Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Stelios Misinas - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


21h52 - Madeira regista 93 novos casos

A Madeira registou este domingo mais 93 novos casos de covid-19 passando a região a contabilizar 2.678 infeções, revelou a Direção Regional da Saúde (DRS).

Destes casos, cinco são importados (dois provenientes do Reino Unido e três da Região de Lisboa e Vale do Tejo) e 88 de transmissão local, associados, indicou a DRS, a "contactos ou contextos de casos positivos".

Entre estes, quatro correspondem a profissionais do setor da Educação identificados no âmbito do rastreio em curso nas escolas do concelho do Funchal.

A DRS referiu haver hoje 47 recuperações, passando a região a contabilizar 1.459 recuperados, 18 óbitos e 1.201 casos ativos, dos quais 158 são importados e 1.043 de transmissão local.

Para além do isolamento em unidade hoteleira e alojamento próprio, 55 pessoas encontram-se hoje internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, 48 em Unidades Polivalentes e sete nas Unidades de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19.

20h41 - Rui Rio em isolamento profilático

Rui Rio vai ficar em isolamento durante 14 dias. O Presidente do PSD esteve com Salvador Malheiro, o Presidente da Câmara de Ovar que está infetado com covid-19. Rui Rio e Salvador Malheiro estiveram juntos na comissão permanente do partido e o contacto foi considerado de risco.


20h35 - Idosos dos lares podem votar por antecipação

O Governo anunciou que os idosos dos lares podem votar por antecipação para as eleições presidenciais. Os votos serão recolhidos nos lares por equipas criadas em cada município.


20h34 - Serviço de urgência para doentes covid duplica capacidade de resposta

Uma das regiões que mais tem sentido a pressão é o Alentejo. A urgência do Hospital de Évora para doentes covid duplicou a capacidade de resposta a partir deste domingo.


20h20 - Fernando Maltez explica situação de pressão no Hospital Curry Cabral

Fernando Maltez, diretor do Serviço de Infeciologia do Hospital Curry Cabral, explicou a situação de pressão que o hospital está a viver devido à chegada de vários doentes com covid-19.


20h16 -Hospitais da Grande Lisboa esgotam a capacidade de camas para internamento

Os hospitais da Grande Lisboa foi ultrapassado o limite. Os hospitais tiveram de colocar mais camas para acolher os doentes que continuam a chegar. No Algarve, foi ativado o hospital de campanha na Portimão Arena.


20h15 - Presidente da República diz que é inevitável novo confinamento

O confinamento geral começa na quinta-feira. O calendário está já definido e tudo indica que o comércio não essencial vai voltar a fechar, incluindo a restauração. As escolas devem manter-se em funcionamento.


19h41 - França com quase 16 mil novos casos e 151 mortos em 24 horas

França registou nas últimas 24 horas quase 16 mil novos casos de infeção por covid-19 e mais 151 mortos, de acordo com os dados divulgados este domingo pela agência de saúde pública francesa.

Segundo os dados divulgados no `site` da agência de saúde pública, desde sábado foram reportados mais 15.944 casos de infeção pelo novo coronavírus em França.

Desde o início da pandemia no país já foram infetadas 2.783.256 pessoas.

O total de óbitos desde o início da pandemia de covid-19 é de 67.750, sendo que 47.134 mortes ocorreram nos hospitais.

Nos últimos sete dias foram hospitalizadas 8.872 pessoas, incluindo 1.375 em Unidades de Cuidados Intensivos.

19h35 - Reino Unido regista mais 563 mortos e 54.940 novos infetados

O Reino Unido registou este domingo mais 563 mortos por covid-19 e 54.940 infetados, segundo o balanço diário divulgado pelo Governo britânico.

Desde o início da pandemia, o país totaliza 81.431 mortos e 3.072.349 casos de infeção.

Na sexta-feira, o Reino Unido teve os valores mais altos de mortes e de novos casos desde que começou a pandemia: 1.325 óbitos e 68.053 novos casos de contágio.

