Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


00h01 - Brasil regista mais de 900 mortes e ultrapassa 164 mil óbitos

O Brasil ultrapassou a barreira das 164 mil mortes (164.281) devido à covid-19, após terem sido contabilizados 908 óbitos no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

Em relação ao número de infeções, foram diagnosticadas 33.207 nas últimas 24 horas, num total de 5.781.582 casos confirmados.

O aumento de casos e mortos deu-se após a tutela da Saúde ter conseguido restabelecer a monitorização dos dados da doença em todos os estados do país, após uma falha técnica que se arrastava desde a semana passada.

Contudo, de acordo com o executivo, ainda não há dados totais sobre os óbitos que se encontram sob investigação, devido a uma eventual relação com o novo coronavírus.

Geograficamente, São Paulo (1.156.652), Minas Gerais (376.537), Bahia (369.259) e Rio de Janeiro (322.383) são os estados brasileiros com maior número de infeções.

Já a lista de unidades federativas com mais mortes é liderada por São Paulo (40.202), Rio de Janeiro (21.090), Ceará (9.430) e Minas Gerais (9.259).

Por outro lado, um consórcio formado pela imprensa brasileira, que colabora na recolha de informações junto das secretarias de Saúde estaduais, anunciou que o país somou 926 vítimas mortais e 34.640 casos confirmados nas últimas 24 horas, totalizando 5.783.647 infeções e 164.332 óbitos.

23h39 - Voluntário brasileiro da coronavac morreu por intoxicação de medicamentos e álcool

As autoridades do estado brasileiro de São Paulo confirmaram que o voluntário da Coronavac, potencial vacina chinesa contra a covid-19, morreu devido a intoxicação aguda por sedativos, analgésicos e álcool.

A informação foi confirmada à imprensa brasileira pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), que acrescentou que os relatórios "dos institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) do referido caso foram concluídos e encaminhados à autoridade policial do bairro de Jaguaré".

"Os resultados apontam que a morte se deu em consequência de uma intoxicação exógena por agentes químicos. Foram constatadas as presenças de opioides, sedativos e álcool no sangue na vítima", indicou a SSP-SP, citada pela rede televisiva CNN Brasil.

Na sequência da morte desse voluntário, um homem de 33 anos que participava na terceira fase do ensaio da Coronavac, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender os testes na segunda-feira, enquanto aguardava recomendações por parte de um comité internacional independente, que analisa o desenvolvimento do imunizante.

Contudo, na manhã de quarta-feira, o órgão regulador do Brasil autorizou a retoma dos testes da Coronavac.

"A Anvisa informa que acaba de autorizar a retomada do estudo clínico relacionado à vacina Coronavac, que tem como patrocinador o Instituto Butantan", de São Paulo, indicou o órgão brasileiro em comunicado.

"Após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso, para que seja definida a possível relação de causalidade entre o evento adverso grave inesperado e a vacina", acrescentou.

A agência informou ainda que não iria divulgar a natureza do evento adverso ocorrido "em respeito à privacidade e integridade dos voluntários da pesquisa".

Apesar de a Anvisa não ter confirmado oficialmente as causas da morte do voluntário de 33 anos, em 29 de outubro, a imprensa brasileira teve acesso ao boletim de ocorrência da polícia brasileira sobre o caso, que indicou suicídio como causa do óbito.

22h40 - Presidente da Câmara Municipal de Espinho em quarentena

O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Joaquim Pinto Moreira, está desde hoje em quarentena devido a contacto próximo com um infetado com covid-19, revelou fonte dessa autarquia do distrito de Aveiro.

Em declarações à Lusa, o próprio autarca revela que não apresenta nehum dos sintomas que são associados ao vírus SARS-CoV-2 e que continua a exercer funções a partir de casa, em regime de teletrabalho.

"Sinto-me muito bem, já fiz o teste hoje à tarde e agora vou aguardar pelo resultado para saber se permaneço em isolamento profilático 10 dias, se o diagnóstico for negativo, ou 14, se for positivo", conta Pinto Moreira.

Casado e com três filhos, o advogado social-democrata tem 52 anos e é um utente de risco devidos a três patologias crónicas, entre as quais asma brônquica.

22h25 - Miranda do Corvo acusa DGS de falhas graves no reporte de informação

O presidente da Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, acusou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS) de falhas graves na comunicação de informação rigorosa ao município sobre o número de casos de covid-19.

"Chegámos hoje à conclusão que os dados que nos são fornecidos pela Proteção Civil distrital, com base no reporte do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior e Baixo Mondego, não incluem todos os casos, nomeadamente os que são realizados por laboratórios privados e que, afinal, constam de uma plataforma da DGS", lamentou Miguel Baptista.

As declarações do autarca à agência Lusa surgem poucas horas depois de ter sido surpreendido com a inclusão do município na lista de concelhos mais afetados pela pandemia da covid-19, divulgada hoje ao final da tarde, após a reunião do Conselho de Ministros.

22h10 - Coronavírus "vai ser domesticado" e as pessoas vão habituar-se a ele - Constantino Sakellarides

O antigo diretor-geral da Saúde Constantino Sakellarides afirmou hoje que o coronavírus da covid-19, tal como o vírus da gripe, "vai ser domesticado" e as pessoas vão habituar-se aos seus malefícios.

"Todos os anos temos gripe sazonal, aceitamos pacificamente. O coronavírus vai ser domesticado como o vírus da gripe. Vamos habituarmo-nos aos seus malefícios", disse Constantino Sakellarides numa videoconferência sobre a covid-19 copromovida pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Segundo Constantino Sakellarides, que falava na sessão "Covid-19: O Regresso da Peste?", a gripe mata todos os anos, "sem grande reação", surgindo com "o aviso" para "vacinar os mais suscetíveis", como os idosos.

O especialista em saúde pública realçou que, em comum, as "pestes" da covid-19, da gripe, das crises financeira e climática conduzem à "normalização do sofrimento", atingem os "mais vulneráveis" e provocam mortes.

A sessão "Covid-19: O Regresso da Peste?", hoje realizada, foi a primeira de seis previstas até 17 de dezembro no ciclo de conferências "Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia", promovido pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Centro de Investigação de Direito Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal e pela Cátedra Jean Monnet.

21h55 - Algarve. Restrições nos próximos fins de semana preocupam restauração

21h40 - Novo surto de Covid-19 numa prisão

21h30 - Novo surto de Covid-19 em Portalegre

21h20 - Portugal passa a fazer parte da lista negra de Espanha

21h00 - Transportes vão sofrer alterações nos próximos dois fins de semana

20h50 - Governo promete apoiar restaurantes

20h40 - Comerciantes queixam-se de encerramento aos fins de semana

20h25 - António Costa: "A culpa é toda minha"

20h20 - Conselho de Ministros precisa regras do estado de emergência
20h12 -  Évora discorda de inclusão em concelhos de risco e alerta para impactos

O presidente da Câmara de Évora disse hoje discordar da inclusão do município na lista dos concelhos com elevado risco devido à covid-19 e alertou para as consequências sociais e económicas da medida.

"Nós entendíamos que, não havendo contágio comunitário, não haveria necessidade de avançar para esta medida e entendemos que pode agravar a situação social e económica que vivemos em Évora", disse o autarca Carlos Pinto de Sá, em declarações à agência Lusa, depois de ser anunciada a inclusão de Évora na lista de municípios considerados de elevado risco de contágio.

20h10 - Morreram quase 43 mil pessoas em França, 418 nas últimas 24 horas

A França registou 418 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas elevando o número total de mortos no país para 42.960 pessoas desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades francesas.

O número de hospitalizações está agora em 32.654, ultrapassando o pico de hospitalizações de abril, e 4.884 desses pacientes estão nos cuidados intensivos.

Foram registados 33.172 novos casos de covid-19 desde quarta-feira, tendo já sido registados 1.898.710 casos no país desde o início da pandemia.

20h02 - Madeira regista quatro novos casos e estuda 113 contactos com infetados

A autoridade regional de Saúde da Madeira informou terem sido hoje confirmados quatro novos casos de covid-19 na região e um total de 199 doentes ativos, estando em análise outras 113 situações de contactos com pessoas infetadas.

