domingo, a instituição informou que 15 profissionais de saúde e 12 utentes daquele serviço estavam infetados com o novo coronavírus.

14h40 – Panorama europeu é diferente e não dá para comparar a “nível planetário”

Questionado sobre o porquê de a Europa estar a enfrentar uma segunda vaga da pandemia e a cidade chinesa de Wuhan não, António Lacerda Sales começou por dizer que se trata de “realidades diferentes” e que, neste momento, o combate é “universal” mas não se pode generalizar à “escala global”.

O secretário de Estado garante que acha que não houve falhas a nível europeu e que, assim como na primeira fase, estão a ser tomadas todas as medidas para mitigar a pandemia. Além disso, não vale a pena “fazer comparações a nível planetário”, repetiu.

14h32 – RT está a diminuir nas últimas duas semanas, diz secretário de Estado

António Lacerda Sales aproveitou a conferência de imprensa para dar “uma boa notícia”, afirmando que o valor do RT tem estado a “diminuir de forma sistemática desde o dia 14 ou 15 de outubro”, sendo hoje de 1,14.

“Aparentemente há um desacelerar da própria pandemia”, afirmou.

14h27 – Suspensão de atividade assistencial permite aliviar serviços mais pressionados

Sobre a suspensão de atividade assistencial em alguns hospitais, o secretário de Estado relembrou que em março “todos concordaram” em suspender para não pressionar o SNS, à semelhança do que outros países também estão a fazer.

Portugal retomou os processos de atividade assistencial em maio, com recursos não presenciais e com desfasamentos horários. “E esta atividade tem vindo a melhorar de mês para mês”, explicou Lacerda Sales.

E “portanto, agora com alguma suspensão em função daquilo que é a evolução epidemiológica, acreditamos que passada esta fase teremos novamente que recomeçar a recuperar” esta atividade.

Além disso, o despacho do Ministério da Saúde permite que os serviços decidam se há necessidade dessa suspensão para ajudar e aliviar outros serviços e hospitais mais pressionados.

14h22 – Doentes covid-19 ocupam 2012 camas em enfermarias e 325 nas UCI (de 373)

Sobre o número de camas hospitalares com doentes Covid-19, António Lacerda Sales adiantou que das 17.216 camas em enfermaria e das 892 em UCI a nível nacional, são afetas a doentes com Covid-19 2.360 camas em enfermarias e 373 em unidades de cuidados intensivos.

Segundo o secretário de Estado, neste momento estão ocupadas com doentes covid 2012 camas em enfermarias e 325 em unidades de cuidados intensivos.

14h21 – Testes continuam ao fim-de-semana os reportes de casos é que falham, diz Governo

Questionado sobre o reporte e os testes ao fim-de-semana, António Lacerda Sales começou por dizer que se realizam “muitos testes” ao fim-de-semana mas que o problema não é o número de testes mas sim o “reporte desses testes”.

“Este fim-de-semana foram realizados 52.947 testes – no sábado 30.703 e no domingo 22.244. Portanto, não é garantidamente uma diminuição da realização de testes mas sim (…) esta dificuldade administrativa por parte de um laboratório”, explicou o secretário de Estado.

14h14 – SNS24 pode emitir declaração provisória de isolamento profilático a partir de hoje

Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), afirmou na conferência de imprensa da DGS que na noite de terça-feira foi publicado um decreto de lei que veio estabelecer um conjunto de medidas como a “previsão da possibilidade de os utentes que ligam para o SNS24 poderem receber uma declaração provisória de isolamento profilático que permita titular, designadamente, a ausência do local de trabalho ou até para valer para outros efeitos (…) até serem contactados pela saúde pública”.

Esta medida foi aprovada no Conselho de Ministros da semana passada e no final do dia de hoje “passará a estar disponível o sistema de informação que dá cobertura a esta medida”.