19h26 - Surto em lar de Torres Vedras aumenta para 89 infetados e regista uma morte

O surto de covid-19 no Lar de São José, em Torres Vedras, registou a primeira morte e um aumento do número de infetados de 62 para 89 em dois dias, de acordo com o boletim epidemiológico municipal divulgado.

O número de infetados divulgado na sexta-feira pela instituição era de 62 casos positivos, sendo 55 utentes e 12 funcionários.

Pela primeira vez, o surto foi referenciado no boletim epidemiológico de sábado, com um total de 69 infetados.

O boletim epidemiológico de hoje reporta 89 infetados, com 20 novos casos, e uma morte.

Na quarta-feira, as autoridades de saúde testaram todos os 124 utentes e 90 funcionários.

A maioria dos utentes está assintomática e a recuperar no lar.

19h01 - Surto no hospital de Torres Vedras aumenta para 75 infetados

O número de infetados associados ao surto de covid-19 no hospital de Torres Vedras aumentou de 62 para 75 em dois dias e causou mais uma morte, contabilizando-se oito no total, segundo o boletim epidemiológico municipal este domingo divulgado.

De acordo com o documento, registam-se 75 casos confirmados de covid-19 e oito mortes associadas a este surto.

Fonte oficial autárquica explicou à agência Lusa que o total de casos de infeção engloba utentes que foram contagiados quando estiveram internados na unidade por outras doenças, mas que estão a recuperar em casa.

Os primeiros casos surgiram na semana do Natal, acrescentou.

Dentro do hospital, o último ponto de situação apontava para 20 doentes e 11 profissionais infetados, de acordo com o comunicado divulgado na quarta-feira pelo Centro Hospitalar do Oeste, a que pertence a unidade.

No total, foram testados 131 funcionários e os 76 doentes.

19h00 - Angola reporta mais 37 novos casos e anuncia 667 recuperações

Angola registou, nas últimas 24 horas, 37 novos casos de covid-19, enquanto 667 pessoas recuperaram da doença, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública (DNSP) este domingo divulgado.

Os novos casos foram diagnosticados no Cuanza Sul (18), Luanda (12) Cabinda (4), Benguela (2) e Zaire (1), sendo 20 do sexo masculino e 17 feminino, com idades compreendidas entre os 5 meses e os 58 anos.

As idades dos doentes recuperados situam-se entre 1 e 54 anos.

Angola soma atualmente 18.193 casos, entre os quais 13.872 recuperaram, 3.905 encontram-se ativos, incluindo 9 críticos e 8 graves, e 416 resultaram em morte.

18h34 - Eduardo Cabrita fala ao país

O ministro da Administração Interna deu este domingo uma conferência de imprensa em que explicou as medidas a serem aplicadas para que os portugueses possam votar nas eleições presidenciais de 24 de janeiro para continuar a haver cumprimento de todas as normas sanitárias.

Garantindo que "a pandemia não vai suspender a democracia", Eduardo Cabrita anunciou que vai haver um alargamento do voto antecipado em mobilidade, em que, a partir do dia 17 de janeiro, todos os cidadãos poderão votar sem "invocar uma causa justificativa".

O prazo para o registo começou este domingo, e poderá ser realizada em todos os municípios do país. Até à 18h00 já estavam inscritas mais de 20 mil pessoas, um valor superior registado nas eleições legislativas de 2019.

A segunda medida passa por reduzir o número de eleitores por mesas de voto. Eduardo Cabrita explicou que passará a haver 1000 eleitores por cada, ao invés dos 1500 das últimas eleições. Assim, para reduzir os ajuntamentos em cada mesa de voto, serão adicionadas mais 2800 mesas.

A terceira medida passará pelo criação de um mecanismo de voto antecipado para pessoas que se encontrem em confinamento obrigatório. Esta é uma medida inovadora em Portugal, em que, entre os dias 14 e 17 de janeiro poderá ser realizado o registo e o voto feito nos dias 19 e 20.