No boletim epidemiológico diário distribuído pelo Instituto de Administração de Saúde (IASAÚDE) pode ler-se que "hoje há quatro novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 573 casos confirmados de covid-19 no território regional" desde o início da pandemia.

No mesmo documento, salienta que, destes quatro novos casos, três são importados (dois provenientes da Polónia e um do Reino Unido) e um é de transmissão local, associado a um caso positivo recentemente identificado.

"São 199 os casos ativos" hoje neste arquipélago, informa a autoridade regional, dos quais 133 são situações importadas que foram "identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira" e 66 de transmissão local.

20h00 - Líbano ultrapassa 100 mil casos e teme "pessoas a morrer na rua"

O Líbano ultrapassou a barreira dos 100 mil casos de infeção desde o início da pandemia de Covid-19, quando se prepara para entrar em novo confinamento ate ao final do mês.

O Ministério da Saúde libanês anunciou um total de 100.703 casos de contágio por SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, desde fevereiro de 2020, incluindo 775 óbitos no país, de cerca de seis milhões de habitantes.

O Governo libanês anunciou um confinamento "total" do país, que inclui diversas "exceções" para o sector da Saúde e outros setores vitais, para tentar conter o alastramento do vírus. Esta quinta-feira, o Ministério da Administração Interna anunciou que além do confinamento ira ser imposto um recolher obrigatório entre as 17h00 e as 05h00 locais (15h00 e 03h00 GMT) e que ao domingo será proibida toda a circulação.  

Terça-feira, o primeiro-ministro demissionário, Hassan Diab, avisou terça-feira que o Líbano atingiu a "linha vermelha" e que os hospitais atingiram a sua capacidade máxima. "Receamos chegar a um ponto onde as pessoas morram na rua", afirmou.

19h50 - António Costa defende que "o controlo da pandemia depende das ações de cada um"


19h45 - Rússia anuncia eficácia de 92% da vacina Sputnik V

A equipa de investigadores que está a desenvolver a vacina russa contra a covid-19 anunciou que os resultados preliminares da terceira fase do ensaio clínico apontam para uma eficácia de 92% da Sputnik V.

De acordo com o Fundo de Investimento Direto da Rússia e o Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, uma análise preliminar de 20 casos de covid-19 identificados entre os participantes nos ensaios clínicos permitiu concluir que a vacina é 92% eficaz.

Estes resultados resultam de uma análise a mais de 16 mil voluntários, entre o total de 40 mil envolvidos no ensaio, que decorreu três semanas depois de terem recebido a primeira dose da vacina ou de um placebo.

O anúncio, divulgado hoje pela revista científica Nature, foi feito na quarta-feira, através de um comunicado publicado no `site` da Sputnik V, dois dias depois de a farmacêutica Pfizer ter revelado que dados provisórios indicam que a sua vacina pode ser eficaz em 90% dos casos.

19h40 - A declaração na íntegra do primeiro-ministro



19h38 - António Costa admite responsabilidade pelo equívocos na comunicação do governo.

O primeiro-ministro assumiu a culpa pelos equívocos sobre a transmissão das medidas do estado de emergência e disse que o "mensageiro transmitiu mal a mensagem". António Costa critica contudo o foco nas exceções e uma desvalorização da regra.

"É manifesto que o esforço de equilíbrio do Governo - seguramente por deficiência da nossa comunicação - gerou equívocos e abriu a porta, por um lado, a que tenha havido um excesso de concentração nas exceções e uma desvalorização da regra", declarou António Costa.

O primeiro-ministro lamentou que, ao longo da última semana, se tenha vindo a assistir "a uma espécie de concurso para ver onde está a exceção para não cumprir a regra de se ficar em casa". "Há criatividade quanto a horários, promoção agressiva da venda de bens não essenciais e mesmo apelos por associações empresariais ao incumprimento das medidas decretadas no estado de emergência", criticou.

"O Governo não tem prazer em complicar a vida das pessoas", sublinhou.

Neste contexto, de acordo com António Costa, o Governo foi "forçado a eliminar qualquer tipo de equívoco" no que respeita às restrições à liberdade de circulação nos concelhos mais atingidos pela covid-19 nos dois próximos fins de semana.

19h32 – São estes os 77 concelhos que passam a estar abrangidos pelas medidas do estado de emergência:

Manteigas, Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo, Coruche, Seia, Proença-a-Nova, Monforte, Vieira do Minho, Mealhada, Celorico da Beira, Castro Daire, Arronches, Nelas, Vila Nova de Foz Côa, Mora, Torre de Moncorvo, Mêda, Mangualde, Salvaterra de Magos, Pampilhosa da Serra, Ourém, Vila do Bispo, Penela, Miranda do Douro, Albergaria-a-Velha, Águeda, Oliveira do Bairro, Arganil, Grândola, Resende, Mira, Ílhavo, Abrantes, Boticas, Coimbra, Almeida, Cantanhede, Almeirim, Ferreira do Alentejo, São Pedro do Sul, Estarreja, Faro, Cuba, Mirandela, Campo Maior, Miranda do Corvo, Alcanena, Ponte de Sor, Condeixa-a-Nova, Arcos de Valdevez, Montalegre, Montemor-o-Velho, Crato, Viseu, Reguengos de Monsaraz, Vagos, Penalva do Castelo, Sousel, Évora, Penamacor, Murtosa, Lamego, Vila Real de Santo António, Albufeira, Carrazeda de Ansiães, Elvas, Vila Nova de Paiva, Alvaiázere, Tábua, Portalegre, Portimão, Ansião, Tavira, Lagos, Aljustrel, Anadia e Sátão.

19h23 – Aprovado apoio excecional à restauração

O Conselhos de Ministros aprovou uma medida de apoio excecional à restauração nos concelhos onde vigorará a limitação da liberdade de circulação a partir das 13h00 de sábado.

O apoio será de 20 por cento da perda de receita dos estabelecimentos nos dois próximos fins de semana.

19h18 – Governo prorroga medidas até 23 de novembro

O Governo prorrogou as novas medidas, quer do estado de calamidade quer do estado de emergência, até às 23h59 do dia 23 de novembro, de forma a que possa “alinhar o conjunto de medidas que vigoram em todo o país” com as medidas que vigoram nestes 191 concelhos, passando a ter “todas com o mesmo calendário”.

19h15 – Mais 77 concelhos abrangidos para um total de 191

Setenta e sete concelhos do país passaram a estar abrangidos pelas novas medidas do estado de emergência a partir das 00h00 de segunda-feira. Passam assim para 191 os concelhos nesta situação em todo o país.

Reavaliada a cada 15 dias pelo Governo, a lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19 é definida de acordo com o critério geral do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) de "mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias", e considerando a proximidade com um outro concelho nessa situação e a exceção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.

A lista pode ser consultada em covid19estamoson.gov.

19h13 – Sete concelhos deixam de estar abrangidos pelas medidas do estado de emergência

Dos 121 concelhos que ainda estão abrangidos pelas medidas do estado de emergência, sete deixarão de o estar a partir das 00h00 de sexta-feira: Moimenta da Beira, Tabuaço, São João da Pesqueira, Mesão Frio, Pinhel, Tondela e Batalha.

19h10 – Governo decreta encerramento de estabelecimentos nas tardes e noites de fim de semana

O Governo decretou o encerramento, a partir das 13h00 de sábado e até às 08h00 da manhã de domingo, e a partir das 13h00 de domingo e até às 08h00 de segunda-feira de todos os estabelecimentos comerciais ou de restauração, com as exceções de estabelecimentos que já praticavam anteriormente um horário de abertura anterior às 08h00 (como padarias, consultórios médicos, retalho alimentar, etc).

Quanto à restauração, a partir das 13h00 de sábado e domingo só poderá funcionar para entregas ao domicílio.

"A regra é tudo fechado", disse o chefe do Governo.

19h04 – “Situação é grave”, diz Costa

No final de um Conselho de Ministros que durou mais de oito horas, o primeiro-ministro fala agora aos portugueses. “A situação é grave e mais crítica do que aquela que vivemos na primeira fase da pandemia”, declarou António Costa.

