Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Nuno Veiga - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou mais 9927 novos infetados e 95 mortos, em 24 horas.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


00h05 - Presidente da República admite "confinamento muito mais rigoroso"

O Presidente da República antecipou dois cenários em relação às medidas de combate à pandemia de covid-19, admitindo que se as infeções se mantiverem nos valores mais recentes será necessário ponderar um "confinamento muito mais rigoroso".

No debate com Vitorino Silva, no âmbito das eleições presidenciais, transmitido na RTP3, Marcelo Rebelo de Sousa, que é também recandidato ao cargo de chefe de Estado, afirmou que, face ao possível agravamento da crise pandémica, com um aumento de contágios pelo novo coronavírus, "há em cima da mesa dois cenários".

"O primeiro cenário é de regressarmos a quatro mil, cinco mil, seis mil casos por dia", o que se traduz numa "redução do número de casos destes últimos dois dias" (em que os novos contágios diários rondavam os 10 mil), e isso "significaria regressar àquilo que era o regime vigente até agora", apontou o Presidente.

Já no caso de a evolução da pandemia "continuar neste ritmo mais elevado", alertou Marcelo Rebelo de Sousa, "então aí vai ter que se ponderar um confinamento muito mais rigoroso, exceto por ventura o encerramento de escolas".

"Sobre isso serão ouvidos os partidos por duas vezes, antes da sessão epidemiológica (de terça-feira) pelo primeiro-ministro, depois da sessão epidemiológica pelo Presidente da República", assinalou, apontando que a sua decisão será "levada ao parlamento, que autorizará".

Marcelo Rebelo de Sousa ressalvou que, mesmo com um agravamento das medidas, a campanha eleitoral não estará em causa, porque "a atividade política está salvaguardada por lei, e deve ser salvaguardada em qualquer caso pelo decreto presidencial e pela sua execução".

Também o desconfinamento para permitir às pessoas deslocarem-se aos locais de voto será "obviamente" tido em conta, garantiu, antecipando que no dia 24 de janeiro "haverá liberdade de circulação, de deslocação, permitindo o exercício do direito de voto".

O Presidente da República, e candidato, disse também que, antes de marcar a data das eleições presidenciais, teve dúvidas quanto a um possível adiamento, pelo que ouviu os partidos com representação parlamentar, que recusaram esse adiamento.

"Ao contrário das outras eleições, quanto às eleições presidenciais a Constituição, ela própria, fixa os termos que determinam a data, ou as datas possíveis da eleição, porque a data é fixada em função do termo do mandato anterior do Presidente, o que significa o quê? Que para haver um adiamento, e por isso perguntei aos partidos políticos, era preciso haver revisão constitucional", explicou, notando que só pode acontecer por iniciativa do parlamento e que não é "muito fácil" que possa acontecer "em tempo útil".

22h37 - Brasil ultrapassa 200 mil mortes

O Brasil registou 1.524 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando a marca de 200 mil mortes provocadas pela doença na pandemia, de acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde.

Assim, o Brasil totalizou 200.498 vítimas mortais desde que o primeiro caso da doença foi notificado no país, em 26 de fevereiro de 2020.

O Executivo brasileiro também informou o registo de 87.843 casos de covid-19 em 24 horas, dado que elevou para 7.961.673 o número de infeções confirmadas no país.

O Ministério da Saúde brasileiro destacou que 7.096.931 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto 664.244 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico.

Os números confirmam o Brasil, com seus 210 milhões de habitantes, como um dos lugares mais afetados pela doença no mundo, ocupando o segundo lugar em número de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos (360.741), e o terceiro com mais casos, sendo superado pelos Estados Unidos (mais de 21 milhões de infetados) e a Índia (10,3 milhões de infetados).

O país sul-americano ultrapassou a barreira de 200 mil mortos num momento em que a covid-19 voltou a elevar a preocupação dos gestores de grandes cidades como Manaus e o Rio de Janeiro, que viram o número de internações saltar a partir de novembro e estão com hospitais públicos e privados lotados.

22h18 - Madeira regista mais duas mortes e 77 novos casos positivos

A Madeira registou esta quinta-feira mais duas mortes associadas à covid-19, duas mulheres com 46 e 86 anos, no dia em que a região reporta 77 novos casos positivos e 1.027 situações ativas, informou a Direção Regional de Saúde.

Os dois óbitos associados à covid-19 são uma mulher de 46 anos e outra de 86, que se encontravam internadas na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 desde os dias 02 e 04 de janeiro, respetivamente, elevando para 18 o número de mortes devido ao novo coronavírus na região.

A primeira morte associada a esta pandemia na Madeira ocorreu a 01 de novembro.

"Hoje há 77 novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 2.379 casos confirmados de covid-19 no território regional", pode ler-se no boletim epidemiológico diário divulgado pela autoridade regional de saúde deste arquipélago.

21h18 - Pandemia alastra nos Açores

A ilha de São Miguel está a poucas horas de entrar em recolher obrigatório. Os Açores registaram nas últimas 24 horas 103 novas infeções, 100 das quais na ilha.


21h16 - Vários partidos criticaram o Governo por causa da pandemia

Bloco de Esquerda e PCP querem melhor comunicação, enquanto o CDS voltou a apelar à utilização dos setores privado e social na saúde para combater a pandemia.


20h27 - França regista 277 mortes nas últimas 24 horas

A França registou nas últimas 24 horas 277 vítimas mortais devido à covid-19, elevando assim o total desde o início da pandemia para 66.841 mortes, segundo divulgaram esta quinta-feira as autoridades francesas.

Nos últimos sete dias, houve 7.736 novos pacientes nos hospitais franceses e 1.171 foram admitidos nos cuidados intensivos.

Desde quarta-feira, foram identificados 21.703 novos casos de covid-19, elevando assim o total de mortes desde o início da pandemia para 2.727.301.

20h24 - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra à beira da rotura

Toda a atividade cirúrgica programada vai ser suspensa para reforçar as alas covid com mais profissionais de saúde. A capacidade de internamento do hospital está praticamente esgotada.


20h22 - Fim-de-semana. Restrições à circulação em concelhos vizinhos de Lisboa

Cascais e Amadora são dois dos concelhos que voltam a ter restrições de circulação este fim-de-semana. Residentes e empresários já estavam à espera destas medidas.


20h19 - Confinamento geral volta a estar em cima da mesa

Perante números extraordinários da pandemia, António Costa assume: pode voltar a fazer aquilo que sempre disse que não queria repetir, caso os números recentes mantenham ou excedam as 10 mil infeções diárias. Mas é, para já, apenas um cenário.