Assim, a partir desta quarta-feira, “sempre que o SNS24 identificar na sequência de um telefonema que uma pessoa foi um contacto de alto risco de um doente com Covid-19 (…) ou sempre que na sequência dos sintomas que o utente alega ter se identifica que é um potencial doente com Covid-19 mas que o risco clínico que apresenta justifica que se envie o doente para o domicílio em vez de sugerir a sua deslocação a um centro de saúde ou a um serviço de urgência”.

Ou seja, sempre que o SNS24 diga ao utente para se manter no seu domicílio, “será emitido pelo sistema de informação (…) um código” ao utente que permite aceder à informação sobre a declaração provisória de isolamento profilático.

Esta declaração provisória só terá efeito como uma “baixa por doença”, se a atividade profissional do utente for impossível de realizar em teletrabalho e “essa impossibilidade terá de ser demonstrada pela entidade patronal”.

14h13 – Hospitais menos pressionados vão dar resposta a hospitais mais pressionados

António Lacerda Sales afirmou ainda que dado o aumento da incidência da Covid-19, o Ministério da Saúde emitiu um despacho para garantir a “melhor coordenação e articulação de resposta às necessidades”.

“Os hospitais menos pressionados podem ter que dar resposta a pacientes de hospitais mais pressionados”, explicou o secretário de Estado. “Isto carece de uma coordenação regional e inter-regional pelas ARS e é isso que esse despacho (…) vem acautelar, de forma a que esta organização seja eficiente”.

14h11 – Aumento de casos no Norte deve-se a atraso laboratorial

António Lacerda Sales revelou na conferência de imprensa que Portugal tem mais 7497 casos de infeção e 59 mortos.

O secretário de Estado fez questão de explicar o “aumento significativo de casos no Norte”, nas últimas 24 horas.

“Os dados do boletim resultam da notificação do sistema SINAVE. E dependemos de notificação, quer dos laboratórios quer dos médicos assistentes, para que a fotografia diária seja a mais aproximada da realidade. Hoje esse retrato não espelha a realidade só das últimas 24 horas, uma vez que um laboratório do norte do país não conseguiu fazer a notificação desde o dia 30, tendo feito acumulação das notificações ontem, num somatório de mais de 3500 casos”, explicou Lacerda Sales.

Mas “apesar do atraso do reporte, estes casos foram naturalmente seguidos, quer ao nível clínico quer pelas equipas de saúde pública”, de acordo com o secretário de Estado, que acrescentou que o reporte de todos os casos é “crucial e o Ministério da Saúde está a tomar medidas para que estas situações não aconteçam”.

A taxa de letalidade global é, neste momento, de 1,7 por cento e a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 10,3 por cento.

14h01 - Portugal regista 59 mortos, o número mais elevado de sempre, e 7.497 novos casos de infeção por covid-19, 3.570 desses são atrasos

Entre os novos casos, há 3570 casos que resultam de atrasos no reporte laboratorial, referente principalmente a um laboratório na região Norte, desde o dia 30/10.  Por isso, no total, o Norte tem 5.183 novos casos. Lisboa tem 1.560 novos casos.

No entanto, 59 mortos é o registo de vítimas mortais mais elevado desde o início da pandemia. Desde o início da pandemia já morreram no país 2.694 pessoas.

Estão internadas 2.337 pessoas, menos 12 do que nas anteriores 24 horas. Destes, 325 estão nas Unidades de Cuidados Intensivos, mais 5 do que no anterior boletim (mais 0,5 por cento).

Foram dadas como recuperadas mais 2.357 pessoas nas últimas 24 horas, num total de 88.946.

Neste momento, o país tem 65.300 casos ativos, mais 5. 081 do que ontem.

13h59 - Tribunal de Contas alerta que são necessários mais recursos no SNS

O Serviço Nacional de Saúde pode não conseguir recuperar a atividade que foi suspensa este ano. O alerta consta de um relatório feito pelo Tribunal de Contas, que avalia o impacto da pandemia nos primeiros seis meses de 2020.

O regulador avisa que os atrasos na atividade programada podem aumentar ainda mais. Defende, por isso, a criação de incentivos para financiar o SNS e programas específicos para reduzir as listas de espera.