O primeiro-ministro vai explicar em conferência de imprensa as medidas que o Governo vai tomar para tentar travar a segunda vaga da Covid-19.

“Temos uma evolução de novos casos que é superior do que na primeira vaga; temos um número de pessoas internada superior ao da primeira vaga, número de pessoas nos UCI superior ao da primeira vaga, e um número de novos falecimentos por dia superior ao da primeira vaga”, afirmou após o conselho de ministros.

“É fundamental estarmos conscientes das medidas tomadas desde 14 de setembro; chegamos ao estado de emergência com uma situação pandémica mais grave”, resumiu.

19h00 - Angola com mais três óbitos e 104 infeções que ultrapassam 13.000 casos

Angola registou mais 104 infeções pelo novo coronavírus, ultrapassando os 13 mil casos, e três mortes, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Dos novos casos, 43 foram notificados em Luanda, 24 na Huíla, 10 em Cabinda e mesmo número em Benguela, nove no Namibe, sete no Cuando Cubango e um no Cunene. A doença foi diagnosticada em 66 pessoas de sexo masculino e 38 do sexo feminino, com idades de 1 a 64 anos.

Houve também registo de três mortes por covid-19, dois homens e uma mulher, de 54, 59 e 60 anos, todos de nacionalidade angolana. Foram considerados recuperadas da doença mais 125 pessoas.

No total, foram já notificados 13.057 casos de covid-19 em Angola, dos quais 315 óbitos, 6.250 recuperados e 6.492 ativos, dos quais oito em estado crítico e 14 graves.

18h59 - Reino Unido detetou mais 33.470 novos casos, aumento de 46%

O Reino Unido detetou 33.470 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário registado até agora durante a pandemia e 46% a mais dos que os 22.950 da véspera, comunicou hoje o Ministério da Saúde.

No total, desde que o novo coronavírus começou a espalhar-se, foram registadas 1.29 milhões de infeções no país, a uma média de 23.857 por dia nos últimos sete dias.

Um problema no processamento dos dados atrasou a publicação do balanço diário de mortes, depois de na quarta-feira terem sido notificados 595 óbitos, o valor mais alto desde 12 de maio passado.

No país como um todo, permanecem hospitalizadas 14.196 pessoas com a covid-19, mais 14% do que os 12.406 da semana anterior, revelou o ministro da Economia, Energia e Estratégia Industrial, Alok Sharma, numa conferência em Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro Boris Johnson.

18h55 -Açores com 16 novos casos e oito cadeias de transmissão ativas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 16 casos positivos de covid-19, sendo 13 em São Miguel, dois em São Jorge e um na ilha do Pico, e há atualmente oito cadeias de transmissão ativas na região.

No seu comunicado diário, divulgado hoje ao final da tarde, a Autoridade de Saúde Regional informa que os novos casos foram diagnosticados em "1.371 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência" e "efetuadas em laboratórios privados".

18h47 - Câmara de Sintra isenta comércio, restauração e hotelaria do pagamento de taxas

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, anunciou hoje que, a partir de dezembro, o setor da hotelaria, do comércio e da restauração do concelho vão deixar de pagar todas as taxas municipais.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia sintrense revelou que esta é uma primeira medida de um pacote que o município está a preparar como forma de resposta à crise provocada pela pandemia de covid-19.

"Estamos a trabalhar num conjunto de medidas de apoio dirigidas ao pequeno comércio e à restauração, além das já tomadas há dois meses. Trata-se, portanto, de um segundo fundo de emergência empresarial", explicou o autarca.

18h44 -Setúbal autoriza abertura do comércio às 08:00 nos próximos fins de semana

A Câmara Municipal de Setúbal autoriza a abertura dos estabelecimentos comerciais às 08:00 nos próximos fins de semana, face ao recolher obrigatório, das 13:00 às 05:00, decretado pelo Governo, anunciou hoje a autarquia.

A antecipação do horário de abertura ao público dos estabelecimentos "poderá contribuir para uma menor concentração das pessoas que pretendam satisfazer as suas necessidades de abastecimento", justifica o despacho publicado hoje pela presidente da Câmara de Setúbal.

Segundo a Câmara Municipal de Setúbal, a medida, que estará em vigor nos dias 14, 15, 21 e 22 de novembro, teve "pareceres favoráveis da autoridade local de saúde e das forças de segurança".

18h40 - Novos casos baixam em França na última semana

Devido às medidas de isolamento, há menos 16% de novas infeções o que fez baixar a pressão sobre os serviços de saúde franceses.  Ainda assim o governo francês mantém o confinamento, até ao início de dezembro.

Muitos comerciantes têm pedido o levantamento das restrições. O PM Jean Castex, admite que seria irresponsável reabrir o país. A cada 30 segundo há um internamento relacionado com a Covid 19. Uma em cada 4 mortes é devido a complicações por causa do novo coronavírus.

Os apoios à economia e aos setores mais afetados vão continuar e reforçar-se. O banco de França admite uma queda da atividade económica de 12%.

O chefe do governo deixou, esta tarde, uma de duas hipóteses. Se os novos casos continuarem a diminuir poderá haver a decisão de permitir a reabertura do pequeno comércio, com protocolos sanitários mais restritivos do que antes do confinamento. De fora desta abertura ficarão sempre restaurantes, bares e ginásios.

Se a situação não melhorar, Jean Castex admite medidas mais gravosas do que aquelas que estão já implementadas. Nos últimos 15 dias a polícia já realizou quase 600 mil fiscalizações e aplicou mais de 70 mil multas.

18h36 - Lagarde diz que há menos incerteza do que há nove meses

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, considerou hoje que atualmente há "um pouco menos" de incerteza do que há nove meses, mas mostrou-se cautelosa quanto a uma vacina contra a covid-19.

"Estamos claramente a viver um pouco menos de incerteza em várias frentes. Já se realizaram as eleições nos Estados Unidos, o que reduziu um pouco a incerteza. Com o avanço do `Brexit` há menos ansiedade, embora permaneça a incerteza e o anúncio de uma vacina também contribuiu para reduzir a incerteza", disse Lagarde, durante o fórum anual do BCE, que decorre de forma virtual devido à pandemia de covid-19, que impediu os participantes de se reunirem em Sintra, como nos últimos anos.

Para Lagarde, se há nove meses o mundo enfrentava "um mar de incertezas e tudo era incerto", agora "já se vê o outro lado".

18h18 - Politécnico de Bragança com 4 profissionais e "diversos alunos" confinados

O presidente do Politécnico de Bragança afirmou hoje que no universo de profissionais do IPB estão em confinamento um professor, dois trabalhadores não docentes e um investigador devido a situações de covid-19.

Questionado pela Lusa, Orlando Rodrigues especificou que esse confinamento foi "determinado pela saúde pública, na sequência de contactos de risco ou de testes positivos".

O responsável admitiu ainda que diversos alunos entregaram no Politécnico declarações para efeitos de justificação de faltas, sem especificar porém qual o seu número e quais os motivos invocados -- se doença se contacto com doentes.

Quanto ao número de contágios existentes atualmente, o presidente do Politécnico afirmou apenas que não dispõe de "dados atualizados e com rigor". "A saúde Pública não nos fornece essa informação", justificou.

18h15 -  Aumentam para três as mortes na Misericórdia da Marinha Grande

Mais um utente da Misericórdia da Marinha Grande morreu infetado com covid-19, elevando para três o número de óbitos de idosos daquela instituição, informou hoje à Lusa o provedor.

Joaquim João Pereira revelou hoje mais uma morte de um utente vítima do novo coronavírus SARS-CoV-2. Entre os 14 utentes do lar das Vergieiras, na Marinha Grande, no distrito de Leiria, três morreram e um encontra-se internado no Hospital de Santo André, em Leiria.

Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia, os restantes dez idosos encontram-se em isolamento e "bem-dispostos".

18h13 - Casos positivos encerram creche e pré-escola da Misericórdia da Mealhada

A creche e ensino pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada vão estar encerradas até ao dia 21 de novembro por decisão da autoridade de saúde devido a dois casos positivos da covid-19, anunciou hoje a instituição.