As medidas aprovadas esta quinta-feira são mais duras, mas apenas para este fim de semana.

Entre sábado e domingo, é proibida a circulação entre concelhos em todo o território nacional. É também proibida a circulação na via pública a partir da 1 da tarde nos concelhos com risco elevado, muito elevado e extremamente elevado. São restrições mais duras do que noutros fins de semana, quando os concelhos de risco elevado não tinham que cumprir o recolher obrigatório.

Agora, de fora, ficam apenas 25 concelhos de risco moderado, quase todos no interior do país e no litoral alentejano.

19h37 - Cabo Verde regista 94 novos casos nas últimas 24 horas

Cabo Verde registou mais 94 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 12.146 o total de infeções acumuladas desde 19 de março, conforme dados avançados pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério cabo-verdiano informou que do total de 980 amostras analisadas nas últimas 24 horas, 94 deram resultado positivo para a covid-19, sendo mais de um terço (32) na ilha de São Vicente.

Na Praia foram contabilizadas mais 14 novas infeções, mais três em São Domingos e mais duas em São Miguel, todas na ilha de Santiago, enquanto que a ilha do Fogo tem mais 13 casos, repartidos pelos concelhos de São Filipe (04) e Mosteiros (09).

Em Santo Antão há mais 16 casos, distribuídos pelos municípios da Ribeira Grande (10) e Porto Novo (06), enquanto o Maio reportou mais 14 novas infeções pelo novo coronavírus.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde cabo-verdianas deram alta a mais 32 pessoas, tento agora 11.665 casos considerados recuperados da doença.

Com os novos dados, o país aumentou para 12.146 o total de infeções acumuladas desde 19 de março, mantém 113 óbitos e dois doentes transferidos e aumentou para 363 o número de casos ativos.

19h18 - Ocupação superior a 90% em cuidados intensivos no Hospital de Matosinhos

O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, regista esta quinta-feira uma taxa de ocupação de doentes com SARS-CoV-2 superior a 90% em cuidados intensivos, número que está a ser gerido "com alguma preocupação", referiu hoje o conselho de administração.

"O Hospital Pedro Hispano tem capacidade de resposta para internar doentes com covid-19, mas no caso dos doentes mais críticos, os que necessitam de cuidados intensivos, essa capacidade está a ser gerida com alguma preocupação", referiu o conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

À data de hoje, segundo fonte deste hospital, estão internados 31 doentes com infeção pelo novo coronavírus em enfermaria e 15 em cuidados intensivos.

Estes valores traduzem-se em 50% de taxa de ocupação da vertente de enfermaria.

A ocupação é "superior a 90% nos cuidados intensivos", uma realidade que, de acordo com a mesma fonte, já obrigou a transferir um doente.

18h35 - Angola regista 110 novos casos e recupera 478 doentes nas últimas 24 horas

Angola registou 110 novos casos e 478 pessoas foram consideradas recuperadas, nas últimas 24 horas, período em que não foi notificado nenhum óbito, informaram esta quinta-feira as autoridades sanitárias angolanas.

Dos 110 casos, 46 foram registados em Luanda, 24 no Cuanza Sul, 21 no Bié, cinco no Huambo, três no Moxico e igual número nas províncias de Benguela e Uíje, dois no Zaire, um na Huíla e o mesmo número no Namibe e Cabinda.

Os infetados, 57 do sexo masculino e 53 do sexo feminino têm idades entre 1 e 81 anos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, as 478 pessoas dadas como recuperadas são das províncias de Luanda (367), Zaire (90), Cunene (16), Huambo (3) e Bié (2), com idades compreendidas entre 1 e 68 anos.

18h28 - Bares e restaurantes em França só reabrem a partir de fevereiro

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou esta quinta-feira que os bares e restaurantes só vão reabrir possivelmente a partir de 15 de fevereiro e que recolher obrigatório no país vai estar em vigor até 20 de janeiro.

"A situação sanitária tornou-se mais frágil nas últimas semanas", disse Jean Castex numa conferência de imprensa sobre a propagação da covid-19 em França.

Assim, a reabertura dos bares e restaurantes, prevista para 20 de janeiro, foi adiada, assim como a reabertura de museus, cinemas ou teatros. O recolher obrigatório das 20h00 às 06h00, imposto desde dezembro em todo o país, vai continuar em vigor, pelo menos, até 20 de janeiro.

18h26 - António Costa recebe na sexta-feira PSD, BE, PCP, CDS e PS sobre agravamento de restrições

O primeiro-ministro recebe na sexta-feira, em São Bento, delegações do PSD, Bloco de Esquerda, PCP, CDS-PP e PS sobre a possibilidade de serem tomadas medidas mais restritivas para combater o aumento de casos de covid-19 em Portugal.

Estas audiências foram anunciadas hoje por António Costa no final do Conselho de Ministros, em que adiantou que haverá também na sexta-feira sobre o mesmo tema uma reunião do Conselho Permanente da Concertação Social.

De acordo com fonte do executivo, no sábado, será a vez de o Governo se reunir com as restantes forças políticas com representação parlamentar: PAN, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.

18h04 - Hospitais de Coimbra suspendem atividade cirúrgica programada

O Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC) suspendeu a atividade cirúrgica programada, convencional e ambulatória que ocorra no bloco operatório central, com exceção de doentes oncológicos, urgentes e muito prioritários e prioritários, foi anunciado.

O objetivo, segundo um comunicado do CHUC, é "mobilizar recursos humanos necessários ao reforço do dispositivo do plano de contingência da covid-19, de reduzir a pressão sobre os serviços de internamento e a circulação de pessoas no polo Hospitais da Universidade de Coimbra".

"As consultas externas subsequentes, sempre que o doente reúna critérios para o efeito, deverão ser preferencialmente substituídas por teleconsultas ou consultas não presenciais", adianta a nota enviada à agência Lusa.

17h51 - Número de óbitos em lar de Mourão sobe para sete

O número de óbitos no Lar Nossa Senhora das Candeias, em Mourão, distrito de Évora, onde está ativo um surto de covid-19, subiu para sete, mais quatro do que no anterior balanço, revelou esta quinta-feira fonte da Câmara Municipal.

A fonte do município indicou que três utentes da instituição, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Mourão, infetados com o vírus da covid-19 morreram na quarta-feira no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

Segundo a mesma fonte, até agora, "apenas três dos sete óbitos" na instituição "foram declarados como mortes covid" e nas restantes as causas estão a ser alvo de investigação por parte das autoridade de saúde.