A recolha dos votos será realizada por equipas das câmaras municipais, com ajuda das forças de segurança.

Para os idosos, Eduardo Cabrita declarou que este é um mecanismo que pode ser utilizada para os que vivem em lares de idosos e que mostrem vontade em votar.

18h21 - Cabo Verde com mais 76 infetados nas últimas 24 horas

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 76 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 12.392 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados este domingo pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 489 amostras desde sábado, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 20 infetados (em 111 amostras), o que eleva para 145 o número de casos ativos atualmente.

Na ilha de São Vicente foram confirmados 42 novos infetados em 24 horas, sendo este atualmente o principal foco da doença no arquipélago, com 220 casos ativos.

Os restantes novos casos positivos confirmados de covid-19 registaram-se nas ilhas de Santo Antão (nove), Fogo (quatro) e Maio (um).

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença dois infetados, com o total acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 a manter-se em 114, além de três por causas externas.

18h19 - Londres angaria 1,4 milhões de euros para vacinas de 92 países pobres

O Reino Unido angariou, com aliados, cerca de 1.400 milhões de euros para ajudar 92 países em desenvolvimento a ter acesso a vacinas contra a covid-19, anunciou este domingo o Governo britânico.

Londres terá conseguido junto de vários países aliados - particularmente Canadá, Alemanha e Japão - cerca de 800 milhões de euros, a que se somam cerca de 600 milhões de euros dos cofres britânicos, para um projeto que promete "distribuir este ano mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 em 92 países em desenvolvimento", segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.

"Só estaremos protegidos desse vírus quando estivermos todos seguros - é por isso que estamos a concentrar-nos numa solução global para um problema global", disse o chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, durante uma visita virtual do secretário-geral da ONU, António Guterres, ao Reino Unido, no âmbito da comemoração dos 75 anos da primeira Assembleia Geral da organização, realizada em Londres.

"É natural que, por ocasião do 75º aniversário das Nações Unidas, o Reino Unido tenha tomado a iniciativa, com os seus aliados, de disponibilizar mil milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus aos países em desenvolvimento", explicou Raab.

No discurso na conferência virtual da comemoração da primeira Assembleia Geral da ONU, António Guterres disse que o mundo se encontra "numa época semelhante a 1945", referindo-se à Segunda Guerra Mundial, embora desta vez o inimigo seja um "vírus microscópico".

"A pandemia revelou as profundas fragilidades do nosso mundo", acrescentou Guterres, dizendo que a pandemia é uma tragédia humana, mas também trouxe a oportunidade de aumentar a cooperação global em muitos assuntos.

17h54 - Novo surto em lar de Moura com 20 utentes e 11 funcionários infetados

Um novo surto do novo coronavírus foi detetado num lar do concelho de Moura, no distrito de Beja, com 20 utentes e 11 funcionários infetados, divulgou hoje a Proteção Civil Municipal.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura indicou que o surto do vírus foi detetado no lar do Centro Social de Amareleja, na sequência de testes feitos na sexta-feira.

Desses testes, precisou, "resultaram 31 casos positivos", nomeadamente 20 utentes e 11 funcionários.

Há ainda "22 testes inconclusivos" na instituição, pelo que as pessoas que tiveram este resultado serão alvo de nova colheita de material biológico, adiantou, sem indicar uma data concreta para a realização da nova testagem.

17h52 - Itália com mais de 18 mil novos casos e 361 mortos

Itália registou 18.627 novos casos de infeção por Covid-19 e morreram 361 pessoas nas últimas 24 horas, indicou hoje o Ministério da Saúde.

Desde o início da pandemia nesse país, em fevereiro, já foram infetadas pelo novo coronavírus mais de 2,2 milhões de pessoas e registaram-se 78.755 óbitos.