13h58 - Mercado de Amarante é um dos que afinal permanecem abertos

Amarante é um dos concelhos que mantêm as feiras e os mercados de levante abertos - isto apesar de ser um dos 121 municípios em confinamento parcial. A autarquia decidiu que manter o funcionamento é o melhor para os produtores locais e para a economia.


13h56 - Encerrado um infantário da Santa Casa da Misericórdia em Mirandela

Cinco funcionárias da instituição estão infetadas com Covid-19 e 120 crianças acabaram por ser mandadas para casa, ficando sem aulas.


13h54 - Há cinco surtos ativos de covid-19 em lares de idosos em Setúbal

Ao todo estão infetadas mais de 200 pessoas, 46 internadas em enfermaria e cinco na Unidade de Cuidados Intensivos. Para dar resposta ao aumento do número de casos, o Centro Hospitalar de Setúbal diz que está a proceder de acordo com o que está estipulado no Plano de Contingência.

13h52 - Autarcas do distrito do Porto reclamam estado de emergência

Os autarcas do distrito do Porto estão preocupados com o aumento de casos na região. Para já, a prioridade é aliviar a pressão sobre o hospital de São João e o hospital do Tâmega e Sousa, em Penafiel.


13h48 - Indicações do Ministério para atividade hospitalar não urgente

O Ministério da Saúde deu indicação aos hospitais para suspenderem durante este mês toda a atividade assistencial não urgente. O despacho assinado ontem determina que as administrações regionais têm de garantir a articulação da capacidade dos hospitais e das vagas de cuidados intensivos.

A determinação surge numa altura em que várias unidades de saúde não têm camas para todos os doentes, sendo que o hospital de Penafiel está em situação particularmente crítica.


13h26 - Discotecas fechadas e competições suspensas por trinta dias na Madeira

As discotecas na Madeira vão encerrar durante 30 dias e todas as competições regionais em todas as modalidades ficam suspensas por igual período, indicou hoje o Governo regional, referindo que a determinação entra em vigor às 00h00 de sexta-feira.

"Ainda há muito comportamento negligente face a esta grave ameaça", afirmou o chefe do executivo, Miguel Albuquerque, em videoconferência, no Funchal, na qual anunciou novas medidas de contenção da pandemia de covid-19, quando a região regista 197 infeções ativas e uma morte.

Além do encerramento das discotecas e da suspensão das competições regionais, os bares e similares serão "obrigatoriamente encerrados" até às 24h00, ao passo que restaurantes e similares vão "encerrar imperativamente" até às 23h00.

13h16 - Infeção de funcionárias fecha jardim de infância e creche em Seia

O Centro Paroquial de Seia, no distrito da Guarda, decidiu encerrar o jardim de infância e a creche depois de cinco funcionárias terem testes com resultado positivo à covid-19, anunciou hoje a instituição.

O presidente da direção do Centro Paroquial de Seia, Joaquim Pinheiro, disse à agência Lusa que as valências de creche e de jardim de infância da instituição não reabriram, na terça-feira, após cinco das oito funcionárias do ensino pré-escolar terem apresentado teste positivo para o novo coronavírus, que provoca a covid-19/para o SARS-CoV-2, vírus da covid-19.

13h15 - Hospital de Évora investe 300 mil euros em novo espaço para UCI

O hospital de Évora anunciou hoje estar a requalificar e a adaptar um novo espaço físico para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) COVID, para ficar com 19 camas, num investimento a rondar os 300 mil euros.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) explicou hoje que a obra, num investimento de 300.750 euros, arrancou na sexta-feira passada e deverá estar concluída "antes do final do ano".

12h55 - Surf proibido na Praia do Norte

A Praia do Norte, na Nazaré, foi interditada a qualquer atividade de surf, determinou a Capitania do Porto da Nazaré, com base num parecer negativo das autoridades de saúde, alegando perigo para a saúde pública.