Este lar tem 51 utentes infetados com o coronavírus SARS-CoV-2 e dois residentes encontram-se internados no HESE, precisou a fonte, indicando que foram ainda infetados com o vírus da covid-19 sete funcionários da instituição.

17h40 - Madeira com recolher obrigatório às 18h00 nos próximos dois fins-de-semana

Todos os estabelecimentos comerciais, cafés e restaurantes na Madeira vão encerrar às 17h00 nos próximos dois fins de semana e há recolher obrigatório a partir das 18h00 nesses dias, anunciou o Governo Regional.

Estas são as medidas que o executivo de coligação PSD/CDS-PP decidiu hoje para tentar conter a disseminação da covid-19 no arquipélago.

Num comunicado, o Governo Regional especifica que, nesses dois fins de semana (09-10 e 16-17 de janeiro), está interdita a circulação na via pública entre as 18h00 e as 05h00 do dia seguinte.

Além disso, "todo o comércio, incluindo grandes superfícies e supermercados, é encerrado a partir das 17:00 e abertura a partir das 08h00", com exceção para farmácias, clínicas e consultórios e postos de abastecimento de combustível "só para abastecimento de veículos".

Quanto a restaurantes, bares e similares, "estes estabelecimentos encerram às 17h00", indica o comunicado.

"Atendendo à limitação de circulação, alertamos que os `take-aways` e entregas ao domicílio estarão encerrados" a partir das 18h00, lê-se no documento.

O Governo justifica estas medidas pelo facto de a Madeira ter tido um "aumento substancial de casos de covd-19 na última semana, atingindo uma média diária de cerca de 100 casos".

17h30 - Proibição de circulação entre concelhos no fim de semana abrange todos os municípios

A proibição de circulação entre concelhos no fim de semana aplica-se a todos os municípios do continente, enquanto o recolher obrigatório às 13h00 de sábado e domingo abrange apenas 253 municípios.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, aplica-se "a todo o território nacional continental a proibição de circulação entre concelhos entre as 23h00 do dia 08 de janeiro e as 05h00 do dia 11 de janeiro de 2021, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos".

Minutos antes, em conferência de imprensa para anunciar as medidas da renovação do estado de emergência até 15 de janeiro, o primeiro-ministro, António Costa, disse que o Conselho de Ministros aprovou "estender as regras atualmente em vigor para o próximo período" e, "por uma medida cautelar", determinar que "durante o próximo fim de semana se aplicarão por igual a todos os concelhos do país com mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes a regra da proibição da circulação interconcelhia e a regra da proibição da circulação na via pública após às 13h00".

17h24 - Itália regista 18.000 novos casos e ultrapassa o total de 77.000 mortes

A Itália registou 18.020 novos casos de covid-19 e 414 mortes nas últimas 24 horas, dados melhores do que os de quarta-feira, mas que se explicam pelo menor número de testes realizados, o que elevou a taxa de positividade.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, esta quinta-feira registou-se uma taxa de 14,8% de casos positivos nos testes realizados, face aos 11,3% do dia anterior, enquanto o total de casos subiu para 2.220.361 e o de óbitos para 77.291.

O número de pessoas hospitalizadas continua a aumentar e são quase 24.000, com 2.587 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

17h05 - Quase duplicou número de concelhos em risco extremo de contágio

O número de concelhos em risco extremo de transmissão da covid-19, com mais de 960 casos por 100 mil habitantes, quase que duplicou, passando de 30 para 56, segundo a lista atualizada divulgada pelo Governo.

O número de concelhos em risco muito elevado, entre 480 e 960 casos por 100 mil habitantes, também subiu, de 79 para 132.

Na lista de concelhos em risco muito elevado de contágio estão agora 15 dos 18 municípios capitais de distrito no território continental, designadamente Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Dos outros três concelhos que são capital de distrito, Guarda encontra-se em risco extremo, enquanto Aveiro e Portalegre estão em risco elevado, de acordo com a atualização da lista dos concelhos de risco, que vigora no âmbito da renovação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19, entre as 00h00 de sexta-feira e as 23h59 de 15 de janeiro.

16h59 - Filipinas fecha as portas a passageiros oriundos de Portugal e Brasil

As Filipinas proibiram a entrada de estrangeiros que estiveram em Portugal ou no Brasil nas últimas duas semanas, desde esta quinta-feira, devido à nova estirpe do novo coronavírus.

Num comunicado divulgado na quarta-feira, o gabinete da Presidência das Filipinas disse que a proibição estará em vigor desde as 00h00 de sexta-feira nas Filipinas (16h00 de hoje em Portugal continental) e até 15 de janeiro.

A única exceção prevista são os passageiros que apenas mudaram de voo em Portugal ou no Brasil, não tendo abandonado o aeroporto. Este grupo terá ainda assim de se submeter a um período de quarentena de 14 dias, que poderá ser feito em casa, caso façam um teste negativo ao novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Já os cidadãos filipinos poderão entrar no país, tendo, no entanto, de se submeter a uma quarentena de 14 dias num local designado pelas autoridades, mesmo que à chegada façam um teste com resultado negativo.

A decisão, fruto de uma recomendação conjunta do Departamento de Saúde e do Departamento dos Negócios Estrangeiros das Filipinas, abrange ainda passageiros que estiveram na Índia, Finlândia, Noruega ou Jordânia.

16h43 - Vacinação a correr bem

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros defendeu esta quinta-feira que a vacinação, administrada por estes profissionais, "é o que está a correr melhor" na pandemia de covid-19, e acusou o Governo de gerir a situação "ao dia".

"A vacinação, curiosamente, que é aquilo que está a cargos dos enfermeiros, que é uma competência dos enfermeiros, é o que está a correr melhor", disse Ana Rita Cavaco, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o presidente do CDS-PP, na sede da Ordem, em Lisboa.

A bastonária realçou que "Portugal, até agora, com as doses que tem" está entre os "países que mais vacinou".

Ana Rita Cavaco rejeitou que a canalização de enfermeiros para a vacinação contra a covid-19 contribua para a rutura nos cuidados de saúde, justificando que "o problema é mesmo falta de espaço para internar estas pessoas e para cuidar delas, quer os covid, quer os não covid" e assinalando que o aumento do número de infeções significa um aumento dos internamentos hospitalares.

16h34 - Governo aprova prolongamento do apoio à retoma até junho e salário a 100%

O Governo aprovou esta quinta-feira o prolongamento até junho de 2021 do apoio à retoma progressiva, que passa a garantir 100% do salário aos trabalhadores em `lay-off`, e que é alargado a sócios-gerentes.

"Foi aprovado o decreto-lei que prorroga o apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade em empresas em situação de crise empresarial", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.