Segundo um comunicado da Misericórdia da Mealhada, no distrito de Aveiro, as duas valências reabrem no dia 23 de novembro (segunda-feira).

"No dia 5 de novembro, devido à deteção de um caso de covid-19 positivo de uma colaboradora, a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada viu-se forçada a encerrar duas das salas da Casa da Criança, a sala 1 ano A e a 2 anos A", refere a nota, publicada nas redes sociais.

18h11 - Sindicato contra médicos internos nas equipas intensivas da Feira e Lisboa

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) classificou hoje de "arriscada e irresponsável" a inclusão de médicos internos, ainda em formação, nas equipas de Cuidados Intensivos de hospitais de Santa Maria da Feira e Lisboa.

Em declarações à Lusa, o secretário-geral do SIM disse estar em causa a inclusão desses formandos nas equipas que acompanham os casos mais graves de internamento por covid-19 no Hospital São Sebastião, localizado na Feira, no distrito de Aveiro, e também "em muitos outros locais do país", entre os quais realça o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

"Sabemos muito bem que isto é uma medida para fazer face à pandemia, mas é uma opção arriscada e irresponsável porque os médicos internos não têm capacidade, nem competências, nem a obrigação de estarem escalados para equipas de Cuidados Intensivos. Muitos deles - como os de Neurologia ou Reumatologia - nem sequer têm no seu plano curricular a obrigação de fazer Urgência Geral, portanto muito menos Cuidados Intensivos", explicou Jorge Roque Cunha.

18h03 - Cinco militares infetados em Constância levam GNR a fechar posto

Cinco militares da GNR de Constância acusaram positivo ao novo coronavírus, o que levou ao isolamento profilático daqueles profissionais e de contactos próximos, bem como ao encerramento daquele posto da Guarda Nacional Republicana, foi hoje anunciado.

"Efetivamente, ontem [quarta-feira] foram detetados cinco casos positivos dentro do corpo ativo da GNR de Constância e foram dadas ordens para o encerramento do posto físico e montada uma unidade móvel no exterior, junto ao atual posto, para assegurar a proteção e a segurança das populações", disse à Lusa Sérgio Oliveira, presidente da Câmara de Constância, no distrito de Santarém.

Segundo o autarca, "do total de cerca de 20 efetivos, cinco estão infetados e em isolamento" e outros 10 estarão indisponíveis ou em isolamento profilático, pelo que, devido ao número reduzido de efetivos disponíveis, "a GNR está a funcionar com uma unidade móvel, contando com o reforço de militares dos postos do Tramagal (concelho de Abrantes) e de Vila Nova da Barquinha", município contíguos em termos territoriais.

17h58 - Restauração, cultura e discotecas exigem apoios e avançam com manifestações

Um movimento informal de profissionais da restauração, hotelaria, bares, discotecas e cultura exigiu hoje a atribuição de apoios que permitam mitigar o impacto da pandemia, como a isenção da TSU até junho, convocando ainda manifestações para sexta-feira e sábado.

"Durante meses suportámos encargos como água, luz, renda, impostos, salários, internet, telefones, sistemas de faturação e fornecedores. Durante meses aguardámos a luz no fundo do túnel, sem saber quando e como reabriríamos. Em maio permitiram-nos abrir. Desde maio, nada foi como dantes", lê-se no manifesto deste movimento.

No documento, os profissionais garantiram ter cumprido todas as regras e limites impostos pelo Estado, sem qualquer mudança ao nível dos seus deveres e obrigações.

"Vivemos num Estado social. Pagamos os nossos impostos e contribuições para que, em caso de necessidade, estejamos protegidos. E exigimos, agora, essa proteção", vincaram os profissionais.

17h55 - Espanha com 19.511 novos contágios e mais 356 óbitos

A Espanha registou hoje 19.511 novos casos de covid-19, elevando para 1.437.220 o total de infetados no país desde o início da pandemia, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram hoje mais 356 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 40.461.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.204 pessoas, das quais 411 na Andaluzia, 389 na Catalunha e 238 em Madrid.

Em todo o país há 20.525 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 16% das camas (menos um ponto percentual do que na quarta-feira), das quais 3.123 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 32% das camas desse serviço (a mesma percentagem do dia anterior).

17h45 - Pingo Doce recua e mantém horários habituais das suas lojas

A Jerónimo Martins voltou atrás e vai manter os horários habituais nas suas lojas Pingo Doce no fim de semana, depois da controvérsia sobre a antecipação da abertura para as 6:30, anunciou hoje o grupo.

Na quinta-feira, a Jerónimo Martins tinha anunciado que iria antecipar a abertura da "maioria das suas lojas" Pingo Doce para as 06:30, no fim-de-semana, devido às limitações de circulação, para evitar a concentração de pessoas durante a manhã.

No entanto, "a alteração extraordinária de horários comunicada pelo Pingo Doce gerou uma controvérsia nacional que não esperávamos e que não desejámos", afirma o grupo, em comunicado.

"Desde o início desta pandemia, o Pingo Doce tem feito tudo o que está ao seu alcance para servir os seus clientes com a máxima segurança, protegendo simultaneamente as suas equipas de loja e de armazém", prossegue a Jerónimo Martins.

A Jerónimo Martins explica que "a intenção do Pingo Doce ao decidir antecipar a abertura da maioria das suas lojas no próximo fim-de-semana era a de contribuir para evitar a concentração de clientes no período da manhã, facilitando o desfasamento das visitas numa altura em que a situação epidemiológica no país aconselha toda a prudência".

Perante as "múltiplas interpretações, também de implicação política, que têm vindo a ser feitas e veiculadas ao longo das últimas horas e ao nível da discussão pública gerada, o Pingo Doce informa que os horários habituais das suas lojas se manterão inalterados", conclui a empresa.

17h40 - CESP pede que direitos de trabalhadores sejam acautelados

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, CESP, afirmou que as "autoridades competentes têm de intervir" face às anunciada antecipação dos horários de funcionamento habituais nos dois próximos fins-de-semana, para contornar o encerramento imposto às 13h00 no estado de emergência.

"Sem que nada o fizesse prever e num claro desrespeito pelo cansaço acumulado dos trabalhadores que sempre estiveram na linha da frente desde o início desta pandemia, Pingo Doce, Continente, Decatlhon e outros anunciam alargamento dos períodos de abertura ao público", refere um comunicado de imprensa do sindicato.

"Com tal intenção, alteraram dias de folga dos trabalhadores, impuseram horas a mais de trabalho e mostraram a maior das insensibilidades ao impor horários de entrada às 4h da manhã, 6h de trabalho consecutivos sem pausa, entre tantos outros atropelos aos direitos dos trabalhadores", denuncia o texto.

"O CESP considera não haver qualquer fundamento ou justificação para estas alterações aos horários de trabalho", acrescenta, referindo ser "um dever das empresas garantir o direito à saúde e protecção de acidentes de trabalho dos seus trabalhadores, o que não é possível não cumprindo períodos regulares de descanso e as pausas previstas".

"Exige-se do Governo que tome medidas para impedir estes atropelos aos direitos dos trabalhadores" e que "as autoridades competentes penalizem fortemente quem não respeita os descansos diários e semanais, quem impõe cargas horárias excessivas que colocam em causa a saúde e o bem estar dos trabalhadores", entre outras ilegalidades, remata o CESP.

17h32 - Loures proíbe estabelecimentos comerciais de abrir mais cedo no fim de semana

Os estabelecimentos comerciais do concelho de Loures (distrito de Lisboa) estão impedidos de abrir mais cedo do que o habitual no fim de semana, segundo um despacho assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares (CDU), foi hoje divulgado.

Segundo o despacho, a que agência Lusa teve acesso, "não está autorizada qualquer alteração aos horários de funcionamento para cada estabelecimento comercial, devendo ser praticados horários que se encontram em vigor, salvaguardando as restrições decorrentes das normas e cominações legais do estado de emergência".