No despacho emitido, o capitão do porto da Nazaré interdita “as atividades de Free Surf e Tow-in Surfing”, sustentando a proibição num parecer do Delegado de Saúde Regional da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, devido “à promoção da aglomeração de público, que constitui um risco acrescido para a saúde pública”, no atual contexto de pandemia da covid-19.

12h47 - Escolas de Borba reabrem na sexta-feira

As escolas integradas no agrupamento de Borba, distrito de Évora, vão reabrir as portas na sexta-feira, após terem fechado a 23 de outubro devido ao aumento de casos de Covid-19 no concelho.

Numa publicação divulgada através da sua página na Internet, o Agrupamento de Escolas de Borba informa que, após parecer positivo do delegado de Saúde, Manuel Galego, todos os estabelecimentos do agrupamento "devem reabrir e reativar as suas atividades presenciais" na próxima sexta-feira, de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde, respeitando o horário de cada turma.

12h41 - Rui Vitória e outros 13 elementos do Al Nassr testam positivo

O técnico português de futebol Rui Vitória, oito futebolistas e cinco elementos do staff do Al Nassr testaram positivo para o novo coronavírus, anunciou o clube saudita na rede social Twitter.

"Catorze infetados com o novo coronavírus, desejamos-lhes rápida recuperação, sejam fortes", lê-se na página do Al Nassr, clube com o qual o técnico português renovou o vínculo contratual em junho.

Entre os elementos do staff identificados pelo clube estão os portugueses Sérgio Botelho, treinador adjunto, Basil Ribeiro, médico, e Luís Patrício, nutricionista.

12h39 - Assembleia da Madeira aprova adaptação do uso obrigatório de máscara

A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou esta quarta-feira o decreto legislativo regional que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços fechados ou onde não seja possível cumprir o distanciamento físico por todas as pessoas a partir dos seis anos.

A medida - que adapta e regulamenta na Região Autónoma da Madeira as regras de imposição transitória da obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso, circulação ou permanência em espaços fechados, ou locais de acesso e vias públicas - estará em vigor durante 30 dias e visa conter a disseminação da pandemia da Covid-19 no arquipélago.

Na votação final, a proposta governamental captou os votos favoráveis dos deputados das bancadas do PSD, CDS, PS e JPP, e a abstenção do PCP.

12h25 - Aumentam para 24 os infetados no 2.º surto no hospital de Beja

Mais quatro profissionais estão infetados devido ao segundo surto de covid-19 no hospital de Beja, aumentado para 24 o total de infeções confirmadas, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Os quatro novos casos de infeção são de dois enfermeiros, um assistente operacional e um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, precisa a ULSBA na atualização da informação relativa ao surto hoje divulgada no seu sítio de Internet.

Com a confirmação de mais quatro casos, aumentou de 20 para 24 o número total de infetados no segundo surto no hospital

12h20 - Pandemia já matou 1.215.957 pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.215.957 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, de segundo o levantamento feito hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11h00.

Mais de 47.520.750 casos de infeção pelo SASR-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 31.414.400 pessoas já foram consideradas curadas.

12h12 - Equipas especializadas nos bombeiros

O Governo determinou a criação de equipas especializadas em todos os corpos de bombeiros voluntários do continente, por forma a reforçar os meios para operações de apoio na área da saúde pública no âmbito da pandemia.

Em comunicado, a Secretária de Estado da Administração Interna adianta que as equipas especializadas intervêm no apoio, socorro e transporte de doentes, através da afetação permanente de uma ambulância de socorro e respetiva tripulação.

"Esta medida implica o pagamento, às Associações Humanitárias de Bombeiros (AHB), de um valor diário de 85 euros por cada veículo a suportar pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil", é referido.

12h00 - Pandemia acelerou na Europa e tem metade dos novos casos no mundo

A Organização Mundial da Saúde disse hoje houve uma "maior aceleração" na disseminação da doença covid-19 na Europa, responsável por cerca de metade dos novos casos registados no mundo na última semana.