O Governo indica que o apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade em empresas em situação de crise empresarial é prorrogado "até 30 de junho de 2021", tal como estava previsto no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

16h30 - Vacina Coronavac teve eficácia de 78% em estudo no Brasil

A Coronavac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac que foi testada no Brasil pelo Instituto Butantan, teve uma eficácia de 78% no país, informou o governo do estado de São Paulo.

"É um dia muito importante para os brasileiros, para a vida e para a saúde, a vacina do Instituto Butantan tem eficácia de 78% a 100% contra a covid-19, apontam os estudos no Brasil", disse o governador de São Paulo, João Doria, numa conferência de imprensa.

Os dados da pesquisa foram revistos pelo Comité Internacional Independente que acompanha os ensaios e serão apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão que autoriza a venda de medicamentos no Brasil.

A taxa mínima de eficácia de uma vacina contra o novo coronavírus recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa é de 50%, pelo que o uso do medicamento poderá ser autorizado no prazo de dez dias.

Segundo o governo regional de São Paulo, a vacina também registou 100% de proteção contra mortes, casos graves e internamentos dos voluntários do estudo que foram contaminados.

A Coronavac começou a ser testada no país sul-americano em julho do ano passado pelo Instituto Butantan que, além dos testes, celebrou um acordo para a compra de 46 milhões de doses da vacina e a autorização para fabricar o medicamento no país.

16h12 - Segunda vaga com "ritmo recorde" de 22 mil casos diários em África

A segunda vaga da pandemia de covid-19 em África está a alastrar a um "ritmo recorde", com quase metade do total de casos declarados desde outubro, a uma média de 22 mil novas infeções diárias.

De acordo com uma análise do Africa Center for Strategic Studies, com sede em Washington, baseada em dados da Universidade Jonhs Hopkins, 28 dos 54 países africanos tem vindo a reportar, desde 1 de outubro, um número crescente de casos de semana para semana.

"Esta tendência resultou numa média de 22 mil novos casos diários em dezembro, eclipsando o pico de 18 mil registados durante a primeira vaga da pandemia em julho", adianta o Africa Center for Strategic Studies.

Aponta, por outro lado, que "quase metade (46%) do total de casos registado no continente foram reportados desde outubro" e que 93% dos declarados na segunda vaga estão concentrados em 15 países.

África do Sul e Marrocos, países com as melhores capacidades de testagem no continente, continuam a registar o maior número de casos, no entanto, países como Angola, Tunísia, Botswana, Uganda, Eritreia e Burkina Faso tiveram "aumentos acentuados durante a segunda vaga", ainda que o acumulado de casos notificados permaneça relativamente baixo.

16h04 - Moçambique regista mais quatro mortes e 294 novos casos

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais quatro óbitos por covid-19, elevando o total de mortes para 176, num dia em que o número de casos subiu para 19.961, anunciou o Ministério da Saúde.

Tratam-se de quatro moçambicanos (2, 28, 60 e 70 anos) que morreram durante o período de internamento, três numa unidade hospitalar da cidade de Maputo e um na província de Nampula, indica um boletim de atualização de dados sobre a pandemia, enviado à comunicação social.

Nas últimas 24 horas, o país registou ainda 294 novas infeções, elevando o total para 19.961, das quais 19.645 são de transmissão local e 316 são importadas.

As autoridades de saúde anunciaram ainda que mais 314 pessoas foram dadas como recuperadas, elevando o total para 17.455 (87%).

A cidade de Maputo, capital do país, regista o maior número de infeções ativas, com 1.544, seguida de Maputo província, com 203 e as restantes províncias registam menos de 140 infeções ativas.

Desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março, o país testou um total de 280.786 casos suspeitos.

15h59 - Lista de níveis de risco com 56 concelhos com risco extremo de contágio

Cinquenta e seis concelhos de Portugal continental integram a partir desta quinta-feira o nível de risco extremo de contágio por covid-19, segundo a mais recente lista de níveis de risco divulgada pelo Governo.

Já o número de concelhos em risco muito elevado é agora de 132, enquanto em risco elevado encontram-se 64 e em risco moderado 25 municípios.

15h36 - Lar de Miranda do Douro com 4 mortos e todos os utentes infetados

O número de mortes associadas à covid-19 no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro, distrito de Bragança, subiu para quatro e todos os 68 utentes estão infetados pelo SARS-CoV-2, disse à Lusa a provedora da instituição.

"Temos a lamentar a morte de um homem na casa dos 80 anos que estava muito debitado. O utente morreu hoje de manhã", concretizou Jacinta Fernandes.

De acordo com a responsável, atualmente dois dos utentes estão internados numa unidade hospitalar de Bragança.

15h23 - Aumento de casos motiva fecho de escolas de Santa Cruz

A Secretaria da Educação da Madeira decidiu esta quinta-feira encerrar as cerca de 20 escolas do município de Santa Cruz devido ao aumento de casos de covid-19, que coloca o concelho na lista de risco elevado.

"Na sequência do registo do número de casos que coloca o concelho em risco elevado, foi decidido proceder ao encerramento das escolas do concelho de Santa Cruz, ao longo do turno da tarde de hoje", pode ler-se no comunicado divulgado na página oficial deste departamento do Governo da Madeira, que prevê reabrir os estabelecimentos na terça-feira.

A medida "afeta um total de 4.400 alunos, 1.000 professores e funcionários, e cerca de 20 estabelecimentos".

15h00 - Surto no serviço de Medicina Interna do hospital de Leiria está resolvido

O surto de covid-19 que atingiu o Serviço de Medicina Interna do Hospital de Santo André, em Leiria, no final de novembro, está ultrapassado, revelou hoje fonte hospitalar à agência Lusa.

Segundo fonte do Centro Hospitalar de Leiria - que integra os hospitais de Santo André, Distrital de Pombal e Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça - do surto resultaram 20 profissionais infetados, que já se encontram todos recuperados.

Foram ainda infetados 20 doentes pelo SARS-CoV-2, dos quais sete morreram.

Dos 13 recuperados, 11 já tiveram alta e dois ainda estão internados em áreas não covid, informa a mesma fonte.

14h52 - Portugal com mais 9927 novos infetados e 95 mortos

O boletim epidemiológico de hoje confirma 9927 novos casos de Covid-19, mais 95 mortos e 3476 recuperados.

O Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (3554 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (3501), a região centro (1885), Alentejo (574) Algarve (348) Na Madeira foram reportados mais 27 casos e nos Açores mais 68.