17h24 - Comércio autorizado a abrir só a partir das 8h00 em Valongo

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, assinou o despacho que determina a abertura dos estabelecimentos comerciais do município a partir das 8h00. Assim, os estabelecimentos comerciais ou de venda a retalho só podem abrir, diariamente, a partir das 08h00, durante o período em que vigorarem as medidas excecionais aplicáveis ao território do concelho de Valongo, não sendo permitida a sua abertura antecipada.

17h21 - Três concelhos do Norte registam o dobro da incidência média da região

O valor da incidência em três concelhos da região Norte, nomeadamente, Paços de Ferreira, Lousada e Vizela, é mais do dobro da média da região, segundo os dados por concelho da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) a que a Lusa teve hoje acesso.

O relatório ARS-N reporta a evolução epidemiológica nos concelhos da região Norte a partir de 26 de outubro, dia em que a Direção-Geral de Saúde (DGS) deixou de divulgar os mapas por concelho.

De acordo com o documento, entre a última semana de outubro [de 27 outubro a 02 novembro] e a primeira semana de novembro [03 novembro a 09 novembro] os concelhos de Paços de Ferreira, Lousada e Vizela registaram valores superiores à incidência média na região, que se fixa em 1.146 casos por 100 mil habitantes em 14 dias.

17h20 - Restaurantes da Figueira da Foz criticam recolher obrigatório às 13h

Os empresários da restauração da Figueira da Foz consideram que o recolher obrigatório às 13:00 nos dois próximos fins de semana representam mais uma "machadada" num setor em agonia e que resiste sem apoios estatais.

"Os tempos que correm e se aproximam são extremamente difíceis, porque além das pessoas frequentarem menos os restaurantes e haver menos gente na rua, estas medidas mais drásticas ainda vão piorar mais a situação", anteviu Álvaro Tomás, proprietário do restaurante Bijou.

Álvaro Tomás considera "muito discutível a opção de encerrar os estabelecimentos às 13:00, sem dar a possibilidade de se trabalhar, pelo menos, os almoços, e de as pessoas não se poderem deslocar aos restaurantes depois das 13:00 para o take away" e critica "dualidade de critérios" relativamente a "outras situações".

Para Isabel João Brites, proprietária do restaurante Picadeiro, que emprega seis pessoas, o recolher obrigatório às 13:00 "é uma machadada brutal na faturação, porque sítios como a Figueira da Foz vivem essencialmente de fins de semana nos meses fora do verão".

"Servir refeições até às 13:00 é a mesma coisa que não abrir, porque ninguém vem almoçar antes dessa hora", enfatizou.

A empresária mostra-se "espantada" que as áreas de restauração dos centros comerciais estejam abertas, com possibilidade de ajuntamentos, enquanto o comércio na cidade tem de fechar depois das 13:00, criticando o que considera ser "duas medidas para um só setor".

17h10 - Gaia junta-se a Lisboa e Cascais e proibe abertura antecipada do comércio

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, anunciou em comunicado de imprensa que "a Câmara Municipal de Gaia vai proibir qualquer abertura de supermercados antes das 8h00, mantendo o comércio local os seus horários normais de abertura".

“O comércio local merece as mesmas regras das grandes superfícies. Estes estabelecimentos, que pagam todos os impostos em Portugal, não podem ser discriminados face aos hipermercados. Haja respeito pelos sacrifícios das pessoas, pelo Estado de Emergência e pelo trabalho de quem está a lutar contra esta pandemia", acrescentou o autarca.

"Quero muito proteger o comércio local porque são esses que, no dia a dia, nos ajudam a prosseguir como país. As grandes superfícies têm a obrigação de ter respeito pelo Estado de Emergência e o Governo, face a isto, tem obrigação de agir. O Estado de Emergência foi criado para proteger as pessoas e deve ser respeitado por todos”, referiu ainda Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca afirma que é premente definir a hora de abertura e encerramento destes estabelecimentos, impondo regras claras, e que aguarda, com confiança e tranquilidade, a decisão do Conselho de Ministros sobre o horário de abertura dos estabelecimentos comerciais. O presidente da CMGaia propôs ao Governo que, no máximo, seja permitida a abertura às 8 horas a todos os super e hipermercados.

Eduardo Vítor Rodrigues acrescentou que “ou o Conselho de Ministros define uma regra que vale para o país ou, se não a definir, ficará ao critério dos presidentes de Câmara e o que eu defenderei é que, no âmbito da Área Metropolitana do Porto se crie uma regra igual para todos”.

17h05 - Moçambique regista 103 novos casos e sobe total para 14.094

Moçambique registou mais 103 novos casos positivos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, subindo o total para 14.094 casos, e mantendo-se com 104 óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

"De entre os 103 novos casos hoje reportados, há a destacar dois casos que são menores de 5 anos de idade e três casos que são indivíduos com mais de 65 anos", lê-se na nota de atualização de dados distribuída pelo ministério.

Moçambique contabiliza um acumulado de 14.094 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 13.790 casos são de transmissão local e 304 importados.

O país conta ainda com 175 novos casos de pessoas dadas como recuperadas, o que sobe o total para 12.134 (86%), havendo um total de 530 pessoas internadas.

A cidade de Maputo regista o maior número de infeções ativas, um total de 1.285, seguida da província de Maputo, com 202, e as restantes províncias do país registam menos de 185 casos.

17h03 - Belmonte encerra serviços municipais

A Câmara de Belmonte encerrou os serviços municipais, que funcionam na Rua Pedro Álvares Cabral, devido a um foco de covid-19 verificado entre funcionários municipais.

Em despacho assinado pelo presidente desta autarquia do distrito de Castelo Branco, António Dias Rocha, é referido que o encerramento tem início hoje à tarde e que os serviços serão reabertos na segunda-feira, a partir das 09:00.

O documento não especifica quantas pessoas estão infetadas ou em isolamento profilático, mas sublinha que o atendimento digital vai manter-se, bem como através do telefone número 275082260.

16h55 - Bastonário dos Médicos quer "informação atualizada de qualidade"

Em comunicado enviado à imprensa, após reunião extraordinária do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19, o bastonário da mesma ordem profissional apelou à divulgação de "informação atualizada de qualidade, transparente, coerente e uniforme" sobre a pandemia, especificada por concelhos, ou a ponderação de confinamentos seletivos por NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais).

"Antecipar para Vencer"

O Bastonário e o Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos, reunidos extraordinariamente para avaliar o crescimento exponencial da atividade na 2ª onda pandémica e as graves repercussões no SNS e na vida social e económica do país, vêm realçar o seguinte:

1. Reforçar que as estratégias de intervenção e de combate à pandemia necessitam de informação atualizada de qualidade, transparente, coerente e uniforme, indispensável à mobilização e envolvimento da população;
2. Solicitar, à semelhança do que é enviado para a agência europeia European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), a divulgação da incidência a 14 dias dos novos casos por 100.000 habitantes e dos respetivos mapas de risco para todos os concelhos nacionais, fundamental para a implementação de medidas mais precisas, a sua monitorização e a intervenção determinante do poder local e autárquico;
3. Alertar para que os atuais concelhos em estado de emergência apresentam uma grande variação dos indicadores epidemiológicos (por exemplo, entre os 240 e os 960 novos casos) e que a disponibilização destes indicadores é crítica para uma intervenção local e regional baseada na antecipação, no conhecimento, na transparência e em articulação com os outros países europeus;
4. Antever a necessidade de confinamentos seletivos por NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais) a nível regional durante, no mínimo, 2 a 3 semanas, privilegiando a manutenção da atividade, ajustada ao nível de risco, dos sectores primários e secundários, do comércio de bens essenciais, das creches e do ensino pré-escolar e primário;
5. Garantir os meios necessários à implementação das medidas de prevenção e controlo, nomeadamente nos transportes públicos, bem como, fiscalizar o seu correto cumprimento;
6. Esclarecer com urgência a discrepância de valores da capacidade total do SNS, nomeadamente a nível de internamento em enfermaria e em cuidados intensivos;
Terminamos reiterando a mensagem de serenidade e de responsabilidade essencial à adesão e cumprimento das medidas de proteção individual e coletiva. Só, assim, é possível achatar a 2ª onda e minimizar o impacto desta avassaladora crise sanitária.