No seu relatório semanal a agência de saúde da Organização das Nações Unidas adianta que os países europeus registaram um aumento de 46% nas mortes em comparação com a semana anterior.

Embora as mortes também tenham aumentado no continente americano, a taxa de aumento foi de apenas 2%.

Na Europa, França, Itália e Reino Unido relataram o maior número de novos casos, enquanto Andorra, a República Checa e a Bélgica relataram a maior taxa per capita.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

11h54 - António Costa revela que Conselho de Ministros vai aprovar conjunto de medidas de apoio economia

O primeiro-ministro adiantou que amanhã, quinta-feira, vão ser aprovadas mais medidas de apoio à atividade económica, numa altura em que as restrições foram intensificadas em 121 concelhos.

António Costa falava após uma cerimónia de assinatura de acordos entre Governo, DECO e entidades representativas do sector comercial e da distribuição, tendo em vista o alargamento do período de trocas de compras de Natal até 31 de janeiro e da época de promoções.

"O Governo tem bem consciência das dificuldades e, na quinta-feira, o Conselho de Ministros vai aprovar um novo conjunto de medidas de apoio à atividade económica, em particular dirigido às micro, pequenas e médias empresas que estão a suportar um custo muito elevado pelo esforço coletivo que se impõe para o controlo da pandemia", afirmou o primeiro-ministro.

Costa defendeu que, no combate à propagação do novo coronavírus, "não se pode matar a atividade económica, os empregos, o rendimento das famílias e dos empresários".

"Sabemos que o comércio sofre com a aplicação de regras como a obrigatoriedade do teletrabalho, já que há menos pessoas a circular na rua, o que é fundamental para controlar a pandemia. Sabemos também que, quando limitamos o horário de funcionamento, estamos a diminuir a possibilidade de o comércio poder vender. Por isso, não temos dúvidas que, para além das regras aplicáveis diretamente ao comércio, este setor tem sido dos mais afetados por esta crise", rematou o governante.

11h48 - Hospital Garcia de Orta vai ter mais 30 camas para tratar infetados

A administração do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, anunciou hoje que vai disponibilizar mais 30 camas para tratamento de doentes covid-19 até final do ano.

"Está prevista a expansão da capacidade de internamento de doentes com patologia covid através de uma nova estrutura modular para tratamento de doenças infeciosas/covid, superior a 30 camas", revelou à agência Lusa a administração daquela unidade hospitalar do concelho de Almada, no distrito de Setúbal.

11h45 - Bélgica regista abrandamento de novos casos e subida de internamentos

A Bélgica registou um abrandamento nos novos casos de covid-19 mas continuam a aumentar os internamentos, segundo dados divulgados hoje pelas autoridades federais.

Entre 25 e 31 de outubro, a Bélgica registou uma média de 14.235 novos casos diários, um recuo de 4% face à semana anterior (14.569), com o maior número até agora a ser identificado em 27 de outubro (22.048), e a maior parte diagnosticados em casas de repouso, segundo o porta-voz belga para a Saúde, Yves van Laethem, em conferência de imprensa.

"Verificámos um número recorde de admissões no hospital em 03 de novembro, com 877 pacientes, uma subida de 39% face ao pico da primeira vaga", salientou.

Em média, as hospitalizações chegaram a 692 diárias entre 28 de outubro e 03 de novembro, uma subida de 26%.

No total, foram registadas na Bélgica 452.541 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia que causaram já um total de 12.126 mortes.

11h25 - População desempregada aumentou 45,1% do segundo para o terceiro trimestre

A taxa de variação da população desempregada é a mais elevada desde 2011. O Instituto Nacional de Estatística revela esta quarta-feira que a taxa de desemprego no terceiro trimestre de 2020 foi estimada em 7,8%, valor superior em 2,2 pontos percentuais (p.p.) ao do trimestre anterior e em 1,7 p.p. ao do trimestre homólogo de 2019.

São dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

10h35 - Alemanha supera 17 mil casos num dia e hospitais pedem ajuda económica

A Alemanha registou 17.214 novos casos nas últimas 24 horas, frente aos 14.964 verificados no mesmo dia da semana passada, com os hospitais a pedirem, tal como na primavera, ajuda financeira ao Governo.

Segundo o Instituto Robert Koch (RKI), o número de vítimas mortais é de mais 151 em relação ao dia anterior, para um total de 10.812

Trata-se do maior número diário de mortos com ou por covid-19 desde 06 de maio.

Desde o início da pandemia de covid-19, o país contabilizou 577.593 casos, dos quais 371.500 já foram considerados curados.

Para fazer face ao aumento do número de pacientes nos cuidados intensivos e melhorar a resposta dos cuidados de saúde, a Sociedade Alemã de Hospitais solicitou um novo pacote de resgate financeiro ao governo federal.

Em declarações ao jornal "Passauer Neue Presse", Gerald Gass sublinhou não ver, para já, a necessidade de construir hospitais de emergência, acreditando existirem infraestruturas suficientes.

10h10 - Hospitais podem suspender atividades não urgentes em novembro

O Ministério da Saúde determinou que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem suspender durante o mês de novembro a atividade assistencial não urgente, segundo um despacho a que a Lusa teve acesso.

O despacho, assinado pela ministra da Saúde, diz que os hospitais do SNS devem suspender durante o mês de novembro a atividade assistencial "que, pela sua natureza ou prioridade clínica, não implique risco de vida para os utentes, limitação do seu prognóstico e/ou limitação de acesso a tratamentos periódicos ou de vigilância".

"Compete às Administrações Regionais de Saúde, I.P. (ARS, I.P.) assegurar a coordenação da utilização da capacidade instalada nos hospitais", refere o documento, com data de terça-feira.


9h50 - África com mais 191 mortes e um total de 1.813.065 infetados

O continente africano registou nas últimas 24 horas mais 191 mortes devido à covid-19, aumentando para 43.612 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 1.813.065 pessoas na região, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização registaram-se nas últimas 24 horas mais 10.714 casos de covid-19.

O número de recuperados é agora de 1.484.042, mais 8.145 do que na véspera.

O maior número de casos de infeção e de mortes regista-se na África Austral.

9h38 – Polónia deve anunciar hoje novas medidas

O chefe de gabinete do primeiro-ministro revela que esta quarta-feira serão conhecidas mais restrições para combater a evolução da pandemia.

9h25 – Sete Estados norte-americanos registam recordes de hospitalizações

Apenas três Estados não registam aumento diário de números de infeções diárias.

Missouri, Oklahoma, Iowa, Indiana, Nebraska, Dakota do Norte e Novo México registam recordes de hospitalizações esta semana.

O hospital do Nebraska começou a cortar nas cirurgias programadas e contratou enfermeiras noutros estados.

Os responsáveis hospitalares do Iowa e Missouri alertam que a capacidade de camas vai ser ultrapassada em breve.

O número de doentes covid nos hospitais ultrapassou 50 mil na terça-feira, o valor mais alto em quase três meses.

9h10 - Capital indiana com novo recorde diário de casos

A Índia contabilizou 46.253 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 6.725 em Nova Deli, um novo recorde na capital indiana, que tem estado no centro das preocupações das autoridades nos últimos dias.

Na última semana, Nova Deli registou em média mais de 5.200 infeções por dia, na que é considerada a pior vaga da doença na cidade desde março, numa altura em que o balanço diário a nível nacional tem vindo a descer.

9h00 – Rússia regista novos recordes de números de casos e de mortos

A Rússia registou 19.768 novos casos de infeção e 389 mortos em 24 horas, batendo os recordes registados há poucos dias, a 1 de novembro (18.665 casos) e 366 mortos a 29 de outubro. As autoridades reiteram não estarem a prever implementar novas medidas de confinamento.