Do total de óbitos, 38 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, 27 no norte do país, 17 na região centro e dez no Alentejo e três no Algarve.

Há mais 40 doentes internados em enfermaria e mais um nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 3333 doentes com Covid-19 internados, dos quais 514 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 456.533 casos confirmados, 7472 óbitos e 355.701 recuperados. Há 93.360 casos ativos, mais 6365 do que no dia anterior.

As autoridades de saúde têm 103.771 pessoas em vigilância, mais 3688 do que ontem.

14h48 - Total de mortes do surto no lar da Misericórdia de Mértola sobe para 16

O total de mortes provocadas pelo surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, no Alentejo, subiu para 16, com a morte de mais três utentes, disse hoje à agência Lusa o provedor.

As três vítimas mortais mais recentes são duas idosas que morreram no hospital de Beja e um idoso que morreu na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) daquela vila do distrito de Beja, precisou José Alberto Rosa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM).

Devido ao surto no lar, já foram infetadas 101 pessoas com o vírus que provoca a doença covid-19, nomeadamente 65 utentes - 16 dos quais morreram - e 36 funcionárias, precisou.

14h37 – Costa considera como cenário provável regressarmos ao “conjunto de medidas tipo adotadas em março”

António Costa já afirmou que se os números de novos casos continuarem a rondar os dez mil, terão de ser adotadas medidas mais restritivas. O primeiro-ministro avança que “um cenário que podemos ter como provável é voltarmos a conjunto de medidas tipo que adotamos em março”, com a única diferença de não se encerrarem as escolas.

“Todos os especialistas indicam que não se justifica afetar o normal funcionamento das escolas”, sublinha Costa.

14h27 – Impacto na abstenção?

Questionado sobre o possível impacto da pandemia e do estado de emergência na abstenção, devido ao receio dos eleitores de possíveis aglomerações, António Costa reconhece que se vivem “tempos atípicos” e que a organização eleitoral “terá de evitar ajuntamentos”.

O primeiro-ministro lembra novamente que a pandemia não impediu a realização de eleições nos Açores ou, a nível externo, nos Estados Unidos. Terá de haver adaptação da campanha, dos candidatos e da organização eleitoral, “como em todas as outras atividades”.

“A lei é clara”, reiterou o chefe de Governo, referindo-se à Lei do Estado de Emergência.

14h25 – Aumento dos casos de infeção “era previsível”

“Quando adotamos as medidas para este mês, assumimos desde logo como previsível que diminuindo o nível de restrição durante o Natal, era natural que a seguir houvesse algum incremento da transmissão, mesmo que a generalidade das famílias adotasse, como creio que adotaram, as medidas de prevenção”, explicou António Costa.

“Os números de ontem e hoje são muitos dispares daquilo que tínhamos no início da semana, quando tínhamos cerca de 4.500 casos. Houve uma duplicação dos números em dois dias”, observou o primeiro-ministro.

“Temos que ver o que é efeito da maior circulação, o efeito da maioria das pessoas durante o período das festas terem testado menos”, diz Costa, sublinhando que 91 por cento dos casos são testes realizados antes de ontem e, portanto, “são muito recentes”.

António Costa considera, assim, existir “vários fatores” que possam explicar o aumento de casos e prefere esperar por dia 12 “para termos dados seguros”.

14h22 – "Lei do estado de emergência não permite qualquer tipo de restrição à atividade política"

Questionado sobre se as eleições presidenciais se vão manter perante as novas medidas, António Costa é taxativo: "A lei do estado de emergência não permite qualquer tipo de restrição à atividade política".

“Há condições para que o ato eleitoral decorra com total segurança, mesmo vigorando as medidas de estado de emergência”, sublinhou o primeiro-ministro.

14h21– Costa não descarta encerramento das escolas

Questionado pelos jornalistas sobre quais serão as medidas mais restritivas planeadas para a próxima semana, caso se registe uma evolução negativa da pandemia, António Costa sublinhou que vai ainda ouvir os parceiros sociais e partidos políticos.

Sobre as escolas, diz que “há um grande consenso entre técnicos e especialistas de que não se justifica afetar o funcionamento do ano letivo”, tal como no ano passado.

Reconhece, no entanto, que as medidas mais restritivas para os fins de semana poderão ser aplicadas também aos dias de semana. Ou seja, não exclui a possibilidade de adotar “medidas de confinamento mais geral” como as que foram adotadas em março.

O primeiro-ministro sublinha que a esperança “é a última coisa a morrer” e que se deve manter em aberto que os números de ontem e de hoje sejam apenas um ajustamento das últimas semanas.

“Não quero estar a antecipar medidas. A esperança é a ultima coisa a morrer, devemos ter esperança”, frisa.

Mas, se os dados até dia 12 confirmarem uma evolução negativa, “é evidente que é necessário fazer o que é necessário fazer”, reitera.
“Não podemos por em risco o enorme esforço que foi feito até agora”, acrescenta.

António Costa diz que, num momento em que já decorre a vacinação, num momento “em que já sabemos que este túnel tem um fim, não podemos estar a desperdiçar o que conquistámos”.

14h20 - “Provavelmente teremos de adotar medidas mais restritivas a partir da próxima semana”, afirma António Costa

António Costa avançou que foi já convocada uma reunião de emergência para sexta-feira para avaliar “se tal vier a ser necessário, a adopção de medidas no próprio dia 12 que correspondam a um agravamento da situação".

Para dia 12 está marcada uma reunião com os especialistas, que vão avaliar o impacto do relaxamento das medidas do Natal nos números diários de novas infeções.

14h15 - Proibição de circulação entre concelhos no próximo fim-de-semana

No final da reunião de Conselho de Ministros, António Costa anunciou que foi aprovado uma extensão das regras em vigor para os próximos sete dias. “Como medida cautelar no fim de semana vão aplicar-se por igual, a todos os concelhos com mais de 240 casos por mil habitantes por concelho as regras de circulação entre concelhos e da proibição de circulação na via pública após as 13 horas”, acrescentou o primeiro-ministro.

As medidas só não se aplicam a 25 concelhos de Portugal Continental, os únicos onde não há 240  casos por mil habitantes.

14h12 - Costa afirma que os novos casos hoje devem chegar "praticamente aos dez mil"

14h09 - EUA registam recorde diário de mortes pelo segundo dia consecutivo

Os Estados Unidos da América (EUA) registaram nas últimas 24 horas, e pelo segundo dia consecutivo, um novo recorde diário de mortes associadas à doença covid-19, ao notificar 3.865 óbitos, divulgou hoje a universidade norte-americana Johns Hopkins.