Nas últimas 24 horas realizaram-se 139.758 testes de rastreio, indicando que a taxa de positividade é de 13,3%. No sábado, a taxa de positividade era de 11,4%.

O número de pessoas hospitalizadas continua a aumentar e, a nível nacional, estão internadas 23.427 doentes (mais 167 do que no sábado), dos quais 2.615 em Unidades de Cuidados Intensivos (mais 22 do que no sábado).

A Lombardia é a região que registou mais novos casos, 3.267, e encontra-se atrasada na campanha de vacinação, tendo administrado apenas 38% das doses disponíveis, em comparação com a média nacional de 65%.

17h14 - Manifestação contra restrições junta três mil pessoas no centro de Praga

Cerca de três mil pessoas manifestaram-se hoje no centro de Praga contra as restrições impostas para travar a pandemia de Covid-19, numa altura em que os contágios continuam a aumentar na República Checa.

Os manifestantes, muitos deles sem máscara e sem cumprirem as regras de distanciamento físico, exigiram a reabertura de bares, restaurantes e lojas, e pediram a demissão do Governo, de acordo com a Rádio Praga.

O Governo checo anunciou, na quinta-feira, que irá prolongar o encerramento de restaurantes e do comércio de bens não-essenciais, assim como das restrições à circulação, até 22 de janeiro, mais 12 dias do que o inicialmente previsto.

A República Checa é um dos países europeus que apresentam as taxas mais elevadas de infeção pelo novo coronavírus e tem, atualmente, a segundo maior taxa de incidência da União Europeia, tendo em conta os casos acumulados nas duas últimas semana por 100 mil habitantes.

16h41 - Surto em lar de Alcobaça aumenta para 81 infetados

O número de infetados no surto de Covid-19 no Lar de Évora da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, no distrito de Leiria, subiu de 31 para 81, disse hoje o delegado de saúde.

Jorge Nunes afirmou à agência Lusa que, das 81 pessoas infetadas, 57 são utentes e 24 são funcionários.

O surto foi detetado no dia 31 de dezembro, e levou à testagem dos 68 utentes (34 residentes no lar de idosos e outros 34 alojados numa residência para adultos com deficiência) e 50 funcionários do lar, integrado na Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça.

Num outro lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, na localidade de Vimeiro, estão infetadas 26 pessoas, adiantou.

16h27 - Itália quer vacinar seis milhões de pessoas até final de março

A Itália quer vacinar seis milhões de pessoas até ao fim de março, afirmou hoje o comissário italiano para a pandemia de Covid-19, Domenico Arcuri.

O comissário está confiante de que as 60 milhões de doses das vacinas das farmacêuticas Pfizer e Moderna, atribuídas pela União Europeia a Itália, vão permitir vacinar seis milhões de pessoas nos primeiros três meses do ano e chegar até 30 milhões de pessoas (metade da população do país) no final de 2021.

De acordo com os mais recentes dados oficiais, desde o início da campanha de vacinação em 27 de dezembro, Itália já administrou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a quase 590 mil pessoas, colocando este país no primeiro lugar de número de vacinados entre os membros da UE e quarto a nível mundial.

A Campânia, com capital em Nápoles, é a região que tem usado mais rapidamente as suas doses, com cerca de 90% das suas vacinas já administradas, seguida pela Úmbria, Toscana e Véneto, com cerca de 80%, e Lazio, Emilia Romagna e outras, com mais de 70%.

16h18 - Mosteiro em Campo Maior tem maioria das monjas infetadas

Um surto de Covid-19 no Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior, no distrito de Portalegre, já infetou 14 monjas que residem neste espaço religioso, disse hoje fonte da Arquidiocese de Évora.

A mesma fonte indicou à agência Lusa que vivem neste mosteiro de Campo Maior 17 monjas concecionistas e que, destas, 14 religiosas estão infetadas com o novo coronavírus.

Segundo a fonte da Arquidiocese de Évora, uma das monjas infetadas apresenta sintomas, como febre e dores no corpo, e as restantes têm sintomas ligeiros ou estão assintomáticas.