Lisboa, 12 de novembro de 2020
O Bastonário da Ordem dos Médicos, O Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19


16h30 - Fernando Medina explicou na RTP3 as razões para proibir em Lisboa a antecipação de horários


"O comércio deve abrir ao horário que tem regulado, deve abrir neste caso às 8h00 da manhã, todos, independentemente de serem maiores, mais pequenos e em especial nunsa fins-de-semana tão exigentes", referiu o Presidente da Câmara Muncipal da capital.

16h28 - Cascais também não autoriza abertura antecipada de superfícies comerciais

Presidente da Câmara de Cascais anuncia que estabelecimentos comerciais terão de "cumprir os horários de abertura que tinham antes do estado de emergência".

"O Governo determinou o horário de fecho, não determinou horário de abertura", frisou o autarca. "Nós em momento algum temos a ganhar com roturas sociais e muito menos numa situação de pandemia", referiu Carlos Carreiras em entrevista à RTP3, considerando "inaceitável", qualquer aproveitamento devido às decisões políticas sobre a pandemia.
Em despacho assinado e divulgado na página do Facebook do autarca, Carlos Carreiras (PSD) determina que aos horários de encerramento dos estabelecimentos comerciais se aplicam "os limites máximos decorrentes das normas aplicáveis por força do estado de emergência em vigor".

16h10 - Norte com maior número de óbitos

Das 78 mortes contabilizadas nas últimas 24 horas, 45 ocorreram na região Norte, 25 na região de Lisboa e Vale do Tejo, seis na região Centro e duas no Alentejo.

15h55 - CML proíbe abertura de hipermercados antes das 8h00 da manhã

Devido às limitações de circulação impostas pelo estado de emergência  o Pingo Doce decidiu abrir a maioria das lojas às 6h30 da manhã e encerrar às 10 da noite nos dois próximos fins-de-semana, uma decisão que está a ser contestada e que deverá ser proibida em diversos concelhos, incluindo Gaia e Cascais, além de Lisboa.

O grupo do Continente já tinha antecipado o horário de abertura de alguns hipermercados para as oito da manhã.

Em comunicado enviado às redações, a CML limitiou-se a afirmar que não dava autorização para a abertura antecipada.

"No seguimento das medidas determinadas pelo Decreto n.º 8/2020, de 8 de novembro, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, nomeadamente as condicionantes à circulação na via pública constantes do respetivo artigo 3.º, e tendo vindo a público a intenção de algumas grande superfícies comerciais abrirem às 06h30 da manhã nos próximos fins de semana, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa emitiu hoje um despacho clarificando que o horário de abertura dos estabelecimentos comerciais nos próximos dois fins de semana será às 08h00 da manhã, não sendo aceite a abertura antecipada antes dessa hora a qualquer estabelecimento comercial ou de venda a retalho", referiu a autarquia.

15h50 - Mais 78 mortos e 5839 casos de infeção em Portugal

Morreram mais 78 pessoas com o novo coronavírus no país nas últimas 24h. É o segundo dia com mais mortes em Portugal desde o início da pandemia.

Os números acabam de ser divulgados e revelam também que, de ontem para hoje, foram confirmados mais 5.839 casos de infeção.

Nas últimas 24h, foram internados mais nove doentes. Estão agora internados 2.794 pessoas e destas, 383 em Unidades de Cuidados Intensivos, são menos oito desde ontem.

No boletim de hoje, foram dadas como recuperadas mais 3336 pessoas. Já recuperaram da doença em Portugal 113 mil 689 pessoas.

Há ainda mais 2.425 casos activos do novo coronavírus. São agora 81 mil 141.

15h48 - Epidemiologista Anthony Fauci acredita que vírus pode tornar-se endémico

O diretor do Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas norte-americano, Anthony Fauci, acredita que a covid-19 vai deixar de ser uma pandemia devido às vacinas, mas aconselhou a "não baixar as armas" porque prevê que o coronavírus seja endémico.

"Duvido que vamos erradicar isto. Precisamos de planear porque é algo que podemos precisar de manter sob controlo de forma crónica. Pode ser que se torne endémica, algo que temos de ter cuidado. De certeza que não vai continuar a ser pandémica durante muito mais tempo, porque acredito que as vacinas vão dar a volta", afirmou hoje durante um 'webinar' com o Instituto Real de Relações Internacionais (Chatham House).

Porém, o epidemiologista também vincou a necessidade de continuarem a ser respeitadas as orientações para evitar a transmissão do vírus, nomeadamente o uso universal de máscaras, distanciamento social físico, evitar multidões, socializar ao ar livre em vez de espaços fechados e lavar as mãos.

"Parece tão simples. Mas pessoas identificam isto com confinamento e não há apetite para confinamento, há fadiga com a covid nos EUA e no resto do mundo", reconheceu, vincando a importância de, nos EUA, os diferentes estados implementarem de forma mais uniforme estas regras porque a situação no país "é muito difícil".

Fauci alertou para o risco de as pessoas deixarem de seguir as recomendações e restrições por causa por causa dos resultados anunciados na segunda-feira pela farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech de que a vacina que desenvolveram demonstrou uma eficácia superior a 90%.

15h45 - Líderes mundiais apelam ao acesso universal às vacinas

Vários dirigentes mundiais, incluindo o Presidente de França, Emmanuel Macron, o senegalês Macky Sall e o canadiano Justin Trudeau apelaram esta quinta-feira a garantias de acesso universal a futuras vacinas e tratamentos a Covid-19.

"Não venceremos o vírus se abandonarmos uma parte da humanidade", afirmou Macron, ao intervir do Forum de Paris para a Paz, organizado pelo Eliseu entre hoje e amanhã.  

15h35 - Município de Figueira de Castelo Rodrigo disponibiliza mil testes rápidos

O município de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, vai disponibilizar na próxima semana mil testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus, foi hoje anunciado.

"A partir da próxima semana vamos disponibilizar mil testes rápidos para quem quiser fazer testes à covid-19. É uma medida mais destinada aos lares de idosos e aos centros de dia, às creches e às escolas, para despistar o mais rápido possível eventuais propagações do vírus", disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva.

O responsável justifica a decisão por na área do município, nas últimas 24 horas, terem sido detetados mais dez casos de pessoas com teste positivo para o SARS-CoV-2, vírus da covid-19, incluindo dois funcionários municipais.

15h18 - Catalunha mantém bares, centros comerciais e restaurantes fechados por mais dez dias

A região da Catalunha anunciou esta quinta-feira que vai manter bares, centros comerciais e restaurantes fechados durante pelo menos mais dez dias de forma a conter a propagação do novo coronavírus.

14h39 - Misericórdia de Grândola com 50 infetados

O surto de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Grândola, no distrito de Setúbal, subiu para 50 infetados e há a registar dois óbitos.

14h31 - Sumol+Compal avança com despedimento coletivo

A Sumol+Compal vai avançar com um despedimento coletivo que deverá abranger cerca de 80 pessoas, avança a agência Lusa.

"Esta é uma decisão muito difícil, tomada perante uma conjuntura excecional, que afetará 5,5% dos nossos colaboradores em diferentes áreas da organização, mas que se afigura fundamental para assegurar a sustentabilidade económico-financeira da empresa", disse o grupo, em comunicado.


14h15 - Lista dos concelhos de risco vai ser alterada

Há novos municípios que cumprem um dos principais critérios mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.

O atual mapa de risco, que engloba 121 concelhos onde vigoram medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, estão a ser reavaliadas pelo Governo em reunião do Conselho de Ministros.

14h07 - Surto com 47 infetados em lar de Ourém já provocou um morto

Um surto com 47 casos positivos de SARS-CoV-2 no Lar Residencial Abrigo Nossa Senhora da Ajuda, em Alburitel, concelho de Ourém, já provocou um morto, confirmou à agência Lusa a delegada de Saúde.

Ana San-Bento adiantou que o surto foi detetado após terem sido realizados testes de rastreio, após três colaboradoras terem revelado resultados positivos.

"Uma das utentes inspirava maior cuidados de saúde e foi transportada para o hospital, onde, infelizmente, viria a falecer", revelou ainda a delegada de Saúde de Ourém.