Este número supera as 3.775 mortes contabilizadas na terça-feira pela mesma instituição norte-americana.

14h00 - Suécia com mais 12.536 novos casos e 277 mortos desde 5 de janeiro

13h52 - BE/Açores exige apoio a pais que vão perder rendimentos por encerramento de escolas

O BE/Açores reiterou hoje a exigência de que o Governo Regional apoie os pais que vão perder rendimentos devido ao encerramento de escolas, garantindo o salário completo e a gratuitidade de creches e jardins de infância.

No dia em que o executivo regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM anunciou o fecho das escolas na ilha de São Miguel, até pelo menos 15 de janeiro, o BE voltou a insistir na implementação imediata de "um apoio que garanta a totalidade do salário aos pais que terão de faltar ao trabalho para apoiar os filhos".

Os bloquistas, liderados no arquipélago por António Lima, querem, ainda, "que o pagamento da mensalidade das creches e jardins de infância seja integralmente assumido pelo Governo Regional".

13h45 - Novas medidas são caminho mais do que provável para combate à pandemia

Quase todos concordam que terão de se adoptar novas medidas nos próximos dias e repensar algumas das que já estão em vigor - como o encerramento de estabelecimentos comerciais a partir das 13h aos fins-de-semana.


13h30 - Surto com 22 utentes e 10 funcionários infetados em lar da vila de Cuba

Um surto com 22 utentes e 10 funcionários infetados pelo vírus da doença covid-19 foi detetado no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Cuba (SCMC), no Alentejo, disse hoje à agência Lusa o provedor.

Os primeiros três casos de infeção, de uma utente e duas funcionárias, foram detetados na segunda-feira, através de testes rápidos de despiste do vírus feitos pela SCMC a todos os utentes e funcionárias do lar, situado na vila de Cuba, distrito de Beja, explicou Francisco Orelha.

Por isso, no mesmo dia, a autoridade de saúde fez novos testes a todos os utentes e funcionários do lar, o que permitiu confirmar aqueles três casos e detetar a infeção em mais 21 utentes e oito funcionários, explicou.

13h10 - Misericórdias de Coimbra com 120 casos em 22 instituições

Cinco misericórdias do distrito de Coimbra registam cerca de 120 casos de contágio por covid-19, com a instituição de Soure a registar a situação mais grave, informou hoje um dirigente distrital da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

António Sérgio Martins, presidente do Secretariado Regional de Coimbra da UMP, disse à agência Lusa que a maioria das pessoas infetadas pelo novo coronavírus são utentes das misericórdias de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Cantanhede, Oliveira do Hospital e Soure.

"Infelizmente, temos casos ativos" nos lares que integram a rede distrital da UMP, com um total de 22 misericórdias, adiantou o também provedor da Santa Casa da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito.

12h50 - África do Sul anuncia 1,5 milhões de vacinas para os profissionais de saúde

A África do Sul vai receber 1,5 milhões de vacinas produzidas na Índia que serão destinadas nos próximos dois meses a profissionais de saúde, anunciou o ministro da tutela, Zweli Mkhize.

12h37 - Mais 1.108 mortos no continente africano

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o continente africano contabilizou 1.108 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas e mais 35.475 novos casos. São dos valores mais elevados do continente desde o início da pandemia.

Até ao momento houve 69.863 mortes e 2.914.668 casos, dos quais 2.395.289 recuperados.

12h35 - São Miguel com recolher obrigatório e escolas encerradas a partir de sexta-feira

O Governo dos Açores vai implementar, a partir de sexta-feira, novas medidas de contenção da covid-19 na ilha de São Miguel, como limitação de ajuntamentos, recolher obrigatório, limitação de horário de restaurantes e lojas, e encerramento de escolas.

Uma das medidas anunciadas hoje pelo secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, é "a limitação de ajuntamentos na via pública a mais de quatro pessoas, desde que não façam parte do mesmo agregado familiar".

Será ainda obrigatório o "encerramento de cafés e restaurantes às 15:00, mantendo a atividade para serviço ao domicílio ou `take-away`", e "a implementação do ensino à distância para todos os estabelecimentos de ensino e todos os níveis de ensino".

Conheça aqui todas as medidas.

12h30 - Protesto nacional dos profissionais da Cultura marcado para dia 30

O protesto nacional de várias estruturas da Cultura, de alerta para o que consideram a falta de respostas do Governo perante "as consequências devastadoras da pandemia", está marcado para o dia 30 de janeiro, foi hoje anunciado.

"Estamos há dez meses a sofrer de forma brutal as consequências da precariedade laboral, da falta de direitos e de proteção social, agravadas pelas consequências devastadoras da pandemia, que nos conduzem, sem alternativa, à carência económica, a situações de endividamento e informalidade", afirmou hoje Teresa Coutinho, da Ação Cooperativista, na convocatória do protesto, hoje em conferência de imprensa `online`.

O protesto "Na Rua Pelo Futuro da Cultura", cujos moldes estão ainda a ser definidos, pretende ter âmbito nacional e é promovido por várias estruturas.

12h23 - Pandemia já matou pelo menos 1.884.187 pessoas no mundo

A covid-19 já matou pelo menos 1.884.187 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11:00.

Mais de 87.162.540 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 54.233.100 pessoas já foram consideradas curadas.

Os números baseiam-se nos levantamentos comunicados diariamente pelas autoridades de saúde de cada país e não têm em consideração as revisões efetuadas posteriormente por organismos de estatística, como na Rússia, Espanha e Reino Unido.

Na quarta-feira, foram registados 14.615 óbitos e 748.244 novos casos em todo o mundo.

12h15 - Centro hospitalar Tondela-Viseu "praticamente no limite"

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu ativou o nível máximo do plano de contingência devido ao crescente número de casos de covid-19 e, apesar de ainda estar a responder às necessidades, está "praticamente no limite".

"Em termos de equipamentos materiais e humanos, os atuais ainda estão a responder às necessidades que temos, embora praticamente no limite", reconhece, em comunicado enviado à agência Lusa, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV).

À semelhança do que acontece noutros pontos do país, também o CHTV se deparou "com um aumento do número de infeções por covid-19" e, nesse sentido, faz um apelo para a necessidade de manter os conselhos definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e de se redobrar os cuidados" de forma a "baixar a tendência".

Segundo os dados de hoje de manhã no CHTV, "estão internadas 132 pessoas por covid-19 e, destes, 122 registam-se em enfermaria e 10 nos cuidados intensivos", para um limite de 16 camas.