8h45 - Sistema de saúde inglês prepara-se para distribuir vacinas antes do Natal

Todos os preparativos do NHS estão a ser ultimados no sentido de distribuir as vacinas contra a covid-19 antes do Natal para o caso de as produtoras estarem já prontas para as entregar.

“Estão mais de duas centenas de vacinas em desenvolvimento. Devemos ter uma ou mais disponíveis, sobretudo na primeira parte do próximo ano”, disse Simon Stevens à BBC Rádio, responsável do equivalente ao nosso Serviço Nacional de Saúde.

8h20 - Recolher obrigatório em Itália às 22h00 a partir de quinta-feira

Na última noite, o primeiro-ministro Giuseppe Conte assinou um decreto que instaura o recolher obrigatório em todo o país a partir das 22h00 e até às 5h00.

Estão previstas novas medidas restritivas que vão ser anunciadas por Conte esta quarta-feira e que estarão em vigor até 3 de dezembro, noticiam os media italianos. Uma dessas medidas deverá ser o encerramento dos centros comerciais ao fim de semana.

O país vai ser dividido em três tipos de zonas, identificadas pelas cores verdes, laranjas e vermelhas em função da gravidade do número de casos registados. As medidas a aplicar dependem dessa análise.

As escolas devem passar para ensino à distância e o s museus vão ser fechados.

O país também deverá introduzir outras medidas a nível nacional, como a capacidade máxima reduzida para 50% nos transportes públicos, encerramento de centros comerciais aos fins de semana, proibição de jogos de vídeo em bares e cafés.

Há uma semana, a Itália fechou os cinemas, teatros, ginásios e piscinas e proibiu os restaurantes e bares de receberem clientes depois das 18h00.

O país contabilizou 28.244 novos contágios pelo novo coronavírus num só dia, segundo os dados mais recentes, divulgados na terça-feira, um valor que se mantém elevado, mas que ficou abaixo dos 31 mil casos diários verificados na semana passada.

Itália, o primeiro país europeu a ter casos de covid-19, regista mais de 39 mil mortos e mais de 750 mil casos.

8h15 - Setúbal tem surtos em cinco lares de idosos com mais de 200 pessoas infetadas

O concelho de Setúbal tem cinco surtos ativos de covid-19 em lares de idosos, com mais de 200 pessoas infetadas, disse à Lusa o coordenador da Proteção Civil Municipal, José Luís Bucho.

"Temos surtos de covid-19 nos lares Paula Borba, CATI - Centro de Apoio à Terceira Idade, e Centro Paroquial da Anunciada, todos na cidade de Setúbal, e na Casa dos Avós do Arco Íris e Lar de Deus, em Azeitão", disse José Luís Bucho, admitindo que, nas últimas horas, poderá ter havido alterações no número de pessoas infetadas.

8h10 - Restaurantes têm de fechar às 22h30 em 121 concelhos

É o horário limite definido pelas novas regras do Governo, que abrangem os 121 municípios com mais casos de covid-19, por cada cem habitantes. A repórter Marta Pacheco foi visitar um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, que tem agora de se reorganizar, e que teme perder dinheiro, com este novo limite à atividade.


8h00 - Tribunal de Contas traça desafio ao Ministério da Saúde recuperação de atividade programada

Consultas e cirurgias não-urgentes foram muito afetadas pela pandemia, desde o início do ano. Agora, o Tribunal de Contas traça como desafio para o Ministério da Saúde recuperar essa atividade programada nos hospitais do SNS, para níveis anteriores à covid-19. É o que indica um relatório que analisou o impacto do coronavírus nos primeiros seis meses de 2020.


7h43 - Proteção Civil distrital do Porto insiste no recolher obrigatório

Os autarcas do distrito do Porto estiveram ontem reunidos e consideram positivas, as novas medidas que entram hoje em vigor. No entanto, Marco Martins, presidente da Proteção Civil distrital, insiste que o Governo deve decretar o estado de emergência e avançar com o recolher obrigatório.

Os presidentes das autarquias do distrito do Porto querem restrições mais apertadas, incluindo a obrigatoriedade da população ficar em casa, durante o período da noite.