A monja mais nova do mosteiro tem menos de 30 anos e a mais velha mais de 70 anos, assinalou a fonte, referindo que estas religiosas vivem em clausura e raramente saem para o exterior.

15h56 - Surto com 79 infetados em lar de Torres Vedras

Um surto no lar de Nossa Senhora do Carmo, na localidade de Ordasqueira, no concelho de Torres Vedras, regista 79 infetados com Covid-19, informou hoje fonte oficial deste município do distrito de Lisboa.

Os 79 casos positivos referem-se a 61 dos 70 utentes e 18 dos 37 funcionários, depois de todos terem sido testados.

Os residentes infetados estão todos a recuperar na instituição.

O surto está a ser acompanhado pelas autoridades de saúde, tendo sido realizada uma visita ao local por técnicos da Proteção Civil Municipal, Saúde Pública e Segurança Social.

14h14 - Portugal com novo máximo de internamentos pelo segundo dia consecutivo

O número de pessoas hospitalizadas continua a aumentar, tendo atingido um novo máximo pelo segundo dia consecutivo. São hoje mais 215 os pacientes internados, num total de 3770. Em Unidades de Cuidados Intensivos há hoje mais 18 pessoas (558 no total).

14h08 - Portugal com 7502 novos casos e 102 mortes em 24 horas

Foram 7502 os novos casos de infeção por Covid-19 registados no país nas últimas 24 horas, elevando o total para 483689. Ocorreram ainda mais 102 mortes causadas pela doença, para um total de 7803.

Dos novos casos de infeção, 2600 registaram-se na região Norte do país, 1362 no Centro, 2752 em Lisboa e Vale do Tejo, 373 no Alentejo, 285 no Algarve, 63 nos Açores e 67 na Madeira.

Há hoje mais 3028 pessoas recuperadas da doença, num total de 369108 em todo o país desde o início da pandemia.

13h40 - Ordem dos Médicos responsabiliza Governo pelo agravamento da pandemia

13h38 - Covid-19 já causou 2254 mortes nos lares em Portugal

13h37 - Sobe para seis o número de mortes no Lar de Miranda do Douro

O número de mortes associadas à Covid-19 no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro, distrito de Bragança, subiu para seis e todos os 66 utentes estão infetados pelo SARS-CoV-2, disse hoje à Lusa a provedora da instituição.

13h34 - Médicos intensivistas avisam que situação é grave

13h28 - Portugal a poucos dias de regressar ao confinamento

13h27 - Açores com 71 novos casos, 68 dos quais na ilha de São Miguel

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 71 novos casos positivos de Covid-19, sendo 68 em S. Miguel e três na Terceira, existindo atualmente na Região 720 casos positivos ativos.

A informação consta do boletim diário de hoje da Autoridade de Saúde dos Açores na qual informa que foram realizadas nas últimas 24 horas "1.161 análises nos laboratórios de referência da Região, bem como de um número indeterminado realizado em laboratórios privados".

Nas últimas 24 horas ocorreram duas recuperações: uma na Terceira, na Praia da Vitória e outra nas Flores, em Santa Cruz.

Estão atualmente internadas nos Açores 21 pessoas, 18 das quais em São Miguel, no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (cinco em Unidade de Cuidados Intensivos - UCI) e três na Terceira, no Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo (dois dos quais em UCI).

12h46 - Reino Unido espera vacinar todos os adultos até ao outono

O Reino Unido, cujo serviço público de saúde se encontra debaixo de pressão, tenciona vacinar contra a Covid-19 toda a população adulta até ao outono, afiançou este domingo o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock.

A Associated Press noticia que milhares de pessoas com mais de 80 anos estão a ser contactadas para receberem a vacina contra o novo coronavírus. O Governo tenta assim cumprir o objetivo de vacinar 15 milhões de pessoas até meados de fevereiro.