11h53 - IPSS da Guarda pedem celeridade na vacinação dos idosos da região

A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) da Guarda pediu hoje celeridade na vacinação dos idosos acolhidos em unidades da região, face ao aparecimento dos últimos surtos de infeção por covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da UDIPSS da Guarda, Rui Reis, pediu "celeridade na vacinação em face daquilo que é a realidade do interior do país e com base nos últimos surtos registados no distrito", destacando os casos mais recentes ocorridos em lares de idosos dos concelhos de Mêda, Pinhel e Fornos de Algodres.

11h36 - Açores com mais 103 casos, maioria na ilha de São Miguel

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 103 novos casos positivos de covid-19, sendo 100 em São Miguel e três na Terceira, e 39 doentes recuperaram, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu boletim diário, a entidade adianta que os novos casos foram apurados a partir de "1.510 análises realizadas nos laboratórios de referência da região e de um número indeterminado realizado em laboratórios privados".

Na ilha de São Miguel, a mais populosa dos Açores, 11 dos novos casos são "resultantes de cinco novas cadeias de transmissão apuradas nas últimas 24 horas, sendo uma em Ponta Delgada, três na Ribeira Grande e uma nova cadeia partilhada entre Vila Franca do Campo e Ribeira Grande", adianta a Autoridade de Saúde açoriana, assinalando que 26 novos doentes foram diagnosticados na sequência do rastreio em curso nas escolas de Vila Franca do Campo e Rabo de Peixe (concelho da Ribeira Grande).

Nas últimas 24 horas há ainda a assinalar 39 recuperações, 33 das quais em São Miguel e as restantes na Terceira, Faial, Pico e São Jorge.

Estão internadas nos Açores 19 pessoas, mais duas do que na quarta-feira.

11h20 - Presidente da Câmara de Ponte da Barca infetado põe executivo municipal em isolamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca está infetado com o vírus SARS-CoV-2, estando elementos do executivo e alguns chefes de divisão em isolamento profilático depois de terem já testes com resultado negativo, disse hoje fonte autárquica.

Em declarações à agência Lusa, a propósito de uma publicação hoje feita pelo autarca social-democrata, Augusto Marinho, na sua página oficial no Facebook com a informação da sua infeção pelo novo coronavírus, a fonte autárquica adiantou que, "na quarta-feira, foram testados os elementos do executivo e os chefes de divisão que nos últimos dias contactaram com o autarca".

"Todos testaram negativo à exceção do presidente da Câmara", explicou.

11h05 - Suspenso programa de estágios internacionais para jovens portugueses

O programa de estágios internacionais dirigido a jovens portugueses licenciados (INOV Contacto), que prevê 200 vagas para estágios em qualquer parte do mundo, está suspenso devido à pandemia de covid-19, segundo o promotor.

A 25.ª edição do programa, promovido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), deveria estar prestes a começar com um estágio ainda em Portugal, antes da distribuição pelas empresas localizadas um pouco por todo o mundo.

10h48 - Ministério da Educação obrigado a fornecer à Fenprof a lista das escolas com casos de infeção

A decisão é do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa.

Numa nota enviada às redações a Federação Nacional de Professores dá conta de uma sentença assinada a 22 de dezembro em que o Tribunal dá um prazo de dez dias ao Ministério para que seja divulgada a lista de estabelecimentos onde foram registados casos de Covid.

A Fenprof diz também que o Ministério foi também intimado a fornecer documentos onde constem as medidas adotadas por cada escola.

A decisão surge na sequência de uma ação apresentada pela Fenprof a contestar a ausência de resposta do Ministério da Educação aos pedidos de informação dos sindicatos.

10h42 - Transfusão de plasma de pessoas que já foram infetadas diminui probabilidade de doença grave

Pode ser uma ferramenta para travar a Covid-19. As transfusões de plasma sanguíneo de dadores que já estiveram infetados com o novo coronavírus, podem ajudar outros pacientes. Um estudo publicado numa revista científica mostra os benefícios deste tratamento.

Quem recebe estas transfusões, tem menos 60% de probabilidades de desenvolver doença grave provocada pelo vírus.

O estudo foi desenvolvido por uma equipa de investigadores liderada por Fernando Polack, médico pediatra e especialista em doenças infeciosas, que criou a Fundação Infant na Argentina.

Os resultados foram publicados ontem na revista "The New England Journal of Medicine". Os autores do estudo dizem que é a primeira evidência no mundo de um tratamento universal, acessível e seguro, que pode salvar vidas.

É descrito como uma nova forma de impedir o desenvolvimento de doença grave em pessoas infetadas com Covid-19.

10h33 - OMS Europa recomenda reforço de medidas face a nova variante

A Organização Mundial de Saúde apelou hoje aos países europeus para reforçarem medidas de controlo de contágio pelo novo coronavírus face à "situação alarmante provocada pela nova variante descoberta no Reino Unido".

Numa conferência de imprensa virtual, o diretor regional da organização, Hans Kluge, afirmou que a Europa está "num ponto de viragem" da pandemia, defendendo que "ciência, política, tecnologia e valores têm de formar uma frente unida para fazer recuar este persistente e elusivo vírus".

10h20 - Alunos aconselhados a levar mantas para escola

Alunos de várias escolas estão a ser aconselhados a levar mantas para as salas de aula. Isto porque a situação de pandemia obriga a deixar as janelas abertas.

O presidente da associação nacional de diretores de agrupamentos e escolas públicas confirma à Antena 1 este novo desafio. Filinto Lima diz que não é fácil conciliar a prevenção do vírus com o conforto dos estudantes.

Já os encarregados de educação dizem que mais vale apanhar frio do que apanhar o vírus.

O presidente da confederação independente de associações de pais diz que esta é uma situação excecional Difícil de conciliar.

As queixas dos pais têm sido muitas, mas Rui Martins apela ao bom senso. Nestes dias a manta deve fazer parte do material escolar

9h27- Japão declara estado de emergência sanitária em Tóquio durante um mês

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, declarou hoje um novo estado de emergência em Tóquio e nos seus subúrbios por um mês face ao aumento de novas infeções diárias devido ao novo coronavírus.

Yoshihide Suga anunciou hoje a ativação desta disposição legislativa "devido ao sério sentimento de perigo perante a rápida expansão nacional (do vírus)", durante uma reunião com um painel de especialistas.

A declaração de emergência implicará novas restrições ao horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, bem como o pedido de permanência dos cidadãos em casa, embora sem incluir o internamento obrigatório, entre outras medidas.

O Japão ultrapassou na quarta-feira pela primeira vez as 5.000 infeções diárias devido ao novo coronavírus, a maioria em Tóquio.