Segundo a médica, foram efetuados 56 testes, dos quais nove deram negativo, explicou, sem especificar o número de utentes e de funcionários infetados.

A autoridade de saúde está a acompanhar a situação.

13h55 - Sonae afirma que não houve nenhuma alteração nos horários das lojas Continente devido ao Estado de Emergência

Na sequência da polémica em torno de abertura antecipada de supermercados nos próximos dois fins de semana, o grupo Sonae veio esclarecer em comunicado que a antecipação do horário de algumas lojas Continente para as 08h00 ocorreu já há algumas semanas, assim como prolongaram os horários de encerramento.

A empresa garante, por isso, que não houve nenhuma alteração nos horários das lojas Continente devido ao Estado de Emergência.

13h45 - Dúvidas sobre restrições a aplicar no fim de semana ao comércio de rua

Há quem se queixe de discriminação face à possibilidade dos supermercados poderem funcionar depois da uma da tarde.

E onde, muitas vezes, se vendem artigos como roupa, e assessórios ou se pode, por exemplo, fazer uma refeição.

13h35 - Irão ultrapassa as 40.000 mortes ligadas ao novo coronavírus

O Irão ultrapassou hoje as 40.000 mortes ligadas à covid-19, com as últimas 10.000 a ocorrerem em menos de um mês, continuando a lutar para conter a mais disseminada onda de infeção desde o início da pandemia.

O Ministério da Saúde iraniano anunciou hoje 457 mortes nas últimas 24 horas, assim como 117.517 infetados, o que faz aumentar o total de casos para mais de 726.000, embora responsáveis tenham alertado que existe uma significativa subestimação dos números.

O balanço das vítimas mortais aumentou nas recentes semanas, quebrando recordes no país que há meses enfrenta o pior surto do Médio Oriente.

Quase metade das mortes ligadas à covid-19 é registada na capital, Teerão. O pessoal de saúde alertou que o sistema está perto da sobrecarga e exigiu um bloqueio rigoroso de um mês em todas as capitais provinciais para diminuir a propagação do vírus.

Mas o governo tem resistido a fechar o país face a uma economia muito afetada por sanções norte-americanas sem precedente.

Esta semana as autoridades determinaram um recolher obrigatório noturno em Teerão e 30 outras cidades e pediram às lojas não essenciais que mandassem os seus trabalhadores para casa.

13h28 - Pelo menos 1,285 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.285.160 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Mais de 52.151.580 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

Até hoje, pelo menos 33.151.580 pessoas foram consideradas curadas de covid-19, acrescenta a agência francesa, sublinhando que os números oficiais refletem apenas parte do número real de contaminações no mundo.

Na quarta-feira, registaram-se 10.030 mortes e 627.315 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência.

Os países que registaram mais mortes nesse dia foram os Estados Unidos (1.330), Itália (623) e Reino Unido (595).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em número de mortes como de infeções, com um total de 241.808 mortes e 10.402.274 casos, segundo os dados da universidade Johns Hopkins, que contabiliza ainda 3.997.175 de casos declarados curados.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 163.373 mortes e 5.748.375 casos de infecção, a Índia com 128.121 mortes (8.683.916 casos), o México com 96.430 mortes (986.177 casos) e o Reino Unido Unidos com 50.365 mortes (1.256.725 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica é o que regista o maior número de mortes em relação à sua população, com 119 mortes por 100.000 habitantes, seguida por Peru (106), Espanha (86), Brasil (77).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 86.299 casos (15 novos entre quarta-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes e 81.252 recuperações.

Em termos de regiões do mundo, a América Latina e o Caribe tiveram um total de 417.104 mortes em 11.817.331 casos, Europa 322.177 mortes (13.625.939 casos), Estados Unidos e Canadá 252.477 mortes (10.678.117 casos), Ásia 179.581 mortes (11.255.051 casos), Médio Oriente 66.603 mortes (2.824.871 casos), África 46.277 mortes (1.920.306 casos) e Oceânia 941 mortes (29.974 casos).

13h17 - Polémica em torno de abertura antecipada de supermercados no fim de semana

Está a gerar uma enorme polémica o anúncio de alguns supermercados de antecipar o horário de abertura nos dois próximos fins-de semana.

As lojas Pingo Doce vão abrir às 6h30 da manhã. As do Continente às oito horas.

O Governo está a ser pressionado para clarificar as condições de abertura de todo o comércio.

O Presidente da Área Metropolitana do Porto, por exemplo, diz que a decisão dos supermercados é uma "paródia".

13h02 - Fechada Unidade de Gastroenterologia do Hospital de Portalegre

A unidade funcional de Gastroenterologia do Hospital de Portalegre está fechada, depois de terem sido detetados quatro casos ativos de Covid-19 entre colaboradores deste sector e dos serviços de consultas externas.

"Apenas está encerrada a unidade funcional de Gastroenterologia, as consultas externas estão em funcionamento", adianta fonte hospitalar, citada pela agência Lusa.

Em comunicado, o gabinete de comunicação da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano explica que o serviço de saúde ocupacional está a proceder, em conjunto com os serviços afetados e com a unidade de saúde pública, à investigação epidemiológica e a testes de rastreio, "sempre que necessário", a colaboradores e utentes.

13h01 - Interação entre diabetes e coronavírus em África

A Organização Mundial da Saúde para África vem alertar para uma "interação mórbida" entre a Covid-19 e as doenças não transmissíveis, sobretudo a diabetes e a hipertensão: principais comorbilidades do SARS-CoV-2.

O coordenador do programa de gestão das doenças não transmissíveis do comité regional da OMS para a África, Jean-Marie Dangou, falava durante a conferência de imprensa virtual desta organização.

"Existe uma interação mórbida entre a Covid-19 e as doenças não transmissíveis, sobretudo a diabetes e a hipertensão", afirmou o especialista, lembrando que "a diabetes torna as pessoas mais vulneráveis às infeções em geral".

12h54 - Coimbra. Escola Superior de Enfermagem já fez 944 testes

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra adianta, em comunicado enviado às redações, que levou a cabo, até 6 de novembro, "em parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro, um total de 944 testes de rastreio à Covid-19, não só a estudantes (882), mas também a docentes (62) da instituição".

"A grande maioria destes testes de pesquisa de SARS-CoV-2, iniciados ainda no mês de junho, foi realizada como procedimento prévio à retoma dos ensinos clínicos do ano letivo de 2019-2020 (que, desde março, estavam suspensos em virtude das medidas de contenção da pandemia), sendo que 83 foram feitos a estudantes alojados na Residência da ESEnfC", lê-se no comunicado.

Desde o início da pandemia e até quarta-feira "foram detetados na comunidade da ESEnfC, na sequência destes testes, oito casos positivos, quatro dos quais estão já recuperados e outros tantos em vigilância ativa (dois na Residência da ESEnfC e dois em casas de familiares)".

"O Serviço de Saúde Escolar da ESEnfC acompanha todos os estudantes em vigilância epidemiológica, promovendo intervenções educativas para toda a comunidade educativa".

12h48 - Autarca de Portalegre preocupada com subida de casos

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre expressou esta manhã preocupação com o número de infetados pelo novo coronavírus no concelho ao longo dos últimos dias. Há ali registo de 114 casos ativos, dos quais 70 num lar da misericórdia.

Em conferência de imprensa, Adelaide Teixeira considerou que o surto na Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, com 70 utentes infetados, é "preocupante", acrescentando que são desconhecidas "as linhas" de contágios em diferentes pontos do concelho.

"Com preocupação, obviamente, e tentando monitorizar todas as situações e acompanhá-las muito de perto de maneira não só a confinar estes pequenos surtos que estão a aparecer, mas também dar respostas e encontrar algumas soluções", afirmou.

11h47 - Taxa de desemprego na África do Sul bate recorde e atinge 30,8%

11h37 - Seleção das Honduras revela que jogador do Boavista está infetado

O futebolista Alberth Elis, que alinha no Boavista, da I Liga portuguesa de futebol, teve um teste positivo para o novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, anunciou hoje a seleção das Honduras.