Nesta região, os casos de covid-19 estão a baixar há cinco dias consecutivos, mas os números continuam preocupantes, na leitura dos autarcas.

7h30 - Ponto de situação

O confinamento parcial entrou esta quarta-feira em vigor em 121 concelhos de Portugal continental onde há "risco elevado de transmissão da Covid-19", aplicando-se o dever de permanência em casa, exceto para deslocações autorizadas, como compras, trabalho, ensino e atividade física.

Além de medidas específicas para estes concelhos, a resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República prolonga a declaração de situação de calamidade em todo o território nacional continental até às 23h59 do dia 19 de novembro.

No sábado, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o Governo anunciou a decisão de renovar a situação de calamidade e de aplicar medidas especiais nos concelhos com risco elevado de transmissão da Covid-19, referindo que tanto o prolongamento como as restrições nos 121 municípios iriam estar em vigor entre hoje e 15 de novembro.A data foi corrigida para 19 de novembro na resolução, permitindo a vigência durante 15 dias.


Abrangendo 70 por cento da população residente, ou seja, 7,1 milhões de habitantes em Portugal, a lista dos 121 municípios de "risco elevado de transmissão" pode ser consultada em covid19estamoson.gov e será atualizada a cada 15 dias.

Entre as medidas especiais implementadas nestes concelhos destaca-se o dever de permanência no domicílio, exceto para o conjunto de 26 casos de deslocações autorizadas, em que se incluem aquisições de bens e serviços, desempenho de atividades profissionais, obtenção de cuidados de saúde, assistência de pessoas vulneráveis, frequência dos estabelecimentos escolares, acesso a equipamentos culturais, realização de atividade física, participação em ações de voluntariado social, passeio dos animais de companhia, alimentação de animais, exercício da liberdade de imprensa e deslocações necessárias para saída de território nacional continental.

Nestes territórios todos os estabelecimentos de comércio encerram até às 22h00, exceto restaurantes, que têm de encerrar até às 22h30; serviços de entrega de refeições no domicílio (os quais não podem fornecer bebidas alcoólicas no âmbito dessa atividade) que devem fechar à 01h00; equipamentos culturais, que devem encerrar às 22h30; e outras exceções como farmácias, consultórios e clínicas, atividades funerárias e áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis.
Parceiros sociais com opiniões desencontradas
Os parceiros sociais consideram que um novo confinamento pode prejudicar muito a economia e os trabalhadores.
A Confederação do Turismo pediu mais apoios para o setor, mas as centrais sindicais apresentaram opiniões opostas quanto a um eventual novo confinamento.
Médicos de saúde pública criticam lentidão de respostas da DGS
Os médicos de saúde pública saudaram a convocação de trabalhadores de risco que estão em casa para participar no rastreamento da Covid-19, mas dizem que o reforço é tardio.
A Direção-Geral da Saúde considera que é preciso contactar mais de 120 mil pessoas, entre indivíduos infetados e os seus contactos.
O quadro em Portugal
Os internamentos devido à Covid-19 continuam a subir em Portugal. Segundo o último boletim epidemiológico, conhecido ao início da tarde de terça-feira, há mais 94 doentes internados, para um total de 2349. Destes, 320 estão nos cuidados intensivos.

Morreram mais 45 pessoas.

Foram dadas como recuperadas mais 3295 pessoas, num total de 86.589.

Neste momento, o país tem 60.219 casos ativos.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Na Europa, França já ultrapassou o milhão e meio de contágios pelo novo coronavírus. Em Espanha, a região de Castela e Leão anunciou o fecho de restaurantes, bares e cafés.
A Bélgica está a transferir, por via aérea, casos graves de Covid-19 para a Alemanha, após este país ter aberto o acesso de vizinhos às suas unidades de cuidados intensivos.

Este é um recurso a que a França admite também recorrer, depois de ter registado novo recorde de mais de 52 mil contágios, em 24 horas, apesar das restrições em vigor.