9h15 - Mais de metade dos casos na Madeira e Açores em 2020 diagnosticados em dezembro

Mais de metade dos casos de covid-19 registados na Madeira no ano passado foram diagnosticados em dezembro, mês em que se verificaram 12 das 14 mortes até então, segundo uma análise da Lusa a dados oficiais.

Tendo em conta os boletins diários da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, é possível concluir que só no mês de dezembro foram registados na Região Autónoma da Madeira 967 casos de infeção pelo novo coronavírus, o que representa 54,9% do total verificado ao longo do ano (1.760).

Quase metade dos casos de covid-19 registados nos Açores no ano passado foram diagnosticados em dezembro, mês em que foi testada a população da vila piscatória de Rabo de Peixe.

Analisando os boletins da Autoridade de Saúde Regional, a Lusa concluiu que só no mês de dezembro foram registados na Região Autónoma dos Açores 916 casos de infeção pelo novo coronavírus, o que representa 47,1% do total verificado ao longo do ano (1.942).

9h00 - Alemanha ultrapassa as mil mortes pelo segundo dia consecutivo

A Alemanha ultrapassou hoje, pelo segundo dia consecutivo, as mil mortes causadas pela covid-19 e registou ainda 26.391 novos casos, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) atualizados hoje durante a madrugada.

O número de casos positivos desde o início da pandemia no país é de 1.835.038, com 37.607 mortes, 1.070 nas últimas 24 horas.

O número máximo de óbitos tinha sido registrado em 30 de dezembro, com 1.129 mortes, e o de infeções em 18 de dezembro, com 33.777 novos contágios.

O RKI alertou, no entanto, que ao interpretar os dados deve-se levar em consideração que nos dias próximos ao Natal e ao final do ano foram realizados menos exames, visto que menos pessoas se deslocaram ao médico.

8h51 - Indonésia reporta 9.321 novas infeções, novo recorde diário

8h42 - Criação de novas empresas cai 24% em 2020 para valores de 2016

O nascimento de novas empresas inverteu a tendência dos últimos anos e caiu 24% em 2020, para 37.558 entidades, o “que corresponde a um valor semelhante ao que se registou em 2016”, segundo dados da consultora Informa D&B.

“Após forte evolução nos últimos anos e um recorde em 2019, a constituição de novas empresas caiu em 2020 para as 37.558 entidades, uma redução de 24% face ao ano anterior e que corresponde a um valor semelhante ao que se registou em 2016”, indicou a empresa, num comunicado.

8h36 - México com 13.345 novos casos, valor mais alto desde o início da pandemia

O México contabilizou 13.345 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde o início da pandemia, além de 1.165 mortes, anunciaram as autoridades mexicanas.

O número mais alto de infeções registado até aqui tinha ocorrido em 22 de dezembro, quando o país contabilizou 12.511 casos.

8h23 - Ministério intimado a divulgar à Fenprof lista das escolas com casos

O Tribunal Administrativo de Lisboa intimou o Ministério da Educação a fornecer à Fenprof a lista das escolas com casos de infeção por covid-19 e os procedimentos adotados em cada uma, divulgou a federação.

Segundo a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), a sentença do tribunal data de 22 de dezembro e dava um prazo de 10 dias para que o Ministério da Educação fornecesse à federação a lista de escolas em que trabalhadores, docentes e não-docentes e/ou alunos foram diagnosticados com covid-19.

8h16 - Aliança entre Bayer e CureVac para desenvolver nova vacina

A gigante químico-farmacêutica Bayer anunciou uma parceria com a farmacêutica alemã CureVac para apoiá-la no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19, que está atualmente na última fase de testes clínicos.

8h09 - Índia com 222 mortos e mais de 20 mil casos em 24 horas

A Índia registou 222 mortos por covid-19 e 20.346 infetados nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde indiano.

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 10,3 milhões de casos do novo coronavírus (10.395.278), mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, que no último balanço contavam com mais de 21,2 milhões.

7h56 - Macau exige teste negativo com 72 horas antes de viagem de países estrangeiros

As autoridades de Macau vão passar a exigir um resultado negativo do teste de ácido nucleico, feito, ou com relatório emitido, 72 horas antes da chegada ao território para quem viajar de países estrangeiros.

Macau “decidiu ajustar o período de validade do relatório de teste de ácido nucleico com resultado negativo dos viajantes oriundos de países estrangeiros que cheguem a Macau por via aérea, de sete dias após a data da amostragem para 72 horas (…) após a data de emissão do relatório”, de acordo com um comunicado divulgado na quarta-feira pelo Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

A medida entra em vigor às 00h00 na próxima quarta-feira.

7h45 - França anuncia hoje simplificação da campanha de vacinação após críticas

A França conhece hoje os pormenores sobre a campanha de vacinação contra a covid-19, após críticas à lentidão do processo e de o Governo ter adiantado que irá acelerar e simplificar as operações.
Governo anuncia hoje novas medidas de combate à pandemia
Medidas que vão integrar o oitavo período de estado de emergência. É o primeiro que abrange menos de quinze dias. Vai durar até 15 de janeiro.

As medidas vão ser decretadas na reunião de Conselho de Ministros marcada para esta manhã.

O estado de emergência foi aprovado esta quarta-feira no Parlamento. A extensão da medida foi aprovada com os votos a favor do PS e PSD. Votaram contra o PCP, Verdes, Chega, Iniciativa Liberal. Abstiveram-se Bloco de Esquerda, CDS e PAN.
Medidas podem ser agravadas
Marcelo Rebelo de Sousa diz que o Governo pode agravar as medidas do estado de emergência. Uma hipótese avançada num debate das presidenciais, na SIC.


O Presidente da República justifica a renovação do Estado de Emergência com os dados da pandemia. O mais recente boletim epidemiológico mostra um agravamento do número de casos, com números recorde de mais de dez mil casos de infeção em 24 horas.

Numa mensagem publicada na página da presidência, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que só no dia 12 serão ouvidos os especialistas, mas que "o número de casos e de mortos nos últimos dias impõem uma cuidadosa contenção".

O chefe de Estado refere, também, que mesmo que "o começo da vacinação tenha trazido esperança, a pandemia continua a ir mais depressa do que a própria vacinação".

O Presidente da República participou ontem no debate das presidenciais, retomando a agenda após testar negativo à covid-19.

A Direção do Departamento de Saúde Pública da ARS de Lisboa e Vale do Tejo considerou de baixo risco o contacto que o chefe de estado teve com um elemento da Casa Civil, que testou positivo. As autoridades consideram que não é necessário isolamento profilático.

A RTP sabe que se trata de um assessor de imprensa do chefe de Estado.