Com 80.868 mortes, o Reino Unido é o país europeu como maior número de óbitos por Covid-19.

12h30 - Vice da Associação de Médicos de Saúde Pública favorável a fecho de escolas

Gustavo Tato Borges, vice-presidente Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, analisou na RTP3 a evolução da pandemia em Portugal e a situação dos hospitais. O responsável considera que só restringindo a mobilidade será possível "diminuir, dentro das próximas semanas", o número de infeções.

Questionado sobre a possibilidade de as escolas permanecerem abertas na vigência de um novo período de confinamento, Tato Borges afirmou que o fecho destes espaços poderia "permitir uma menor aglomeração de pessoas em determinados locais".
"As crianças mais pequenas, das creches, do primeiro ciclo, não usam máscaras e todo aquele convívio, todo aquele aglomerado de população, por mais protegido que esteja, é sempre um local de risco", sustentou.

"Se queremos proteger aqueles que são os idosos e os doentes com comorbilidades, cada jovem destes pode ter um avô, um pai ou uma mãe doentes, um tio que seja próximo, que tenham necessidade de ficar mais resguardados", continuou, para reconhecer que esta será sempre uma "medida muito dura".

12h08 - Pandemia já matou pelo menos 1.926.570 pessoas

A pandemia da Covid-19 já causou pelo menos 1.926.570 mortes desde que foi notificado o primeiro caso na China, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Mais de 89.557.550 pessoas tinham sido infetadas pelo SARS-CoV-2 em todo o mundo, até às 12h00 em Lisboa deste domingo.

Pelo menos 55.288.900 pessoas foram dadas como curadas da Covid-19.

11h46 - Escolas britânicas fechadas até fevereiro

No quadro do reforço das medidas de confinamento, o Reino Unido decidiu manter encerradas as escolas para quase todos os alunos e cancelar a maioria dos exames.

Pelo menos até fevereiro, os alunos dos ensinos preparatório e secundário vão ter aulas online. O ensino presencial está limitado aos alunos com necessidades especiais e filhos de trabalhadores de serviços essenciais.

Esta medida abrange alunos de Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, embora a data para a reavaliação da medida seja diferente.

10h55 - África com mais 658 mortes em 24 horas

África registou, desde sábado, mais 658 mortes causadas pela Covid-19 e 35.205 novos casos de infeção, elevando os totais desde o início da pandemia, respetivamente, para 72.121 e 3.021.769.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de recuperados nos 55 Estados-membros da organização, nas últimas 24 horas, foi de 17.490, para um total de 2.450.492.

A África Austral continua a ser a região mais afetada, registando 1.369.221 infetados e 35.268 mortes. Só a África do Sul, o país mais atingido pela Covid-19 no continente, regista 1.214.176 casos e 32.824 óbitos.

10h03 - Chipre parte para confinamento

As autoridades cipriotas começaram a implementar um confinamento de três semanas, numa tentativa de travar o recrudescimento de casos de Covid-19.

Desde as 5h00 que todo o comércio está de portas fechadas.

10h06 - Apoio extraordinário para bombeiros

A Proteção Civil "vai transferir, este mês, 1,5 milhões de euros para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários", no quadro da resposta à pandemia, indica em comunicado o Ministério da Administração Interna.

"A verba corresponde à primeira tranche dos três milhões de euros de apoio extraordinário aprovado no Orçamento do Estado para 2021, com o objetivo de ajudar as AHBV a enfrentar as dificuldades financeiras criadas pela pandemia", lê-se na nota.

"Os restantes 1,5 milhões de euros serão pagos no mês de julho".

10h03 - Distribuição de vacinas sob a neve

O Governo espanhol prepara-se para enviar, nas próximas horas, caravanas com doses da vacina contra a Covid-19 e outros mantimentos para regiões isoladas pela tempestade Filomena, responsável pelo maior nevão das últimas décadas no centro do país vizinho.