11h30 - Lar da Misericórdia de Amares com 27 utentes e seis funcionários infetados

Um surto de covid-19 foi detetado no lar para idosos da Santa Casa da Misericórdia de Amares, infetando 27 utentes e seis funcionários, disse hoje à Lusa fonte daquela estrutura.

11h21 - Irão com mais 457 vítimas mortais da Covid-19

11h07 - Emirates regista prejuízos de quase 30 milhões de euros pela primeira vez em 30 anos

10h48 - BE diz que Governo devia agir e travar abertura de supermercados às 06h30

10h38 - Dezenas de casos positivos no Estabelecimento Prisional de Lisboa

A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais testou reclusos internados nos Serviços Clínicos depois de um caso positivo de um trabalhador do Estabelecimento Prisional de Lisboa. Seis resultados deram positivo.

Seguindo o plano de contingência, "procedeu-se à testagem os reclusos das alas H e C (cerca de 200) e dos trabalhadores identificados (cerca de 30) como tendo tido contactos suscetíveis de risco de contágio". Dos 172 resultados recebidos esta manhã (12 de novembro) indicam haver 1 trabalhador e 59 reclusos
positivos à Covid 19.


"Neste quadro e no âmbito do plano de contingência, a DGRSP determinou a afetação dos reclusos positivos, genericamente assintomáticos, a uma única Ala do Estabelecimento Prisional de Lisboa onde permanecerão em isolamento, separados da restante população prisional e sob vigilância e acompanhamento de pessoal clínico do Estabelecimento Prisional de Lisboa. No Estabelecimento Prisional de Lisboa ficam suspensas as atividades de formação escolar e profissional e de trabalho, bem como as visitas, com exceção das dos advogados. Os reclusos manterão, naturalmente, o direito legalmente consagrado a recreio a céu aberto e a telefonar".

Foi ainda informado que em articulação com as autoridades de saúde pública vai proceder-se à testagem de todos os reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa (cerca de 900) e a nova testagem de todos os seus
trabalhadores (cerca de 240)".

10h34 - CP reduz comboios de longo curso nos próximos dois fins de semana

A CP vai suprimir nos próximos dois fins de semana a partir das 13:00 os comboios Alfa Pendular e Intercidades na sequência do recolher obrigatório, medida do estado de emergência para conter a pandemia de covid-19.

10h33 - Presidente da CUREVAC espera conseguir produzir 300 a 400 milhões de doses da vacina no próximo ano

10h07 - África com mais 318 mortes e com total de 1.917.960 infetados

10h06 - Hospital da Feira prepara mais 20 camas para cuidados intensivos

A administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) anunciou hoje que o Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, está a preparar mais 20 camas de cuidados intensivos para internamentos relacionados com a covid-19.

09h52- Diretor do Instituto alemão  para doenças infecto-contagiosas Robert Kock diz que os primeiros resultados da vacina que esta a ser desenvolvida pela Pfizer e Biontech são muito encorajadores

09h28 - Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde diz que não estar à espera da vacina para a Covid-19 e "meter todos os ovos num cesto"

Tedros Ghebreyesus diz que o mundo pode estar cansado do vírus mas o vírus não mudou significativamente nem as medidas para o conter.

08h46 - Alemanha com 21.866 novas infeções nas últimas 24 horas

Cerca de 1.900 mais do que há uma semana e cerca de 3.400 mais do que na quarta-feira, mas abaixo do máximo de 23.399 casos registados no último sábado. Morreram mais 215 pessoas.

08h39 - Grandes superfícies querem mais pessoas a circular nas lojas do que em filas de espera
 08h23 - Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy hospitalizado depois de no início da semana ter contraído a Covid-19

Ucrânia registou um número recorde de novos casos nas últimas 24 horas - 11.057. Morreram durante o mesmo período 198 pessoas.

08h22 - Ministro alemão da Economia disse esta manhã que os dados mostram que a economia está melhor do que muitos esperavam há semanas ou meses

08h18 - República Checa com 8925 casos em 24 horas, bem abaixo dos valores registados na semana passada - 15.727

A República Checa registou ainda 108 vítimas mortais.

08h16 - Instituto Serum da Índia anunciou ter já produzido 40 milhões de doses da vacina para a Covid-19 da Astra Zeneca e vai em breve começar a produzir a potencial vacina da Novavax

08h13 - Rússia com valor recorde de 432 mortes nas últimas 24 horas e 21.608 novos casos

08h05 - Brasil com mais 544 vítimas mortais e 48 mil novos casos

08h00 - TAP: Reuniões com sindicatos sobre reestruturação da companhia arrancam hoje

A administração da TAP mantém hoje e sexta-feira um conjunto de reuniões técnicas com a Comissão de Trabalhadores e os sindicatos, sobre o plano de reestruturação da companhia aérea a apresentar a Bruxelas até 10 de dezembro.

7h42 - Ponto da situação

O Governo admite fechar estradas e ferrovias no quadro do estado de emergência. A avaliação é feita esta quinta-feira na reunião do Conselhos de Ministrros, onde poderá haver ainda uma reformulação da lista dos concelhos de risco.O Governo vai perdoar até 228 milhões de euros a empresas que queiram voltar ao lay-off. Quem recebeu o "incentivo à normalização" pago pelo Instituto do Emprego não terá de devolver o dinheiro, caso recorra ao novo apoio à retoma.


A Antena 1 contactou os autarcas da Batalha e da Pampilhosa da Serra. O primeiro espera ver o seu município deixar esta quinta-feira o conjunto dos até agora 121 concelhos em pior situação. O segundo prepara-se para entrar.

Recorde-se que o critério estabelecido para considerar um concelho como sendo de risco elevado é o de ter 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores.

Rede hospitalar
O secretário de Estado adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, garantiu ontem, durante uma deslocação ao Porto, que a rede entre hospitais funciona e que nenhuma unidade recusará um doente com Covid-19, independentemente da origem.

No Porto, há 48 surtos em lares. Ontem começou a funcionar uma estrutura que vai receber doentes não infetados de instituições de todo o país.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, considera que nesta altura o país deveria estar melhor preparado para enfrentar a pandemia.
Casos nas cadeias
Em estabelecimentos prisionais do país, há 248 casos de Covid-19 - 80 são trabalhadores e 168 são reclusos.
Só em Tires há 148 reclusas infetadas. A origem dos surtos ainda não foi identificada.
Casos nas forças de segurança
Mais de mil agentes da PSP, da GNR e do SEF testaram positivo para o SARS-CoV-2 Covid-19 desde o início da pandemia.
O Ministério da Administração Interna revela que até ao dia 3 de novembro foram contados 1042 infetados. Já recuperaram da doença 648 agentes.

Em confinamento profilático estão 749 destes profissionais.
O quadro em Portugal
Morreram mais 82 pessoas entre terça e quarta-feira, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. É o mais elevado número de óbitos desde o advento da pandemia do novo coronavírus.

No final de outubro, a média diária de mortes era de 30. Agora é de 58.

Havia ontem registo de mais 4935 casos confirmados de infeção. E o número de internados voltou a aumentar: mais 43, para um total de 2785.

Em unidades de cuidados intensivos estavam mais nove pessoas, para um total de 391.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já provocou pelo menos 1.275.113 mortes em mais de 51,5 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A partir de 23 de novembro, Espanha vai exigir um teste negativo à Covid-19 a todos os viajantes que tenham estado em países de risco. Portugal não está ainda excluído desta lista, como a grande maioria de todos os outros países europeus.

Exigir teste negativo à chegada é uma recomendação da UE para uniformizar o controle sanitário e que Espanha vai passar a cumprir. Todos os viajantes provenientes de países de risco terão de apresentar um PCR negativo realizado até 72 horas antes.
Esta exigência afeta todos os países da UE e do Espaço Schengen, com exceção da Noruega, Finlândia e Grécia, considerados de baixo risco e, como tal, excluídos de apresentar o teste de rastreio à Covid-19.

Esta nova medida acontece numa altura em que Espanha já passou a barreira dos 40 mil mortos e regista já mais de 1,5 milhão de casos.