Há notícia de pelo menos quatro mortes causadas pelas condições climatéricas.

9h21 - Mais 468 mortes na Rússia

As autoridades de saúde da Rússia reportaram este domingo mais 456 mortes, face à véspera. O total de óbitos desde o início da pandemia em território russo é de 61.837.

O número de casos confirmados de infeção aumentou, no mesmo período, emi 22.851, dos quais 4216 em Moscovo. O total acumulado de infeções é de 3.401.954.

8h49 - Os voluntários que levam refeições às ruas do Porto

A pandemia está a fazer aumentar o número de pessoas que precisam de ajuda para comer.
Na última noite, a RTP acompanhou um grupo de voluntários que, nos últimos três meses, duplicou o número de refeições nas ruas do Porto.

8h31 - Alemanha ultrapassa as 40 mil mortes

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou em 16.946, nas últimas 24 horas, para um total de 1.908.527 desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch para doenças infecciosas reportou ainda mais 465 mortes associadas à Covid-19, para um total de 40.343.

7h55 - Bélgica ultrapassa os 20 mil mortos

A Bélgica ultrapassou este domingo as 20 mil mortes associadas à Covid-19. Mais de metade ocorreram em lares de idosos.

O país regista 662.694 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020, e 20.038 mortes, de acordo com números publicados pelo instituto de saúde pública Sciensano.

7h20 - Ponto de situação

Marcelo Rebelo de Sousa afirma que "não há alternativa ao confinamento geral" e esclarece que a questão das escolas ainda vai ser ponderada.

No frente-a-frente da última noite com a candidata presidencial Ana Gomes, o Presidente e recandidato a Belém disse também que apenas confinar os grupos de risco não tem dado resultado em nenhum país da Europa.
Tendo em conta a atual situação sanitária do país, foi antecipado o debate sobre a renovação do estado de emergência. O plenário da Assembleia da República realiza-se na manhã de quarta-feira, em vez da tarde, como estava previsto.Os deputados debatem a autorização da renovação a partir das 9h30, com o objetivo de que à tarde já seja possível adotar medidas, qua ao que tudo indica serão mais restritivas.

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantou que o Conselho de Ministros vai reunir-se imediatamente após a aprovação por parte da Assembleia da República.

As medidas a tomar vão ter em conta as indicações de véspera da reunião do Infarmed. Reunião essa que vai ser alargada a todos os candidatos presidenciais. Vão participar por videoconferência.

O convite foi feito pelo primeiro-ministro, depois de sugestão do atual Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa.
Hospitais sob pressão
Vários hospitais estão a acusar a pressão decorrente do aumento galopante de infeções no país.

Os hospitais de Setúbal e de Viseu, por exemplo, estão no limite da capacidade de resposta e a Linha SNS24 teve problemas.
Quinze doentes de Lisboa tiveram de ser transferidos para o Porto.
Recolher obrigatório a partir das 13h00

Duzentos e cinquenta e três concelhos do país estão sob recolher obrigatório a partir das 13h00 e, durante este fim de semana, é proibida a circulação entre concelhos com uma taxa de contágio superior a 240 casos por cada 100 mil habitantes.
Os comerciantes e os clientes tentam adaptar-se às regras e estão apreeensivos em relação ao novo confinamento.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de sábado, reportou mais 111 mortes e 9478 novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

Havia ontem mais 104 pessoas internadas com Covid-19, face a sexta-feira, para um total de 3555, e mais quatro pessoas em unidades de cuidados intesivos - o total era de 540 em todo o país.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 476.187 pessoas infetadas e 7701 mortes.
O quadro internacional
Pela primeira vez, desde o advento da pandemia do SARS-CoV-2, morreram mais de 15 mil pessoas de Covid-19 em apenas um dia à escala mundial.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre sexta-feira e sábado houve também 800 mil novas infeções, um dos números diários mais elevados.

Perto de 90 milhões de pessoas foram infetadas e quase dois milhões morreram.